quinta-feira, 30 de julho de 2015

Adolescente de 15 anos é morta estrangulada por namorado

O crime aconteceu em Ichu


Adolescente de 15 anos é morta estrangulada por namorado
A adolescente Laiane Araújo dos Santos, 15 anos, foi morta na madrugada desta quinta-feira (30) pelo namorado, Roque Mendes da Silva, 27, na cidade de Ichu, no Nordeste da Bahia.
Segundo informações da Polícia Civil, a jovem foi estrangulada em uma fazenda próximo ao local onde morava. Roque, que trabalha como pedreiro, teria cometido o crime por não ter aceitado uma viagem que a namorada faria com as irmãs e a mãe para São Paulo.
Ainda segundo a polícia, Roque passou na casa de Laiane, pegou a namorada e a levou para uma fazenda em Nova Esperança, na zona rural do município, onde cometeu o crime. O homem teria utilizado um fio para estrangular a jovem.
“As irmãs delas que moram em São Paulo vieram para cá buscar ela e a mãe. Como ela é de menor, o acerto é que ela ia com a família viver todo mundo lá. Ele não aceitou a mudança”, disse Juliana Araújo, prima de Laiane. De acordo com a família da vítima, Roque e Laiane namoravam há dois anos.
A irmã da vítima, que estava há quinze dias em Ichu e pretendia viajar na próxima semana para São Paulo, disse que e acredita que o crime foi premeditado. “Há três dias tive uma conversa com ele sobre a viagem e ele disse que não concordava, que não deixaria ela ir e chegou a ameaçá-la”.
Ele foi preso em flagrante pela Polícia Militar instantes depois do crime. Após a prisão, ele foi levado para a cidade de Serrinha. Segundo a polícia, ele deve ser recambiado para a cidade de Riachão do Jacuípe.
O corpo da vítima foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana. O sepultamento ocorrerá no povoado de Nova Esperança, às 8h desta sexta-feira (31).

Filho tenta estuprar a própria mãe no interior da Bahia

Após confessar o crime, homem foi preso em flagrante pela Guarda Municipal


Em depoimento à polícia, Arquimedes confirmou a tentativa de estuproAcorda Cidade
Um homem de 42 anos foi preso ao tentar estuprar a própria mãe de criação, de 86 anos, no município de Feira de Santana, localizado a 110 km de Salvador. O suspeito, Arquimedes Arcanjo da Costa, foi preso em flagrante por prepostos da Guarda Municipal do município, acionados por vizinhos após ouvirem o pedido de socorro da idosa.
Arquimedes convive com a mãe, Joana Arcanjo Gabriel, desde criança e os dois estavam em casa sozinhos no momento da tentativa de estupro. Em depoimento à polícia, ele contou que estava sóbrio quando chegou em casa, dormiu e, quando acordou, tentou agarrar a mãe. O caso aconteceu na residência da vítima.
De acordo com o comandante da Guarda Municipal, Ailton Cerqueira, que acompanhou o caso, uma viatura fazia rondas pelo bairro quando foi acionada por vizinhos, preocupados com os gritos da idosa.
— Fomos abordados pelos vizinhos e, ao chegarmos à residência da vítima, constatamos a tentativa de estupro. A idosa estava nervosa e o suspeito aparentava estar drogado.
Em depoimento à polícia, Arquimedes confirmou a tentativa de estupro, que ocorreu na terça-feira (28), na rua dos Maias, localizada no bairro São João. Ele disse que não sabe explicar o que motivou a atitude e que era a primeira vez que isso acontecia.
Autuado em flagrante, o suspeito foi conduzido até a DEAM (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) e, em seguida, encaminhado para o Presidio Regional de Feira de Santana.   

quarta-feira, 22 de julho de 2015


PREFEITO DIRCEU MENDES,DE MIRANGABA, FOI PRESO PELA POLÍCIA FEDERAL POR PORTE ILEGAL DE ARMA





22/07/15- Segundo informações colhidas no site do Tribunal de Justiça da Bahia, o prefeito de Mirangaba Dirceu Mendes Ribeiro, ( PDT), foi preso em flagrante delito por Policiais Federais por porte ilegal de arma e munição.

O flagrante se seu durante a operação " ÁGUIA DE HAIA" realizada pela Polícia Federal na cidade de Mirangaba e outros municípios do interior da Bahia no dia 13 de julho, que investigava o mau uso de verbas públicas destinadas ao FUNDEB. Segundo informações policiais, durante uma revista minuciosa realizada na residência do prefeito, em cumprimento de mandado de busca e apreensão exarado pelo Desembargador Federal Hilton Queiroz, , os policiais encontraram na casa do gestor uma arma municiada, o que levou os Policiais Federais a efetuarem a prisão do prefeito Dirceu, com base no artigo 324, alínea C do Código Penal Processual brasileiro.

Após ser apresentado a autoridade policial, juntamente com a arma apreendida, o prefeito de Mirangaba foi liberado mediante pagamento de fiança no valor de R$ 1.576,00. A informação é de domínio público e está publicada no site do TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DA BAHIA, registrada em processo de número 0301392-39.2015.8.05.0137, com data de 15 de julho de 2015. O auto de prisão foi assinado pelo delegado Ricardo Laborda Rebelo, da Polícia Federal.

Emerson Rocha / Bahia Acontece

Família de Cristiano Araújo vai processar Zeca Camargo


A família de Cristiano Araújo vai processar o apresentador da Rede Globo Zeca Camargo em uma ação de danos morais por causa dos comentários feitos pelo apresentador após a morte do cantor no último dia 24. A ação foi protocolada na quinta-feira, 16. "Caso a família ganhe a ação, o valor será revertido para alguma instituição", revelou a advogada Lorena Mendonça ao jornal goiano O Hoje.

Zeca Camargo criticou a música sertaneja após a cobertura da TV sobre a morte do cantor sertanejo. Ele sugeriu que o público procurasse "ídolos de verdade". Zeca ainda se desculpou, e errou o nome do cantor o chamando de Cristiano Ronaldo. Depois, ele gravou outro vídeo pedindo desculpa da desculpa. A Tarde.

terça-feira, 21 de julho de 2015

Polícia prende quadrilha em São José do Itaporã, zona rural de Muritiba; bandidos podem ter ligação com roubos a bancos na região

Publicada em 21/07/2015 ás 13:32:13
Além dos quatro, uma menor de 16 anos foi presa com a quadrilha.

Em uma operação realizada pelo Pelotão de Emprego Tático Operacional - PETO, sob comando do Tenente Valdomiro Suzart e do Capitão Machado, na manhã dessa terça-feira, 21, a Polícia Militar prendeu uma quadrilha na Fazendinha, comunidade de São José do Itaporã, zona rural de Muritiba.
Segundo o Capitão Machado, com a quadrilha foram encontradas quatro armas de fogo, duas pistolas e duas calibre 38, quatro veículos e uma moto. Ao todo, cinco pessoas foram presas, entre elas, uma menor de 16 anos. No momento da prisão não houve confronto, nem resistência.


O comandante da PETO, Tenente Valdomiro Suzart, disse que o sítio onde a quadrilha foi presa estava sob investigação a alguns dias. “Segundo informações que recebemos, sempre havia festa quando tinha roubo a banco.”, declarou.
Suzart disse ainda que a quadrilha pode ter ligação com a explosão dos caixas eletrônicos da Caixa Econômica e do Banco do Brasil, ocorridos na madrugada do último sábado, 18, no centro de Muritiba. “Outro fator que nos chamou a atenção foi o carro que aparece nas filmagens ter o mesmo modelo e a mesma cor do que foi apreendido no sítio. Então, há possibilidade. Com certeza esse pode ser o fio da meada. A ponta do iceberg.”, finalizou.
Os presos não foram reconhecidos pelo empresário Fábio Sampaio, dono da Casa Lotérica que foi roubada por volta das 7h da manhã de hoje. No momento, eles estão sendo ouvidos na Delegacia de Muritiba.
Por Redação Mídia Reconcavo
Vereador Rui da Sucam morre em sua residência no distrito de Angico de Mairi-BA




No início da noite desta terça-feira, 21 de julho de 2015, por volta das 18:h faleceu em sua residência no Distrito de Angico de Mairi, o vereador, Ruy Nerjes da Silva Barberino popular Rui da Sucam (PSDB). 

Segundo consta as primeiras informações, o mesmo estava dormindo quando acordou com uma dor forte no peito, não resistiu e veio a óbito, tudo consta que o vereador Rui sofreu um infarto fulminante.

Rui foi presidente da Câmara de Vereadores de Mairi no biênio 2011/2012, vereador pelo terceiro mandato, sendo o mais votado na última eleição, com 819 votos.

Ruy foi eleito pela coligação Unidos pela Força do Povo, sendo o vereador mais votado com 819 votos (7,77%). Rui foi presidente da Câmara de Vereadores de Mairi no biênio 2011/2012, vereador pelo terceiro mandato. Rui nasceu dia (05/07/1962) e tinha 53 anos de idade. Rui era casado e além de ser vereador também era Agente de Saúde e Sanitarista, o mesmo é natural de Mundo Novo/BA e residia no Distrito de Angico a vários anos. 
 

Mairi News/Angico no ar

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Aprovadas regras para criação e fusão de municípios

Aprovadas regras para criação e fusão de municípios
Por 57 votos a 9, o Plenário aprovou o Projeto de Lei do Senado (PLS) 199/2015 – Complementar, que regula a criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios.
O projeto irá a exame da Câmara e, se aprovado pelos deputados, será encaminhado à sanção presidencial.
Outros dois projetos similares foram vetados anteriormente pela presidente Dilma Rousseff, por considerar a iniciativa prejudicial ao Erário.
No entanto, o autor da proposta, senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), disse que o projeto estabelece critérios rígidos para a criação de municípios, e atende os interesses de muitos distritos que reivindicam emancipação.
Senadores favoráveis ao projeto alegaram que a proposta não libera, mas apenas organiza a criação de novos municípios, visto que a realidade do Sul e Sudeste é diferente da de outras regiões, que muitas vezes concentram distritos localizados a centenas de quilômetros da sede dos municípios, sem a oferta de qualquer serviço público.
Esse foi o argumento do relator, senador Valdir Raupp (PMDB-RO), dos senadores Blairo Maggi (PR-MT) e João Alberto Souza (PMDB-MA) e das senadoras Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e Lídice da Mata (PSB-BA).
Contrários à proposta, os senadores Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), João Capiberibe (PSB-AP) e Reguffe (PDT-DF) alegaram que o projeto é inadequado diante da atual situação financeira do país.
O PLS 199/2015 — Complementar resgata quase todo o conteúdo do PLS 104/2014, de autoria do ex-senador Mozarildo Cavalcanti, vetado por Dilma em agosto de 2014.
O projeto de Flexa Ribeiro reúne critérios de viabilidade; exigências de população mínima; e regras para a apresentação de proposta de fusão ou desmembramento de municípios às assembleias estaduais e de realização de plebiscito para consulta à população interessada.
ponto de partida para a criação de novos municípios, de acordo com o texto, será a apresentação de requerimento à assembleia legislativa estadual, apoiado por 20% do eleitorado da área alvo de emancipação ou desmembramento ou 3% dos eleitores de cada um dos municípios com pretensões de fusão ou incorporação.
Também terão de ser feitos estudos de viabilidade municipal.
A criação de novos municípios também depende do alcance de um contingente populacional mínimo.
Assim, depois de fundido ou dividido, sua população deverá ser igual ou superior a 6 mil habitantes nas Regiões Norte e Centro-Oeste; 12 mil na Região Nordeste; e 20 mil nas Regiões Sul e Sudeste.
área urbana também não poderá estar em reservas indígenas, área de preservação ambiental ou terreno pertencente à União.
Outro critério a ser observado é a existência de um número mínimo de imóveis, que precisa ser superior à média dos municípios que correspondam aos 10% de menor população no estado.

Associação de Síndrome de Down realiza o sonho da sede própria

Associação de Síndrome de Down realiza o sonho da sede própria
Após um período funcionando em instalações precárias, no bairro Queimadinha, a Associação Feirense de Síndrome de Down Cromossomo 21 festeja agora a conquista de um sonho que começou em 2002: a aquisição de uma sede própria.
A inauguração aconteceu na última sexta-feira, 17, e contou com a presença do prefeito José Ronaldo de Carvalho.
A instituição passa a contar com instalações adequadas para dar assistência às crianças especiais e suas famílias (mais de 40 no total). A área tem 380 m2 e está localizada na rua Boa Vista de Goiás s/n, bairro Santa Mônica – II .
O prédio conta com recepção, setor administrativo, salas individualizadas para atendimento nas áreas de pedagogia, psicomotricidade, fonoaudiologia, fisioterapia, psicopedagogia, além de espaço multifuncional e Jardim interno.
Cozinha e área para depósito e sanitários, sendo dois exclusivos para as pessoas com Síndrome de Down e um social. O investimento somou R$ 146.000,00.
“Conseguimos a verba de subvenção social junto aos vereadores da época, tendo à frente Roberto Tourinho, Maurício Carvalho e Frei Cal e a atuação decisiva do prefeito José Ronaldo”, lembra o presidente da Cromossomo 21, Amilton Figueiredo Teles. “Com pouco se faz muito, quando há honestidade com o dinheiro público. Foi o que fizemos” pontuou.
Além da prefeitura municipal, também são parceiros da instituição as empresas Sustentare; Rotary Club Olhos D’água e a Polícia Militar, que garantem entre outras ações, como o trabalho de equoterapia, considerado essencial para tratar as dificuldades psicomotoras das crianças com down.
“Essa obra não é só da Cromossomo 21, mas de toda sociedade feirense e até de cidades vizinhas. Para fazê-la funcionar bem, com equipe técnica capacitada, precisamos contar com o poder público”, ressaltou Teles.
Ao receber os agradecimentos, o prefeito José Ronaldo foi muito aplaudido e deu mais uma boa notícia para as famílias assistidas na instituição.
“Há um pleito no sentido de garantir o transporte para as crianças e seus acompanhantes até o local da equoterapia, bem como a questão de profissionais técnicos, e nós vamos analisar isso com todo cuidado e vontade de solucionar”, afirmou o prefeito.

PAPAGAIO DESAPARECIDO 


Papagaio de Adilson Habilidoso falador igual ao dono desapareceu ! Habilidoso está gratificando quem conseguir encontrá-lo.

Contato 74 9965-1321(Whatsapp)

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Agredida por ex-namorado em academia de Minas pede proteção à polícia

Ione Silva, de 38 anos, levou um golpe de joelho no rosto e desmaiou. Agressor foi preso por ameaça e violência doméstica

A mulher que aparece em imagens de vídeo sendo agredida pelo ex-namorado em uma academia de ginástica de Betim (MG), na Grande BH, solicitou nessa terça-feira (14/7) medida protetiva à Polícia Civil. Ione Ramos da Silva, de 38 anos, brigava com a atual namorada de Cleiton Hariston Damasceno, de 30, quando ele foi tentar separá-las e acertou um violento golpe de joelho no rosto dela. Ione desmaiou e foi socorrida numa Unidade de Pronto-Atendimento (UPA). Cleiton foi preso em flagrante por ameaça e violência doméstica e está recolhido no Centro de Remanejamento de Presos (Ceresp) de Betim.


As agressões ocorreram no fim da manhã de segunda-feira, no Bairro Jardim Alterosa. Ione contou à PM que estava na academia malhando e enviou uma mensagem por celular para o ex-namorado Cleiton, que presta serviços na mesma academia, para tratar de assuntos pessoais, segundo ela. A namorada de Cleiton, a professora de dança Ana Evelyn Dias Nascimento, de 26, que estava ao lado dele, se aproximou de Ione para tomar satisfação. Elas discutiram e houve agressões físicas mútuas, segundo o boletim de ocorrência. Ione conta que Cleiton danificou o celular dela.

Saiba mais
Vídeo: instrutor de academia agride ex-namorada e a deixa desacordada

Já Ana afirmou que se sentiu ofendida com a mensagem que Ione mandou para seu namorado: “Que ótima troca você fez. Sua namorada parece mais uma dançarina de funk do Teresópolis”, teria sido o teor da mensagem, segundo Ana, que sofreu vários arranhões e também foi atendida na UPA.

Ana afirmou ainda ao Estado de Minas que Ione retornou da Suíça em fevereiro, onde trabalhava, e quis reatar o namoro com Cleiton de qualquer forma. “Ela mandava mensagens para o celular dele fazendo ameaças, que ia arrancar os meus cabelos fio por fio se o encontrasse comigo”, conta a professora de dança. Segundo a dançarina, Cleiton acertou a joelhada em Ione por reflexo, ao tentar separar a briga. Para a polícia, que analisou as imagens, o golpe foi intencional.

Investigação

As agressões foram registradas na Delegacia de Plantão de Betim. Ontem, a Delegacia de Crimes Mulheres assumiu as investigações. A delegada Ariadne Coelho vai interrogar todos os envolvidos e ouvir testemunhas. Como Ione não levou todos os documentos necessários para obter a medida protetiva contra o ex-namorado, ela foi orientada a retornar sexta-feira à delegacia para formalizar o pedido.

A diretoria da Academia Corpo Vital divulgou nota lamentando o episódio em uma das suas unidades. Disse que está prestando auxílio à vítima da agressão. “Uma sindicância interna já foi aberta e está apurando os fatos, enquanto isso, todos os envolvidos estão afastados das atividades da academia, conforme regulamento interno”, diz o documento. “Repetimos, este é um fato isolado e que não condiz com a nossa rotina”, finaliza.
PF apreende coleção de carros de luxo de Collor na Casa da Dinda

Senador é alvo da Operação Lava Jato. Entre os automóveis, foram apreendidos um Porsche, uma Ferrari e um Lamborghini

CASA DA DINDA: PF apreende Ferrari de Collor(Rodrigo Rangel/VEJA)

A notória Casa da Dinda, mansão com torneiras de ouro reformada com dinheiro de contas fantasmas movimentadas pelo tesoureiro Paulo César Farias, voltou ao cenário político nesta terça-feira na Operação Politeia, da Polícia Federal. Residência oficial do senador Fernando Collor (PTB-AL) na época em que ele era presidente da República, a casa abrigava uma valiosa coleção de carros de luxo. Na manhã desta terça-feira, porém, os automóveis do senador, entre eles um Porsche, uma Ferrari vermelha e um Lamborghini foram levados pelos policiais. Apenas o Lamborghini é avaliado em 3 milhões de reais.





LEIA TAMBÉM:

Collor é um dos senadores alvo de inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) no âmbito da Operação Lava Jato e um dos parlamentares contra os quais pairam mais provas de envolvimento no petrolão. Em acordo de delação premiada, o doleiro Alberto Youssef afirmou, por exemplo, que Collor era beneficiário de propina em uma operação da BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras. A distribuição do dinheiro sujo contava com a participação do ex-ministro de Collor, Pedro Paulo Leoni Ramos, dono da GPI Investimentos e amigo de longa data do senador.
Na triangulação do suborno, foi fechado um contrato com uma rede de postos de combustível de São Paulo e que previa a troca de bandeira da rede, para que o grupo se tornasse um revendedor da BR Distribuidora. O negócio totalizou 300 milhões de reais, e a cota de propina, equivalente a 1% do contrato, foi repassada a Leoni Ramos, que encaminhava finalmente a Collor. Na explosiva delação premiada do empreiteiro Ricardo Pessoa, dono da UTC Engenharia, Fernando Collor também foi citado como o destinatário de 20 milhões de reais em propina, pagos pela construtora entre 2010 e 2012, para que o senador defendesse interesses da companhia com a BR Distribuidora.

Desde que foi citado por delatores da Lava Jato, Fernando Collor montou uma ofensiva para desqualificar o Ministério Público e elegeu como alvo preferencial de seus ataques o procurador-geral da República Rodrigo Janot. Depois dos mandados de busca desta terça-feira, o senador se fez de vítima e disse ter sido alvo de medidas com o objetivo de "constranger" e "alimentar o clima de terror e perseguição". "A medida invasiva e arbitrária é flagrantemente desnecessária, considerando que os fatos investigados datam de pelo menos mais de dois anos. Medidas dessa ordem buscam apenas constranger o destinatário, alimentar o clima de terror e perseguição e, com isso, intimidar futuras testemunhas A medida invasiva traduz os tempos em que vivemos, em que o Estado Policial procura se impor ao menoscabo das garantias individuais", disse. Sobre os carros de luxo, nenhuma palavra.

segunda-feira, 13 de julho de 2015

PF detalha operação que investiga gestores de municípios baianos por corrupção

 
Por Rodrigo Daniel Silva (@rodansilva)
A partir de contratações de licitações forjadas, uma organização criminosa, com consentimento de gestores municipais, desviava verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Segundo a Polícia Federal, o desvio foi da ordem de R$ 57 milhões. 
 
De acordo com o delegado da Polícia Federal, Fernando Berbert, na licitação montada pelos suspeitos prometia-se melhorar os índices de educação nos municípios, através da qualificação de professores, por exemplo. Mas, na prática, os serviços eram prestados parcialmente ou não eram. “A prefeitura, simplesmente, colocava o logotipo e os timbres”, afirmou. “Como a licitação era totalmente montada, não havia como [os gestores] não saber que aquilo tinha uma origem ilícita”, frisou o delegado.
 
Ainda conforme o chefe da operação, pelo menos, o prefeito, o secretário municipal de Educação e o pregoeiro tinham conhecimento das fraudes. Do valor desviado, 10% ficavam com os gestores e 3% com os intermediários. Segundo o delegado, o Tribunal Regional Federal negou a prisão cautelar (que decorrer quando há indícios de que os suspeitos irão atrapalhar as investigações) dos gestores municipais envolvidos no esquema. 
 
De acordo com a Polícia Federal, quatros mandados de prisão foram expedidos. Dentre eles, o do líder da organização criminosa, que não teve o nome divulgado, e estava escondido em Guarajuba. "Foi preso saindo da casa do namorado", contou. Um outro suspeito foi preso em Salvador. Apesar disso, garante o delegado, a capital baiana não está envolvida na fraude. Ele afirmou ainda que 19 municípios, que não tiveram os nomes divulgados, participavam da fraude na Bahia, um em São Paulo e outro em Minas Gerais. “Outros municípios podem ser identificados”, pontuou.
 
A operação cumpriu, ao todo, 96 mandados de busca e apreensão, um no gabinete do deputado estadual Carlos Ubaldino (PSD). O delegado não detalhou a participação do parlamentar no esquema, mas afirmou que as pessoas do meio político eram aliciadas pelos suspeitos. Na Bahia, os policiais federais estiveram nos seguintes locais: Salvador, São Domingos, Ruy Barbosa, Guarajuba, Água Fria, Capela do Alto Alegre, Mairi, Feira de Santana, Buerarema, Ilhéus, Itabuna, Camamu, Una, Ibirapitanga, Camacan, Mirangaba, Uauá, Teixeira de Freitas, Paramirim, Livramento, Cotegipe, Nova Soure, Itapicuru, Cipó e Ribeira do Pombal.
 
Leia mais:

Ktech é a empresa envolvida com municípios baianos em investigação da PF

 
Por Juliana Nobre (Twitter: @julianafrnobre)
A operação Águia de Haia, deflagrada na manhã desta segunda-feira (13), na Bahia, está deixando prefeitos de pelo menos 19 municípios baianos de ‘cabelos em pé’. A empresa envolvida em contratações de licitações forjadas com estes municípios é a Ktech Key Technology Gestão e Comércio de Software Ltda. O dono da empresa Kells Belarmino Mendes foi preso em Guarajuba, onde tem residência, pela Polícia federal, na manhã de hoje.
A empresa ganhou os municípios através de uma ‘ajudinha’ do deputado estadual Carlos Ubaldino (PSD) que negociava a inserção da empresa nos municípios por cargos e benefícios às localidades. Kells Mendes já foi candidato a deputado estadual por São Paulo, pelo PTN, em 2006.
A Ktech tem sede na cidade de Guaratinguetá, em São Paulo. De acordo com informações da Receita Federal, a empresa tem um capital social de R$ 500 mil e mais um sócio, Rodrigo Seabra Bartelega de Sousa, que também teve mandado de prisão expedido pela PF.
A empresa fez um dos seus primeiros contratos com a prefeitura de Ruy Barbosa, sob a gestão do prefeito José Bonifácio Dourado (PT), em 2012. Em 2013, um novo contrato foi efetuado com a empresa, no valor de R$ 2,2 milhões para a prestação de serviços “educacionais de tecnologias da informação tecnicoadministrativa e pedagógica com capacitação presencial continuada de professores, aquisição e atualização de licenças de direito de uso de Sistemas Integrados de Gestão Acadêmica, Portal, Software de Autoria, Treinamento e Suporte Técnico In Loco para a Secretaria Municipal de Educação e unidades escolares”, de acordo com o Diário Oficial de 5 de fevereiro de 2013.
A Ktech entrou no município de Ruy Barbosa após o deputado e o prefeito negociarem um cargo para o filho do petista na empresa. Cleber Dourado, filho de Bonifácio, foi um dos diretores da Ktech. Após os primeiros contratos no município, a empresa ganhou outros 18.
Teixeira de Freitas é uma das cidades envolvidas. Em 9 de abril de 2013, a prefeitura e a Ktech firmaram um contrato no valor de R$ 4 milhões para também prestar serviços de cursos de informática para capacitar professores da rede municipal.
Ainda estão envolvidos os municípios de São Domingos, Guarajuba, Água Fria, Capela do Alto Alegre, Mairi, Feira de Santana, Buerarema, Ilhéus, Itabuna, Camamu, Una, Ibirapitanga, Camacan, Mirangaba, Uauá, Paramirim, Livramento, Cotegipe, Nova Soure, Itapicuru, Cipó e Ribeira do Pombal.
De acordo com o delegado da Polícia Federal, Fernando Berbert, o prefeito, o secretário municipal de Educação e o pregoeiro tinham conhecimento das fraudes. 
Matérias relacionadas:
Violência ao Extremo: Bala perdida mata criança de um ano e noves meses na cidade de LEM


Rua onde o crime ocorreu

O pai do menino, o senhor Gecivaldo, ainda estava sem acreditar no que tinha acontecido


O pai estava no trabalho quando recebeu a notícia

Área onde a criança estava


A cadeira onde Isaque estava sentado


A mãe da criança na UPA

Isaque sendo levado para a ambulância




Mas, Isaque não resistiu e morreu ainda dentro da ambulância

A que ponto chegou à violência na cidade de LEM? Talvez a resposta tenha sido dada na manhã desta segunda-feira, 13,  por volta das 08h30, na Rua Seabra, no bairro Santa Cruz, quando dois bandidos, aparentando serem menores de idade, chegaram em uma obra que fica ao lado da casa da família de Isaque Carvalho das Neves, de um ano e nove meses, que estava sentado em um cadeira na área da residência.
A dupla de marginais queria matar alguém que estava na obra, a polícia ainda não sabe se eles queriam matar o pedreiro ou o dono da obra. Os menores de bicicletas, cada um portando uma arma de fogo, atiraram várias vezes em direção a construção. O pedreiro e o dono da obra fugiram, a criança que nada tinha haver com a história foi atingida na cabeça.
A mãe da criança, desesperada, pegou a criança e saiu correndo para a rua, sendo amparada por um vizinho, um pastor evangélico, que socorreu a criança para a UPA.
Na UPA, a criança foi atendida pela equipe médica e após ser estabilizada começou o processo de transferência para o Hospital do Oeste, em Barreiras, mas o pequeno Isaque não resistiu e morreu dentro da ambulância que não chegou a deixar a UPA.
Os pais entraram em desespero.
Investigação – A polícia já teria identificado pelo menos um dos menores, que inclusive abandonou sua bicicleta na fuga.
O crime revoltou a população da cidade de LEM que está em luto.
Fonte: Repórter Naldo Vilares/Blog do Sigi Vilares - Com participação do repórter JB
SINPRF–BA aprova Estado de Greve
Em Assembleia Geral Extraordinária realizada na manhã desta segunda – feira (13), os Policiais Rodoviários Federais da Bahia aprovaram por unanimidade o Estado de Greve da categoria. Além do Estado de Greve, na assembleia que aconteceu na sede da Sinprf, no Porto Seco Pirajá, os agentes aprovaram outros itens, a fim de pressionar o governo federal a conceder melhores condições de trabalho aos servidores, maior número de efetivo de policial e a reestruturação da carreira da classe.
O presidente do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais da Bahia, Sinprf – Ba, Jorge Falcão destaca a importância do movimento. “A categoria está unida, até porque, temos lutado desde o mês de fevereiro, e o governo continua irredutível perante a solicitação dos trabalhadores, e por isso que hoje aqui, juntamente com os companheiros aprovamos o estado de greve”, declarou Falcão. O presidente ainda falou sobre as ações futuras da categoria no sentido de chamar atenção tanto da sociedade, e principalmente do governo às reivindicações dos servidores. “Até o meado de agosto nós do Sinprf – ba, promoveremos algumas ações; caminhadas na BR, doção de sangue, as cruzes nas estradas simbolizando os companheiros mortos durante o exercício de suas funções, dentre outras, com o objetivo de pressionar o governo a atender as nossas solicitações”, concluiu o presidente do Sinprf–ba.
Veja as principais reinvindicações da categoria
• Melhorias das condições de trabalhos, a exemplo dos itens de segurança, Colete à Prova de Bala.
• Efetivo para suprir as demandas no Estado da Bahia.
• Melhorias nas condições salariais, pois, a maioria do PRFS têm nível superior, porém a remuneração continua defasado, quando se a outras carreira de Estado.
• Reestruturação da carreira.
Veja as ações definidas pela categoria nesta segunda – feira (13).
• Estado de Alerta e Indicativo de Greve da Categoria.
• Mobilizações: Doação de Sangue e alimentos para a população.
• Cruzes nas Estradas, simbolizando os agentes mortos no exercício de suas funções.
• Caminhada na BR 324.
• Apagão nas Estradas (População seroa previamente comunicada).
• Jogos Nacionais.
• Dentre outras ações que a mídia será comunicada por meio de release.
Fonte: SINPRF–BA

Homem baleado por esposa na zona Rural de Barreiras não resiste e morre na UPA
Micael foi socorrido para a UPA pela PRE



Cauane disse que o tiro foi acidental. ela está presa em Barreiras


O corpo de Micael no necrotério da UPA


Na tarde de ontem, domingo, 12, Micael Souza Santos, de 28 anos (nome e idade fornecidos por sua companheira de convívio) foi baleado por sua companheira em uma fazenda na região da Cachoeira do Acaba Vida, na zona rural de Barreiras. Ele foi socorrido por uma guarnição da Polícia Rodoviária Federal para a UPA da cidade de LEM e sua companheira presa.

Mas, pouco depois de dar entrada na unidade de saúde, mesmo não resistiu e morreu. Cauane Souza Santos, de 32 anos, a sua companheira de convívio, contou que pegou a arma durante uma discussão e que Micael teria dado um tapa na arma que acabou disparando, atingindo a vítima na altura do abdome.

Segundo Cauane, o tiro foi acidental. “Eu realmente estava com a espingarda na mão, só que ele veio e bateu a mão na arma e ela disparou. Se eu tivesse a intenção de atirar nele”, contou ela na ocasião.

O corpo de Micael foi removido durante a madrugada desta segunda-feira, 13, para o IML do complexo policial de Barreiras.

informação do blog Sigi Vilares
PMs são presos após estuprar adolescente grávida na Região Metropolitana

Caso aconteceu em São Sebastião de Passé. Os PMs obrigaram jovem a entrar no carro. Para a polícia, vítima disse estar grávida.



Dois policiais militares foram presos em flagrante por estuprar uma adolescente grávida em São Sebastião do Passé, na Região Metropolitana de Salvador. O crime aconteceu por volta das 23h30 do sábado (11), quando a dupla abordou a vítima, uma jovem de 17 anos, e o companheiro dela, na altura do km 6 da BR-110. O companheiro da jovem tinha ido buscar a adolescente no trabalho.
O casal retornava para casa em uma motocicleta quando foi parado por dois homens armados em um Corsa sedan de cor branca. De acordo com informações da 10ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Candeias), a dupla obrigou a jovem a entrar no carro deles.

Os homens também roubaram a chave da moto do rapaz, o abandonando em um local isolado. Após a fuga da dupla, o marido da jovem entrou em contato com a Polícia Militar, que conseguiu interceptar os dois homens em um local isolado. 

Eles foram flagrados forçando a vítima a manter relações sexuais com eles. Ao serem abordados pela 10ª CIPM em uma localidade conhecida como 'Banco de Areia', a dupla se identificou como policiais. Eles foram presos em flagrantes pela Companhia e conduzidos para a 20ª Delegacia (Candeias).

Ao ser ouvida pela polícia, a adolescente relatou que está grávida de três meses. Ela deve passar por um exame de corpo de delito, e tomar um coquetel antiviral para prevenir uma possível transmissão do HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis. 

Em nota, a Polícia Militar divulgou a identidade dos suspeitos de cometer o crime - o soldado Antônio Marcos Gomes dos Santos, lotado na 17ª CIPM (Uruguai), e o policial reformado Ednardo Rodrigues de Santana. A dupla foi encaminhada para a Corregedoria da PM, a fim de ser ouvida no local.

Eles também foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Salvador, onde também passaram por uma perícia. Os PMs ficarão de custódia provisória no Batalhão de Choque da PM-BA enquanto durarem as investigações. O carro da dupla, um Corsa sedan branco, tinha placa policial fria. O veículo também foi apreendido e conduzido para a 20ª DT.
Polícia Federal deflagra operação contra desvios na em Mairi


A Policia Federal está em Mairi nesta segunda-feira, 13 de julho de 2015, onde segundo consta as primeiras informações para realizar investigações na empresa KBM (antiga Ktech) e contra desvios de recursos federais do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Os policiais chegaram logo cedo e encaminharam algumas pessoas até a Secretaria de Educação e Prefeitura Municipal para recolher informações e realizar as investigações em documentos.

Devido a presença dos policias a Secretaria de Educação não está funcionando a mesma se encontra fechada com a presença de policias. Outra unidade se dirigiu para o Distrito de Angico de Mairi.

A Polícia Federal deflagrou hoje (13) a Operação Águia de Haia. A operação tem o objetivo de desarticular a organização criminosa que forjava licitações e desviava recursos federais do Fundeb, com o apoio de agentes públicos e mediante o pagamento de propina, e visa cumprir 96 mandados de busca e apreensão e quatro de mandados de prisão preventiva na Bahia, Minas Gerais, São Paulo, além do Distrito Federal. Segundo a PF, os criminosos atuam pelo menos desde 2009, com o início da atividade em SP, migrando para Minas e, em 2010, firmando bases na Bahia. A investigação já verificou a atuação da organização entre os anos de 2010 a 2014, em dezoito municípios baianos, um em Minas Gerais e um em São Paulo.Considerando apenas os dezoito municípios baianos, em que já existe prova da atuação do grupo, o montante de verbas públicas desviado já atinge a quantia de R$ 57.173.900.Os responsáveis pelas fraudes serão indiciados por crimes licitatórios, corrupção ativa e passiva e formação de quadrilha, entre outros delitos. Participam da operação cerca de 450 policiais federais

acima Informações do Mairi News


A mesma Operação tambem vem sendo deflagrada no municipio de Mirangaba 36 km depois de Jacobina 

Segundo nota a imprensa da Policia Federal, esta operação, denominada como Águia de Haia, acontece não só em Mirangaba, mas mais 17 cidades da Bahia e quatro estados da federação e visa desarticular uma organização criminosa que forjava licitações, em conluio com agentes públicos, mediante o pagamento de propina, e desviava recursos federais do FUNDEB (verbas para educação).

Estima-se que os prejuízos causados aos cofres públicos são de aproximadamente R$ 57 milhões.

Cerca de 450 policiais federais cumprem nesta segunda 96 mandados de busca e apreensão e 4 mandados de prisão preventiva nos Estados da Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Distrito Federal.

Na região de Jacobina os policiais federais realizam incursões nos municípios de Mirangaba e Mairi. 

Os criminosos vêm atuando desde 2009, tendo iniciado suas atividades no Estado de São Paulo, migrado para Minas Gerais e, em 2010, estabelecido sua base principal de atuação na Bahia. Verificou-se que a organização atuava em dezoito municípios do Estado da Bahia, um em Minas Gerais e um em São Paulo.

Os responsáveis pelas fraudes serão indiciados por crimes licitatórios, corrupção ativa e passiva e formação de quadrilha, entre outros delitos.

Está prevista uma entrevista Coletiva para hoje, , 13, às 11 horas auditório da Superintendência da Polícia Federal na Bahia..