quarta-feira, 28 de setembro de 2011

VEREADOR FLAGRADO EM UM VIDEO COM MENOR

O vereador da cidade de Feliz (RS) Décio Franzen foi flagrado num vídeo de cueca enquanto uma adolescente se vestia. O vídeo foi gravado por uma adolescente com a ajuda de outra jovem que também participava desses encontros, e enviado à polícia. O parlamentar aparece nas imagens seminu atendendo ao telefone.

Uma jovem de 15 anos conta que esteve no local, o escritório de advocacia do vereador, várias vezes, e que recebia R$ 400 por programa.

- Uma amiga minha me apresentou a ele. Falava que eu ia ganhar dinheiro muito fácil, que eu era muito bonita, um monte de coisa.

De acordo com Jorge Soares, delegado que investiga o caso, antes de o vídeo ser entregue à polícia, houve uma tentativa de extorsão que chegou a R$ 500 mil que também está sendo investigada.

- Apreendemos uma carta escrita por ela em que deixa bem claro que estava participando de processo de chantagem.


Fonte: R7

POPULAÇÃO ARRANCA GRADE DE DELEGACIA E POLÍCIA EM COITÉ


Depois de quase 12 horas de clima de tensão em frente à delegacia de Conceição do Coité, onde centenas de pessoas se aglomeram depois de tomarem conhecimento de que os dois acusados de matar o açougueiro José Ivo, 47 anos, a golpes de facão estariam detidos naquela especializada.
Com um grande número de pessoas protestando a todo o instante a polícia sentiu que não poderia manter a dupla presa na delegacia e por medida de segurança, solicitou reforço de Serrinha.
Por volta das 17h40, três viaturas da militar e uma da civil foram estacionadas e colocadas em posições estratégicas, a equipe do CN ficou atenta a movimentação e viu uma das viaturas passar em velocidade pela Avenida Luiz Eduardo sentido Serrinha, e acompanhou a viatura. Chegando ao contorno o veículo parou e dois minutos depois um Fiat Strada, comum cavalete usado na construção sobre a lona da carroceria parou logo a frente da viatura quando der repente saiu o menor e em seguida Sergio direto para a viatura e viajou sentido Serrinha.
As prisões – A primeira prisão aconteceu depois de uma ligação anônima há policiais da 4ª Cia de Conceição do Coité sob o comando do capitão Joilson Lessa, que se deslocou até a Travessa da Pampulha e ao chegar procuraram informação acerca de um suspeito do crime, chegando até o mesmo, identificado por Sergio.
Mas apesar das diversas pistas deixadas pelo suspeito ele negou participação no crime.
Na manha desta terça-feira, 27, a polícia voltou ao bairro da Pampulha depois de ter sido informada que o segundo participante estaria na 3ª Travessa e encontrou o acusado jogando vídeo game. A polícia tomou conhecimento na ocasião que o mesmo era menor de idade, tem apenas 16 anos.
Quando os dois estavam na delegacia, foi crescente o número de pessoas que chegavam para conhecer de perto os acusados e, muitos deles ameaçavam invadir a unidade para linchá-los.
Por volta das 11h, Sergio muito furioso e destemido pediu para ir ao encontro dos manifestantes próximo a grade de proteção da porta da frente. O acusado dizendo que não teria sido ele o autor do crime e que ia aguardar uma resposta da justiça deixou as pessoas mais furiosas, e mesmo ameaçado Sergio chegou a pedir para que fosse aberta a grade, mas não foi atendido.
Cerca de 30 minutos depois um grupo de pessoas começaram a balançar a grade até que se soltou da parede. Os policiais passaram a protegem o recinto para evitara uma provável invasão.
O delegado Gustavo Ameno Coutinho praticamente dedicou seu tempo todo para ouvir a dupla, ele ouviu o menor confessar a participação do crime que cometera com Sergio, falou tudo que foi publicado anteriormente nas matérias aqui no CN.
Mas quando chamou ao fazer os questionamentos ele negou a todo momento. "São muitas evidencias no crime, a moto que ele usou ele pegou emprestada de uma pessoa na Pampulha e entregou com o punho sujo de sangue, capacete com a viseira quebrada, deixou uma peruca que costuma usar no local do crime, deixou um brinco que usava na orelha com outros quatro. Acredita-se que ele recebeu uma porrada e o brinco quebrou” revelou Coutinho.
Sergio é bastante conhecido na comunidade, pois é natural da região e no dia do crime a vítima teve contato com ele, informou um primo de Ivo.
A filha do açougueiro que acompanhou de perto o drama vivido pelo pai disse que eram os dois que estavam na delegacia que mataram seu pai. Enquanto estava sendo ouvida pelo delegado e o capitão Joilson Lessa, ela viu o capacete e sem demonstrar nenhuma dúvida disse que aquele capacete estava na cabeça de Sergio, contou com detalhes que lembrava a cor e os detalhes dos desenhos do capacete.
Já na parte da tarde, chegou a delegacia acompanhado da mãe, de uma tia e uma prima, o estudante Alberti Rian , 14 anos, foi reconhecer o menor para ver se teria sido ele o autor da facada que atingiu seu pulmão. A ver W. numa sala ele não teve dúvida e disse ao delegado que "foi aquele mesmo, se referindo a W, que me furou”. O delegado perguntou a W sobre a acusação ele informou que realmente estava no grupo de quatro pessoas, mas não foi ele quem deu o golpe com a faca.

Fonte; JORGEQUIXABEIRA.COM 

terça-feira, 27 de setembro de 2011

JOVEM É MORTO COM TIRO DE ESPINGARDA E TEM A MÃO DECEPADA A GOLPES DE FACÃO NA ZONA RURAL DE MAIRÍ.

Gildázio Souza da Silva, de 25 anos, natural da cidade de Baixa Grande e morador do povoado de Santo Antônio, zona rural de Mairí , foi encontrado morto na tarde de ontem, 26, em uma estrada vicinal da comunidade . O jovem foi vítima de disparo de arma de fogo tipo espingarda efetuado por uma pessoa ainda não identificada. Segundo informações policiais o assasino, após alvejar a vítima , arrancou a golpes de facão a sua mão esquerda, que foi encontrada ao lado do corpo.
 
Seu pai, seu Justino, disse que o filho havia chegado recentemente de São Paulo e estava morando com ele em uma roça de sua propriedade, onde inclusive lhe ajudava na lida diária com a terra. Seu Justino disse não ter idéia de quem poderia ter feito esta barbaridade com seu filho. Segundo ele o rapaz era trabalhador e querido por todos e não tinha inimigos. As investigações do caso já começaram a ser feitas pela polícia e por se tratar de um crime com requintes de crueldade todas as possbilidades estão sendo levadas em consideração.
Fonte: Bahia  Acontece

Homem é preso após filmar estupro de criança de 7 anos no Ceará

Autor do vídeo não participou do crime e foi preso por guardar as imagens.
Mãe recebeu o vídeo duas horas depois e levou à polícia.


Um homem foi preso após filmar com o celular o estupro de uma criança de sete anos, na tarde de domingo (25), na localidade de Macapá, em Beberibe, Litoral Leste do Ceará, segundo a Polícia Civil. De acordo com o delegado Ednaldo do Vale, apesar de não ter participado do estupro, o autor do vídeo foi preso em flagrante por armazenar as imagens. O homem fez nove minutos de gravação, de acordo com a polícia.

Segundo o delegado, somente duas horas após o estupro, o autor do vídeo mostrou as imagens à mãe da menina. “Foi a mãe quem nos trouxe o cartão de memória com as imagens e fez a denúncia. Ele (autor do vídeo) disse que não nos procurou porque ficou com medo”, conta o delegado Vale.

No cartão, também foram encontradas outras imagens de atos libidinosos com adolescentes, o que é crime previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. O suspeito disse, em depoimento, ter conseguido as imagens na internet. Ele está preso, mas pode ser solto sob fiança.

Já o homem que praticou o estupro está foragido. “Nós notamos pelo vídeo que ele não usou de agressividade com a criança. Ele a convenceu a fazer aquilo”, afirma o delegado que acredita na existência de outras vítimas na cidade. O crime aconteceu no quintal da casa da criança. Ela foi levada ao conselho tutelar da cidade e está sendo acompanhada por psicólogos.

Segundo o delegado Vale, a polícia já tem pistas sobre a identidade do homem autor do crime. Buscas estão sendo realizadas para realizar a prisão do suspeito.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

CRIANÇA MORTA E ESQUARTEJADA EM IPIRÁ


Alegando que estava sendo importunado pela família, o homicida Manoel Batista Santa Rosa, 41 anos, mais conhecido como Manoel de Justino de Lesbão, sequestrou, matou e esquartejou a criança do sexo feminino de apenas 4 anos de idade na fazenda Laranjeiras, povoado de Nova Brasília.

O fato aconteceu por volta das 18 horas deste domingo, 25, quando Manoel de Justino de Lesbão, se aproveitando que seu vizinho Antonio Moreira de Souza havia saído de casa para o povoado da Martezona deixando em casa sua esposa Diva com seus três filhos menores, armado de um facão, tentou sequestrar um garoto de 12 anos que conseguiu fugir. O criminoso então pegou a garotinha de 4 anos de idade e mesmo diante do apelo da mãe para deixar sua filha, ele carregou a criança para dentro do mato e a mãe saiu correndo pedindo por socorro e quando os vizinhos e o pai da criança chegaram, já encontraram Manoel dentro de sua casa, onde depois de tentar matar o pai da criança com o facão, foi dominado e amarrado pelos vizinhos que chamaram a polícia.

Na presença dos policiais militares, o criminoso confessou que já tinha matado a criança e levou os policias até o local onde cometeu o bárbaro crime, dentro de um pasto da fazenda que pertence a seu pai. A cena macabra chocou todos os policias presentes, pois o corpo da criança teve as roupinhas retiradas, o que leva a suspeita de ter havido estupro, a cabeça arrancada do corpo e a barriguinha aberta do peito até a vagina com as vísceras expostas no chão e várias partes do corpo cortadas de facão.



Na delegacia de polícia, o criminoso tentou justificar seu ato insano, dizendo que sempre era perturbado pelos familiares de sua vítima e por outros vizinhos e que cometeu o crime para se vingar dos pais de menino. O Delegado Dr. Caryl Oliveira lavrou o flagrante indiciando o elemento por homicídio triplamente qualificado.

O corpo da criança foi removido para o DPT de Feira de Santana num rabecão, quando uma equipe de peritos esteve no local do crime e efetuaram o levantamento cadavérico.



GREVE NACIONAL DOS BANCÁRIOS POR TEMPO INDETERMINADO


São Paulo – Os bancários deflagraram greve nacional por tempo indeterminado, a partir de amanhã (27). De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), a paralisação tem o objetivo de pressionar a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) a retomar as negociações e apresentar uma proposta que atenda às reivindicações da categoria. A greve atingirá bancos públicos e privados.

A decisão foi tomada em assembleias realizadas na noite de hoje (26) pelos Sindicatos dos Bancários de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Brasília, Porto Alegre, Curitiba, Campo Grande, Mato Grosso, da Paraíba, de Alagoas, do Ceará, do Piauí, Espírito Santo, de Campinas, Piracicaba, Juiz de Fora, Dourados e Vitória da Conquista, conforme levantamento feito até as 20h30


Bancários rejeitam proposta de reajuste salarial de 7,8% da Fenaban “Esperamos que a força da greve faça com que os bancos apresentem uma proposta que garanta emprego decente aos bancários. Com lucros acima de R$ 27,4 bilhões obtidos somente no primeiro semestre deste ano, os bancos têm todas as condições de atender as reivindicações da categoria, de modo a valorizar o trabalhador, distribuir renda, reduzir desigualdades e contribuir para o desenvolvimento do país”, disse Carlos Cordeiro, presidente da Contraf.

Os bancos ofereceram reajuste a todos os salários, pisos salariais, benefícios e participação nos lucros e resultados (PLR) de 8% a partir de 1º de setembro de 2011. Já os bancários reivindicam 12,8% de reajuste, sendo 5% de ganho real, e aumento do piso para R$ 2.297,51 (segundo os trabalhadores, pela proposta da Fenaban, o piso subiria para R$ 1.350,00). O PLR pedido é de três salários acrescidos de R$ 4,5 mil.
Em nota, a Fenaban diz que a proposta dos bancos contempla pelo oitavo ano consecutivo correção de salário com aumento real e inclui pisos salariais elevados para uma jornada reduzida. A entidade ressalta que se manteve aberta ao diálogo e apresentou duas propostas econômicas em apenas uma semana. “Por isso, a iminente possibilidade de greve é considerada fora de propósito”. “A Fenaban avalia que qualquer atitude que dificulte o atendimento aos usuários é condenável, principalmente quando a negociação pode continuar e evitar qualquer paralisação”
Criança de 3 anos é raptada e morta a golpes de facão em Ipirá - Ba



De acordo com a polícia, a garotinha, além de ter sido raptada pode ter sido estuprada.

Uma criança de três anos foi assassinada a golpes de facão na noite de ontem (25), no município de Ipirá.

De acordo com a polícia, a pequena Edielia Santana de Souza, foi raptada e pode ter sido estuprada antes de ser morta.

O crime ocorreu na Fazenda Larangeiras, na localidade de Nova Brasília, naquele município.

O facão foi apresentado no Departamento de Polícia Técnica de Feira de Santana (DPT ) juntamente com o corpo da criança.

Até o momento não há outros detalhes e motivos do crime. A polícia já inicou as investigações do caso.






sexta-feira, 23 de setembro de 2011

REBELIÃO NO COMPLEXO POLICIAL DE FEIRA



O Complexo Policial com excesso de lotação, com 130 presos na carceragem, estourou uma rebelião nesta sexta feira dia 23 de setembro.  As informações são que o Policial Novais, fora dominado e ferido pelos rebelados   da segunda cela que se apossaram da arma do Policial.
Alem de um forte tiroteio os detentos colocaram fogo nos colchões,  cuja chamas foram logo debeladas pelo Corpo de Bombeiro e a rebelião contida depois de tantos disparos pela Policia Civil e Policia Militar.
Discute-se agora a transferência dos presos para o Conjunto Penal que segundo o diretor também está se condições podendo a qualquer momento também estourar uma rebelião

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Igreja da Conceição da Praia não corre risco de desabamento






A Igreja da Conceição da Praia não corre risco iminente de desabamento, segundo informou nesta quinta-feira (22) a Defesa Civil de Salvador (Codesal). Segundo o órgão, o prédio da Basílica está sendo avaliada constantemente "com todo o cuidado que o ambiente necessita".

Em nota, a Defesa Civil diz que o principal ponto de monitoramento é o forro da nave da igreja. Uma equipe de engenharia do órgão está acompanhando o caso.

Segundo a Codesal, "existe apenas um deslocamento pontual", além de uma infiltração. Mesmo dizendo não haver motivo para pânico, a Codesal diz que existe uma necessidade de intervenção na igreja "o quanto antes".

Iphan
Em nota, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) diz que "adotou todas as medidas cabíveis para que o proprietário, neste caso, a Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Conceição da Praia, executasse imediatamente as intervenções necessárias para sanar as patologias identificadas".

Segundo o Iphan, a irmandade não se mobilizou para tomar as atitudes necessários, "a despeito dos valores cobrados pelos serviços religiosos". A irmandade recebeu diversas notificações pelo Iphan e pela Defesa Civil.

Ainda de acordo com o Iphan, o fato da igreja ser tombada "não substitui a responsabilidade dos proprietários em conservar seus próprios" imóveis.

O blog Pensando Salvador de Osvaldo Campos Magalhães acrescenta que:

preciso ir à Conceição da Praia ver o estrago e, se for amante da Bahia, chorar diante do casarão desabado. Como em uma coreografia em que o que mais chama a atenção é o dançarino fora do ritmo, quem olha para a sequência de prédios do século XIX em frente ao mar é atraído pelo buraco no lugar. E que lugar! Um retrato fiel da Bahia, atrás do antigo Mercado Modelo que queimou em 1969, próximo à rampa onde aportavam saveiros, e além da Ladeira da Conceição, onde o ferreiro Zé Diabo esculpe adereços para terreiros de candomblé.

Com o desabamento, o conjunto perdeu integridade. A falta do prédio afeta a leitura do que está em volta. A Igreja da Conceição, do século XVII, ficou sem o ritmo que se mantinha como moldura. Quem for casar por ali verá os escombros da edificação. O turista, a caminho do Elevador Lacerda, se sentirá incomodado. E o empresário que tenta construir o Hilton Hotel, na casa de azulejos azuis, pensará na degradação do “cenário”, que, com uma mãozinha da prefeitura, se tornaria uma “riviera” tropical.

Tão velho quanto o desmazelo é a ladainha sobre a necessidade de se preservar a arquitetura de Salvador. A área agora mutilada é parte da poligonal classificada como Patrimônio da Humanidade em 1985. Antes, ao final dos anos 30, para protegê-la e às demais de valor cultural, Rodrigo Mello Franco de Andrade criou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Mas nem o reconhecimento pela UNESCO motivou uma política de conservação eficiente.

A legislação que protege a área é clara, como poucas. O Decreto-lei nº 25 não deixa margem para dúvidas. Mas precisa ser aplicado para que possa reverter a situação de abandono dos imóveis pelos proprietários e evitar tragédias como essa, que matou uma pessoa. Embora o compromisso do Iphan, combinado com gestores municipais e do estado em 2009, tenha anunciado uma série de providências, não foram repassadas notícias subseqüentes sobre o resultado.

Com ou sem Iphan, a prefeitura tem como responsabilidades exigir a manutenção dos prédios da cidade toda, impedir construções irregulares e fazer com que a qualidade de vida exista no espaço administrado por ela. O desprezo pelo patrimônio histórico é apenas um dos aspetos dessa atitude generalizada de pretensa ignorância que assola Salvador. Não é possível que as autoridades não saibam o que significa o que estão fazendo e o que não estão fazendo."

RIO - CORRUPÇÃO  NA SAÚDE PÚBLICA

CGU acha indício de irregularidades em seis hospitais federais do Rio. São eles: Lagoa, Ipanema, Bonsucesso, Servidores, Andaraí e C. Fontes. Relatório preliminar indica superfaturamento e licitações direcionadas.

A Controladoria Geral da União fez uma série de vistorias nos seis hospitais federais do Rio de Janeiro: Andaraí, Bonsucesso, Ipanema, Lagoa, Servidores e Cardoso Fontes. Segundo o relatório preliminar, foram encontrados indícios de superfaturamento, licitações dirigidas e pagamentos sem contratos nos serviços de Lavanderia, Alimentação, Limpeza e Vigilância. Os prejuízos aos cofres públicos podem chegar a mais de R$ 17 milhões. (veja ao lado reportagem do "RJTV").

CGU hospitais (Foto: Arte/G1)

Lagoa
Segundo a CGU, o Hospital Federal da Lagoa pagou mais de R$ 6 milhões sem cobertura contratual pelo fornecimento de refeições entre 16/02/2009 e 13/01/2011. O problema ocorreu quando o contrato firmado em 2006 terminou, e outro apenas foi feito apenas neste ano.

Entre janeiro e maio de 2011, segundo a CGU, houve contratação antieconômica de serviços de alimentação, com mais de R$ 800 mil de prejuízos.

Também foi constatada a falta de quatro funcionários administrativos terceirizados. O contrato firmado era para 41 funcionários, e apenas 37 trabalham na unidade.

Outro problema encontrado foi o pagamento de quase R$ 100 mil para a limpeza de uma área interditada para obras. Durante as obras, o valor pago deveria ter sido suspenso, segundo a CGU, já que não havia limpeza hospitalar.

Cardoso Fontes
Na lavanderia do Hospital Federal Cardoso Fontes, a irregularidade seria na pesagem das roupas, feita por funcionários terceirizados. A CGU levantou suspeitas sobre uma conta que não fecha: Nos registros, a entrada de roupa limpa é sempre maior do que a saída de roupa suja. Segundo o relatório, pode ter havido superfaturamento de quase R$ 200 mil.

No contrato de limpeza, foi notado que, apesar de o previsto ser 88 funcionários, assinavam o livro de ponto uma média de 64 funcionários. Os pagamentos indevidos podem chegar a mais de R$ 250 mil. Também há a suspeita de sobrepreço na limpeza técnica em ambiente hospitalar, com prejuízo estimado de R$ 1,5 milhão.

Bonsucesso
No Hospital Geral de Bonsucesso, a CGU encontrou indícios de fraude na licitação para os seviços de lavanderia. Em 2007, o hospital exigiu que a empresa que fosse competir deveria ter registro no Conselho Regional de Psicologia, o que para a CGU é ilegal. A mesma exigência de registro no Conselho Regional de Psicologia também foi feita em uma licitação para serviços de limpeza.

Servidores
A CGU também encontrou problemas no contrato feito pelo Hospital Federal dos Servidores do Estado para o serviço de lavanderia. O prejuízo devido ao superfaturamento chegaria a quase R$ 4 milhões.

Segundo o relatório, o fornecimento de refeições no Hospital também foi superfaturado. Custou quase cinco vezes mais do que em outras unidades de saúde. O prejuízo em apenas um contrato no ano passado é estimado em R$ 1,6 milhão.

Até na alimentação fornecida para os doadores de sangue pode haver irregularidades. O número de lanches que o hospital paga é 30% maior do que o número de doadores. Na hemodiálise é pior. O hospital pagou 60% mais lanches individuais do que o número de pacientes atendidos.

Ipanema
A área de vigilância tem superfaturamento em quase todas as unidades. Mas no Hospital Federal de Ipanema, a contratação de serviços de vigilância eletrônica custou o dobro do preço de mercado. Com o pagamento de apenas um mês de aluguel, o relatório afirma que daria para comprar todos os equipamentos instaladados na sala de monitoramento.

Andaraí
No hospital de Andaraí, segundo a CGU, as refeições chegam a ser 34% mais caras que o valor de mercado. E as irregularidades seguem nas outras áreas, como a contratação sem licitação de empresa de segurança com sobrepreço de 84% em relação ao contrato anterior.

No serviço de vigilância, foram encontrados pagamentos sem cobertura contratual, de janeiro a março de 2011, no valor de R$ 501.302,85. Também houve a dispensa de licitação por caratér emergencial, em valor 84% maior do que o contrato anterior, sem justificativa, segundo a CGU. O número de funcionários de vigilância é inferior ao contratado, com prejuízio potencial de R$ 170.546,28.

Nos serviços de limpeza, foram constatados pagamentos no valor de R$ 8.586.238,80 sem cobertura contratual entre julho de 2008 e novembro de 2009 e entre maio de 2010 e abril de 2011. Também houve um acrescimo de quase 18% em relação à contratação anterior devido a caráter emergencial.

O Ministério da Saúde informou que as auditorias da CGU foram pedidas justamente após o levantamento de suspeitas sobre os pagamentos feitos pelos seis hospitais do Rio. O Ministério da Saúde afirmou ainda que só vai decidir quais medidas serão tomadas após o término das investigações

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Garota de programa foge ao descobrir que cliente é o marido

6e7e428b200d334d364ac603d54f2248

O caso, incomum e inusitado, aconteceu em Blumenau, interior de Santa Catarina. Uma mulher chamada Silvana Souza Sinara Silva, casada, querendo ganhar dinheiro rápido e fácil, decidiu se tornar garota de programa e publicou um anúncio no jornal com nome e celular diferente.

A primeira ligação que recebeu foi no horário em que seu marido estava trabalhando, o que ela considerou motivo de sorte, e então marcaram um encontro. O cliente marcou o encontro em um galpão abandonado e exigiu que a mulher entrasse no local seminua. Para surpresa e pavor da mulher, quando ela tirou parte da roupa e entrou no galpão percebeu que o cliente era seu marido que, ao reconhece-la, pegou um pedaço de ferro e foi pra cima dela.

Após correr muito e pular várias cercas, a mulher conseguiu escapar ilesa, mas admite que sempre foi “azarada”, uma vez ao tentar arrumar um amante através da internet, descobriu que o homem era seu pai. Definitivamente sorte não é seu ponto forte…

Homem contratado para matar forja morte com ketchup

Homem usou catchup para simular mulher morta

 A polícia de Pindobaçu, município a 400 km de Salvador, na Bahia, ficou surpresa com uma história que surgiu após uma queixa de roubo. Uma mulher procurou a delegacia da cidade alegando que teve R$ 1 mil roubados por um homem. Quando encontrou o suspeito, a polícia descobriu que ele, na verdade, foi contratado pela mulher para assassinar uma pessoa.

No entanto, o homem teria acordado com sua suposta vítima a sua morte, encenando com molho de ketchup e uma faca. Em seguida, ele fotografou o 'corpo', entregou à mandante como prova da ação para receber seu prêmio.

A farsa foi descoberta dias depois porque a mulher que deveria estar morta foi avistada pela mandante, na feira da cidade, beijando seu assassino


domingo, 18 de setembro de 2011

178 ANOS DE FEIRA DE SANTANA


Feira de Santana é um município brasileiro do estado da Bahia, situado a 107 km de sua capital, Salvador, à qual se liga através da BR-324. Feira é a segunda cidade mais populosa do estado e maior cidade do interior nordestino em população, ou seja, é a maior cidade de toda a região Nordeste do Brasil que não seja capital de um estado. É também sede da região metropolitana de mesmo nome, a Região Metropolitana de Feira de Santana.


Ganhou de Ruy Barbosa, o Águia de Haia, a alcunha de "Princesa do Sertão", apesar de localizada no agreste baiano, e possui alguns dos melhores índices do estado: o segundo maior acesso à rede de esgoto da região; o maior centro de abastecimento do Norte-Nordeste; além de internet gratuita à população, fornecida nas praças no centro da cidade e no conjunto Feira V (ao lado da Capela São Francisco de Assis), servindo cerca de 35 mil usuários diários em média no município.


A cidade encontra-se num dos principais entroncamentos de rodovias do Nordeste brasileiro, é onde ocorre o encontro das BRs 101, 116 e 324, funcionando como ponto de passagem para o tráfego que vem do Sul e do Centro Oeste e se dirige para Salvador e outras importantes cidades nordestinas. Graças a esta posição privilegiada e à distância relativamente pequena de Salvador, possui um importante e diversificado setor de comércio e serviços, além de indústrias de transformação e a Universidade Estadual de Feira de Santana


Feira de Santana é a segunda maior cidade da Bahia e sede da mais nova região metropolitana. Conhecida também como a “Princesa do Sertão”, Feira comemora hoje 178 anos com grandes avanços sociais, econômicos e culturais. A cidade originou-se de uma fazenda da as, onde passava-se com o gado que deveria ser vendido em Salvador, Cachoeira e Santo Amaro.




Em março de 1833, Feira de Santana foi transformada em vila. A lei provincial nº 1.320, de 16 de junho de 1873, elevou a vila à categoria de cidade, como o nome de Comercial Cidade de Feira de Sant’Anna. Em 1957 Feira de Santana já havia sido batizada com esse nome

PREFEITURA
IGREJA DA MATRIZ
CAPUCHINHOS
CASARÃO DA FAZENDA OLHOS D'AGUA ORIGEM DE FEIRA

Originou-se no começo do século XVIII, da fazenda Santana dos Olhos D’água, de propriedade do português Domingos Barbosa de Araújo e Ana Brandão, que construíram uma capela, sob as invocações de São Domingos e Santana, em torno do qual surgiu a povoação. Ali se instituiu uma feira, que se tornou um centro de permuta comercial e, por isto, pouso obrigatório de tropas e viajantes que, pela estrada real de Capoeiruçu, provinham do alto sertão da Bahia, de Minas, do Piauí e de Goiás, em demanda do porto de Nossa Senhora do Rosário de Cachoeira, à margem do rio Paraguaçu, onde se localizavam grandes estabelecimentos de tecidos e mercadorias diversas, pertencentes a comerciantes portugueses.

sábado, 17 de setembro de 2011

Emenda de novo ministro financiou obra paralisada




O novo ministro do Turismo, Gastão Vieira (PMDB-MA), destinou, em 2008, R$ 390 mil para a construção de uma área de lazer em Buriticupu (MA) que até hoje não ficou pronta, informa reportagem de Fernando Mello e Filipe Coutinho, publicada na Folha deste sábado (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).

O prazo para a conclusão do balneário (galpão com bares e banheiros às margens de uma lagoa do município) era agosto de 2010. Mas o que há no local são paredes com rachaduras e sem acabamento, além do teto. As divisões internas não foram feitas.

'Quem indica é a presidente', diz Sarney sobre novo ministro
Em sua posse, novo ministro agradece família Sarney
Dilma diz que escolhas políticas 'não desmerecem' governo
Novo ministro do Turismo vê 'corrupção sem paralelo' no mensalão

Gastão Vieira, que assumiu o Ministério do Turismo após demissão de Pedro Novais.

Vieira tomou posse nesta sexta-feira na pasta. Ele substituiu Pedro Novais (PMDB-MA), que deixou o cargo depois de a Folha revelar que ele usava funcionários pagos com dinheiro público em atividades particulares.

Sobre a emenda, o novo ministro diz haver briga política em Buriticupu e que as acusações têm essa motivação. Ele admite atraso nas obras e diz que o dinheiro está represado na Caixa.

"Não há irregularidades. A obra, embora atrasada, encontra-se em situação normal", afirmou ele.

fonte:



sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Gastos do governo com festa dos mil dias para a Copa somam R$ 1,6 milhão

Faltam mil dias para a Copa do Mundo de 2014 e para comemorar a data o Governo do Distrito Federal (GDF) deve gastar cerca de R$ 1,6 milhão com a festa em Brasília, uma das cidades sedes dos Jogos. O evento está marcado para esta sexta-feira (16/9) a partir das 18h no estacionamento do Estádio Nacional. A Secretaria de Comunicação do GDF (Secom) informou que são esperadas 300 mil pessoas para os shows. Se apresentam na capital a banda Restart, as cantoras Daniela Mercury, Claudia Leitte e artistas locais. De acordo com a Secom, o gasto médio do governo com cada brasiliense que participar da festa é de R$ 5,3.

Mil dias para a Copa do Mundo de 2014 serão marcados hoje com shows

Grafiteiros criam obras de arte em tapume do Estádio Nacional de Brasília A Secretaria de Cultura informou que o cachê mais alto a ser pago para os artistas será o da cantora de axé Claudia Leitte, estimado em R$ 460 mil. Já Daniela Mercury receberá R$ 180 mil e o grupo Restart R$ 100 mil. "Os cachês incluem a passagem, hospedagem, alimentação e equipamentos de todo o grupo que acompanha os artistas. Só a cantora Claudia Leitte, por exemplo, tem uma equipe de 40 pessoas".

De acordo com o governo, as bandas foram escolhidas por terem projeção nacional e atenderem a todos os gastos da população do Distrito Federal. "Os grupos locais foram incluídos na programação para valorizar a produção de Brasília e englobar os mais diversos estilos musicais", afirma o governo.
As festividades começam a partir das 18h no estacionamento do Estádio Nacional de Brasília, erguido no local onde ficava o antigo Mané Garrincha.


A entrada é gratuita.

Programação

Confira os shows de sexta-feira:



Palco 1

19h Geórgia W Alô

20h Restart

22h Pé de Cerrado

0h Claudia Leitte



Palco 2

19h Surdodum

21h30 Maracangalha

22h30 Daniela Mercury
As obras do Metrô de Salvador, que se arrastam há 11 anos




O Metrô de Salvador foi lançado no ano 2000 e a previsão era de que, a um custo de R$ 325 milhões, os quase 12 quilômetros de trilhos fossem entregues para a cidade em três anos e meio. Onze anos depois, a construção já consumiu R$ 585 milhões e apenas 6,5 km foram concluídos, mas não funcionam. Desde então, casos de má gestão, superfaturamento, desvio de recursos e alterações no projeto original foram descobertos. No ano passado, o Ministério Público Federal propôs a ação por improbidade administrativa contra seis construtoras e 11 ex-gestores por suspeita de irregularidades, inclusive na licitação. Entre outros absurdos, descobriu-se que só para guardar os vagões num galpão, durante um ano e nove meses, gastou-se R$ 1,5 milhão.


Histórico de atrasos



As obras do metrô de Salvador começaram, sob responsabilidade do consórcio Metrosal, formado pelas empresas Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez e Siemens. O cronograma previa a construção de 12 quilômetros, na primeira etapa do projeto, que deveria estar concluída em quatro anos.

Desde então, sucessivas suspensões da obra foram determinas pela Justiça devido a suspeitas de irregularidades, incluindo superfaturamento. Também as greves dos trabalhadores prejudicaram o andamento dos trabalhos.

O projeto original passou por um processo de reformulação que o reduziu à metade a meta de construção, resumindo-se a seis quilômetros. As obras já consumiram cerca de R$ 1 bilhão dos cofres públicos, quando a previsão era de R$ 400 milhões para todo o percurso de 12 quilômetros – que ligava o centro da cidade aos bairros de Pau da Lima e Pirajá, dois dos mais populosos da capital.

“A população que mora no subúrbio e que mais necessita desse tipo de transporte não será completamente atendida. Terá que ficar pela metade do caminho”, comenta Paulo Roberto Silva dos Santos, secretário-geral do Sindicato da Indústria Pesada, que congrega os trabalhadores do metrô.


“Pelo menos que eu tenha conhecimento, não existe outro [metrô] com essa extensão [de seis quilômetros]. Além de todo esse atraso, só se faz pela metade. É mesmo um absurdo. Só aqui na Bahia”, afirma.

O atual projeto, além de não atender a população, não resolverá os problemas provocados pela crescente frota de automóveis e motocicletas, que torna cada vez mais caótico o trânsito na capital baiana. Pitombo ressalta que, para a operacionalização a contento dessa primeira linha do metrô, será necessário um projeto de integração com os ônibus da região atendida, “muito eficiente”, do contrário, não funcionará.

O projeto original, com todas as suas etapas concluídas, prevendo a abrangência de 40 km, hoje já estaria obsoleto. “O trânsito em Salvador na atualidade é completamente diferente do que existia há 11 anos, O grande desafio do momento é oferecer um transporte público de qualidade, que motive os donos de carros a deixarem os seus veículos em casa.


Para isso, ressalta, o metrô teria que atender à clientela cativa do transporte coletivo e a essa outra que anda de carro. “Se a primeira etapa fosse concluída na íntegra, já não proporcionaria esse resultado, quanto mais sendo apenas seis quilômetros.”


Segundo os administradores da obra, ainda faltam R$ 80 milhões para terminar a obra.  Embora a metade da primeira etapa ainda não esteja completamente finalizada, os governos estadual e municipal planejam a conclusão para a Copa do Mundo de 2014.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

As crises que atingiram o governo Dilma

Com a demissão de Pedro Novais nesta quarta-feira, sobe para cinco o número de ministros que deixam o governo Dilma Rousseff em apenas 9 meses.


 


 








Três deles são do PMDB, partido do vice-presidente Michel Temer.


Dilma aceita demissão de ministro do Turismo

Saiba mais sobre o ex-ministro Pedro Novais

Saiba quais ministros do governo Dilma já deixaram o cargo

Ministro pagou governanta com verba pública por 7 anos

Ministro do Turismo usa servidor público como motorista da mulher



TURISMO



Ex-ministro do Turismo Pedro Novais (PMDB)

A situação de Novais ficou insustentável no Planalto e dentro de seu próprio partido depois de duas revelações da Folha: a de que ele pagou com dinheiro público o salário de sua governanta por sete anos e a de que sua mulher usa irregularmente um funcionário da Câmara dos Deputados como motorista particular.

Ele estava em situação delicada desde o começo de agosto quando uma operação da Polícia Federal prendeu 35 pessoas, incluindo o então secretário-executivo do Ministério do Turismo, Frederico Costa.

Logo após a sua nomeação, em dezembro de 2010, o jornal "O Estado de S. Paulo" revelou que Novais usou R$ 2.156 da sua cota parlamentar para pagar despesas de um motel em São Luís, em junho do ano passado.

No mesmo mês, a Folha mostrou que Novais foi flagrado em escutas da Polícia Federal pedindo ao empresário Fernando Sarney que beneficiasse um aliado na Justiça Federal.

AGRICULTURA


 Ex-ministro da Agricultura Wagner Rossi (PMDB)

No dia 17 de agosto, o então ministro da Agricultura, Wagner Rossi (PMDB), pediu demissão, atingido por uma onda de acusações que apontou pagamento de propinas, influência de lobistas e aparelhamento político em sua gestão no ministério. Foi substituído por Mendes Ribeiro (PMDB).

Os problemas do ministério começaram quando o ex-diretor financeiro da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), Oscar Jucá Neto, irmão do líder no governo no Senado, Romero Jucá (PMDB), afirmar que havia "bandidos" no órgão e sugerir que Rossi participava de esquemas de corrupção.

Após nova reportagem da revista "Veja", desta vez sobre a atuação de um lobista no ministério, o então secretário-executivo da pasta, Milton Ortolan, pediu demissão do cargo.

A situação do ministro se agravou após Israel Leonardo Batista, ex-chefe da comissão de licitação da Agricultura, afirmar em entrevista à Folha que o Ministério da Agricultura foi "corrompido" após a chegada de Wagner Rossi à pasta. Segundo Batista, o ministro colocou pessoas no assinar o que não devem".

Outra acusação que atingiu o ministro foi a revelação, pelo jornal "Correio Braziliense", de que Rossi e um de seus filhos, o deputado estadual Baleia Rossi (PMDB-SP), viajaram várias vezes em um jatinho pertencente a uma empresa de agronegócios. Ele admitiu ter pegado carona no avião.


DEFESA



Ex-ministro da Defesa Nelson Jobim (PMDB)


A queda de Nelson Jobim (PMDB) do Ministério da Defesa, ocorreu no dia 4 de agosto, após desavenças com Dilma e declarações de que havia votado em José Serra (PSDB) na eleições presidenciais. Foi substituído por Celso Amorim.

A situação piorou após Jobim dizer, à revista "Piauí" a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) é "fraquinha" e que Gleisi Hoffmann (Casa Civil) "sequer conhece Brasília".

Antes, Jobim também causou constrangimento ao Planalto, na solenidade de homenagem ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Na ocasião, disse ser preciso tolerar a convivência com "idiotas", que "escrevem para o esquecimento". Ele explicou que se referia a jornalistas, mas petistas entenderam como recado ao governo.

TRANSPORTES



Ex-ministro dos Transportes Alfredo Nascimento (PR)

Em 6 de julho, foi a vez de Alfredo Nascimento (PR) se demitir dos Transportes no dia 6 de julho, após ter seu nome envolvido em um escândalo de superfaturamento de obras e recebimento de propina envolvendo servidores e órgãos. Foi substituído por Paulo Sérgio Passos (PR).

A crise começou com revelação pela revista "Veja" de suposto esquema que envolvia dois assessores diretos do então ministro. O ex-diretor-geral do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Luiz Antonio Pagot, e o ex-diretor-presidente da Valec (estatal de obras ferroviárias), José Francisco das Neves, também foram citados.

Segundo a revista, o esquema seria coordenado pelo secretário-geral do PR, Valdemar Costa Neto, e renderia ao partido até 5% do valor dos contratos firmados pela pasta e sob a gestão do Dnit e da Valec. Costa Neto não tem cargo na estrutura federal.

A crise se intensificou com reportagem do jornal "O Globo" revelando que o patrimônio do filho do ministro, Gustavo Morais Pereira, cresceu 86.500% em dois anos. O caso é investigado pelo Ministério Público Federal do Amazonas.


RELAÇÕES INSTITUCIONAIS



Ministros Luíz Sergio e Ideli Salvati


No dia 10 de junho, Dilma fez uma troca entre os ministros Ideli Salvatti e Luiz Sérgio. Ela deixou a Secretaria de Pesca e assumiu a Relações Institucionais, enquanto ele fez o caminho contrário.

A troca aconteceu após longo processo de fritura de Sérgio. Na prática, a articulação política vinha sendo feita por Palocci.

Com a substituição de Palocci por Gleisi Hoffmann em uma Casa Civil menos política e mais gestora, como queria Dilma, grupos do PT passaram a fazer abertamente forte pressão pela troca do petista.

Embora Dilma tivesse demonstrado contrariedade com o processo de fritura, Sérgio disse que a situação ficou insustentável e decidiu pedir demissão.
Na sua breve passagem pela Relações Institucionais, Luiz Sérgio não conseguiu fazer a interlocução do governo com os partidos e com a base aliada, chegando a ser apelidado, ironicamente, de "garçom" --pois só anotava os pedidos.


CASA CIVIL



Ex-ministro da Casa Civil Antonio Palocci (PT)

O primeiro ministro a deixar o governo, em 7 de junho, foi Antonio Palocci (PT). Gleisi Hoffmann (PT-PR) substituiu Palocci.

Após 23 dias de crise, ele entregou o cargo a presidente depois de a Folha revelar que o ministro multiplicou seu patrimônio por 20 entre 2006 e 2010, quando ele foi deputado federal e manteve, paralelamente, uma consultoria privada.

A Projeto, empresa aberta por Palocci em 2006 --quando afirmou ter patrimônio de R$ 356 mil-- também comprou, em 2009 e 2010, imóveis em região nobre de São Paulo no valor total de R$ 7,5 milhões.

Palocci afirmou que não revelou sua lista de clientes a Dilma, atribuiu as acusações a ele a uma "luta política" e disse que ninguém provou qualquer irregularidade na sua atuação com a consultoria Projeto

Foi a segunda vez que Palocci deixou o governo após um escândalo --em 2006 deixou o Ministério da Fazenda após suspeitas de ter quebrado o sigilo bancário do caseiro Francenildo dos Santos Costa


quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Pedido de Collor sobre sigilos deve constranger Dilma na ONU




Um requerimento apresentado pelo senador Fernando Collor (PTB-AL) deve atrasar ainda mais a votação da Lei de Acesso à Informação.



Com isso, dificilmente ela será aprovada a tempo de a presidente Dilma Rousseff apresentá-la à Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), na qual participará na semana que vem de um debate justamente sobre transparência governamental.



Sigilo eterno é 'mecanismo mínimo de salvaguarda', diz Collor


Entidades pedem rapidez na votação de lei sobre sigilo eterno


Sarney diz apoiar prazo de 50 anos para fim de sigilo


O requerimento de Collor, do início deste mês, foi enviado ao GSI (Gabinete de Segurança Institucional) da Presidência, pedindo informações sobre documentos sigilosos no órgão.

Segundo o regimento do Senado, só depois de o pedido do petebista ser respondido é que a matéria poderá continuar sua tramitação na Casa. O GSI tem até o dia 12 do mês que vem para enviar suas respostas.

"A presidente vai ter que se contentar a falar que o governo é aberto, mas que está faltando uma ferramenta", disse o senador Walter Pinheiro (PT-BA).



Para o petista, Collor age em causa própria e prejudica assim a imagem internacional do país.



A estratégia de Collor contou com auxílio do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), que levou uma semana para despachar o documento ao GSI



Ex-presidentes, Collor e Sarney já se posicionaram contra o projeto, que conta com o aval do Planalto e prevê que documentos classificados como ultrassecretos sejam mantidos em sigilo por 25 anos, prorrogáveis pelo mesmo período. Collor propôs em seu relatório já apresentado na CRE o sigilo eterno para esses documentos.


Walter Pinheiro disse que vai pressionar o GSI a responder rapidamente o requerimento. Até a conclusão desta edição, o órgão não informou quando responderá.



 O petebista, que é presidente da Comissão de Relações Exteriores, ainda pretende fazer duas audiências públicas para discutir o projeto antes de colocar a proposta em votação.


Ainda assim, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), disse que vai tentar um acordo para votar o projeto na semana que vem diretamente no plenário. "Já passou o tempo", afirmou.

domingo, 11 de setembro de 2011

Americanos se uniram para lembrar os dez anos após o 11 de Setembro





Emocionados, levando bandeiras e flores, os americanos unidos lembraram neste domingo (11/9) as cerca de 3.000 vítimas dos atentados de 11 de setembro, dez anos depois da tragédia que ficará para sempre inscrita em sua memória coletiva. Em Nova York, em um raro gesto de unidade, os presidentes Barack Obama e George W. Bush assistiram juntos, ao lado de suas esposas Michelle e Laura, à cerimônia em que, a cada ano, as famílias citam os nomes de seus entes queridos que se foram.

Atrás de um vidro à prova de balas, o presidente Obama leu o salmo 46 da Bíblia, que fala de Deus como "nosso refúgio e nossa força". Um coral de adolescentes cantou o hino americano. No local em plena reconstrução do World Trade Center, uma multidão emocionada parou em seis ocasiões em um minuto de silêncio: o sino ressoou no instante exato dos ataques contra as torres e contra o Pentágono, no momento em que um avião caiu na Pensilvânia, e no horário em que as torres desabaram, deixando no total 2.977 mortos, sendo 2.753 em Nova York.

Com a voz muitas vezes embargada pela emoção, parentes, filhos, maridos, esposas, irmãos e irmãs, lembraram seus mortos. "Gostaria que meu pai estivesse aqui para me ensinar a dirigir, para me ver paquerar as garotas, para me ver passar em minhas provas" declarou Peter Negron, que tinha três anos quando seu pai, Peter, morreu no WTC. “Do fundo do meu coração, nunca vou te esquecer", disse uma menina às lágrimas sobre seu falecido marido. Papai, você me deu a vida, gostaria que você estivesse aqui comigo", disse Nicholas Gorki, de 9 anos, a alguém que ele não chegou a conhecer.
"Gostaria que meu pai estivesse aqui" declarou Peter Negron, que tinha três anos quando seu pai, Peter, morreu no WTC


A segurança foi reforçada em toda a cidade, em razão de uma ameaça "plausível, mas não confirmada" de atentado da Al-Qaeda. Apertando fotos sobre seus corações, as famílias conheceram o memorial do 11 de Setembro, um espaço de três hectares com carvalhos, que será aberto ao público na terça-feira.

Duas imensas piscinas em granito negro, instaladas no local onde as torres estavam erguidas, levam em suas bordas os nomes gravados em bronze das vítimas dos atentados e os das vítimas de um primeiro ataque contra o WTC em 1993: são 2.983 nomes no total.
Várias famílias foram neste domingo acariciar esses nomes, levando rosas ou pequenas bandeiras americanas.

Em razão da violência do choque, para mais de 1.000 vítimas dos atentados, nem ao menos um traço de DNA foi encontrado, o que torna o significado dos nomes gravados ainda mais forte para as famílias.

Rosas foram depositadas sobre os painéis de bronze (Don Emmert)
Rosas foram depositadas sobre os painéis de bronze


A cerimônia reuniu também o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, e seu antecessor, Rudy Guiliani. Ela foi realizada quatro meses depois da morte do líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden, morto no Paquistão por um comando americano no dia 2 de maio. Uma morte que ajudou alguns americanos, cansados de dez anos de guerra e mais preocupados com a crise econômica ou com as profundas divisões políticas, a virarem lentamente a página.

 (Noah K. Murray)
Obama, que se disse "particularmente emocionado" com a cerimônia de Nova York, e com a "serenidade" do novo memorial, viajou depois com sua esposa Michelle para Shanksville (Pensilvânia). Lá, ele depositou uma coroa de flores brancas em memória dos 40 passageiros e membros da tripulação do Voo 93 que caiu, quando essas pessoas tentaram impedir que os terroristas jogassem a aeronave, provavelmente, sobre o Capitólio, em Washington. "Nós preservamos nossos valores, preservamos nosso caráter", afirmou Obama, reconhecendo "os erros" após o 11 de Setembro em uma entrevista concedida à rede de televisão NBC.

Logo depois, o presidente seguiu para o Pentágono, onde os atentados deixaram 184 mortos, para uma nova homenagem com flores. Uma cerimônia tinha sido realizada pouco antes, na presença do vice-presidente Joe Biden, e do secretário de Defesa, Leon Panetta.
Este homenageou as tropas americanas por seus sacrifícios, graças aos quais "a nação está hoje mais segura e mais forte".

As duas guerras no Afeganistão e no Iraque, iniciadas após o 11 de Setembro, mataram mais de 6.200 soldados americanos e custaram centenas de bilhões de dólares aos Etados Unidos.No sábado, cinquenta militares americanos ficaram feridos, além de outros soldados da coalizão, quando um terrorista suicida explodiu um caminhão-bomba na entrada de uma pequena base da Otan, no centro do Afeganistão.

Vários outros eventos estavam previstos para este domingo em Nova York, entre eles um em memória dos 343 bombeiros mortos no 11 de Setembro. Uma breve cerimônia foi realizada neste domingo no US Open de tênis, antes do início da final feminina entra a americana Serena Williams e a australiana Samantha Stosur, para marcar o aniversário dos ataques.

No domingo, 9 de setembro de 2001 em Flushing Meadows, próximo à ilha de Manhattan, a vitória do australiano Lleyton Hewitt sobre o americano Pete Sampras tinha sido um dos últimos eventos esportivos disputados em Nova York antes da queda das torres gêmeas.
Dez anos depois, os organizadores marcaram o aniversário com uma cerimônia na quadra Arthur Ashe, o maior estádio de tênis do mundo (23.000 lugares), durante a qual a cantora e atriz Queen Latifah, que havia apresentado a primeira cerimônia de aniversário no US Open, em setembro de 2002, cantou o hino nacional, e uma bandeira gigantesca cobriu a quadra.