quinta-feira, 25 de outubro de 2012


Zé Dirceu vai reviver o status de preso político e PT divulgará manifesto

Condenado por corrupção ativa e formação de quadrilha pelo Supremo Tribunal Federal, o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, jantou na terça-feira (23) na casa do prefeito de Osasco (SP), Emídio de Souza (PT).
À mesa, Dirceu disse que o STF "leva a situação para o pior cenário possível" e comentou que, se for para a cadeia, vai se declarar "prisioneiro político de um julgamento de exceção", informa matéria do Estadão.
Depois do segundo turno da eleição, de acordo com o jornal, o PT divulgará um manifesto, segundo especulação, em tom duro, com críticas ao Judiciário.
A estratégia do partido também prevê a cobrança do julgamento dos réus do "mensalão tucano", por parte do Supremo.
A história do Brasil não mudada com as condenações do mensalão
O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal e ex-presidente da Comissão de Ética Pública da Presidência,  o jurista Sepúlveda Pertence, 75 anos, fez uma declaração interessante e pertinente, disse que as condenações do mensalão não contribuirão de forma efetiva para o fim da corrupção.
Segundo ele, o modelo de presidencialismo de coalizão junto com a sofisticação dos crimes de colarinho branco são fatores que continuarão a dar brecha para que esse tipo de delito continue acontecendo.
Pertence disse não acreditar que isso vá transformar a história do Brasil. Quando integrava o STF, no início da década de 90, Pertence foi voto vencido quando defendeu a condenação do ex-presidente Fernando Collor, que sofreu impeachment.
Na verdade esse julgamento não será fator de inibição da fértil imaginação corrupta, eles continuarão se aperfeiçoando. A solução será a realização de uma reforma política geral e irrestrita.
Na realidade por ser amigo de alguns petistas que foram condenados nos julgamentos do mensalão, como o ex-presidente do PT José Genoino, Pertence não quis emitir opinião sobre casos específicos do processo.

Suspeitos citam o nome do Ex-ministro Jobim em escândalo da venda de armamento ao Brasil
Principal assunto da  mídia italiana é o escândalo da venda de armamento ao Brasil e Panamá com uma “taxa de sucesso” paga a Claudio Scajola, ex-ministro de Desenvolvimento do governo Silvio Berlusconi, e a parlamentares. Paolo Pozzessereal, ex-diretor do grupo Finmeccanica, que vendeu 11 fragatas à Marinha do Brasil, está preso. Suspeitos citaram o nome de Nelson Jobim, ex-ministro da Defesa de Lula.

Dois intermediários teriam sido “ponte” no Brasil e Itália com Jobim, mas a Procuradoria não acusa Nelson Jobim de receber a comissão. À Procuradoria da Itália, os tais suspeitos falaram em “acerto” para o ex-ministro Nelson Jobim favorecer a estatal na venda de 11 fragatas. A Procuradoria de Nápoles cita 11% de comissão no negócio de € 550 milhões e que Claudio Scajola tinha “canal privilegiado” com Jobim. O ex-ministro de Berlusconi se diz vítima de “fogo amigo” do governo da Itália, após a “frustrada tentativa de extraditar Cesare Battisti”.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012


Litígio nas divisas da Bahia pode ter desfecho ruim para o estado

Litígio nas divisas da Bahia pode ter desfecho ruim para o estado


Produtores do Oeste vão munir o Governo de argumentos para defender a manutenção do marco geográfico como limite entre os estados. 

O desfecho de um conflito secular envolvendo os estados da Bahia, Tocantins, Goiás, Minas Gerais e Piauí, pode estar próximo. Trata-se do impasse, que culminou em um longo litígio sobre a delimitação legal de divisas entre os estados.

Para os agricultores do Oeste da Bahia, a audiência de conciliação, marcada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, no dia 13 de novembro, em Brasília, com os representantes de cada estado envolvido, dentre eles, os governadores e secretários, é uma oportunidade ímpar para rever e consertar equívocos do passado. O objetivo do STF é que se chegue a um consenso sobre a Ação Cível Originária (ACO) 347, que estabelece como limite entre os estados o chamado divisor de águas, cujo levantamento foi executado pelo Exército Brasileiro, com custeio financiado pelos estados.

Os agricultores do cerrado baiano, representados pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), defendem que o marco natural para delimitar os estados dever continuar sendo o acidente geográfico, a Serra Geral, nem sempre coincidente com o divisor de águas. Por isso, vão se reunir com o governador Jaques Wagner na próxima sexta-feira, 26 de outubro. O objetivo da audiência com o governador é municia-lo com argumentos para defender a manutenção da delimitação das divisas originais, já que o governador da Bahia deverá estar presente na reunião do STF. 

“Basta uma olhada no mapa do Oeste da Bahia para entender que o limite pelo divisor de águas trará mais problemas que soluções. Hoje, considera-se como limite a escarpa da Serra Geral. Mas, em alguns pontos, o divisor de águas está antes da escarpa. Nesses casos, criam-se ‘ilhas’, nas quais áreas que pertenciam à Bahia passam a ser de estados como Goiás, ou Tocantins, ficando totalmente isoladas, sem qualquer acesso para os seus novos administradores, pois, entre eles, existe uma serra no meio. A gestão deixa de ser da Bahia, mas o estado vizinho não tem como administrar lá”, exemplifica o vice-presidente da Aiba, Sérgio Pitt.

Consequências desastrosas - Estudo promovido pela Aiba indica que a perda em extensão de terras da região para estados vizinhos será da ordem de 95,3 mil hectares. Todos eles, em área de grande desenvolvimento agrícola. Entretanto, de acordo com Pitt, os prejuízos vão além dos territoriais e econômicos. “Isso vai acarretar conflitos sociais, fundiários e ambientais, e eles são muito maiores do que os ganhos que os estados terão”, adverte. 

Um dos exemplos mais evidentes dos problemas é o que pode acontecer com a Vila do Rosário, distrito de Correntina, na Bahia, que poderá passar a fazer parte de Goiás. “A titularidade das terras continua a ser dos proprietários atuais, mas a administração delas passará a ser do estado de Goiás. Isso é um contrassenso. Os licenciamentos ambientais que eram da competência da Bahia, com a entrada de mais um estado, por força da Lei Complementar 140/2012, que definiu as competências dos entes federativos, passam a ser Federais, a cargo do Ibama. Muito mais complexo. Além disso, o cidadão que nasceu baiano será goiano porque uma lei definiu assim? É uma divisão da Bahia, sem plebiscito”, argumenta Pitt.
História - As disputas de terras na linha limítrofe dos estados da Bahia, Goiás e Tocantins, tanto a nível particular, quanto público, datam dos anos 1919/1920, quando Bahia e Goiás acordaram definir suas terras extremantes pelo divisor de águas das bacias dos rios Tocantins e São Francisco, nem sempre coincidente com as escarpas da serra que visualiza a distinção geográfica dos estados envolvidos. Naquela época, a inexistência dos instrumentais modernos e precisos de demarcação territorial acentuou o litígio entre posseiros e proprietários nos pontos mais críticos ou indefinidos, envolvendo as Justiças Estaduais dos estados envolvidos, com destaque à região de Posse-GO.


Um levantamento acordado por Goiás e Bahia no início dos anos 80, permitiu um primeiro levantamento da divisa, aceito inclusive pela Bahia, mas não concretizado no plano legal por resistência de Goiás.

Este fato levou o Estado da Bahia a propor, junto ao Supremo Tribunal Federal, com competência exclusiva, a ACO (ação civil originária) n. 347, em 1986. Na época, a Aiba propôs participar como assistente no processo, dando ao Governo da Bahia informações e suporte para subsidiar a defesa do estado. A proposta, contudo, foi negada pelo governo baiano, que alegou que a entrada dos produtores poderia dificultar o processo. A Aiba agravou a decisão, continuando no processo até hoje.

“O Estado não indicou nem mesmo um perito para acompanhar o levantamento elaborado pelo Exército”, lembra Sérgio Pitt.


fonte:

Barreiras:

Cadeirante é preso por tráfico de drogas na Vila Rica


Barreiras: Cadeirante é preso por tráfico de drogas na Vila Rica

O cadeirante Roni Von do Nascimento, 33 anos, foi preso em flagrante na noite de ontem, 20, com oito trouxinhas de maconha. Ele foi detido em sua residência, na rua Grã–Bretanha, bairro Vila Rica, município de Barreiras, Oeste da Bahia. 

Além dele, os policiais prenderam no mesmo endereço por associação ao tráfico, o borracheiro Wagner Lopes de Melo, 35 anos e o desempregado Diogo Moraes Lima Miranda, 19 anos.
 

segundo o delegado Leonardo Mendes, o barreirense Roni Von já possui quatro passagens pela delegacia de polícia pelo mesmo motivo.
 

A estrutura do Complexo Policial de Barreiras não possui instalações adequadas para manutenção de um prisioneiro nestas condições. A situação preocupa os delegados de polícia que não sabem o que fazer para imputar a pena prevista ao cadeirante, que foi autuado em flagrante por tráfico e associação ao tráfico de droga.

Vereador afirma que a Justiça declara que bens de Tarcízio estão indisponíveis

Após as eleições a notícia que surpreendeu veio do vereador Roberto Tourinho  ao afirmar que a Justiça colocou como indisponíveis os bens do prefeito Tarcízio Pimenta.

Os motivos, segundo relato do vereador, dizem respeito a denúncia formulada por ele ao Ministério Público sobre a compra dos kits escolares, no Rio de Janeiro, à empresa Brasil Prama, pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana em valores superiores a R$ 1,7 milhão.

Na denúncia do vereador consta que outras duas empresas de Feira de Santana foram deliberadamente desclassificadas e não puderam participara do processo licitatório.

As empresas feirenses teriam valores inferiores à empresa do Rio de Janeiro, vencedora da licitação.

Quando não mais se espera uma ação da justiça, ainda com o prefeito no poder, pois perdeu as eleições, surge a notícia de que a denúncia já se transformou em processo e que tramita com certa celeridade.

Recentemente no distrito de Maria Quitéria, na sede, povoado de São José, os comentários especulam que na noite, de um dia, da semana passada, uma caçamba carregada de kits escolares teria descarregado em uma chácara e depois incinerado o material. O clarão do fogo foi por diversas pessoas, Outras viram os kits, inclusive teria ficado com um tênis.

Muitas dessas pessoas estão temerosas. Acreditam que a situação é muito grave e que algo pode ser feito contra elas se comentarem.

terça-feira, 23 de outubro de 2012


Pnad: analfabetismo diminui, mas ainda atinge quase 13 milhões de pessoas no Brasil.

A maior proporção ainda é verificada na Região Nordeste, mesmo com queda na taxa de 18,8% para 16,9%






Da Agência Brasil


A taxa de analfabetismo entre pessoas com 15 anos ou mais caiu de 9,7% em 2009 para 8,6% em 2011, totalizando 12,9 milhões de brasileiros. A maior proporção ainda é verificada na Região Nordeste, mesmo com queda na taxa de 18,8% para 16,9%.

Segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2011, divulgada nesta sexta-feira (21) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 96,1% dos analfabetos do país têm 25 anos ou mais. Mais da metade deles se concentram na faixa acima de 50 anos.

A gerente da Pnad, Maria Lúcia Vieira, destaca a desigualdade regional na taxa de analfabetismo. De acordo com os dados, 35,6% das pessoas no Nordeste com 50 anos ou mais eram analfabetas em 2011.

“As taxas de analfabetismo para as populações até 24 anos são muito baixas, no Sul e no Sudeste, então, não chega a 1%. Elas são maiores quando a gente vai para as regiões Norte e Nordeste e conforme a faixa etária vai aumentando”, destaca Maria Lúcia.

No período, também houve aumento do nível de instrução entre pessoas com 25 anos ou mais. A proporção de brasileiros com ensino fundamental completo subiu de 8,8% para 10%. No caso do ensino médio, passou de 23% para 24,5% e do ensino superior, de 10,6% para 11,5%. Do mesmo modo, caíram os percentuais para o ensino fundamental incompleto (de 36,9% para 31,5%), médio incompleto (de 4% para 3,9%) e superior incompleto (de 3,5% para 3,4%).

Na distribuição por gênero, a média de anos de estudo entre as mulheres ficou em 7,5 em 2011 enquanto entre os homens atingiu 7,1.

domingo, 21 de outubro de 2012


Eleições municipais: candidatos de nomes bizarros ou absurdos

Mulheres Pera e Perereca e Homens Caju e Picanha buscam voto no país
Homem Picanha

Chica Chiclete -- Francisco Spala Neto, candidato a vereador em Vila Velha / ES, em 2008, pelo PMDB

Simonete Bandeira Da Silva, candidata a vereadora em Mata Grande / AL, pelo PP, em 2008
Simonete Bandeira Da Silva, candidata a vereadora em Mata Grande (AL), pelo PP,  Notem a finesse do slogan
-
Heitor Pit Bitoca -- Heitor Martins Sugimoto, candidato a vereador em Taubaté / SP, em 2008, plo PTN
Heitor Pit Bitoca -- Heitor Martins Sugimoto, candidato a vereador em Taubaté (SP),pelo PTN
-
Pedro Precheca -- Pedro Lindolfo Barbosa, candidato a vereador em Alfenas / MG, em 2008, pelo PPS
Pedro Lindolfo Barbosa, candidato a vereador em Alfenas (MG),
-
Pé de Cana -- Hamilton Carlos De Lima, candidato a vereador em Guarapuava / PR, pelo PP em 2008
Pé de Cana -- Hamilton Carlos De Lima, candidato a vereador em Guarapuava (PR), pelo PP
--
Ninguém -- Ricardo Diorgeo Alves Dias, candidato a Vereador em Montes Claros / MG, pelo PSOL, em 2008
Ninguém -- Ricardo Diorgeo Alves Dias, candidato a Vereador em Montes Claros (MG), 
Lurdí Jipão -- Maria De Lourdes Gonçalves, candidata a Deputada Federal em Paranamirim / RN, pelo PCB, em 2006. Recebeu 3645 votos, mas não foi eleita
Lurdí Jipão -- Maria De Lourdes Gonçalves, candidata a Deputada Federal em Paranamirim (RN),
-
Leo Kret -- Alecsandro De Souza Santos, candidato a vereadora em Salvador / BA em 2008, e depois a deputado estadual, quando recebeu 22.534 votos e não foi eleito
Leo Kret -- Alecsandro De Souza Santos, candidato a vereador em Salvador (BA) 
-
Jorge Perereca -- Jorge Luiz Dos Santos, candidato a vereador em São Gonçalo / RJ, em 2008, pelo PTdoB
Jorge Perereca -- Jorge Luiz dos Santos, candidato a vereador em São Gonçalo (RJ),  pelo PTdoB
-
Cueca -- Joel Minuz Alves, candidato a vereador em Trombudo Central / SC, pelo DEM, em 2008
Joel Cueca -- Joel Minuz Alves, candidato a vereador em Trombudo Central (SC), pelo DEM,
-
Nêgo Cadete -- Jose Ribas Primo, candidato a prefeito em Araponga / MG, em 2008, pelo PRB. Seu vice era José Rola
Nêgo Cadete -- Jose Ribas Primo, candidato a prefeito em Araponga (MG), pelo PRB. Veja o nome do candidato a vice
-
Frei Damião -- Salvador Correa Neto, candidato a vereador em Ibitinga / SP, em 2008, plo PSL
Frei Damião -- Salvador Correa Neto, candidato a vereador em Ibitinga (SP), pelo PSL
-
Cristo Da Jerusalem -- Omedino Pantoja Da Silva, candidato a vereador em Porto Velho / RO, em 2008, pelo PRP
Cristo Da Jerusalem -- Omedino Pantoja Da Silva, candidato a vereador em Porto Velho (RO),  pelo PRP
-
Claudete Alves Da Silva Souza, candidata a vereadora, em 2008, em Londrina, pelo PT
Claudete Alves da Silva Souza, candidata a vereadora em Londrina (PR) pelo PT
-
Cagado -- Hilton Emerick De Paiva, candidato a vereador em Mirante da Serra / RO, em 2008, pelo PPS
Hilton Emerick De Paiva, candidato a vereador em Mirante da Serra (RO), , pelo PPS
-
Xota oi Meu Bem -- Sebastião Neves Evangelista, candidato a vereador em Barra dos Bugres / MT, em 2008, pelo PHS
Xota oi Meu Bem -- Sebastião Neves Evangelista, candidato a vereador em Barra dos Bugres (MT),  pelo PHS
-
Burrinho Da Oficina -- José Carlos Oliveira Santos, candidato a vereador em Uruçuca / BA, em 2008 pelo PSDC
Burrinho Da Oficina -- José Carlos Oliveira Santos, candidato a vereador em Uruçuca (BA),  pelo PSDC
-
Bimbim -- Adão Alves Do Amaral, candidato a vereador em Paiçandu / PR, em 2008, pelo PMDB
Bimbim -- Adão Alves Do Amaral, candidato a vereador em Paiçandu (PR),  pelo PMDB
-
Paul das Girls (Vereador mais votado em Barra Bonita em 2000, com 1360 votos - em 2004 teve só 15)
Paul das Girls foi o vereador mais votado em Barra Bonita (SP),
-
Glaucia Marrequinha -- Glaucia Matildes Da Silva, candidata a vereadora em Viçosa / MG, em 2008, pelo PSDC
Glaucia Marrequinha -- Glaucia Matildes Da Silva, candidata a vereadora em Viçosa (MG), pelo PSDC


zezinho-merda
Seja lá qual for o verdadeiro nome do candidato, é preciso comentar alguma coisa?
-
Moto Rosa
Moto Rosa
-

Deputado receberá R$ 3,2 mil por dia


Os contribuintes brasileiros desembolsarão R$ 3,2 mil para cada um dos 513 deputados federais por dia de votação de projetos em 2013. O valor é 35 vezes maior do que um professor que ganha o piso salarial da categoria receberá por dia em sala de aula no ano que vem. 


O impacto do custo do parlamentar no orçamento da União, no entanto, é ainda maior, já que o cálculo, feito pelo Estado de Minas, exclui da remuneração paga aos parlamentares as verbas de gabinete e indenizatória, auxílio-moradia, passagens aéreas e outros penduricalhos.Os deputados federais vão ter que bater ponto na Câmara para votar em plenário apenas em um terço dos 365 dias de 2013.



É que só entram na conta como possíveis dias de votação as terças, quartas e quintas-feiras. As "gazetas" na Casa – ausências às segundas e sextas-feiras – foram oficializadas esta semana.(Estado de Minas)

sábado, 20 de outubro de 2012

Juiz diz que autorizou adoção de crianças baianas com base em informações oficiais



Responsável por autorizar a retirada de cinco crianças de um casal de lavradores da Bahia para serem adotadas por quatro casais de São Paulo “a título de guarda provisória”, o então juiz do município de Monte Santo, na Bahia, Vitor Xavier Bizerra divulgou há poucos dias sua versão dos fatos, justificando a decisão e alegando que o fato foi “intencionalmente distorcido”.
Em nota, o juiz garante ter tomado a decisão com base nas informações fornecidas por vários órgãos. Segundo Bizerra, ao contrário do que vem sendo divulgado, os quatro processos de adoção não foram concluídos em tempo recorde, ele indica que, desde março de 2011, o Conselho Tutelar e o Ministério Público Estadual apuravam se os cinco irmãos sofriam maus-tratos.
Segundo o juiz, em maio de 2011, uma assistente social do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) relatou ter identificado “uma precariedade nas condições de higiene e saúde” ao visitar a casa da família, em Monte Santo, no interior baiano. Os conselheiros tutelares informaram que o pai das crianças, Gerôncio Brito de Souza, seria alcoólatra e não garantia alimento aos filhos. Já a mãe, Silvânia Maria da Mota Silva, não saberia cuidar das crianças. O juiz disse que os conselheiros tutelares chegaram a encontrar as crianças sozinhas em casa mais de uma vez, inclusive no momento em que acompanhavam o oficial de Justiça designado para cumprir a decisão judicial.
“A medida se fez necessária, pois, conforme apurou o Ministério Público, e assim manifestou-se judicialmente, as crianças estavam em situação de risco,” argumenta o juiz. “Mas as crianças não foram retiradas [de casa] à força. Foram encontradas sozinhas, algumas delas doentes, conforme consta dos relatórios.”
Procurado, o conselho tutelar confirmou que, em 2010, a mãe das crianças foi advertida por suposta negligência. Informou também que, em 2011, conselheiros encontraram uma das crianças, então com 1 ano de idade, dormindo no chão da sala. E Silvânia foi quem declarou que o marido bebia. Segundo o conselho, o Ministério Público pediu à Justiça a adoção de medidas de proteção para as crianças.
Para o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Ives de Roussan (Cedeca), organização não governamental que acompanha o caso desde junho deste ano, é “extrema leviandade” apontar os pais das crianças, como usuários de drogas e álcool. “Mesmo que fossem, seria dever do Estado encaminhá-los a programas de auxílio, dar a eles o direito de defesa e consultar outros parentes, como os avós maternos e paternos, cuja atuação na assistência às crianças foi reconhecida no processo.”
Bizerra alega, no entanto, que “apesar de existirem notícias de que os avós ou outros parentes próximos ajudavam, parcialmente na manutenção [das despesas com as crianças], não havia informações de que tivessem intenção de ficar efetivamente com a guarda dos menores”. Os pais, garante o juiz, não foram ouvidos porque não responderam às intimações.
De acordo com Bizerra, o Ministério Público foi consultado e não teria como desconhecer as soluções por ele adotadas. Como a Comarca de Monte Santo não dispõe de promotor de Justiça, o ministério, nas audiências, era representado pela promotora de Justiça da Comarca de Euclides da Cunha. Em geral, as reuniões eram agendadas respeitando a disponibilidade da promotora. Quando não era possível, ou em urgências, a própria promotora concordou em ser ouvida posteriormente, relatou o juiz.
O atual promotor de Euclides da Cunha, Luciano Taques Ghignone, disse que o Ministério Público foi ouvido somente em um dos quatro processos, no qual atestou que uma das criança de fato estava em situação precária, exigindo a intervenção do Estado, mas não que fosse retirada a guarda dos pais. “A afirmação do juiz é parcialmente verdadeira. O ministério só teve vistas a um único processo. Dos outros três processos, o ministério não tinha conhecimento”, disse Taques àAgência Brasil, adiantando que o órgão já identificou várias “irregularidades” no caso.
Uma reanálise dos processos pode levar à anulação das adoções e no retorno das crianças para os pais biológicos, de acordo com Ministério Público. O próprio Bizerra reconhece que a promotora de Justiça não participou da reunião que decidiu a futura guarda das crianças.
Embora o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) priorize que irmãos adotados permaneçam juntos, o juiz alega que não lhe restava outra alternativa além de autorizar a adoção dos cinco irmãos por famílias substitutas em outro estado, já que não há, em Monte Santo e na região, nenhum abrigo infantil. Os quatro casais que receberam a “guarda provisória” eram, segundo o juiz, os únicos interessados na adoção, estando “devidamente habilitados”.
A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República identificou, no entanto, dez pontos na decisão do juiz que infringiram o ECA. Por exemplo, as crianças não foram devidamente inscritas nos cadastros estadual e nacional de adoção. A própria ministra Maria do Rosário informou que a pasta está verificando se os casais que receberam a guarda estavam cadastrados, mas disse não ter dúvidas de que a seleção foi “feita totalmente por fora do cadastro”, via “agenciamento”.
Por último, o juiz garante que antes mesmo dos fatos virem a público, as corregedorias do Tribunal de Justiça da Bahia e do Ministério Público Estadual já haviam apurado e arquivado as denúncias. Bizerra destaca que nem os pais, nem o Ministério Público recorreram da decisão em que a guarda das crianças ficou com as famílias paulistas, separando os irmãos (apenas dois deles permanecem juntos). As informações são da Agência Brasil.

Sete dores que não devem ser menosprezadas



Levante a mão quem nunca se automedicou por causa de uma dor. É corriqueiro achar que ela é um mal passageiro, entupir-se de analgésico e esperar até ela se tornar insuportável para ir ao médico. Estudos indicam que 64% dos brasileiros tentam se livrar da sensação dolorosa sem procurar ajuda.
Foi assim com a auxiliar de dentista Antônia Sueli Ferreira, 45 anos, de São Paulo. "Tomei muito remédio durante três meses por causa de cólicas fortíssimas e do que parecia ser uma lombalgia.
Só depois fui ao médico. E então descobri que tinha um câncer colorretal. Tive de ser submetida às pressas a uma cirurgia. Por sorte, estou bem", conta. Segundo o cirurgião Heinz Konrad, do Centro para Tratamento da Dor Crônica, em São Paulo, "a dor é um mecanismo de proteção que avisa quando algo nocivo está acontecendo".
A origem do malestar? Eis a questão — e, para ela, precisamos ter sempre uma resposta. "Na dúvida, toda dor precisa ser checada, ainda mais aquela que você nunca sentiu igual", aconselha o cardiologista Paulo Bezerra, do Hospital Santa Cruz, em Curitiba. Aqui, selecionamos sete dores que você nunca deve ignorar.
Dor de cabeça
Dos 10 aos 50 anos, ela geralmente é causada por alterações na visão ou nos hormônios — esta, mais comum entre as mulheres. E esses são justamente os casos em que a automedicação aumenta o tormento. "Isso porque, quando mal usado, o analgésico transforma uma dorzinha esporádica em diária", avisa o neurocirurgião José Oswaldo de Oliveira Júnior, chefe da Central da Dor do Hospital A.C. Camargo, em São Paulo. Acima dos 50 anos, as dores de cabeça merecem ainda mais atenção: é que podem estar relacionadas à hipertensão.

Dor de garganta
Costuma ser causada pela amigdalite de origem bacteriana ou viral. "Se não for tratada, a amigdalite bacteriana pode exigir até cirurgia", alerta o otorrinolaringologista Marcelo Alfredo, do Hospital e Maternidade Beneficência Portuguesa de Santo André, na Grande São Paulo. A do tipo viral baixa a imunidade e, em 10% dos casos, vira bacteriana. Portanto, pare de banalizar essa dor. Se ela parece nunca ir embora, abra os olhos: certos tumores no pescoço também incomodam e podem ser confundidos, pelos leigos, como simples infecções.
Dor no peito
"Quando o coração padece, a dor é capaz de se espalhar na direção do estômago, do maxilar inferior, das costas e dos braços", descreve o cardiologista Paulo Bezerra. Em geral, isso acontece quando o músculo cardíaco recebe menos sangue devido a um entupimento das artérias. "A sensação no peito é como a de um dedo apertado por um elástico. E piora com o estresse e o esforço físico", explica Bezerra. Não dá para marcar bobeira em casos assim: o rápido diagnóstico pode salvar a vida.

Dor nas pernas
 Muita gente não hesita em culpar as varizes — às vezes injustamente. "A causa pode ser outra", avisa a fisiatra Lin Tchia Yeng, do Hospital das Clínicas, em São Paulo. Uma artrose, por exemplo, provoca fortes dores nos pés e nos joelhos. Se não for tratada, piora até um ponto quase sem retorno.
"Em outros indivíduos a dor vem das pisadas", explica Lin. "É quando há um erro na posição dos pés ou se usam calçados inadequados." Sem contar doenças como hipotireoidismo e diabete, que afetam a circulação nos membros. "Há medicamentos específicos para resolver a dor nesses casos", diz a reumatologista Solange Mandeli da Cunha, do Centro de Funcionalidade da Dor, em São Paulo.
Dor abdominal
 Uma dica: o importante é saber onde começa. Uma inflamação da vesícula biliar começa no lado direito da barriga, mas tende a se irradiar para as costas e os ombros. Contar esse trajeto ao médico faz diferença. "Se a pessoa não for socorrida, podem surgir perfurações nessa bolsa que guarda a bile fabricada no fígado", diz o cirurgião Heinz Konrad.
Nas mulheres, cólicas constantes — insuportáveis no período menstrual — levantam a suspeita de uma endometriose, quando o revestimento interno do útero cresce e invade outros órgãos. "Uma em cada dez mulheres que vivem sentindo dor no abdômen tem essa doença", calcula a anestesiologista Fabíola Peixoto Minson, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

Dor nas costas
A má postura e o esforço físico podem machucar a coluna lombar. "É uma dor diária, causada pelo desgaste físico e pelo sedentarismo", diz o geriatra Alexandre Leopold Busse, do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Conviver com o tormento? Essa é a pior saída. A dor nas costas, além de minar a qualidade de vida, pode escamotear o câncer no pâncreas também. "No caso desse tumor, surge uma dor lenta e progressiva", ensina a fisiatra Lin Tchia Yeng. Por precaução, aprenda que a dor nas costas que não some em dois dias sempre é motivo de visitar o médico.
Dor no corpo
Se ele vive moído, atenção às suas emoções. A depressão, por exemplo, não raro desencadeia um mal-estar que vai da cabeça aos pés. "O que dá as caras no físico é o resultado da dor psicológica", diz Alaide Degani de Cantone, coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Saúde, em São Paulo.
"Quem tem dores constantes aparentemente sem causa e que vive triste, pessimista, sem ver prazer nas coisas nem conseguir se concentrar direito pode apostar em problemas de ordem emocional", opina o psiquiatra Miguel Roberto Jorge, da Universidade Federal de São Paulo. E, claro, essas dores que no fundo são da alma também precisam de alívio.

Em protesto, índios colocam 5 mil cruzes no gramado da Explanada dos Ministérios

Cinco mil cruzes foram colocadas hoje (19), no gramado da Esplanada dos Ministérios, próximo ao Congresso Nacional. O protesto, organizado por comunidades indígenas e entidades de defesa desses povos, simboliza índios mortos e ameaçados, especialmente os guaranis kaiowás, de Mato Grosso do Sul, que hoje é a etnia que mais sofre com a violência fundiária, segundo os organizadores. Os indígenas também reivindicam a homologação e demarcação das terras.

Segundo o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), entidade ligada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foram assassinados no país 503 índios entre 2003 e 2011. Do total, mais da metade, 279 são do povo Guarani Kaiowá.

Na semana passada, depois de serem ameaçados de expulsão por uma decisão da Justiça Federal de Naviraí, em Mato Grosso do Sul, os 170 índios divulgaram uma carta, na qual pedem que o governo e Justiça Federal não decretem a ordem de despejo "Estamos fazendo esse ato para dizer que muitas lideranças já foram mortas, derramaram sangue pelas suas terras, mas não queremos mais isso. Já decidimos coletivamente, não vamos sair das terras porque nós não temos para onde ir”, disse o líder indígena, Eliseu Lopes

Fidel Castro sofreu derrame cerebral

O ex-presidente cubano Fidel Castro teria sofrido um derrame cerebral e estaria "muito próximo de um estado neurovegetativo", de acordo com o médico venezuelano José Rafael Marquina. 
   
Em entrevista ao jornal El Nuevo Herald, de Miami, Marquina disse que o líder da Revolução Cubana estaria com dificuldades para se alimentar, falar e reconhecer as pessoas. 
   
"Ele sofreu um derrame embólico e não reconhece ninguém, absolutamente", afirmou o médico, famoso por possuir informações diretas sobre a saúde do presidente venezuelano, Hugo Chávez. 
   
Segundo Marquina, uma pessoa nesta situação "pode viver semanas, mas com deficiências na fala e na alimentação". "O que posso dizer é que não vamos voltar  a vê-lo em público".  
  
Nos últimos dias, foram frequentes os rumores sobre a saúde de Fidel, principalmente nas redes sociais cubanas. Algumas versões asseguram que o ex-presidente já teria morrido, mas o fato foi desmentido pelo filho do revolucionário, Alex Castro.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012


MENINGITE PODE SER A CAUSA DAS MORTES EM MAIRI 
Nesta quinta-feira, 18 de outubro de 2012, morreu uma criança de 4 anos de idade, que residia na Fazenda Viola, região do distrito de Angico, município de Mairi.

O pai da criança disse que mais 3 filhos dele foram encaminhados para o hospital com os mesmos sintomas, mas já receberam alta médica e passam bem.

Nos meses de agosto e setembro, um jovem de 16 anos e uma menina de 11 anos, que residiam na mesma região, morreram com os mesmos sintomas. Segundo informações, as vítimas deram entrada no Hospital Deputado Luiz Eduardo Magalhães com sintomas de febre, dor de garganta e diarréia.

Os médicos ainda não descobriram a causa das mortes. Essa é a terceira na mesma região e os moradores estão assustados.

A Secretaria de Saúde de Mairi juntamente com a SESAB e a 16ª. DIRES já estão tomando providências com o objetivo de obter um diagnóstico mais preciso sobre a causa direta dos óbitos.

Representantes da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia estiveram em Mairi para avaliar os casos. Eles estiveram na Fazenda Viola colhendo materiais, mas ainda não dispõem de um diagnóstico preciso.



A Secretaria de Saúde de Mairi juntamente com a SESAB e a 16ª. DIRES esclarecem a comunidade em relação á ocorrência de dois óbitos na Fazenda Viola, nas proximidades do distrito de Angico.

Os dois óbitos tiveram a apresentação de sintomatologia que podem ser atribuídas a diversas doenças infecciosas, a exemplo de Dengue, H1N1, Meningite, Parasitoses, Hepatite A, entre outras. Diante da ausência de material biológico que comprove a causa direta dos óbitos, algumas medidas estão sendo adotadas:

1. Coleta de água para exame bacteriológico no Laboratório Estadual;
2. Orientação quanto ao tratamento e consumo adequado da água;
3. Investigação para detecção de focos de dengue;
4. Visita ao Hospital e análise dos prontuários dos dois casos;
5. Visita aos familiares dos casos;
6. Reunião com a equipe de Saúde da Família e aos Agentes Comunitários da Área;
7. Reunião com os Professores e Pais da Escola Vereador Bernardino;
8. Estabelecimento de um Fluxo de Encaminhamento de possíveis casos da Atenção Básica, no PSF do Angico para o Hospital Deputado Luiz Eduardo Magalhães.

Comunicamos á população que os casos ocorreram numa única família, de forma localizada e as medidas cabíveis estão sendo tomadas, por tanto, não há motivo para o fechamento da escola e suspensão das aulas, tampouco para preocupação da comunidade com a disseminação de casos na população.

Finalizamos, salientando que seguimos com o processo de investigação e de assistência. Estamos alerta ao aparecimento de novos casos que apresentem os seguintes sintomas: febre alta de início súbito e manchas arroxeadas pelo corpo.



Prefeito de São Gonçalo é acusado de agressão



“A paciência estourou”. Foi assim que o prefeito reeleito de São Gonçalo dos Campos, na Região Metropolitana de Feira de Santana, Antonio Dessa Cardozo, o Furão (PSD), caracterizou o episódio protagonizado pelo alcaíde esta semana na referida cidade.

Furão foi acusado pelo proprietário do bar “Toca dos Amigos”, o senhor Adriano Pereira Silva, 72, de agressão, quando o idoso se encontrava no interior da residência, que fica junto ao estabelecimento. Adriano prestou queixa no Complexo Policial Investigador Bandeira na última terça-feira (16).
O proprietário do bar atribuiu a agressão a questões políticas, já que votou no candidato que concorria contra Furão nas eleições municipais. Segundo Adriano, a prefeito entrou no bar, tendo acesso a casa e o agrediu com um soco no ouvido. A fonte ainda disse que o gestor estava com o vice-prefeito, Flavio Barreto Falcão. 

Em entrevista uma emissora de rádio feirense, o prefeito se defendeu e disse que amigos lhe contaram que o dono do bar estava usando palavras de baixo calão para desqualificá-lo e o mesmo se dirigiu até o estabelecimento. Furão admitiu a agressão, porém disse que foi em legítima defesa, já que Adriano portava uma faca e poderia desferir-lhe um golpe. Segundo o prefeito, o fato aconteceu diante de várias pessoas.


Rapaz faz 90 cirurgias para parecer com o boneco Ken, da Barbie

Muitas pessoas fazem loucuras para ficarem mais parecidas com seus ídolos, como usar a mesma roupa ou mudar um penteado. Porém, o norte-americano Justin Jedlica foi além e passou por 90 cirurgias para tentar parecer com o boneco Ken, da Barbie.

Segundo o Huffingto Post, ele gastou cerca de R$ 200 mil com operações. Ele possui implantes de silicone no bumbum, bíceps e tríceps, contou que ama as suas mudanças físicas. "Contrariar as normas é muito divertido", disse.

As operações não são apenas com relação ao silicone. Jedlica também não gostava do tamanho de seu nariz e resolveu diminuí-lo, passando por cinco cirurgias. Ele contou que está próximo do esperado, mas ainda não está como ele quer.

Tantas transformações podem trazer problemas para Justin, tanto que os médicos já informaram que o silicone pode colocar sua vida em risco.

 Justin Jedlica disse que não pretende parar de modificar o corpo

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

JUSTIFICATIVAS SOBRE SOBRE  MATÉRIA VEICULADA NA MÍDIA E NESTE BLOG QUE APONTA  MÉDICO DE SANTA BARBARA COMO SUPOSTO MÉDICO FALSO 


Nota Pública de Esclarecimento


Nos últimos dias vêm se veiculando na imprensa e entre opositores interessados em prejudicar o município, informação de que o município de Santa Bárbara teria contratado um “falso médico” para atendimento no Hospital Municipal Antônio Alves Mascarenhas. Esse assunto merece alguns esclarecimentos.

Tem sido comum em alguns programas de rádio e outros meios de comunicação a veiculação de informações com claro interesse de macular o trabalho que vem sendo realizado pela gestão atual. Não raro, as notícias assumem uma configuração de ofensas morais e pessoais. No caso mais recente, onde se apresenta o caso de contratação de falso médico no município de Santa Bárbara percebem-se mais uma vez a intenção de desvalorizar o plano de trabalho que vem sendo desenvolvido e de diminuir o compromisso e a responsabilidade do Prefeito.

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que nos plantões dos finais de semana, no referido hospital, atuam dois profissionais médicos como plantonistas e que em nenhum momento a Unidade Hospitalar ficou desassistida.

Vale salientar que o Sr. Gian Souza Oliveira, alvo da suposta suposição profissional, não faz e nunca fez parte do quadro de contratados da Secretaria Municipal de Saúde, tendo chegado ao Hospital apenas para substituir o plantonista titular o Dr. Sérgio Murilo Marques Souza, CRM 22267 que, por razões ainda desconhecidas, não pode comparecer à unidade hospitalar sendo, portanto, o detentor da responsabilidade pelo acesso deste “profissional” na unidade Municipal de Saúde.

Informamos que as atividades do Hospital continuam normalmente, e que o fato será esclarecido a todos após a conclusão das investigações, onde serão tomadas as medidas punitivas e legais cabíveis.

Ressaltamos, ainda, que as últimas notícias espalhadas pela cidade, propositalmente e sem nenhum critério investigativo, mais uma vez, não expressa a verdade dos fatos, pois tendem a confundir a consciência das pessoas de boa fé visando proveito político eleitoral em detrimento do interesse público.

Finalmente, esta Secretaria Municipal de Saúde, através de sua Secretária, reitera que tudo será apurado e esclarecido. Esta é a determinação do Prefeito Municipal. Tudo pelo bem da coletividade. A verdade e a justiça prevalecerão.


Alcione Assunção Correia Lima
Secretária Municipal de Saúde
Gestora do Fundo Municipal de Saúde


segunda-feira, 15 de outubro de 2012

O PODER DA IMPUNIDADE EM MAIRI 


No inicio do ano letivo nosso Blog e o Blog  Meu Ponto de Vista de Orlando Dionísio, digamos de inicio blogs dos  primeiros alunos a estudarem com mais 40 colegas no Colégio Cenecista de Mairi alunos esse que se consideram roubados diante da canalhice de Alicio Leal em doar para estranhos do Recife  um patrimônio que foi construído com o suor e sacrifício  de nossos pais que doaram material, dinheiro e participaram desde as escavações e lançamento da pedra fundamental.  

Na Mairi da impunidade um elemento na qualidade de vereador se apresentava como responsável pela colocação da luz na zona Rural como se fosse uma conquista dele a ponto de solicitar de Sinval Pacheco 100 votos se ele Sinval quisesse ter o Beneficio da Luz para Todos, Já   segundo relato de Junior de Dega na frente de diversas pessoas não teve o Direito a tal beneficio por ter se recusado as condições impostas. Com Samuel Neri já aconteceu o contrário depois de instalada a luz o tal vereador chegou e disse "Está sabendo que foi eu que trouxe né ? Portanto não se esqueça de dá um votinho em R " a certeza da impunidade é tamanha que tal Candidato colocou uma lâmpada em sua propaganda eleitoral justificaria se tal vereador fosse no minimo eletricista, servidor no ramo de iluminação ou eletrificação ou se fosse servidor da Coelba. 

Voltando a questão da impunidade os blogs supra citados criticaram a postura da Diretoria do extinto Cenecista e hoje Colégio Municipal Getúlio Vargas pelo fato de ser um Colégio Publico e não adotar os livros gratuitos do MEC e o mais grave e agindo como Colégio Particular  forçando pais a adquirirem Módulos caríssimos indicando inclusive em que livraria deveria ser adquirido  no imoral tráfico de influência. Clic Aqui

Da mesma forma ocorreu com o fardamento escolar que é distribuído gratuitamente em todas cidades da Bahia juntamente com o Kit Escolar.Clic Aqui

Em face as irregularidades encaminhei denuncia para Ouvidoria Geral do Estado e recebi da Secretaria de Educação a seguinte resposta:
================================================
Prezado (a) cidadão (ã),

Em atenção ao seu registro, informamos que este foi encaminhado ao órgão competente SEC   , onde serão adotadas as devidas análises e providências para a solução do seu pleito.

Lembramos que a Ouvidoria Geral do Estado também atende gratuitamente às suas ligações através do 0800 284 0011 e ainda pode ser acessada através do site: www.ouvidoriageral.ba.gov.br.

Assegurar ao cidadão a oportunidade de participar da administração pública através da Ouvidoria é um dos compromissos do Governo da Bahia. Com suas sugestões, reclamações, denúncias e elogios, estaremos construindo um relacionamento transparente, garantindo o fortalecimento da democracia, e acima de tudo, respeitando os seus direitos de cidadão.



Cordialmente,

Ouvidoria Geral do Estado.

================================================
Prezado Senhor Ademário Santos de Carvalho,


Em atenção ao seu registro de nº490068, comunicamos que para a resolução da situação apresentada nesta denúncia, Vossa Senhoria deverá inicialmente procurar a Prefeitura do Município e sua Secretaria Municipal da Educação, pois, conforme a legislação vigente no país, a responsabilidade por acompanhar e promover educação de qualidade nas escolas do Ensino fundamental é do Município e referida a escola citada , está sobre a jurisdição do município de Mairi.
Caso não tenha êxito na resolução do problema junto a Secretaria Municipal da Educação, deverá acionar o Ministério Público e solicitar medidas que objetivem sanar a irregularidade na ação da  gestora da referida instituição de ensino, por está contrariando  preceitos constitucionais.


Atenciosamente,

Ouvidoria/Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

www.educacao.ba.gov.br
================================================
A Administração Municipal mudará em Janeiro que com a possível  exoneração da atual Secretária Municipal de Educação cessem os desmandos e que os alunos e pais  de alunos, em face a gratuidade do Ensino Público não sejam mais  vitimas dessa exploração nem desse comércio ilegal  


  


sábado, 13 de outubro de 2012

SERÁ QUE A ATUAL ADMINISTRAÇÃO INAUGURARÁ E COLOCARÁ TODOS EQUIPAMENTOS DA ACADEMIA AO AR LIVRE DA PRAÇA DA BÍBLIA ?

Deixamos aqui sugestões de equipamentos para abreviar fácil e rápido  se é  que não vai deixar uma obra inacabada.