quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

40 mil professores participam de jornada pedagógica


A Jornada Pedagógica 2012 mobiliza a partir desta quarta-feira (1º) mais de 40 mil professores da rede estadual da Bahia. Durante os dias 1º, 2 e 3 de fevereiro, os professores se encontram para planejar o ano letivo nas escolas e construir os planos de curso para cada área do conhecimento.

O secretário da Educação, Osvaldo Barreto, disse que a Jornada Pedagógica é o espaço para que educadores e gestores planejem o ano letivo, “tendo a escola como o lugar de formação continuada, de modo a garantir um planejamento coletivo e que assegure ao estudante o direito de aprender”.

Os planos de curso serão construídos a partir da realidade de cada escola, considerando seus indicadores de desempenho internos e externos. Dados como frequência dos estudantes, índices de aprovação, reprovação e abandono, além dos resultados de avaliações como Prova Brasil, Avalie e Enem, ajudam a identificar os aspectos da vida escolar que precisam ser melhorados para garantir o sucesso do ensino e da aprendizagem.

A Jornada Pedagógica 2012 acontece em dois turnos – das 7h30 às 12h e das 18h30 às 22h.

Todos os instrumentos e conteúdos necessários para o planejamento do professor, por área do conhecimento, e para a elaboração do plano de curso estão disponíveis no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). Além disso, este ano, a Secretaria da Educação (SEC) disponibiliza um fórum on-line para comunicação direta e em tempo real com professores, com acesso também através do Portal da Educação.

1/4 dos funcionários do Congresso tem supersalários


Auditorias realizadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) detectaram que quase 25% dos servidores efetivos do Congresso ganham supersalários, ou seja, vencimentos acima do teto determinado pela Constituição Federal – fixado em R$ 26.723,13, que é o valor pago aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo os levantamentos, 1.588 dos 6.816 funcionários concursados se encaixam no quadro descrito. São 1.112 servidores da Câmara, o que corresponde a 31% dos funcionários da Casa. Já no Senado, o percentual é de 15%, o que totaliza 476 pessoas.

Segundo o site Congresso em Foco, o resultado das investigações deve ser apresentado ao plenário do TCU em breve, na pauta do próximo mês. A auditoria sustenta que a folha de pagamentos da Câmara tem praticamente as mesmas irregularidades apontadas pelo tribunal no Senado, a exemplo de pagamento ilegal de horas extras e outras verbas que compõem a remuneração dos funcionários.
ANGUERA - COLISÃO ENTRE HILUX E SIENA NA BA-052 CAUSA MORTE DE UMA PESSOA E FERIMENTO EM OUTRAS DUAS

Um homem morreu e outros dois ficaram feridos na tarde desta quarta-feira (1º) em um acidente no Km 36 da BA-052, próximo da cidade de Anguera, localizado a 146 km de Salvador. Segundo informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), um carro modelo Siena, de placa JRW-0848, se chocou de frente com um veículo Hilux, JWO-5760.
O condutor do carro Valmir Cardoso Oliveira, 41 anos, não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo. Já Isidoro de S. Junior e Carlos Martins Dourado, ambos de 27 anos, ficaram gravemente feridos e socorridos para o Hospital Clériston Andrande.

O estado de saúde das vítimas que estavam na Hilux é desconhecido assim como as as circunstâncias do acidente que aconteceu por volta das 15h40.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Mensagem original
De:
Ademário Santos de Carvalho(DEDÉ MAIRI) < dedemairi@bol.com.br >
Para: ohdo@rss.com
Assunto: MEDO DA VERDADE ?
Enviada: 02/02/2012 01:27

FaltaAmor

Ainda não descobrir o que te incomoda ! Sei de quem falei e garanto que não só falei como fiz uma afirmação ! Está tudo escrito e registrado ! Se você acha que os fatos que relatei são ofensivos a honra de alguém e se não é verdade por que não me processa por Calúnia e difamação ?

Eu gostaria de bater de frente na Justiça para vê você explicar o inexplicável e depois vê você pagar pela sua participação na falcatrua !

Nada como um dia atrás do outro com uma noite no meio, um dia o pote vai a fonte e quebra !

Com certeza vou está asistindo de camarote

Seja mais ético

Dedé Mairi


" Atropelei os sonhos, venci as mágoas, convivi com os fracos, suportei os falsos, e na derrota busquei energia, e o apoio dos verdadeiros amigos para minha grande vitória !."

Privatização dos cartórios: preço de serviços serão elevados em mais de 300%


O delegado do Sinpojud, Roberto Pedrosa, acredita que a privatização vai melhorar o atendimento ao público, mas lamentou a falta de investimento do TJ-BA para estruturar os cartórios.

Com exceção dos dois cartórios de registros e de títulos e documentos, os demais cartórios extrajudiciais optaram pela privatização. O Tribunal de Justiça (TJ) exonerou os chefes dos três tabelionatos, dois do registro de imóveis e um do cartório de protesto. Esses servidores agora vão se preparar para instalar os cartórios fora do prédio do Fórum Filinto Bastos. O prazo para que eles funcionem privatizados é até o dia 26 de março.

Os servidores, cerca de 20, que atuam nesses cartórios vão ser transferidos para as varas judiciárias ou outros setores. O delegado do Sinpojud (Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário), Roberto Pedrosa, acredita que privatização vai melhorar o atendimento ao público, mas lamentou a falta de investimento do TJ-BA para estruturar os cartórios.

“Eu acredito que vai melhorar porque as pessoas que vão assumir esses cartórios são comprometidas e têm interesse de prestar um bom serviço a toda comunidade. Eu fico entristecido porque o Tribunal de Justiça não aplicou os recursos, que durante anos recebeu desses cartórios, em retorno em infraestrutora”, disse Roberto Pedrosa.

Outra questão destacada pelo delegado do Sinpojud foi o aumento do custo dos serviços. “Quem vai pagar esse aumento é a comunidade, mas espero que em contra partida o serviço melhore”, afirmou.

Com a privatização, as taxas do cartório vão sofrer um aumento de 368,44%, um casamento, cujo valor atual é de R$ 26,30, passará a custar R$ 123,20. A emissão de uma certidão que custa R$ 7 passará a custar R$ 20,02
Meningite: 125 vítimas fatais na Bahia

 

A meningite fez 125 vítimas na Bahia em 2011, informou, nesta terça (31) a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). O número é menor que em 2010, quando a doença causou 145 óbitos no Estado.

O total de casos confirmados de meningite até a 52ª semana epidemiológica (encerrada em 31 de dezembro de 2011) foi de 1.267 em todo o Estado. Desse total 425 (34%) foram de origem bacteriana, 649 (51,2%) virais, 166 (13,1%) não especificadas e 27 (2%) de outra etiologia. Entre as bacterianas, a meningocócica registrou 182 casos e 57 óbitos, e a meningite por Haemophillus influenzae teve 11 casos e 1 óbito.

Conforme boletim divulgado pela Sesab, os casos de meningite ocorreram em 61 municípios. Em Salvador, no ano passado, foram 624 casos e 38 óbitos. A Sesab assinala que chama atenção, nas meningites bacterianas, o aumento da letalidade do tipo Pneumocócica (42,9%) em relação a 2010 (23,8%).

A cantora Ivete Sangalo foi a paciente mais famosa da Bahia a contrair meningite em 2011. Seu caso foi menos grave (viral) e embora precisasse de internação, foi liberada rapidamente. As crianças menores de 1 ano foram consideradas “grupo prioritário” no Estado para vacinação contra a doença meningocócica sorogrupo C pelo Ministério da Saúde e Sesab no ano passado.
A duas semanas do Carnaval, PM baiana decreta greve


Policiais militares decretaram greve por tempo indeterminado na Bahia. A decisão foi tomada na tarde desta terça-feira após assembleia de uma das nove associações que representam a categoria. O governo não reconhece o movimento.

A paralisação, por tempo indeterminado, ocorre a menos de duas semanas do Carnaval de Salvador, a principal festa popular da Bahia. O governador Jaques Wagner (PT) acompanha a presidente Dilma Rousseff em viagem a Cuba.

Segundo o sargento Fabio Britto, diretor da Associação dos Policiais e Bombeiros da Bahia, 10 mil pessoas apoiaram a greve na assembleia, que, segundo ele, só será encerrada quando o governo incorporar a gratificação por atividade policial aos salários.

"Queremos apenas que o governador Jaques Wagner cumpra a lei. A população sofre e a gente teme o que pode acontecer, mas o governo se recusa a negociar", disse Britto.

O Comando Geral da Polícia Militar diz que a associação que decretou a greve representa somente 600 policiais de um contingente de 32.000 servidores da corporação na ativa.

"É um pequeno segmento e a gente ainda não conseguiu visualizar essa greve. Só agora é que estão apresentando as propostas", disse o coronel Gilson Santiago, diretor de comunicação da PM.
A associação diz que tem 2.000 filiados, mas que o movimento ganhou adesões fora da entidade.
Segundo a PM, o policiamento nas ruas e o funcionamentos dos quarteis é normal.

O grupo que decretou greve deverá ser recebido por algum representante do governo e da Assembleia Legislativa ainda nesta noite.

REIVINDICAÇÃO

O soldo básico de um soldado é de R$ 580 e a gratificação eleva a remuneração para R$ 2.300 mensais, segundo a associação.

Se fosse incorporada a gratificação, segundo a entidade, os policiais receberiam cerca de R$ 1.000 a mais por mês porque outros adicionais incidiriam sobre uma base maior.

O governo alega que não foi comunicado da pauta de reivindicação.