sábado, 31 de maio de 2014

Filho de Pelé é condenado a 33 anos de prisão por lavagem de dinheiro

Filho de Pelé é condenado a 33 anos de prisão por lavagem de dinheiro
Foto: Divulgação/Santos Futebol Clube
O ex-goleiro do Santos Edson Cholbi do Nascimento, o Edinho, filho de Pelé, foi condenado pela Justiça por crime de lavagem de dinheiro, proveniente do tráfico de drogas, pela juíza Suzana Pereira da Silva, auxiliar da 1ª Vara Criminal de Praia Grande, no litoral de São Paulo. A decisão foi tomada nesta sexta-feira (30). O ex-jogador, que faz parte da comissão técnica do clube paulista, ainda pode recorrer.

Edinho foi condenado a cumprir 33 anos de detenção. Além do filho de Pelé, Clóvis Ribeiro, o "Nai"; Maurício Louzada Ghelardi, o "Soldado"; Nicolau Aun Júnior, o "Véio"; e Ronaldo Duarte Barsotti, o "Naldinho", também foram condenadas pela mesma prática. De acordo com as investigações, "Naldinho" era o líder da organização criminosa, que tinha sua base em Santos e possuía ligação com o Comando Vermelho, no Rio de Janeiro. Além dos réus condenados, outras pessoas também integram o grupo, descoberto pelo Departamento de Investigações sobre Narcóticos (Denarc) por meio da Operação Indra, em 2005.

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Três feridos e oito armas apreendidas em São Desidério










Na noite deste domingo, 26, a guarnição 1061 da Polícia Militar da CETO/PELOPES do 10º BPM, com apoio da guarnição 1045 da PM de São Desidério, apreendeu sete armas de fogo após uma diligência onde três pessoas foram alvos de disparos de armas de fogo no Povoado de Estiva.

Na diligência dos policiais militares no povoado onde três pessoas foram alvejadas por disparos, as guarnições apreenderam quatro armas de fogos. Sendo uma espingarda calibre 12, uma espingarda bate bucha, rifle calibre 22 e um revolver calibre 38.

As armas foram apreendidas na residência dos suspeitos de terem disparados os tiros contra três vítimas.

Nas proximidades do mesmo povoado, foi realizada uma abordagem a um veículo VW Gol, cor prata, onde foram encontradas mais três armas de fogo: Uma espingarda cartucheira calibre 24 e duas espingardas calibre 32.

Além das sete armas de fogo apreendidas, uma boa quantidade de munições, cerca de 60 cápsulas, também foi apreendida.

Das três pessoas baleadas, duas não tiveram suas identidades reveladas. O único identificado foi um homem de prenome Charles.

Os outros dois baleados, um e uma mulher, foram socorridos para o Hospital do Oeste, em Barreiras.

Fonte: Sigi Vilares

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Votação para tribunal de contas termina em briga na Assembleia

Votação para tribunal de contas termina em briga na Assembleia

A confusão começou quando os deputados de oposição denunciaram aos berros que diversos parlamentares da base governista fotografaram por celular o voto, que é secreto

A tão esperada votação para a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), entre os candidatos o deputado Zezéu Ribeiro (PT-BA) e o deputado Carlos Gaban (DEM), realizado na noite desta quarta-feira (28), transcorreu em clima de guerra e tornou a Casa Legislativa da Bahia, um verdadeiro ringue entre parlamentares.

O resultado de 47 votos favoráveis contra 11 contrários, dois em branco e um nulo deflagrou um clima ansioso dos parlamentares, que garantiu a vitória do deputado petista como novo integrante da corte do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

A confusão começou quando os deputados de oposição denunciaram aos berros que diversos parlamentares da base governista fotografaram por celular o voto, que é secreto, o líder da bancada de oposição Elmar Nascimento (DEM), se revoltou. “Esse é o pior dia da história da Assembleia. Isso é um prostíbulo. É um brega”, disparou o democrata, jogando cédulas de votação no chão.

O candidato de deputado estadual Carlos Gaban afirmou: “isto era uma imoralidade e que a Assembleia Legislativa merecia o status de uma casa da vergonha, onde deputados com mandato dado pela população se submetem à acuação do governador Jaques Wagner”, disse.

A briga entre os deputados democratas Paulo Azi e Elmar Nascimento, que em seu climax levou a disputa para tapas e socos, se conteve quando os parlamentares receberam a informação do presidente da Casa, o deputado Marcelo Nilo, que nesta quinta-feira (29), levará situação ao Conselho de Ética.

Nesta mesma noite, titulou-se o deputado estadual Joao Bonfim (PDT), como novo integrante da corte do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Aprovado por 52 votos, contra 9 em branco e um nulo, o parlamentar, na sabatina promovida no início dessa semana, dia 27, na Comissão de Constituição e Justiça, agradeceu a oportunidade, prometendo honrar com a nova missão conquistada.

Já na votação da vaga do conselheiro Paulo Maracajá, no Tribunal de Contas do Municípios (TCM), o indicado pelo governador Jaques Wagner, o deputado federal Mário Negromonte (PP-BA) titulou-se novo integrante da corte, com o resultado de 47 votos favoráveis, 11 contrários, dois votos em branco e um nulo. Com o nome aprovado, ele foi ao plenário para agradecer o apoio dos deputados estaduais.

Comercial de Compadre Washington é tirado do ar por ser "ofensivo"

Reprodução
Compadre Washington em comercial do site de classificados Bom Negócio; anúncio deverá ter alterações
O Conar (Conselho de Autorregulamentação Publicitária) recomendou nesta terça (27) que a expressão "Ordinária", dita por Compadre Washington, seja retirada do anúncio do site de classificados Bom Negócio.
O problema é que o Conar recebeu reclamações de cerca de 50 pessoas que se sentiram ofendidas  com a expressão "ordinária", muito usada pelo É o Tchan do cantor, e que começa a ser dita na propaganda. O órgão julgou que a expressão extrapolou o limite do bordão e considerou o anúncio "desrespeitoso" para as mulheres.

Na propaganda, que já foi vista por mais de 8 milhões de pessoas na internet, um casal está na piscina de uma casa quando Compadre Washington aparece em um aparelho de som falando sem parar: "Êta, mainha! Danada! Que abundância, mermão! Assim você vai matar papai, viu? Esse aí que é seu marido? Sabe de nada, inocente! Vem, vem, ordiná...", e desaparece, sem terminar o bordão "ordinária".
O Bom negócio
A empresa tem dez dias para entrar com recurso contra a decisão - o Bom Negócio disse que aguarda a notificação do Conar para tomar providências. A propaganda pode continuar sendo exibida na internet.

quarta-feira, 28 de maio de 2014


Dilma assina MP que exige emplacamento de tratores e máquinas fabricados após 1/08/2014



Tratores e demais veículos agrícolas fabricados antes de 1 de agosto de 2014 estão isentos de registro e licenciamento para o trânsito em via pública, conforme medida provisória publicada ontem no Diário Oficial da União.

Os veículos fabricados após esta data terão de ser registrados no Detran, mas sem necessidade de renovação periódica.

Tratores poderão ser conduzidos em via pública por condutor habilitado na categoria B, a mesma exigida para a condução de carros de passeio.

Autor de projeto que isentava todas as máquinas agrícolas, o deputado Alceu Moreira criticou o fato de que veículos fabricados após 1 de agosto terão de ser licenciados para circular em via pública.

Ele espera que o Congresso derrube o veto do governo à proposta original. Na última sexta-feira, o ministro da Agricultura, Neri Geller, havia sido taxativo ao falar sobre o futuro do licenciamento para máquinas. ‘Enquanto estiver no Ministério não haverá emplacamento de veículo algum’, afirmou.

fonte

Seleção Alemã ameaça não jogar na Arena Pernambuco

Ozil
Özil: “ou se cumpre a lei, anulando os atos administrativos ilegais no Cais José Estelita, ou não jogamos em Pernambuco”.
Com jogo marcado para o dia 26/06 contra os Estados Unidos pela Copa do Mundo, a Seleção Alemã ameaça não jogar na Arena Pernambuco. Extremamente politizados, os jogadores alemães estão completamente inteirados da situação da ocupação do Cais José Estelita e fizeram questão de se solidarizar com uma parcela da sociedade civil que deseja a reavaliação de planos urbanísticos gentrificadores. Acampados há dias no território em questão, utilizando eletronicamente as hashtags #OcupeEstelita e #ResisteEstelita, integrantes do grupo Direitos Urbanos conseguiram impedir a derrubada de antigos Galpões que aconteceria de modo furtivo na calada da noite. Um dos ativistas, inclusive, sofreu agressões e ameaças de morte por parte dos seguranças da construtora que ali ostentava máquinas de demolição.
#OcupeEstelita
Ocupantes na área do Cais José Estelita: “não é apenas contra torres de 40 andares, é por uma cidade mais humana”.
A demolição dos armazéns do Cais José Estelita é uma das etapas de construçãodo projeto do bairro Novo Recife. O projeto, que prevê a construção de doze torres além de centro empresarial e hotel, é controverso. A iniciativa é protagonizada pelo Consórcio Novo Recife, formado pelas construtoras Moura Dubeux, Queiroz Galvão e GL Empreendimentos. O que chama a atenção é que o projeto acumula atualmente cinco ações judiciais na Justiça Estadual e Federal. “Aqueles que estão ocupando a área se importam com a requalificação da cidade enquanto moradia e não apenas como espaço de circulação. O pleito dos manifestantes é que seja cumprida a lei, anulando-se os atos administrativos ilegais e realizando-se as audiências públicas necessárias, para discussão do plano urbanístico da área com a sociedade civil. Caso isso não ocorra, nos recusamos a jogar em Pernambuco”, afirmou Mesut Özil, meio campo da Seleção Alemã.
Abaixo, dois vídeos brasileiros sobre o caso, que chegaram a ser compartilhados nas redes sociais por jogadores alemães:


https://www.youtube.com/watch?v=5xuoNvytFD8


Índio fere PM com flechada em ato anti-Copa em Brasília

Protesto foi marcado por um grupo que é contra os gastos da Copa, mas acabou reunindo integrantes do MTST

Índios que protestavam por demarcações de terra em frente ao Congresso entraram em confronto com a Polícia Militar do Distrito Federal ao se juntarem a manifestação contra a Copa na tarde desta terça-feira (27), em Brasília, com a participação de índios e sem-teto, terminou em confronto com a Polícia Militar, deixou um saldo de três feridos, causou um caos no trânsito na capital e interrompeu a visitação à taça do Mundial. Entre três os feridos está um PM atingido por uma flecha na perna e um manifestante com o nariz quebrado, de acordo com a Polícia Civil. Quatro pessoas foram presas. O protesto foi marcado por um grupo que é contra os gastos da Copa, mas acabou reunindo integrantes do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), que protestavam na cidade contra o deficit habitacional, e cerca de 300 índios que exigiam demarcações de terras.
O início do confronto ocorreu por volta das 17h, quando a PM barrou, com sua cavalaria, a aproximação dos manifestantes que pretendiam chegar ao estádio Nacional Mané Garrincha, onde a taça da Copa estava em exposição para o público. Até aquele momento a passeata, com cerca de mil pessoas, segundo a PM, estava pacífica. Mas, quando os manifestantes chegaram perto da barreira feita pela cavalaria, o clima mudou. Os índios, que estavam na frente da marcha, aproximaram-se dos PMs empunhando arcos e flechas. A polícia disparou bombas de gás lacrimogêneo e os manifestantes reagiram com flechadas, paus e pedras. O estádio já estava cercado por PMs, para impedir manifestantes de se aproximar.
Índios entraram em confronto com a PM (Foto: Estadão Conteúdo)
“A cavalaria chegou na frente e não paramos. Os cavalos se assustaram, e vieram bombas”, disse o cacique Marcos Xupuru. Foi nesse momento que um dos policiais do Batalhão de Cavalaria, o cabo Cleber José Ferreira, foi perfurado por flecha na perna esquerda. A PM passou cerca de meia hora lançando bombas de gás para dispersar os manifestantes, que recuaram e acabaram chegando próximo aos motoristas retidos no trânsito. Por 20 minutos, cerca de dez veículos foram bloqueados pelos índios, que ainda empunhavam arcos e flechas e apontaram para motoristas. As bombas de gás chegaram a atingir uma feira de artesanato próxima ao estádio.
Por volta das 18h, a polícia liberou o trânsito no Eixo Monumental, uma das principais vias da cidade, e o grupo voltou caminhando pelo canteiro central. Os líderes do protesto disseram que pretendiam ter ido ao estádio para ver a taça e que foram recebidos com violência. “Assim que chegamos, a PM começou a jogar bomba”, disse Edson da Silva, dirigente do MTST. A Secretaria de Segurança local informou que a ação da PF foi eficiente para proteger “o grande público, especialmente crianças, estudantes e idosos que estavam no evento de visitação da taça”.
Segundo a Coca-Cola, que organiza o evento, a visitação foi suspensa por segurança, e a taça foi retirada do local. Para esta quarta (28), a exposição da taça está mantida. Os organizadores do protesto prometem outra manifestação para a sexta-feira (30) e serão feitos atos em todos os dias de jogos em Brasília.
Agências bancárias da cidade de Mundo Novo são explodidas por bandidos


As agências do Banco do Brasil e do Banco do Nordeste da cidade de Mundo Novo foram explodidas por volta das 2h30min da madrugada desta quarta-feira, 28 de maio de 2014.


Cerca de 20 elementos fortemente armados efetuaram vários disparos e explodiram as duas agências bancárias, localizadas na Praça Senador Cohin, no centro da cidade.

De acordo com informações de populares, foram 04 explosões. Muitos moradores acordaram assustados. A ação durou cerca de 30 minutos, deixando a população em pânico.

Os criminosos fugiram e incendiaram um veículo na estrada. Ainda não se sabe a quantia em dinheiro levada. Por sorte, ninguém ficou ferido.

fonte Agmar Rios


















































terça-feira, 27 de maio de 2014

Polêmica: Cidade nordestina é febre nas redes com cachaça de maconha



Encravado no “polígono da maconha”, região pernambucana famosa pela produção da erva em áreas irrigadas pelo rio São Francisco, o município de Cabrobó (a 531 km do Recife) vem se tornando conhecido por um “souvenir” peculiar: uma cachaça artesanal com raiz de maconha, a “Pitúconha”, na última semana a cachaça virou febre nas redes sociais e foi um dos assuntos mais comentados no país.

É fácil encontrá-la em bares e carrinhos que vendem espetinhos de carne. Os interessados encontram o produto tanto em dose (R$ 1) como em garrafa. Com o rótulo que se apropria da tradicional marca pernambucana de aguardente Pitú, essa caninha sai por R$ 30.

“Aguardente de cana adoçada com raiz de maconha”, informa, sem pudor, o rótulo da garrafa de 965 ml. “O Ministério do Transporte adverte: o perigo não é um jumento na estrada. O perigo é um burro no volante”, completa, em tom jocoso, o aviso da embalagem.

A Folha conversou com um servidor municipal que, aos finais de semana, vende doses de cachaça de maconha em seu carrinho de churrasco.Ele diz que algumas pessoas coletam as raízes que sobram das operações policiais de erradicação dos pés de maconha e vendem para os produtores de cachaça. Um saco de 30 kg sai a R$ 100.


O servidor, que vende a cachaça há cinco anos, afirma que chega a comercializar até seis garrafas por semana. “Já virou souvenir. Tem um pessoal do banco que compra de carrada. O pessoal tem muito interesse de conhecer. Houve até um leilão na capital. Saiu por R$ 200″, afirma.


Autor: Com informações da Folha de São Paulo
Ribeira do Pombal-BA: mulher grávida morre ao se atirar na frente de uma carreta


Por volta das 15h00 desta segunda-feira, 26, um acidente chocou a cidade de Ribeira do Pombal. Uma carreta de placa policial JQF 5328 de Ribeira do Pombal, que já tinha subido a Av. Santa Tereza sentido a distribuidora de Farinha, quando ao dobrar a esquina, atingiu a vítima Gicelma de Jesus Oliveira, 37 anos, moradora da fazenda Cajarana, próximo ao povoado pombalense Boca da Mata

De acordo com informações a vítima que estava grávida, teria saído correndo da “Lanchonete de Netinho”, quando teria se atirado em frente ao veículo. Segundo os Policiais Militares que estavam no local esta versão foi confirmada por uma das testemunhas, que se apresentou como Luíz Carlos.

O local foi preservado pela Polícia Militar, já que em pouco tempo formou uma grande aglomeração de parentes e curiosos. O motorista da carreta, Gilson Gonçalves dos Santos, permaneceu no local, porém foi levado para a Delegacia de Polícia Civil, pelos militares, afim de ter sua integridade física resguardada.

Por volta das 17:00hs o Departamento de Polícia Técnica de Euclides da Cunha chegou em Ribeira do Pombal, onde periciaram o corpo, que foi levado para a Delegacia de Polícia Civil de onde será conduzido para o IML de Euclides da Cunha.
Governo determina sigilo de 30 anos sobre R$ 1 bilhão gastos em porto cubano


Todos já sabem que o governo Dilma 'deu' através do BNDES mais de R$ 1 bilhão para os ditadores cubanos reestruturarem o tal porto Mariel. O que poucos sabem, é que os detalhes da 'doação' estão sob sigilo absoluto por 30 anos. Entrentanto, em face da era da informação, algumas coisas vazam de quando em vez.

REVEJA: Porto pago com o dinheiro do povo brasileiro, serve como 'escoador' de armas, segundo ONU

Documento mostra alguns detalhes da operação financeira para bancar porto

O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) já repassou o equivalente a mais de R$ 1 bilhão à construtora Odebrecht pela reforma do porto de Mariel, em Cuba, um negócio mantido em sigilo, por até 30 anos, pelo governo brasileiro, que considera que a revelação dos detalhes do financiamento “põe em risco as relações internacionais do Brasil” e pode “levantar questionamentos desnecessários”, conforme extrato de classificação de documentos.

Esses papéis mostram que uma parte do custo do financiamento envolveu parcelas pagas “a fundo perdido pela União” – o governo diz que isso não motivou sigilo.

A empreiteira baiana ainda tem o equivalente a mais de R$ 500 milhões a receber do governo brasileiro por essa obra em Cuba.

Para modernizar o porto de Mariel, o governo cubano, dos irmãos Fidel e Raul Castro, escolheu a construtora brasileira. Depois, o BNDES financiou o empreendimento de US$ 957 milhões com US$ 692 milhões (R$ 1,5 bilhão), repassando os valores integralmente à Odebrecht. Mas os detalhes da operação, como garantias e prazos de pagamento, são mantidos em sigilo pelo Brasil.

Um empréstimo da construtora a uma empresa de consultoria, que o Conselho de Atividades Financeiras (Coaf) considera como possibilidade de “desvio de recursos públicos”, deve ser um dos temas de audiência pública com o presidente do banco, Luciano Coutinho, na Comissão de Fiscalização Financeira da Câmara, na quarta-feira (28). O negócio foi revelado pelo Congresso em Foco no último dia 19.

Em janeiro, Dilma Rousseff e o presidente Raul Castro inauguraram a reformulação do porto cubano. De acordo com o BNDES, a obra está “praticamente concluída” e, por isso, nem todo o dinheiro foi repassado à Odebrecht, mas só 70%. Os desembolsos são feitos à medida que a construção vai ficando pronta. O BNDES diz que não financia o governo cubano, mas “o exportador brasileiro” de obras e serviços. Em caso de eventual calote de Cuba, hipótese abraçada pela oposição no Congresso, a Odebrecht não será responsabilizada.

Dois anos após iniciar as obras no porto, a Odebrecht concedeu um empréstimo de R$ 3 milhões a uma consultoria, a Noronha Engenharia.

No ano seguinte, sem que o débito fosse quitado, a construtora firmou um contrato de R$ 3,6 milhões para que a empresa carioca avaliasse a qualidade das estruturas do porto. Mas um email atribuído ao setor financeiro da empreiteira cobra da Noronha a devolução de R$ 2,5 milhões desses valores. Os “pagamentos-espelho” foram negados pela Odebrecht, que disse não reconhecer a autenticidade da mensagem eletrônica e negou a devolução de dinheiro. Já a Noronha respondeu que os pagamentos eram atrelados ao serviço em Cuba como forma de quitar o empréstimo anterior. O Coaf, porém, estranha a operação. Deputados do Solidariedade e do PPS prometem questionar Luciano Coutinho sobre o assunto.

Os pegadores de carona que não fazem nada mais do que 'dar o tapa e esconder a mão'

O líder do PPS, Rubens Bueno (PR), diz que a alegação de segredo não pode impedir a fiscalização do negócio pelo Congresso Nacional. “Tudo isso com que os bancos se blindam é o tal do sigilo bancário. A comissão pede as informações, em sigilo, para saber se houve crime ou não, se houve privilégio ou não”, disse o deputado ao site. Bueno pede a aprovação de uma Proposta de Fiscalização e Controle (PFC), espécie de mini-CPI dentro da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, e pretende questionar Luciano Coutinho sobre o assunto na audiência da Comissão de Fiscalização e Controle. “Queremos tirar essa blindagem do sigilo e partir para a investigação.”

Simplício Araújo (SD-MA) disse que vai fazer um requerimento formal do BNDES para esclarecer o negócio da consultoria que atestou as obras da Odebrecht. “Parece negociação de prefeito corrupto do interior”, diz Simplício.

Fundo perdido

O BNDES se negou a informar ao Congresso em Foco em quantas parcelas emprestou os US$ 692 milhões a Cuba para a construção do porto de Mariel e quando vencem a primeira e a última prestações. “Questões relativas a condições financeiras de contratos são protegidas pela lei de sigilo bancário”, disse a assessoria do banco.

Um Termo de Classificação de Informação produzido há dois anos pelo gabinete do então ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Fernando Pimentel, e obtido pelo Congresso em Foco mostra alguns detalhes da operação. De acordo com ele, o empréstimo acertado em 2008 era um pouco menor, de US$ 600 milhões, para serem usados durante quatro anos. Há condições específicas para Cuba, como prazo de pagamento para começar a quitar o empréstimo e as contrapartidas dos cubanos no negócio.

O documento menciona que as condições de financiamento envolvem o custo da operação. E que essa operação é formada também por uma parcela paga, “a fundo perdido pela União”, do Programa de Financiamento à Exportação (Proex), na modalidade Equalização. Nesse sistema, o programa, cujo agente é o Banco do Brasil, o Proex “assume parte dos encargos financeiros, tornando-os equivalentes àqueles praticados no mercado internacional”, conforme definição constante em outros documentos do MDIC.

Procurada, a assessoria do ministério afirmou que o sigilo das informações foi motivado porque a publicidade do caso “comprometer a condução de outras negociações e as relações internacionais do Brasil”, com base na Lei de Acesso à Informação. “Não há que se falar que a classificação dessas informações se deu por se tratar de recurso “a fundo perdido”.

“Questionamentos desnecessários”

De acordo com o Termo de Classificação, o negócio foi classifico com o grau de “sigilo secreto”. Por isso, deve ficar em segredo por 15 anos a partir de 2008, prazo prorrogável uma vez, ou seja, até 2038.

No termo, o gabinete de Pimentel afirma, em 18 de junho de 2012, que memorandos de entendimento, protocolos, cartas, pareceres, correspondências e notas técnicas sobre o financiamento, à época avaliado em US$ 600 milhões, devem ficar em sigilo porque as informações “põem em risco” as relações internacionais, outras negociações entre Brasil e Cuba e ainda revelarão papeis de outros Estados e organismos internacionais fornecidos em caráter reservado. A divulgação das condições do empréstimo pode “inviabilizar outros projetos e levantar questionamentos desnecessários” e “resultar em constrangimentos diplomáticos”.

Operações com outros países poderiam ficar prejudicadas, porque as condições específicas seriam outras, “apesar de seguirem parâmetros internacionais”.

Exportações

A assessoria do MDIC disse que “dados referentes ao financiamento de exportações brasileiras” foram considerados sigilosos, e listou três documentos que estão nesta situação, inclusive Cuba. De acordo com a assessoria, os valores desembolsados não estão sob segredo e podem ser acessados no site do BNDES.

Na página do banco, observa-se que foram exportados para Cuba, com apoio do banco, US$ 802 milhões entre 1998 e 2013. No segundo governo Fernando Henrique (PSDB), de 1998 a 2002, o volume de exportações bancadas pelo BNDES para Cuba foi de US$ 7,5 milhões por ano. Já na era Lula-Dilma (PT), de 2003 a 2013, a média anual saltou para US$ 69,5 milhões.

Vistorias

Assim como o BNDES, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio não comentou a operação financeira entre a Odebrecht e a consultoria. O banco disse ao site que, por padrão de controle, fiscaliza as obras que financia por meio de vistorias in loco e conferência de gastos na execução do projeto. A assessoria do BNDES disse que a empreiteira já havia sido escolhida pelo governo cubano para reformar o porto de Mariel e só depois pediu o financiamento bancário, cuja aprovação “obedeceu aos ritos ordinários de concessão de qualquer empréstimo” na instituição dirigida por Luciano Coutinho.

O banco frisou que o dinheiro não saiu do Brasil, mas foi integralmente usado em empresas nacionais. “O Brasil atua de modo análogo à maioria dos países, já que o apoio às exportações por meio de instituições estatais é parte de estratégia nacional para promover o desenvolvimento”, disseram, em artigo no Valor Econômico, a superintendente e o chefe de Comércio Exterior do banco, Luciene Machado e Luiz de Castro Neves. Pelas normas divulgadas no site da instituição, a construção de portos financiada pelo banco exige nacionalização de pelo menos 60% das peças.

Seguro

O presidente da Odebrecht, Marcelo Odbrecht, que esteve com Dilma Rousseff na inauguração do porto de Mariel, defendeu o sigilo, em artigo na Folha de S.Paulo. “As únicas informações que não são públicas são as usuais das operações bancárias, como o valor do seguro, eventuais contragarantias e taxas que compõem a operação”.

Dados do BNDES mostram que, no ano passado, a instituição teve lucro líquido de R$ 8,15 bilhões. A inadimplência foi de apenas 0,01%. Marcelo Odebrecht rebateu as especulações sobre um eventual calote cubano, responsável por pagar o empréstimo canalizado para a empreiteira. “A ocorrência de calotes não está relacionada a alinhamentos ideológicos: os maiores defaults recentemente enfrentados vieram dos EUA e Chile”, disse o presidente da construtora. (Fonte: Congresso em Foco).
Papa abre a porta para que padres possam casar


Papa moderno...

“Por não ser um dogma da fé, a porta sempre está aberta...” Não há regras nem zonas vermelhas. Os jornalistas perguntam o que consideram oportuno e o papa Francisco responde. Já tinha feito isso no seu regresso do Rio de Janeiro –“quem sou eu para julgar os gays?” – e volta a fazê-lo agora no avião da El Al, a companhia aérea israelense, no trajeto entre Tel-Aviv e Roma.

Celibato obrigatório?

Uma das questões levantadas é a do celibato obrigatório dos sacerdotes, um velho assunto que volta a ficar atual depois de que, há apenas alguns dias, um grupo de 26 mulheres apaixonadas por sacerdotes enviou uma carta a Jorge Mario Bergoglio lhe pedindo que deixe de proibir 'um vínculo tão forte e bonito'. O Papa não se esconde na resposta à pergunta sobre se está disposto a levar adiante uma discussão incômoda no seio da Igreja:


'A Igreja católica tem padres casados. Católicos gregos, católicos coptas, existem no rito oriental. Por que não é um debate sobre um dogma, mas sobre uma regra de vida que eu aprecio muito e que é um dom para a Igreja. Por não ser um dogma da fé, a porta sempre está aberta'.

Uma das novidades de Francisco é precisamente essa: sua disposição de discutir o discutível, sem que por isso deixe de expressar sua opinião.

Desse modo, a velha aspiração de um setor da Igreja de que os padres possam casar-se e ter filhos sem se verem obrigados a abandonar o sacerdócio volta ganhar esperança.

Como também a de integrar novos modelos de família, como os separados que voltaram a se casar, um grupo muito numeroso sobre o qual o próximo sínodo da família terá de debater e chegar a soluções.

Da mesma forma que o Vaticano, embora não com a celeridade que talvez fosse necessária depois de décadas de paralisia, começa a reagir contra os abusos sexuais de menores cometidos por seus membros. É outro dos assuntos sobre os quais Bergoglio responde de forma clara:

— O que o senhor fará se houver um bispo que não observar essas normas, o exclui ou pede que se demita ou haverá outras sanções? Como se pode enfrentar no sentido prático?

"Na Argentina dizemos dos privilegiados: ‘este é um filho de papai’. Pois bem, nesse problema não haverá ‘filhos de papai’. Neste momento há três bispos que estão sob investigação: um já está condenado e está sendo estudada a pena que lhe será imposta. Não existem privilégios. O sacerdote que faz isso trai o corpo do Senhor porque, em vez de levá-los à santidade, abusa. E isso é gravíssimo. É como... eu lhes farei uma comparação. É como uma missa negra, por exemplo: você tem de levá-lo à santidade e o conduz a um problema que vai durar toda a vida.”

O Papa revela que dentro de alguns dias será celebrada uma missa na residência de Santa Marta da qual participará um pequeno grupo de vítimas de abusos. “São seis ou oito pessoas, da Alemanha, da Inglaterra e Irlanda. E depois se reunirão com o cardeal [Sean Patrick] O’Malley, o presidente da comissão contra os abusos. Mas quanto a isso temos de seguir adiante, adiante! Tolerância zero!!

Não é a única frente aberta pelo Papa. Nem deixaram de aparecer escândalos econômicos nos quais se incluem altos personagens da Cúria, como o ex-secretário de Estado, cardeal Tarcisio Bertone. Bergoglio admite que sempre haverá escândalos, mas diz que sua reforma da Cúria procura precisamente impedi-los. Os jornalistas lhe perguntam sobre a luxuosa festa em um terraço do Vaticano ou o suposto desvio de 15 milhões de euros (45,4 milhões de reais) por parte de Bertone. O Papa não o defende. Somente diz que o assunto não está claro, que está sendo investigado e que sua campanha para fazer do Banco do Vaticano –o IOR– uma entidade decente já provocou o fechamento de 1.600 contas. O problema que persiste, admite o papa argentino, é que há ainda membros da Cúria que resistem, “para os quais não está claro”.

Como tampouco não lhes parece claro que o bispo de Roma se meta em assuntos tão delicados como resolver o conflito no Oriente Médio ou opinar sobre o sistema econômico mundial. Mas o Papa não se faz de desentendido e responde às perguntas. “Estamos em um sistema econômico múltiplo que coloca no centro o dinheiro, e não a pessoa humana. Um verdadeiro sistema econômico deve ter no centro o homem e a mulher. Esse sistema econômico que temos coloca no centro o dinheiro e descarta as pessoas. Agora estão descartando os jovens, e isso é gravíssimo. Na Itália, o desemprego juvenil está por volta de 40%. Na Espanha, é de 50% e na Andaluzia, no sul da Espanha, de 60%. Isso significa que há uma geração de nem-nem, que nem estudam nem trabalham, e isso é gravíssimo. Esse sistema econômico é desumano.” (Fonte: El País).

FIFA divulga normas de condutas e preços nas Arenas da Copa

O torcedor só entrará no estádio com ingressos adquiridos por meio de canais oficiais
FIFA divulga normas de condutas e preços nas Arenas da Copa
Crédito: Reprodução
Quem for assistir aos jogos da Copa do Mundo, que começa no dia 12 de junho, deve ficar atento a uma série de regras de conduta impostas pela Federação Internacional de Futebol (FIFA).
Antes de entrar nos estádios, o torcedor vai passar por uma revista, para impedir a entrada de armas, garrafas, copos, jarras, latas ou caixas térmicas. Comida e bebida de qualquer tipo só podem ser compradas dentro do estádio e não será permitido fumar em todas as áreas. A série de regras de conduta da FIFA para o torcedor da Copa pode ser consultada na internet.
De acordo com a FIFA, o torcedor só entrará no estádio com ingressos adquiridos por meio de canais oficiais. Qualquer ingresso obtido por outro meio, com cambistas ou por leilões de internet, por exemplo, será automaticamente considerado nulo e inválido.
Além do ingresso serão cobrados, se solicitados, documentos de identidade, carteirinha de estudante e atestado médico – no caso de pessoas com deficiência, para comprovar o direito ao benefício. O ingresso deve ter sido emitido no nome da pessoa que vai assistir ao jogo.
Também é proibido levar materiais que apoiem causas racistas ou xenófobas, cartazes ou bandeiras maiores do que 2 metros por 1,5 metro, latas de spray de gás, substâncias corrosivas, inflamáveis, tintas, escadas, bancos ou cadeiras dobráveis. O torcedor também não poderá entrar nas arenas com  fogos de artifício, sinalizadores, bombas, megafones.
Nas arenas, será proibida a entrada com qualquer instrumento que produza volume excessivo, tais como megafones, sirenes, vuvuzelas e, inclusive, a caxirola –  apresentada pelo músico baiano Carlinhos Brown como uma espécie de “vuvuzela” brasileira e que contou com o apoio do governo federal.
Também é proibida a entrada com sacolas grandes, mochilas, malas e bolsas esportivas. Grandes quantidades de papel e de pó, como farinha e substâncias similares, também estão na mira da FIFA.
A federação recomenda que os torcedores fiquem atentos ao assento indicado no ingresso, pois não poderão trocar de lugar, nem ficar de pé nas cadeiras. Não serão tolerados xingamentos racistas, xenofóbicos ou que estimulem qualquer tipo de discriminação. Promover mensagem política, ideológica ou de qualquer causa de caridade também é proibido.
FONTE: Com informações da Agência Brasil

Criança morre eletrocutada em casa de ex-vereador e moradores destroem imóvel



Casa de ex-vereador ficou destruída
(Foto: Reprodução/TV Bahia)


Uma criança de 11 anos morreu eletrocutada neste domingo (26) ao tentar pular o muro da casa de um ex-vereador da cidade de Inhambupe, a cerca de 130 quilômetros de Salvador. Guilherme Ferreira dos Santos estava jogando futebol com outros amigos quando tentou buscar a bola no terreno do político e sofreu o acidente.

Guilherme morreu ao tocar na cerca elétrica posicionada no alto do muro do ex-vereador Joselito Pereira da Silva. Ao ver que a criança teria morrido quando tentou pular o muro, Joselito fugiu de carro do local do acidente. Segundo a Delegacia de Inhambupe, Joselito segue procurado.

Revoltados com o caso, alguns moradores do município destruíram a casa do ex-vereador. De acordo com informações da delegacia da cidade, as pessoas derrubaram muros e incendiaram a residência.

Correio

Depois de polêmica, Ronaldo resolve apoiar Aécio.

No olho de uma polêmica gerada por um comentário negativo sobre a Copa do Mundo, Ronaldo “Fenômeno” revelou intimidade com o senador mineiro Aécio Neves e disse que vai atuar na sua campanha.


Em entrevista à Reuters, Ronaldo disse que se sentia envergonhado pelo atraso nas obras da Copa.

O comentário gerou uma resposta direta da presidente Dilma Rousseff: "Tenho orgulho das nossas realizações, não temos do que nos envergonhar e não temos o complexo de vira-latas, tão bem caracterizado por Nelson Rodrigues se referindo aos eternos pessimistas de sempre", disse ela, durante discurso no 17º Congresso da União da Juventude Socialista, em Brasília. O ministro Aldo Rebelo, dos Esportes, também afirmou que Ronaldo chutou a bola contra o próprio gol 

Ao Valor, o ex-jogador reafirma que, para ele, a Copa foi uma grande oportunidade perdida: "Tínhamos tudo para entregar os investimentos prometidos ao povo”.

Como empresário, Ronaldo diz que desistiu de investir no Brasil no próximo ano por estar inseguro. "Essa insegurança que estamos vivendo, essa instabilidade, a revolta, o ódio do povo... O governo deveria tranquilizar a população, o setor empresarial. Dizer que está tudo tranquilo, mas não faz isso. A gente vive tapando buraco aqui e ali e o governo não dá segurança à população", criticou.

No contexto, assume de vez sua preferência pelo presidenciável tucano, embora afirme que tem uma ótima relação com a presidente Dilma Rousseff e com o ex-presidente Lula: “Sempre tivemos uma amizade muito forte e agora vou apoiá-lo. É meu amigo, confio nele e acho que é uma ótima opção para mudar o nosso país”.

Quanto ao escritor Paulo Coelho, que o chamou recentemente de imbecil por separar investimentos sociais da Copa, ele responde: “Achei completamente deselegante, uma ofensa gratuita, sem entender o contexto, porque estou envolvido na Copa”.

Fonte: RBA/ Foto: web
Pesquisa Ibope/Correio aponta Souto na liderança para governo e Geddel à frente no Senado


A pesquisa Ibope/Correio desta terça-feira (27) aponta o pré-candidato do DEM Paulo Souto na liderança, com possibilidade de vitória já no primeiro turno, na corrida pelo governo do Estado.

Conforme o levantamento estimulado, quando é oferecida a lista de postulantes ao eleitor, o democrata está com 42%, bem à frente dos dois principais concorrentes: Lídice da Mata (PSB) aparece com 11% e Rui Costa (PT) com 9%. Da Luz (PRTB) tem 2% das intenções de voto e Marcos Mendes (PSOL), 1%. Brancos e nulos somam 19%, enquanto 16% não souberam dizer em quem votariam ou não responderam. Na disputa pelo Senado, o cenário também é favorável à oposição: Geddel Vieira Lima (PMDB) surge com 34%, contra 14% de Otto Alencar (PSD) e 5% de Eliana Calmon (PSB). Hamilton Assis (PSOL) tem 2%. Brancos e nulos correspondem a 19% dos entrevistados. Já 26% não souberam apontar uma preferência ou não responderam.

O Ibope ouviu 1.008 entrevistados entre 15 e 19 de maio. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos. A amostragem foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral no último dia 22 sob o número BA-00004/2014.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Campo Formoso oficializa o primeiro casamento gay da história do município


Dois homens entraram para a história de Campo Formoso (BA) ao protagonizarem o primeiro casamento gay realizado oficialmente no município, na manhã desta sexta-feira (23). De acordo com o site Campo Formoso Notícias, a cerimônia aconteceu no Fórum Desembargador Adolfo Leitão Guerra e acabou chamando a atenção da população, que compareceu ao cartório civil para registrar e presenciar o momento.
Já depois de casados, Manoelito Maximo dos Santos e Andre da Silva Oliveira Santos falaram da emoção do momento. “Estou sentindo um grande prazer. Realizei meu sonho. Tem que ter coragem para enfrentar essa batalha, mas a gente tem que ser o que é, de verdade. Todos na nossas famílias aceitam, já tem dois anos que vivemos juntos e está tudo bem”, disse Manoelito ao site. Ele também fez questão de usar vestido de noiva para a cerimônia oficial.
Casamento-Gay-Campo-Formoso

Imagens de jovem nua vazam na internet e namorado pode ser preso


Imagens de jovem nua vazam na internet e namorada pode ser preso (3)


Mais um caso de fotos íntimas que se espalham pelas redes sociais e WhatsApp, aconteceu na cidade de Tobias Barreto, interior de Sergipe. Segundo relatos de amigas da vítima, as imagens foram feitas por um ex-namorado da garota, o rapaz não mora mais e Tobias Barreto.


Recentemente o vídeo de uma outra jovem da cidade também vazou na rede, a garota teve que ir embora do município. Os responsáveis pela divulgação ainda não foram identificados, a vítima deve procurar a Justiça para denunciar o caso. 
Imagens de jovem nua vazam na internet e namorada pode ser preso (1)
Imagens de jovem nua vazam na internet e namorada pode ser preso (2)


sábado, 24 de maio de 2014

ACIDENTE EM FEIRA DE SANTANA






Duas caminhonetes capotaram após uma colisão no centro de Feira de Santana (BA). O acidente ocorreu no cruzamento das avenidas Getúlio Vargas e Maria Quitéria. Conforme uma testemunha, a batida teria ocorrido por volta de 4h da manhã deste sábado (24) e deixou feridos.

Ocupantes de uma caminhonete Hilux branca e de uma L200 foram socorridos para o Hospital Emec por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A colisão deixou danificado um semáforo, que durante a madrugada funcionava em sinal de alerta.

Luan Santana e Zezé de Camargo e Luciano estão entre as atrações dos festejos juninos de Feira

O secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Jailton Batista, destacou que atrações nacionais, como o sertanejo Luan Santana, se apresentarão na festa.
A prefeitura de Feira de Santana já confirmou algumas atrações que irão animar o público durante os festejos juninos nos distritos da cidade. O secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Jailton Batista, destacou que atrações nacionais, como o sertanejo Luan Santana, se apresentarão na festa.
Segundo Jailton mais de 1 milhão de reais estão sendo investidos somente na contratação das atrações. Na estrutura, ele informa que serão em torno de 1,5 milhão de reais. “Maria Quitéria e Humildes são os dois festejos de maior repercussão na cidade e terão grandes nomes nacionais”, destacou.


Confira a programação do São João e São Pedro de Feira de Santana 2014:

São João de Maria Quitéria
Dia 21 – Abertura com Luciana Alves, J. Sobrinho, entre outros
Dia 22 – Banda Mastruz com Leite, Forró dos Plays, Márcia Porto, Calango Tião, além de atrações regionais
Dia 23 – Zezé de Camargo e Luciano, Gabriela Moraes, Neném do Acordeom e Caracu com Ovo

São Pedro no Distrito de Humildes
Dia 27 – Banda Magníficos, Waldonys, Acarajé com Camarão
Dia 28 - Luan Santana, Jerimum com Mel, entre outras bandas regionais
Dia 29 - João Almeida, Capim Molhado, Lua Cheia, entre outros
São Pedro no Distrito de Jaíba
Entre as atrações, o secretário Jailton destacou a banda Arreio de Ouro. Atrações regionais também irão se apresentar, entre elas, a banda Marrom Glacê, Galeguinho, Kixote é Esse, Léo e Seus Teclados, Cheiro Perfumado, entre outras. 
São Pedro no distrito de Bonfim de Feira
Atrações locais animarão a galera. Diego Costa, Djalma Ferreira, Timbaúba, Sandro d’Castro, Os Balas, entre outros grupos pé de serra.
*São João de Tiquaruçu - No distrito de Tiquaruçu também é realizado os festejos de São João. O secretário informou que várias bandas locais e da região se apresentarão no local, mas não citou quais são.
http://www.acordacidade.com.br/noticias/124875/luan-santana-e-zeze-de-camargo-e-luciano-estao-entre-as-atracoes-dos-festejos-juninos-de-feira.html 

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Polícia Federal encontra recibos de doleiro preso em nome de Fernando Collor


De novo, o ex-presidente cassado aprontando das suas...

O juiz Sergio Fernando Moro, da 13ª Vara Federal em Curitiba, informou no último (22/05) ao ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), que a Polícia Federal (PF) encontrou comprovantes de depósitos bancários em espécie em favor do senador Fernando Collor (PTB-AL). Segundo o juiz, os comprovantes estavam no escritório do doleiro Alberto Youssef, durante o cumprimento dos pedidos de busca e apreensão da Operação Lava Jato.


De acordo com relatório enviado pela Polícia Federal ao juiz, ocorreram oito depósitos fracionados em espécie de R$ 1,5 mil; R$ 9 mil; R$ 1,5 mil; R$ 9 mil; R$ 8 mil; R$ 9 mil; R$ 8 mil e R$ 4 mil em favor do senador. Segundo a PF, os depósitos ocorreram em fevereiro, março e maio do ano passado. Apesar dos achados da polícia, Moro afirma que o senador não é investigado na operação.

“Relativamente ao material apreendido, juntado ontem nos autos eletrônicos, foi este juízo alertado pela autoridade policial que nele constam oito comprovantes de depósitos bancários em espécie que teriam sido encontrados no escritório de Alberto Youssef e que teriam por beneficiário o senador da República Fernando Affonso Collor de Mello. Apesar disso, observo que não há qualquer indício do envolvimento do referido parlamentar nos crimes que já foram objeto das aludidas oito ações penais propostas”, informou o juiz.

O juiz ressalta no documento que não seria possível prever a apreensão de achados relacionados a um senador. “Tal prova e eventual relação entre o suposto doleiro e o referido senador era absolutamente desconhecida deste juízo, tendo sido encontrada fortuitamente durante a busca e apreensão. Inviável antes da busca, concluir pela presença de indícios de crimes praticados por parlamentar e pela competência do Supremo Tribunal Federal, já que surgiram somente após a diligência”, declarou.

No ofício enviado ao ministro, Sergio Moro ainda afirma que não autorizou a Polícia Federal a fazer a diligência que encontrou conversas entre o deputado federal André Vargas (sem partido - PR) e Youssef, na qual teria sido marcada uma reunião na casa do deputado Cândido Vacarezza (PT-SP).

“Muito embora o relatório preparado pela Polícia Federal para a remessa do material do deputado federal André Vargas mencione o deputado federal Cândido Vaccarezza, observo que a menção diz respeito a suposta reunião dele com Alberto Youssef, sem que, em princípio, se possa inferir caráter criminoso do evento em questão. Apesar do agente policial sugerir, no relatório, a este juízo, que obtivesse confirmação de que determinado aparelho de Blackberry pertenceria ao referido deputado, observo que este juízo não autorizou essa diligência e a recomendação consta em relatório solicitado por este juízo com o propósito específico de remessa do material ao Supremo Tribunal Federal”, disse Moro.

Sérgio Moro também afirmou que o deputado Luiz Argôlo (SDD-BA) não é investigado na Lava Jato, assim como o deputado André Vargas. Durante as investigações, a PF captou conversas entre os parlamentares e o doleiro que sugerem favorecimentos entre eles. “Apesar da remessa, observo que não há qualquer indício do envolvimento do parlamentar nos crimes que já foram objeto das aludidas oito ações penais propostas”, garantiu o juiz.

As informações foram produzidas pelo juiz ao enviar ao Supremo todas as ações penais oriundas das investigações da Operação Lava Jato, conforme decisão do ministro Teori Zavascki. O magistrado entendeu que as investigações deve ser suspensas devido à presença de parlamentares nos autos.

Procurada pela Agência Brasil, a assessoria do senador Fernando Collor disse que não tinha conhecimento do assunto. (Fonte: Agência Brasil via Rede Brasil Atual).

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Empresário é morto a tiros dentro de carro em Feira de Santana

A vítima conduzia um veículo BMW, branco, de placa OLF-2525, quando foi alvejada com cerca de seis tiros.

O empresário Gil Marques Porto Neto, 32 anos, proprietário da GP Imobiliária, foi assassinado por volta das 19h desta quarta-feira (21), no Largo do São Francisco, bairro Kalilândia, em Feira de Santana.


Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
A vítima conduzia um veículo BMW, branco, de placa OLF-2525, quando foi alvejada com sete tiros, sendo quatro deles no rosto. Segundo populares, dois homens em uma motocicleta de cor vermelha efetuaram os disparos e fugiram. Baleado, Gil Porto perdeu o controle do veículo, que subiu em uma calçada e colidiu em um muro.
Foto enviada pelo Internauta Noel, via WhatsApp
O empresário ainda foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital São Matheus, mas não resistiu. Policiais civis da Delegacia de Homicídios vai investigar o crime.  Até o momento a autoria e motivos são desconhecidos.
Familiares e amigos foram ao hospital (Foto: Ed Santos/Acorda Cidade)

Local do crime (Foto: Ed Santos/Acorda Cidade)

fonte
http://www.acordacidade.com.br/noticias/124775/empresario-e-morto-a-tiros-dentro-de-carro-em-feira-de-santana.html