segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

STF encerra processo do mensalão para João Paulo Cunha, que deve ser preso

SEVERINO MOTTA
FERNANDA ODILLA
DE BRASÍLIA

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, encerrou o processo pelos crimes de corrupção e peculato (desvio de dinheiro público) do deputado João Paulo Cunha (PT-SP), que pode ser preso a qualquer momento.

Pelos dois crimes, Cunha irá cumprir uma pena de 6 anos e 4 meses de prisão. Como ela ficou abaixo de 8 anos, será no regime semiaberto. A assessoria de imprensa do deputado disse que ele irá se apresentar na sede da PF em Brasília, às 12h de terça-feira.
João Paulo Cunha diz que mensalão 'é farsa teatral' e ataca Barbosa
 
Em sua decisão, Barbosa destacou que os recursos apresentados por Cunha contra os crimes de peculato e corrupção, conhecidos como embargos infringentes, eram "manifestamente incabí

O deputado João Paulo Cunha faz discurso na Câmara dos Deputados
Para que a prisão seja efetuada, Barbosa ainda terá que expedir o mandado de prisão contra o deputado. Não há informações se isso já foi feito. Oficialmente, a Polícia Federal diz que ainda não recebeu o documento para realizar a detenção.

Em sua decisão, Barbosa destacou que Cunha não obteve o mínimo de quatro votos por sua absolvição nos dois crimes –elemento necessário para a apresentação dos embargos infringentes.
Além da corrupção e do peculato, Cunha também foi condenado por lavagem de dinheiro. Mas, neste crime, obteve os quatro votos e sua condenação está suspensa até o julgamento de seu recurso.

OUTROS CONDENADOS
 
Entre os outros 24 condenados do mensalão, Breno Fischberg e João Cláudio Genu são os únicos que ainda não tiveram nenhum processo encerrado –eles recorrem da única condenação, por lavagem de dinheiro. O delator do esquema, Roberto Jefferson, não teve sua prisão decretada pois aguarda definição sobre seu pedido de prisão domiciliar. A defesa de Jefferson alega que ele precisa de uma dieta especial em função do câncer que teve.

Três dos condenados –Enivaldo Quadrado, José Borba e Emerson Palmieri– receberam penas alternativas. Henrique Pizzolato, condenado a 12 anos e 7 meses de prisão, inicialmente em regime fechado, está foragido.

Sete condenados, incluindo o empresário Marcos Valério, cumprem prisão em regime fechado. Os outros dez estão presos em regime semiaberto. Entre eles estão o ex-ministro José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares.

Genoino tem dez dias para pagar cerca de R$ 468 mil de multa do processo do mensalão


Genoino tem dez dias para pagar cerca de R$ 468 mil de multa do processo do mensalão

A Vara de Execuções Penais (VEP) do Distrito Federal determinou nesta segunda-feira(6) que o ex-deputado José Genoino, condenado a quatro anos e oito meses de prisão na Ação Penal 470, o processo do mensalão, pague a multa que ele recebeu pela condenação por corrupção. Conforme decisão da VEP, Genoino tem dez dias para pagar cerca de R$ 468 mil.

De acordo com despacho da Vara de Execuções Penais, se Genoino não fizer o pagamento no prazo estipulado, o débito será inscrito na Dívida Ativa da União. "Juiz da Vara de Execuções Penais determinou a intimação do sentenciado para o pagamento da pena de multa imposta nos autos da Ação Penal 470, proveniente do Supremo Tribunal Federal, no prazo de dez dias, sob pena de inscrição do débito em Dívida Ativa da União, nos termos do Artigo 51 do Código Penal", decidiu a VEP.

Genoino cumpre prisão domiciliar temporária até 19 de fevereiro, por decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa. No entanto, Barbosa rejeitou pedido de transferência para São Paulo, e o ex-deputado permanecerá em Brasília até nova avaliação médica. Após a data, uma perícia será feita para decidir se o condenado permanecerá em casa ou voltará para Penitenciária da Papuda, no Distrito Federal.

'Toplessaço' surpresa reúne 

 

 

mulheres em praia de Vila Velha,

 

 

ES

 

 

Grupo de 15 mulheres ficou sem a parte de cima do biquíni.
Ato aconteceu na praia de Itapuã.

 

G1Grupo de 15 mulheres fez toplessaço em Vila Velha, Espírito Santo (Foto: Andre Alves/ VC no ESTV)Grupo de 15 mulheres fez toplessaço em Vila Velha, Espírito Santo (Foto: André Alves/ VC no ESTV)


Um 'toplessaço' movimentou a praia de Itapuã, em Vila Velha, nesta segunda-feira (6). Sem anunciar na internet, como foi feito no primeiro encontro, o grupo de 15 mulheres foi a praia e ficou sem a parte de cima do biquíni. Segundo a organização, o protesto foi contra o machismo e a expectativa é que as pessoas encarem o manifesto como algo normal.
A escritora Tayana Dantas é uma das organizadoras e disse que o topless vai acontecer frequentemente a partir de agora. “Se o homem tem o direito de escolher estar com ou sem camisa, também podemos. Precisamos naturalizar essa prática”, comentou Tayana, que também organizou o toplessaço na Ilha do Boi, em VItória, no dia 28 de dezembro de 2013.
Tayana ainda disse que, há alguns dias, só vai a praia de topless. “Isso tem que se tornar natural. As pessoas têm que se acostumar”, disse.
Em nota, a Polícia Militar informou que foi ao local e caracterizou o ato como "importunação ofensiva ao pudor". Ninguém foi detido.
Polícia foi até o local do toplessaço, em Itapuã, Vila Velha, Espírito Santo (Foto: Andre Alves/ VC no ESTV)Polícia foi até o local do toplessaço, em Itapuã, Vila Velha, Espírito Santo (Foto: Andre Alves/ VC no ESTV)
Mulheres fazem toplessaço na praia da Itapuã, em Vila Velha, Espírito Santo (Foto: André Alves/ VC no ESTV)Mulheres fazem toplessaço na praia da Itapuã, em Vila Velha, Espírito Santo (Foto: André Alves/ VC no ESTV)

Após chamar povo de Iaçu de ‘tabaréu’ Bell divulga nota pedindo perdão




Bell Marques saiu recentemente do grupo Chiclete com Banana

O cantor Bell Marques não gostou de ver um vídeo onde ele chama a população de Iaçu, no interior da Bahia, de "tabaréu". Ao ver as imagens circulando pela internet, o músico decidiu se pronunciar através de sua assessoria de imprensa. Na declaração, Bell pede desculpas aos habitantes da cidade e explica que tudo não passou de uma brincadeira. Leia a nota de esclarecimento enviada pelo cantor à imprensa: 

"Fui surpreendido nesta manhã com o recorte de um vídeo de um show meu, numa edição do Axé Brasil, que me deixou bastante desapontado e triste com a má intenção das pessoas. Não existe maldade na minha fala quando uso o termo 'tabaréu' e menciono a cidade de Iaçu, no interior baiano. Estou rindo e, ao contrário do que dizem, não estou estressado no vídeo. Sou baiano também e, sendo assim, estaria me incluindo neste rol. Espero que o povo de Iaçu e da Bahia como um todo, estado do qual nunca saí e que sempre valorizei onde quer que eu vá, aceite meu pedido de desculpas e entenda que foi uma brincadeira. Às vezes, na emoção do momento, em cima do palco, acabo falando pela melodia da palavra, mas nunca com a intenção de ofender ninguém".

Homem é encontrado baleado dentro de casa, na cidade de Mairi

 

Na manhã desta segunda-feira, 06 de janeiro de 2014, por volta das 11h30min, João de Macedo Suzart, de 56 anos, conhecido como João de Vadu, foi encontrado baleado dentro de casa, na Rua da Floresta, na cidade de Mairi.

Segundo informação da Polícia Militar, um revolver calibre 38 foi encontrado no chão, ao lado do homem. A bala atingiu o pulmão do lado direito e ficou alojada no pulmão esquerdo. A polícia está investigando o caso.

A equipe do SAMU-192 foi acionada, mas quando chegou ao local, João já tinha sido socorrido em outro carro e encaminhado para o Hospital Deputado Luís Eduardo Magalhães de Mairi. Depois ele foi transferido em estado grave para Salvador, mas não resistiu e faleceu próximo a Ipirá.

O corpo será encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Jacobina para ser necropsiado. João de Vadu era vigia da garagem da prefeitura de Mairi.

Da redação do Blog Agmar Rios

domingo, 5 de janeiro de 2014

Bebê é deixado debaixo de árvore em praça de Ibotirama, diz polícia na BA


Situação foi registrada na noite de sábado (4), em rua escura no centro. Segundo informações de policiais militares, garoto passa bem em hospital.

Bebê foi levado a hospital, onde permanece neste
domingo, na BA (Foto: Blog CotidianoPolicial.Com)

Um recém-nascido foi encontrado abandonado debaixo de uma árvore, em uma praça no centro de Ibotirama, na região oeste da Bahia, na noite de sábado (4). Segundo informações da Polícia Militar da cidade, o menino ainda tinha o cordão umbilical e foi deixado sobre um papelão, enrolado em um lençol.

Os policiais foram acionados por populares, que ouviram o choro da criança em um local escuro. A PM informa que quando o menino foi retirado, já havia formigas no corpo dele. A situação foi registrada por volta das 23h30, na Praça da Bandeira, bairro Teixeira Lote.

A companhia de policiamento de Ibotirama informou ao G1 na manhã deste domingo (5) que quando os PMs chegaram ao local onde o menino estava, uma outra pessoa já havia levado a criança em um táxi. Os policiais, então, iniciaram busca para localizar o veículo e garantir que a criança fosse entregue às autoridades locais. Um policial militar contou que a pessoa que prestou socorro estava levando o garoto para o Hospital Regional de Ibotirama, onde ele recebeu os primeiros cuidados e permanece internado na manhã deste domingo.

Até por volta das 10h, os policiais não tinham informações sobre os responsáveis pelo recém-nascido. O Conselho Tutelar da cidade foi acionado para tomar providências a respeito do destino que será dado à criança após sua recuperação. O G1 não conseguiu informações sobre o estado de saúde do bebê no hospital de Ibotirama, mas policiais que acompanham o caso informaram que ele passa bem.

Morre o cantor Nelson Ned, o "Pequeno Gigante da Canção”

Divulgação
O Brasil se despede do "Pequeno Gigante da Canção”. O cantor Nelson Ned morreu na manhã deste domingo (5) no Hospital Regional de Cotia, em São Paulo. O artista, de 66 anos, estava internado desde sábado com pneumonia. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Saúde, ele morreu em decorrência de "complicações clínicas". 
 
Natural de Ubá, Minas Gerais, Nelson Ned fez fama como cantor de músicas românticas nos anos 60, quando já vivia no Rio de Janeiro. Em 2003, o cantor sofreu um acidente vascular cerebral. Ele vivia em São Paulo, sob a guarda e cuidados de Neuma, uma de suas irmãs. O AVC afetou sua parte vocal, assim como memória.
 
Cria de Chacrinha
Em sua carreira artística ele gravou 32 discos em português e espanhol e vendeu cerca de 45 milhões cópias, sendo que o seu maior sucesso foi a música “Tudo Passará”. Um dos seus maiores apoiadores foi o Chacrinha, apesar de que foi o radialista Aldair Pinto, da rádio Inconfidência de Belo Horizonte, quem lhe deu a primeira oportunidade de cantar no rádio, logo no início dos anos 60.