sábado, 31 de março de 2012

Morre, aos 68, sambista baiano Ederaldo Gentil

31/03/2012 16:14

O sambista baiano Ederaldo Gentil morreu na noite de sexta-feira (30) no Hospital Ernesto Simões, em Salvador, de falência múltipla dos órgãos. O músico tinha 68 anos e estava afastado da vida artística há alguns anos por causa de uma depressão.
Ederaldo é considerado um dos maiores sambistas da Bahia, com composições interpretadas por cantoras como Clara Nunes .
O corpo dele vai ser enterrado neste sábado, às 16h, no Cemitério do Campo Santo, no bairro da Federação, em Salvador.
Ederaldo Gentil nasceu em um dia festivo, 7 de setembro, no ano de 1943. Os primeiros passos foram no Largo Dois de Julho, perto dos antigos carnavais da avenida. Ainda garoto, se mudou com a família para o Tororó. O bairro era "quartel general" de grandes blocos, como os Apaches do Tororó e da escola de samba Filhos do Tororó.
Foi acompanhando o pai aos bailes de fantasia que o menino começou a se interessar pela folia. As primeiras composições foram para a escola do coração, Filhos do Tororó. No carnaval de da década de 70, nove das dez escolas de Salvador desfilaram com sambas compostos por ele.
As canções cheias de poesia ganharam o cenário nacional nas vozes de gente famosa. A letra de "O ouro e a madeira" é considerada um dos mais belos sambas brasileiros.

Anvisa proíbe dipirona sódica em todo Brasil


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a partir de hoje (30) o uso e a venda de lote do analgésico dipirona sódica solução oral, de 500 mg/ml, fabricado pela empresa farmacêutica Hipolabor.

A vigilância sanitária determinou a suspensão da distribuição, venda e uso do lote 0710/10 do medicamento porque testes da Fundação Ezequiel Dias (Funed) constataram teor de dipirona sódica abaixo do informado pela fabricante.
Quem comprou medicamento desse lote deve parar o consumo, segundo recomendação da Anvisa. A empresa farmacêutica terá de recolher as unidades que ainda restam no mercado.
Publicada no Diário Oficial da União, a medida é definitiva e válida em todo o território nacional.
O STJ e a jurisprudência pró-pedofilia

Estarrecedora a nova decisão do Superior Tribunal de Justiça confirmando a absolvição de outro homem processado por abuso sexual contra meninas de 12 anos.
O argumento para a absolvição é inacreditável: o fato de que as meninas já praticavam a prostituição e que, portanto, não caberia a “presunção de violência”.
Ora, com crianças desta idade a própria prostituição é uma inequívoca violência e quem dela participa é seu cúmplice.
Não é verossímil que meninas de 12 anos – e três! – pudessem aparentar serem maiores de idade, o que legitimaria uma relação sexual, ainda que por prostituição.
Ou melhor, mais ainda por prostituição, porque não se poderia ter este rigor se o caso fosse entre namorados precoces. 
O réu absolvido pelo STJ certamente percebeu que praticava prostituição com menores e o que a corte fez foi dizer apenas que a sua conduta foi apenas “imoral e reprovável”, porque as meninas “estavam longe de serem inocentes, ingênuas, inconscientes e desinformadas a respeito do sexo”.
Ou seja: segundo o STF, embora imoral e reprovável esta conduta, qualquer um está livre para servir-se da prostituição infantil sem incorrer em pena!
O pior é que a relatora desta inconcebível decisão foi uma mulher, a ministra Maria Thereza de Assis Moura.
Agarrou-se ao fato de que uma mudança na legislação, em 2009, eliminou a idade de 14 anos como definidora do estupro de menor e substituiu-a por “estrupo de vulnerável”.
Ou seja, no fato de ter sido criada uma brecha legal para não criminalizar uma relação consensual de dois jovens amadurecidos precocemente do ponto de vista sexual para escapar-se ao óbvio que a prostituição infantil – este é o nome, senhora Ministra – é a maior das vulnerabilidades a que se pode relegar uma criança! 
Uma menina de 12 anos que se prostitui não o faz porque está exposta à mais completa vulnerabilidade social e/ou psicológica, pela pobreza, pelo abandono familiar, pela sexualização precoce e mercantil que o ambiente social promove?
Ninguém está pregando moralismos ou cegueira à realidade de uma antecipação da vida sexual na sociedade moderna. 
Mas, alto lá, prostituição aos 12 anos não pode autorizar ninguém esclarecido e responsável, ministro de uma alta corte, a afirmar que não há violência, “haja vista constar dos autos que as menores já se prostituíam havia algum tempo”. 
É dever de toda a sociedade – e de cada indivíduo – proteger a infância. Não adianta dizer apenas que a família falhou ou que o Estado falhou. Em última instância, cada cidadão deve saber que lhe compete respeitar este princípio e não violá-lo mesmo que uma criança, evidentemente vulnerável, ofereça-se ao sexo por dinheiro.
O tribunal, de forma deplorável, atirou fora seu papel exemplar, didático e está ensinando que qualquer um é livre para se associar, praticando sexo, à prostituição infantil. 
Continua reduzindo a criança, mulher, à condição de vítima culpada: “ah, ela era prostituta, então pode”.
É a versão jurisconsulta do “estupra, mas não mata”. 
Que vergonha para a Justiça brasileira.
http://jotagebece.blogspot.com.br/2012/03/o-stj-e-jurisprudencia-pro-pedofilia.html

sexta-feira, 30 de março de 2012


Dezesseis gestantes disputaram uma vaga para parir no Hospital da Mulher em Feira de Santana

O quadro foi testemunhado pelo vereador José Carneiro Rocha, que fez um relato na Câmara sobre o assunto. Segundo ele, no último sábado, havia 16 gestantes no Hospital da Mulher disputando uma vaga.

Segundo o vereador, no Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA) a situação não era diferente. Um amigo dele relatou que a esposa estava esperando em uma fila de espera para dar à luz.

A superlotação dos hospitais locais, conforme o vereador, é causada principalmente porque a maioria das cidades pequenas próximas a Feira não têm uma maternidade. “Isto força a que se desloquem para este município em busca de atendimento”.

Citou que o Governo Federal teria anunciado a implantação do projeto Cegonha em várias cidades da Bahia, para reduzir a quantidade de mulheres nos hospitais da cidade. Mas o projeto, pelo visto, não está sendo executado como previsto.

Pai é preso acusado de estupro e relação incestuosa contra as filhas

Abusadas desde os 13 anos, as filhas de Antônio explicaram que passaram 10 anos sofrendo maus tratos e sendo obrigadas a manter relações sexuais com o pai, sob a ameaça de morte com um facão

 Antônio Valeriano de Jesus, 54 anos, foi preso, nesta quinta-feira (29), na zona rural de Vera Cruz (antiga Mar Grande), município localizado na ilha de Itaparica, acusado de Estupro, relação incestuosa, cárcere privado, ameaça de morte, dentre outros crimes comprovados até agora pela polícia.
Após denúncia anônima os investigadores da 24ª Delegacia Territorial (DT/Vera Cruz) foram até a residência de Antônio onde encontraram a mulher e as duas filhas do casal, acompanhadas de duas crianças pequenas, filhas do estuprador.
Abusadas desde os 13 anos, as filhas de Antônio explicaram que passaram 10 anos sofrendo maus tratos e sendo obrigadas a manter relações sexuais com o pai, sob a ameaça de morte com um facão. Segundo as vítimas, ele sempre pronunciava em voz alta que “se havia mulheres em casa, por que iria procurá-las na rua?”.
A família vivia numa região isolada, na localidade conhecida como Juerana, na contra - costa da Ilha de Vera Cruz. Segundo o delegado Lucio Ubiracê, a construção mais próxima da casa onde Antônio vivia com as filhas e a mulher fica a uma distância de aproximadamente dois quilômetros.
As crianças sequer frequentavam a escola. O delegado Lúcio Ubiracê, informou ainda que Antônio já tinha passagem pela 7ª DT/Rio Vermelho por agressão contra uma ex -companheira. “Em depoimento, confessou os crimes, alegando que os fazia sob o efeito do álcool”. O estuprador ficará custodiado naquela unidade policial, à disposição da Justiça Criminal.

quinta-feira, 29 de março de 2012


Prisco será reincorporado à PM, decide auditoria militar

28/03/2012 20:08
O líder do movimento grevista dos Policiais Militares do Estado da Bahia, convocado pela Associação dos Policiais, Bombeiros e de seus Familiares (Aspra), o soldado PM Marcos Prisco Caldas Machado, será reincorporado a Polícia Militar.
A decisão da auditoria militar desta quarta-feira (28), julgou parcialmente procedente o pedido de Prisco para que fosse anulado o ato administrativo que o demitiu da corporação em 2002, quando foi acusado de estar realizando panfletagem no final de 2001 cuja mensagem do informativo seria "31 de dezembro é o prazo - R$ 1.200,00 é o piso salarial Civil e Militar".
Segundo a Justiça, a acusação não encontrou provas da participação de Prisco no evento a qual foi citado. O juiz levou em consideração que os policiais militares de plantão no momento da panfletagem não identificaram os responsáveis e que os acusados disponibilizaram testemunhas de que no dia e hora do evento estavam em locais distintos ao que ocorrera o evento do qual foram acusados de participar.
Relação: 0020/2012 Teor do ato: Vistos, etc. O Ex-Sd PM 1ª Cl MARCOS PRISCO CALDAS MACHADO, devidamente qualificado nos autos, por intermédio de Advogado, propôs a presente AÇÃO ORDINÁRIA contra o ESTADO DA BAHIA com vistas a declaração de nulidade do ato administrativo publicado no Boletim Geral Ostensivo n.o 006, de 09 e janeiro de 2002, que o demitiu das fileiras da Corporação, por considerá-lo arbitrário e ilegal, tendo em vista a ocorrência de violações aos princípios norteadores dos direitos Constitucional e Administrativo, bem como à Lei 7.990/2001. De acordo com a petição inicial, o autor teria sido demitido em razão da comunicação da lavra do Maj PM LÁZARO RAIMUNDO OLIVEIRA MONTEIRO, então comandante da 35ª CIPM/Iguatemi, que narra ter tomado conhecimento de que um grupo de pessoas (do qual fazia parte o acionante e outros), liderados pelo então Presidente do SINDIPOC, estaria fazendo panfletagem no conjunto de sinaleiras das LOJAS MACRO, cujo dizeres apresentava a seguinte informação: "31 de dezembro é o prazo - R$ 1.200,00 é o piso salarial Civil e Militar". Ocorre que, de acordo com o autor, A Administração já apresentava uma intenção deliberada de demitir o acionante e outros militares, uma vez que o Conselho teria concluído pela não-culpabilidade dos acusados, por falta de provas, apesar, todavia, do Comandante Geral da PMBA ter decidido pela aplicação de penas demissionais. Argumenta que se equivocou o Comandante Geral ao fundamentar a sua decisão na Lei 7.990/2001, criada em 28 de dezembro de 2001, quando o fato narrado supostamente teria ocorrido em data de 28 de outubro de 2001, portanto na vigência de lei diversa. Outrossim, afirma que os defensores dativos apresentados pela Chefia do Gabinete do secretário Geral de Justiça e Direitos Humanos, para fins de funcionar no Processo Administrativo Disciplinar, Bel. JOSÉ DA COSTA FONSECA FILHO e LAURINDO GRILO MATOS, tinham ligações com o Governo, de modo a presumir a sua parcialidade na defesa de seus interesses e dos interesses dos demais acusados, situação que motivou a utilização do direito Constitucional ao silêncio, quando de seus interrogatórios. Por fim, aduz que o oficial responsável pela comunicação, Maj PM LÁZARO MONTEIRO, sequer teria visto o acusado e outros policiais militares participarem da panfletagem, nem mesmo os próprios policiais militares que estavam de serviço nas proximidades, Sd PM CARLOS AUGUSTO ALEXANDRINO SANTOS e FERNANDO DA SILVA SANTOS, teriam visto o acusado e os demais implicados na questão. No bojo dos autos requereu a concessão da tutela antecipada, vale dizer, a imediata reintegração dos autores às fileiras da Corporação, justificando que a prova pré-constituída apresentada pelo requerente demonstrava, de forma inequívoca, não só a verossimilhança das suas pretensões, mais também o evidente e inquestionável direito de ver declarada a nulidade do processo administrativo. Requer, ainda, o deferimento de Assistência Judiciária, assim como, a citação do Réu e, finalmente, a procedência dos pedidos. A inicial veio instruída de documentos pessoais do autor, procuração e cópia dos atos atacados. A presente ação fora intentada na 8ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Salvador, todavia, com o advento da Emenda Constitucional n.o 45/04, que, dentre outras modificações, deslocou a competência para processamento e julgamento das ações judiciais contra atos disciplinares militares, da Vara da Fazenda Pública para a Justiça Militar Estadual, tais autos foram remetidos para esta Auditoria, estando em condições de julgamento. A gratuidade foi deferida por ocasião da decisão que negou a antecipação da tutela, ante a ausência de requisitos necessários para a sua concessão, determinando-se a citação do Estado da Bahia. Quando da apresentação da contestação, o Estado da Bahia manifestou-se pela legalidade do ato administrativo discutido. Afirmou que são inquestionáveis a materialidade e autoria da infração disciplinar, e que o Comandante Geral discordou da conclusão a que chegaram os membros do colegiado, de forma fundamentada e com base nas provas dos autos. Discorreu afirmando que o juízo de conveniência e oportunidade da exclusão de policial militar do Estado é própria do Comando da Corporação, o único em condições de bem avaliar o comportamento do Policial, concluindo no sentido de sua exclusão, após apuração em procedimento regular. Defendeu a independência da instância administrativa na apuração e aplicação da penalidade. Por fim, sustentou a legalidade do ato punitivo e inadmissibilidade de controle judicial do mérito administrativo, face à existência e observância do Devido Processo Legal e da Ampla Defesa. Em definitivo, manifestou-se pela inaplicabilidade da concessão da tutela antecipada, com fundamento aos artigos 100 da CF/88, e 475, I do CPC e da Lei 9.494/97. Trouxe várias transcrições jurisprudenciais sobre a matéria, bem como citações doutrinárias sobre direito administrativo. Pugnou, ao final, pela improcedência do pedido, mantendo-se os atos administrativos praticados pela autoridade competente. Em sede de réplica, o requerente, em síntese, defendeu que o art. 86 da Lei 7.990/2001 determina que nos casos em que o relatório decidir pela inocência dos acusados, deve a autoridade que instaurou o procedimento disciplinar determinar o seu arquivamento, o que não ocorreu no caso em tela. Por outro lado, o art. 87 da mesma lei determina que o julgamento acatará ordinariamente a decisão contida no relatório, entretanto, o, ilustríssimo Comandante Geral da PM decidiu pela demissão do requerente, mesmo tendo sido julgado inocente pelo Conselho de Disciplina. O processo encontra-se apto para julgamento, uma vez que entendo tratar-se de matéria exclusivamente de direito, sendo dispensada a Audiência Preliminar, tendo em vista que o direito discutido nos autos, em face do Estado da Bahia, se constitui indisponível, por se tratar de princípio de ordem pública e do poder disciplinar inerente ao agente público, por força do exercício das suas funções, onde a ordem cogente e soberana se sobrepõe ao poder negocial da administração pública, por força do princípio da legitimidade e da moralidade.
É O RELATÓRIO. EXAMINADOS, DECIDO. Compulsando os autos verifico que assiste parcialmente razão ao acionante. Em primeiro, há de se destacar, em face de não haver plausividade na alegação do requerente quando afirma que os defensores dativos que funcionaram no processo administrativo laboraram de forma parcial. Tem se decidido que só haverá nulidade na atuação do defensor dativo caso se demonstre ter havido prejuízo a defesa, o que não foi evidenciado ao longo da instrução processual; Por outro lado, apesar de não existir uma vinculação absoluta entre o relatório dos membros do conselho e a decisão da autoridade administrativa (Comandante Geral), podendo este, desde que de forma motivada, discordar da conclusão a que chegou os membros do Colegiado, se contrária aos autos, no caso em comento não é isso que se verifica, pois quando da elaboração do relatório, assim se manifestou o conselho: (...) Considerando que as declarações do Maj PM Lázaro de que não houve flagrante dos acusados, como trata a Portaria que instaurou este Conselho; Considerando que o mesmo Maj PM Lázaro, autor da comunicação que originou este Conselho, se negou a identificar quem levou ao seu conhecimento a participação dos acusados na distribuição de panfletos; Considerando que o Maj PM Lázaro, manteve em todas as suas declarações, que uma das fontes indicativas da participação dos Acusados, do evento ora em apuração, teria sido o Boletim Informativo da CME do dia 29 Out 01; Considerando que a CME ao apresentar o rol das matérias divulgadas no seu informativo, relativa ao período de 26 a 30 de outubro de 2001, como únicas relacionadas com ameaça de nova paralisação na PM, não apresentou entre aquelas matérias nenhuma sobre a panfletagem imputada aos acusados; Considerando que realmente houve a distribuição de panfletos, no local citado, conforme depoimento dos policiais da 35ª CIPM, de serviço no local, que por algum momento e a relativa distância a presenciaram; Considerando que estes mesmo policiais não identificaram os acusados como presentes na manifestação; Considerando que os Acusados disponibilizaram testemunhas de que no dia e hora do evento estavam em locais distintos ao que ocorrera o evento do qual foram acusados de participar; Considerando que até a presente data, não chegou as informações relativas a possíveis processo a que responderam os acusados, conforme solicitado através de ofício CD-045/01/02, constante da folha 141; Considerando o que nos autos constam e os fundamentos aqui contidos, resolve o Conselho de Disciplina, por unanimidade, que os acusados (...) são inocentes das acusações que lhes foram feitas (...) Já na Solução do mesmo Processo Administrativo Disciplinar, publicada no BGO n.o 006, de 09 de janeiro de 2002, o Comandante Geral assim discordou: [...] Porém, este Comando, em vista do que consta nos autos, em especial as declarações das testemunhas, tanto de defesa como de acusação, analisando o seu teor e as contradições observadas, conforme acima discriminado, estas especialmente quanto às testemunhas de defesa, verificando ainda que e fato público e notório a participação dos acusados no movimento reivindicatório que se tentou instalar na Polícia Militar, considerando que estas condutas ferem os princípios basilares da hierarquia e disciplina desta Corporação, trazendo graves conseqüências para a segurança e ordem pública da comunidade baiana [...] Acontece que o fato objeto da apuração não foi à participação dos requerentes no "movimento reivindicatório", mas sim a participação na panfletagem ocorrida no dia 28 de outubro de 2001, nas proximidades da sinaleira da loja Macro, nesta Capital, conforme anuncia a Portaria de Instauração de Processo Administrativo Disciplinar n.o Correg. 0026/4256-01/01, publicada no BGO 220, de 21 de novembro de 2001.
Ademais, o Comandante Geral, em seu ato, não apresentou argumentos capazes de justificar uma decisão contrária a constante no relatório do Colegiado. Não se trata, pois, de mero juízo de conveniência e oportunidade, mas sim de estrita legalidade, passível de controle judicial e anulação do ato administrativo. 
Outrossim, também assiste razão ao requerente ao indicar que o dispositivo que poderia fundamentar uma eventual punição deveria ser o do antigo Estatuto dos Policiais Militares, em face ao postulado "Tempus regit actum", só podendo lei posterior retroagir para beneficiar o agente. Por todo o exposto e o que mais dos autos consta, julgo PARCIALMENTE PROCEDENTE os pedidos do autor, para ANULAR o ato administrativo que demitiu o requerente das fileiras da Corporação, tendo em vista a ausência de provas de suas participações no ocorrido, no intuito de que o fato seja reapurado. Deixo de condenar o acionante ao pagamento de custas e honorários em face de lhe ter sido concedida à assistência judiciária gratuita. Subam os autos ao TJ, para fins de reexame necessário, em conformidade ao art. 475 do CPC. P. R. I. Salvador, 16 de março de 2012. Bel. Paulo Roberto Santos de Oliveira JUIZ AUDITOR Advogados(s): Marcelle Menezes Maron (OAB 12078/BA), ANDREA GUSMÃO SANTOS (OAB 17551/BA).





Polícia Militar nega reintegração do ex-soldado Marco Prisco

A decisão de trazer Prisco é de competência, exclusivamente, do Tribunal de Justiça. A assessoria da PM disse que não recebeu nenhum comunicado determinando a reintegração do ex-soldado do Corpo de Bombeiros

quarta-feira, 28 de março de 2012


A cidade de Mairi perde o  cidadão e a alegria de Fernando Povão


Todas as homenagens prestadas durante o sepultamento do Ex-Vereador Fernando Povão, ainda são poucas diante da grandeza do garoto pobre,  que se tornou queridíssimo  em nossa cidade.

Tive o grande prazer de conhecer Eléo, Fernando, ou Fernando Povão ou simplesmente “Povão”, motorista de profissão, soube  conquistar a graça de Mariá e juntos constituir uma grande família.
Fernando mostrou ao longo dos anos que a Educação, o bom humor e o respeito ao próximo conseguem realmente transpor barreiras e  com seu jeito se tornou um dos vereadores mais votados de nossa cidade.

Apesar de sua preferência partidária eu diria que Fernando Povão era um homem sem partido e incapaz de ofender partidários contrários a sua Sigla.

A família perde um bom filho um ótimo esposo e excelente pai, e nós mairienses perdemos o maior expoente de nossa terra de moral, caráter, honestidade, amizade e respeito ao próximo.

Fernando Povão não passou pela vida, Fernando deixará marcado para sempre sua presença em nossos corações 

terça-feira, 27 de março de 2012


Compra de um baby doll com verba pública condena ex-secretária

A ex-secretária municipal Luciana Barletta Reis, de Ilhéus, sul da Bahia, em 2003, foi condenada por improbidade administrativa pelo Ministério Público do Estado (MP-BA) por ter gasto R$ 46 em um baby doll.

A notícia foi divulgada na sexta-feira (23). O pai da ex-secretaria era prefeito de Ilhéus quando o fato ocorreu.

A acusada usou a quantia, referente a uma verba de adiantamento de consumo e administração, no valor de R$ 8 mil, para comprar o baby doll.

A autora da ação civil pública contra a ex-secretária é a promotora de Justiça Karina Cherubini. De acordo com o MP-BA, Luciana terá que devolver aos cofres públicos R$ 460, além de ter os direitos políticos suspensos por dois anos. Ela ainda pode recorrer da ação do MP.

Segundo Cherubini, Luciana teria solicitado ao pai a verba de adiantamento no valor de R$ 8 mil. O MP informou que a ex-secretária disse que a prestação de contas desse dinheiro era feita pelos servidores diretamente à Secretaria de Finanças.

segunda-feira, 26 de março de 2012


Segundo Petrobras combustíveis terão de subir



Maria das Graças Foster, presidente da Petrobras, ainda vê “uma certa folga” no caixa da empresa que permite manter os preços da gasolina e do diesel sem reajuste. Admite, contudo, que a folga não é “muito elástica”.

Se o preço do barril de petróleo seguir no atual patamar de US$ 120, o que é previsto por alguns analistas, será “inexorável” fazer um reajuste nos combustíveis. A executiva considera que o barril pode até bater em US$ 130 antes de recuar.

A nova comandante da Petrobras evita, porém, dizer quando exatamente deve ocorrer esse aumento, reivindicado pela área técnica da empresa, mas por enquanto negado pelo principal controlador da estatal, o governo federal, que teme pressões sobre a inflação neste ano.

A presidente da estatal considera normais a influência e a interferência do governo nos negócios da empresa. “Olha, o controlador interfere nas suas empresas sempre. Aquele que tem maior número de ações tem maior poder sobre a empresa”, afirmou. Graça Foster, que assumiu o cargo há cinco semanas, não concorda com analistas que sustentam que a nova ameaça sobre a economia mundial é um choque do petróleo.

HOMEM MORTO A PEDRADAS EM COITÉ

No último domingo (25) em Conceição do Coité um homem foi encontrado morto na Rua Olímpio Carneiro, no bairro da Goiabeira. Segundo a Polícia Civil, José Luiz Santos Santana, 26 anos, foi assassinado a pedradas. O corpo foi encaminhado para realização de exames no Departamento de Polícia Técnica de Feira de Santana.

Ainda de acordo com a polícia, o homem que morava na fazenda Lagoa do Rosário, na região do distrito de Tapuio, em Araci, ficou com o rosto desfigurado. Para a polícia, ele foi morto no local em que o corpo foi encontrado.

A polícia não tem nenhuma linha de investigação para o assassinato do homem. Moradores do local não quiseram prestar maiores informações sobre o crime. As investigações ficaram a cargo do delegado João Farias.


Fonte:
http://mairimontealegre.blogspot.com.br


ALUNOS ABANDONADOS NA ESTRADA  PELO MOTORISTA DO ONIBUS ESCOLAR

Os alunos do povoado de Bonsucesso que estudam na Escola Marc Thein de Mairi foram abandonados na estrada pelo motorista do ônibus. Ainda segundo informações, o motorista alega que os alunos estavam bagunçando no ônibus.

O professor de História da Escola Marc Thein, Antônio Claudemir, disse que ficou revoltado com a postura do motorista do ônibus de prenome Neguinho que abandonou mais de 25 alunos do povoado do Bonsucesso na ladeira do Salgado, que fica aproximadamente a quase 4 km da escola. “É lamentável que fatos como este ainda aconteçam em nosso município, quando os alunos estão no ônibus, o motorista tem que ter responsabilidade, gostaria que a secretaria de educação tomasse providências para que estes alunos não passem novamente por este constrangimento”, disse o professor.

Ainda segundo o professor, "o motorista parou o veiculo na estrada e muitos alunos da 5ª a 8ª série chegaram a escola andando debaixo do sol quente por volta às 14h e perderam a primeira aula."

Pais e alunos falaram que iriam até a Secretaria da Educação para fazer uma reclamação que certamente não dará em nada, pela inércia e inaptidão, e ineficiência administrativa. daqueles à frente de tal Secretaria,  o motorista que não será punido pelo ato,    repassa um péssimo exemplo, espera-se que outros não pratiquem o mesmo ato, por que as denuncia feitas  a Secretaria Municipal de Educação não surtem efeitos. O aconselhável é que  pais dos alunos a se dirigirem ao Ministério Público desta cidade para providencias cabíveis 

domingo, 25 de março de 2012


Aeronáutica lança dois concursos com um total de 271 vagas para sargentos


O Comando da Aeronáutica lançou dois concursos: o primeiro para Estágio de Adaptação à Graduação de Sargentos (EAGS-B) e o segundo para o Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento Modalidade Especial em Eletrônica (EAGS/ME/BET), ambos para o ano de 2013. Juntos as duas seleções oferecem um total de 271 vagas de nível médio.

O EAGS-B tem duração de 21 semanas; já o EAGS-ME-BET tem duração de um ano. Os cursos serão ministrados pela Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP). Apesar de informarem o valor do custo da taxa de inscrição, a Aeronáutica, no edital de abertura, não se pronuncia a respeito do valor da remuneração inicial recebida pelos sargentos.

Inscrições
Os interessados em participar devem se inscrever entre até as 15h do dia 12 de abril, por meio do endereço
www.eear.aer.mil.br. O custo da taxa de inscrição é de R$ 60.
Avaliações
O exame é composto por exame de escolaridade, prova de conhecimentos específicos, inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação de conhecimento físico, prova prática de especialidade e análise da documentação exigida pelo concurso.



(Edital).
http://www.fab.mil.br/portal/cabine/concursos/01-IE_CFT_B_2012.pdf 

A prova do EAGS-B está marcada para o dia 1º de julho. Já a do EAGS/ME/BET será realizada no dia 3 de junho. Os exames serão realizados nas cidades de Belém, Recife, Fortaleza, Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, São José dos Campos (SP), Campo Grande, Porto Alegre, Curitiba, Brasília e Manaus.



Fonte:
http://mairimontealegre.blogspot.com.br/ 

Expulso por ser gay, pastor cria igreja para homossexuais


A partir das 19h do próximo sábado (24), o Rio Grande do Sul terá a primeira igreja voltada ao público gay. Homossexual assumido, o pastor Anderson Zambom conta os dias para a inauguração da Igreja Cidade de Refúgio de Porto Alegre, vinculada a uma comunidade nacional que tem como objetivo pregar a palavra de Deus sem preconceitos quanto à orientação sexual.

“Haverá cultos de ensino bíblico para mostrar às pessoas que Deus não é aquele monstro que as igrejas pregam”, disse o pastor, que atuará junto com a pastora Vanessa Pereira, de 27 anos. "Quem impôs a condição de pecado foi o homem e não Deus, porque em nenhum momento a Bíblia condena o homossexualismo. O que há é algumas traduções errôneas e o entendimento errado e manipulado da Palavra", acrescentou.


O pastor ressalta que a Cidade de Refúgio não é de uma igreja voltada exclusivamente ao público gay, mas tem o intuito de dar uma oportunidade aos homossexuais evangélicos de exercerem a religião sem serem considerados pecadores. Foi exatamente o que aconteceu com o próprio Zambom, forçado a abandonar o exercício de pastor de uma igreja de Santa Maria, em 2003. "Fui excluído do ministério. Não pude ir para frente no meu trabalho", lamentou o pastor.


Pastor Zambom fará o primeiro culto da nova igreja neste sábado (24)



Cristão desde os 10 anos, Anderson, hoje com 26, teve a ideia de voltar aos púlpitos ao perceber o surgimento das chamadas "igrejas inclusivas". Decidiu fundar a Cidade de Refúgio na capital gaúcha após conversar com a fundadora da comunidade, Lanna Holder. "Havia uma ideia de criação do nosso ministério, porém seria independente. Então, conversando com as pessoas, resolvemos começar esta obra aqui”, declarou.


Os cultos da Cidade de Refúgio terão semelhanças aos da Bola de Neve, igreja evangélica voltada ao público jovem que se notabilizou após a conversão de Rodolfo Abrantes, ex-vocalista do grupo de rock Raimundos. “Serão cultos bem jovens”, diz o pastor.


Fora as celebrações religiosas, uma das primeiras realizações da Cidade de Refúgio será a Balada Gospel, uma festa noturna voltada ao público cristão. O evento ainda não tem data marcada, e deve ocorrer até junho deste ano. O pastor tem outro plano mais ambicioso. “Pretendemos montar uma convenção nacional de igrejas inclusivas”, diz Zambom.


Nos discursos, não serão abordados apenas temas voltados à homossexualidade. “Não é só uma igreja gay e não queremos que se torne isso. É uma igreja para todos, independente da orientação sexual”, ressaltou.

Os cultos na Igreja Cidade de Refúgio de Porto Alegre serão realizados aos sábados, às 19h30, aos domingos, às 18h e às quartas-feiras, às 19h30. A nova igreja fica na Rua Álvaro Vieira Andrade, número 134, no bairro Jardim Ingá, na Zona Norte de Porto Alegre
Cantor sertanejo João Mineiro morre em Jundiaí, SP 


Reprodução | João Mineiro



 Ele estava internado desde a segunda-feira (19) por insuficiência cardíaca. Corpo será velado a partir das 8h deste domingo (25). 25/03/2012 12:24 Mudar o tamanho da letra: Foto: Reprodução | João Mineiro Acorda Cidade O cantor sertanejo João Mineiro, de 76 anos, morreu no fim da noite de sábado (24), no hospital Paulo Sacramento, em Jundiaí, SP.


Ele estava internado desde segunda-feira (19) depois de ter passado mal em sua casa em Campo Limpo Paulista, cidade vizinha de Jundiaí. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da dupla João Mineiro e Marciano. O cantor ficou conhecido com a dupla João Mineiro e Marciano. 


Nos últimos anos ele fazia dupla com outro cantor sertanejo, Mariano. A assessoria de imprensa do hospital informou que João Mineiro foi atendido com insuficiência cardíaca e que na noite da sexta-feira o quadro de saúde se agravou. O cantor passou por um a cirurgia mas não houve melhora e ele passou o sábado (24) respirando com a ajuda de aparelhos

sábado, 24 de março de 2012


Justiça concede liberdade ao líder do movimento grevista da PM da Bahia
Na tarde desta sexta-feira (23), por volta das 16h o líder do movimento grevista da Polícia Militar da Bahia, Marco Prisco, foi posto em liberdade.


Ao deixar as dependências do Complexo Penitenciário, no bairro de Mata Escura, Prisco demonstrou satisfação com a decisão judicial. "Estou com Deus no coração e a Justiça foi feita” disse Prisco


No dia 09 de fevereiro de 2012, Prisco foi preso por ser considerado "ameaça a sociedade". Com o fim da greve, ele pode responder pelo crime em liberdade, segundo o entendimento da juíza. Prisco ocupou juntamente com outros militares o prédio da Assembléia Legislativa da Bahia por 10 dias, no mês passado.


O Ministério Público da Bahia solicitou na manhã desta segunda-feira (23), na Justiça, um pedido de alvará de soltura, concedido pela juíza Paula de Miranda ao líder do movimento grevista da Polícia Militar.

Fonte:
http://mairimontealegre.blogspot.com.br/

quinta-feira, 22 de março de 2012


Mais de 100 atores encenarão a “Paixão de Cristo” em Serrinha


O espetáculo a céu aberto ‘Passos da Paixão de Cristo’, encenado há 28 anos por atores e população local do município de Serrinha, já está em fase final para ser mostrado aos turistas e visitantes que estarão na Semana Santa na cidade localizada a 80 km de Feira de Santana.
A empresa Expo Eventos foi contratada para pensar a Paixão de Cristo na cidade. De acordo com o empresário e produtor André Reis, além de melhorias de infra-estrutura, a ideia é buscar leis de isenção fiscal, incentivos estaduais e federais, e patrocínio direto em benefício dessa manifestação popular que já tem mais de 80 anos.
 
“São quatro dias consecutivos de mega-eventos públicos nas ruas, igrejas, praças e colinas da cidade, reunindo mais de 30 mil pessoas em torno de um objetivo, a fé”, diz André.
 
A semana começa no dia 1º, com a Missa de Ramos. Mas, as apresentações se iniciam dia 6 de abril e terão cerca de 100 participantes que representarão Cristo, Maria, Madalena, guardas, sacerdotes e povo hebreu ao longo de 5 km. Os atos começam com procissão no Morro da Colina, às 20h da sexta-feira santa (6).
 
No meio do povo, em romaria, estarão atores profissionais e amadores fazendo com que a cena se torne mais real para os espectadores do grande espetáculo em movimento. As apresentações duram em média 1h30, e têm como narrativa a história da Paixão de Cristo composta por oito quadros ou cenas.
 
Segundo o diretor artístico, Djalma Thürler, “existe necessidade de atores locais em meio à população, deixando a cena natural para ser apropriada pela população que a segue, evitando tirar o brilho e o redirecionamento do foco do espetáculo, que deve ser a história de Cristo”, diz Thüler.
 
“Pela primeira vez, atores profissionais estão em Serrinha para orientar participantes, trabalhar a voz, encenação e qualificação das performances”, afirma Djalma. São os atores Rafael Medrado e Duda Woyda de Salvador que ficam dez dias na cidade como facilitadores.
 
Dentre mais de 100 atores estão alguns mais velhos que atuam há mais de 25 anos. Divididos em dois grupos, há atores comuns e os da diocese (igreja). O núcleo de atores comuns é composto por 30 pessoas com idades a partir dos 50 anos. O núcleo da igreja é composto por 70 pessoas com idades entre 13 e 30 anos.
 
PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA – SERRINHA
 
PROJETO PASSOS DA PAIXÃO 2012
 
01 de abril (Domingo)
 
• Missa de Ramos – 9h e 19h
 
03 de abril (Terça-feira)
 
• Missa dos Santos Óleos – 19h
 
05 de abril (Quinta-feira)
 
• Missa da Ceia do Senhor – 19h
• Procissão do Fogaréu – 20h
• Encenação da Paixão de Cristo – Alto da Colina
 
06 de abril (Sexta-feira)
 
• Via-sacra – 6h
• Celebração da Paixão do Senhor – 15h30
• Encenação da Paixão – 19h (Palco Principal – Praça Luiz Nogueira)
• Procissão do Senhor Morto – 20h
 
07 de abril (Sábado)
 
• Encenação da Paixão – 19h (Palco Principal – Praça Luiz Nogueira)
• Vigília Pascal – 20h
• Show com a Banda: Cantoras de Deus – 22h00
• Show com Joana – 00h00
 
08 de abril (Domingo)
 
• Procissão do Encontro
• Missa Pontifical de Páscoa – 10h
• Missa de Páscoa – 19h
 

Para ampliar educação integral na Bahia Programas Mais Educação e Bolsa Família se unem



Três mil escolas públicas das redes municipais e estadual da Bahia, com maior número de alunos oriundos de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF), foram selecionadas para participar do Programa Mais Educação. As que aderirem à iniciativa irão receber recursos federais para implantar o ensino integral em suas estruturas curriculares. Com o objetivo de fechar essa parceria e potencializá-la nos territórios, coordenadores estaduais e municipais do Bolsa Família e do Mais Educação, e representantes das Diretorias Regionais de Educação do Estado (Direc) estarão reunidos, a partir das 8h30, nestas quinta e sexta-feira (22 e 23) na Escola Parque, no bairro da Caixa D’Água, em Salvador.

O encontro, promovido pelos Ministérios da Educação (MEC) e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) em parceria com as secretarias estaduais de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) e da Educação, busca firmar a implantação do Programa Mais Educação nas três mil escolas, através do compromisso público (termo de adesão) dos coordenadores municipais de educação e das Direc. “Essa iniciativa vai contribuir para a melhoria da aprendizagem de crianças, adolescentes e jovens, principalmente os oriundos de famílias beneficiárias do Bolsa Família, assim como fomentará debates em torno de novas metodologias de trabalho, novos olhares aos currículos e à prática pedagógica”, afirmou a coordenadora estadual do Programa Bolsa Família, Luciana Santos.

A diretora de Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Ana Lúcia Gomes, enfatiza que a articulação do Mais Educação com o Bolsa Família “reafirma a importância da educação integral para garantir a permanência qualificada do estudante na escola em dois turnos, com direito à alimentação. Enriquece a escolarização com a oferta de oficinas de português e de matemática, atividades ligadas à arte, investigação científica, cultura e esporte”.

Dentre os critérios para seleção das unidades escolares para o Programa Mais Educação, em 2012, estão: escolas urbanas com maior número de alunos oriundos de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família e que tenham no total mais de 150 alunos, com base no Educacenso 2010 e nos dados do PBF outubro/novembro de 2010; escolas rurais localizadas nos territórios prioritários do plano Brasil sem Miséria; unidades rurais situadas em municípios com índices de pobreza do campo. “Os alunos das instituições selecionadas terão sete horas diárias de atividades, de segunda a sexta-feira, mudanças que ampliarão tempos, espaços e oportunidades educativas”

quarta-feira, 21 de março de 2012


“Operação Magnólia” apreende mais de 5 mil plantas na BR-116

21/03/2012 15:54
Agentes da 3ª Delegacia de Polícia Rodoviária Federal – Jequié, juntamente com o IBAMA e a Concessionária que administra a BR 116, realizaram entre os dias 15 a 20 de março a Operação Magnólia. Essa operação teve como objetivo o combate ao comércio de plantas ornamentais nativas às margens da rodovia.
Durante os seis dias de operação os policiais realizaram diversas fiscalizações no trecho de Manoel Vitorino até a cidade de Itatim, sendo apreendidas um total de 5.164 plantas, entre as quais, orquídeas, cactos e bromélias. Foram notificados 25 vendedores ilegais contabilizando multas no valor de R$ 1.549.200,00 (um milhão, quinhentos e quarenta e nove mil e duzentos reais).
 
Todas as plantas foram recolhidas e transportadas a unidade do IBAMA em Vitória da Conquista.

O fim dos “matadores de aula”

21/03/2012 17:29
Os alunos da rede municipal de ensino de Vitória da Conquista, região sudoeste da Bahia, serão os primeiros do Brasil a se adaptarem ao fardamento digital, de acordo com a prefeitura da cidade. A iniciativa foi lançada na terça-feira (20) pela Secretaria de Educação no Centro de Educação Paulo Freire (Caic).
O projeto funciona em fase experimental desde 2011 e deve ser expandido para 25 das 203 unidades escolares do município na próxima semana, segundo estimativa da Secretaria. As camisas carregam um chip que monitora a frequência de cada estudante e gera o registro do horário em tempo real aos pais por meio de SMS. Inicialmente, serão cerca de 25 mil crianças e adolescentes, entre 6 e 14 anos, beneficiados pelo projeto. Até 2013, está prevista a inclusão de todos os atuais 42.725 alunos da rede municipal.
 
Para o controle, foi aplicada a tecnologia de identificação de radiofrequência chamada RFID, desenvolvida por um núcleo do Senai e geralmente adotada por empresas privadas para controle dos trabalhadores. "Todos os pais terão os telefones cadastrados e receberão alerta via celular sobre a entrada ou saída da escola. O sistema faz a captação através de sensores que são instalados nas unidades. Eles fazem automaticamente a leitura dos chips e repassam a informação via mensagem de texto aos pais", explica o secretário Coriolano Moraes. A camisa, que pode ser lavada normalmente, tem o chip instalado na parte do escudo e o sistema não pode ser retirado.
 
O gestor esclarece ainda que o projeto visa garantir prioritariamente a permanência dos alunos nas unidades para evitar possível exposição à violência, drogas ou mesmo ao trabalho infantil. "Quando chamávamos os pais para reuniões, percebíamos que eles ficavam surpresos quando se falava sobre a falta dos seus filhos. Por conta disso, havia até o corte do bolsa-família. Deixar os filhos na porta da escola não é garantia, muitos não entravam na unidade, passavam o turno no bairro e eram presas fáceis para cometer atos ilícitos, pequenos furtos ou envolvimento com drogas. A concepção é de que lugar de criança é na escola, até mesmo para combater o trabalho infantil".
 
Pesquisa realizada pela Secretaria Municipal de Educação nos últimos meses revela que 85% dos pais dos alunos possuem aparelhos celulares, o que facilitou a concretização da iniciativa. "Os que não tinham, correram para comprar, já que hoje são aparelhos relativamente baratos. Tivemos diversas reuniões com eles e isso ajudou bastante na concepção da ideia", afirma. Os chips são implantados em dois lugares: ou no emblema da rede municipal de ensino ou sobre uma frase de Paulo Freire inserida em uma das mangas, com os dizeres: "Educação não transforma o mundo, educação muda pessoas, pessoas transformam o mundo".
 
A médio e longo prazo, a proposta é repassar com mais instantaneidade informações sobre comportamento e notas do alunado aos pais e, internamente, propiciar levantamento mais ágil de merenda escolar, entre outros aspectos. O professor Sidney Soares, 34 anos, diretor do Centro Municipal de Educação Paulo Freire, afirma que pais, alunos e funcionários estão ansiosos. "No primeiro momento, gera curiosidade e dúvidas, mas a gente vai ter um ganho no índice de aprendizagem e aprovação, porque os alunos têm que estar na sala de aula e traz ainda mais participação da família na escola. A tendência é de melhoria", diz.

terça-feira, 20 de março de 2012


Chesf abre concurso público para mais 5,1 mil vagas



Divulgação

Na Bahia, as vagas são para as cidades Salvador, Paulo Afonso, e Sobradinho



Companhia Hidroelétrica do São Francisco(Chesflançou dois editais de concurso público para 69 vagas imediatas e 5.080 paracadastro de reserva em cargos de nível médio e superior. Os salários vão de R$ 2.280,80 a R$ 13.001,18.

Um dos editais é para 68 vagas imediatas em cargos de nívelmédio/técnico e superior, além de 5.060 para cadastro de reserva(2.190 para nível médio e 2.870 para nível superior).

São 39 vagas para técnico em edificaçõestécnico emeletrônica/telecomunicaçõestécnico em eletrotécnica e técnico emmecânica.

Outras 29 vagas são para profissional de nível superior nas áreasde administraçãoanálise de sistemasciências contábeisciênciaseconômicasengenharia cartográfica ou de agrimensuraengenhariacivil, engenharia elétrica/eletrônica ou de telecomunicações,engenharia elétrica/eletrotécnica e engenharia mecânica.

Os salários são de R$ 2.280,80 para nível médio, de R$ 4.501,17para nível superior e de R$ 5.598,00 para engenheiros.

As vagas são para os polos de trabalho de FortalezaRecife, Salvador, Sobradinho (BA), Paulo Afonso (BA) e Teresina.

As inscrições devem ser feitas de 21 de março a 10 de abril pelo sitewww.cesgranrio.org.br. A taxa é de R$ 48 para nível médio e de R$ 72 para nível superior.

As provas objetivas serão no dia 20 de maio nas cidades de Aracaju,FortalezaJoão PessoaMaceió, Natal, RecifePetrolina (PE), Salvador, Paulo Afonso (BA) e Teresina.

Para o cargo de Profissional nível médio operacional I - técnico emeletrotécnica haverá teste de aptidão física e teste para trabalho emaltura somente nas cidades de FortalezaRecife, Salvador, PauloAfonso (BA), Teresina e Sobradinho (BA).

outro edital é para 1 vaga imediata e 20 para cadastro de reservapara piloto de helicópteropara o Polo de Paulo Afonso (BA). Osalário chega a R$ 13.001,18 para jornada de trabalho de 176horassendo 11 horas diárias durante 16 dias ininterruptos e folgade 14 dias consecutivos.

candidato deve ter ensino médio completolicença de pilotocomercial de helicóptero (PCH) e Certificado de Habilitação Técnica (CHT) em aeronave JET RANGER III –MODELO 206 B, expedidos pela Anacválidos no ato da admissãodeclaração de horas de voocomprovando, no mínimo 2.500 horas totais de voo em diferentes tipos de helicópterodas quais pelo menos 1.000 horas decomando em helicóptero à turbina com peso máximo de decolagem acima de 1.400 kgf, 250 horas de voo emhelicóptero BH 06 e 250 horas de voo de helicóptero à turbina nos últimos dois anos, com registro na CadernetaIndividual de Voo (CIV).

As inscrições devem ser feitas de 21 de março a 10 de abril pelo site www.cesgranrio.org.br. A taxa é de R$ 72. Aprova objetiva será no dia 20 de maio em Salvador, Fortaleza e Recife