quarta-feira, 1 de julho de 2015

Pastor é preso suspeito de abusar de meninas de 9 e 12 anos na igreja

Ele confessou o crime para uma das famílias, mas os pais da criança preferiram não prestar queixas porque ele havia pedido perdão e prometido que pararia

Um pastor de 43 anos foi preso preventivamente ontem em Formosa, no Entorno do Distrito Federal, acusado de abusar sexualmente de duas meninas que na época do crime tinha entre 9 e 12 anos. Hoje, ambas têm 14 anos. A prisão ocorreu após uma investigação de sete meses, que começou quando a primeira vítima procurou a polícia em dezembro para denuncia-lo. A polícia acredita que haja mais vítimas. Todas eram de famílias que frequentavam a igreja do pastor, localizada na região central da cidade.

Os crimes aconteceram nos anos de 2007, 2008 e 2012. A primeira vítima a procurar a polícia foi levada pela mãe após revelar o abuso. “A mãe notou uma mudança no comportamento da filha, que ficou mais agressiva, diferente, e foi conversando para tentar entender a mudança até que um dia ela contou o que aconteceu”, contou a delegada Fernanda Lima, titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Formosa.

A segunda vítima foi encontrada pela polícia após investigação. No caso dela, o crime foi cometido duas vezes, uma na casa da avó e outra na igreja. Os pais, ao saberem do crime, entretanto, não procuraram a polícia e disseram à delegada que haviam perdoado o pastor. A família continuava frequentando a igreja.

O pastor, segundo a delegada, não ameaçava as vítimas, mas as induzia a não revelar a ninguém a prática. Fernanda diz acreditar que haja mais vítimas do pastor, uma vez que esse tipo de prática criminosa não é, de acordo com a delegada, algo que o criminoso consiga parar ou fazer apenas ocasionalmente.

Fernanda espera que mais vítimas procurem a delegacia após a repercussão do caso na imprensa. “Aqui na cidade muita gente está falando do caso e esperamos que apareçam mais vítimas. É importante que a vítima procure a polícia”, disse. Na página do Facebook da Deam de Formosa foi divulgada uma foto do suspeito com uma tarja preta nos olhos.

Em depoimento, ele negou as acusações, mas disse que só falaria em juízo. Ele se encontra detido na cadeia pública em Formosa. É o segundo suspeito de pedofilia preso em Formosa neste mês.

A primeira denúncia foi registrada pela mãe de uma das vítimas, em dezembro passado. Segundo a titular da Delegacia de Atendimento à Mulher, Fernanda Lima, a mãe percebeu diferenças no comportamento da menina, que estava mais agressiva e “respondona”. Ela insistia em perguntar para a filha porque estava diferente, até que um dia a menina contou que o pastor havia abusado dela na igreja, quando tinha apenas 12 anos (a agressão teria ocorrrido há dois anos). De acordo com o depoimento da mãe, relatado pela delegada, a jovem disse que se sentia “um lixo” e que tinha “nojo de si mesma”, quando contou do abuso.

Leia mais notícias em Cidades

O segundo caso, com relatos de abusos mais antigos, veio à tona durante as investigações. A menina, agora com 14 anos, teria sido abusada em duas ocasiões: uma na casa da avó e a outra na igreja. O pastor teria ido à casa da avó sob o pretexto de ajudar a consertar o computador, e teria cometido o crime quando ficou a sós com a menina – que tinha 9 anos à época. O segundo abuso ocorreu um ano depois, também na igreja, como no caso que detonou as investigações.

A primeira vítima chegou a contar para os pais sobre os abusos do pastor, mas eles optaram por não procurar a polícia. Quando a menina contou para a família, eles resolveram conversar com o pastor, que assumiu os abusos e pediu perdão, prometendo que nunca mais faria igual. A família perdoou o pastor e continuou frequentando a igreja.

“Ele (o pastor) se aproveitava da confiança dos fiéis. Era bem comum ele frequentar a casa das famílias, sobretudo as que tinham menores”, afirma a delegada. Lima explica também que o depoimento de muitas testemunhas apontam para boatos de que o pastor abusaria de meninas e, portanto, existe a possibilidade de outras vítimas. As investigações policiais, contudo, confirmam duas vítimas por enquanto.

FONTE:http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2015/07/01/interna_cidadesdf,488627/pastor-e-preso-em-formosa-acusado-de-abusar-de-meninas-de-9-e-12-anos.shtml

Ação da PGR é contra pensão vitalícia concedida a ex-governadores da Bahia

palacio
Fonte Secom PGR
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou ao Supremo Tribunal Federal ação direta de inconstitucionalidade com pedido cautelar contra artigo da Constituição do Estado da Bahia que concede pensão especial, mensal e vitalícia a ex-governadores. A petição partiu de representação formulada pelo Ministério Público Federal na Bahia. Segundo Janot, o dispositivo é integralmente incompatível com diversos preceitos constitucionais. “Não há critério razoável e proporcional capaz de legitimar tratamento privilegiado estabelecido em favor de ex-governadores do Estado da Bahia, os quais exerceram tão somente múnus público temporário, plenamente conscientes disso”, diz.
Para o procurador-geral, a benesse concedida pelo art. 104-A da Constituição baiana não se encaixa nas hipóteses que admitem a denominada “pensão de graça”, tampouco se confunde com proventos ou pode ser remunerada como subsídio, pois não decorre efetivamente do exercício de cargo público, em retribuição por trabalho. Dessa forma, o dispositivo contraria o art. 39, § 4o, e o art. 201, § 7o, I e II, da Constituição da República.
A ação explica que a atual repartição de competências legislativas entre os entes federativos é norteada pelo princípio da predominância do interesse. “Cabe à União, no que concerne à previdência social, edição de normas gerais que busquem padronização nacional, e aos Estados compete legislar de forma supletiva ou complementar, desde que observadas as regras constitucionais e federais sobre a matéria”, diz.
Segundo o procurador-geral, não há regra constitucional ou federal que discipline benesse semelhante ao do artigo em questão, não sendo, portanto, admissível edição de regra dessa natureza pelos entes periféricos da estrutura federativa. “No federalismo adotado pela Constituição de 1988, nem mesmo a autonomia dos Estados ou sua competência concorrente em matéria de previdência social os autoriza a inovar o ordenamento jurídico mediante instituição de ‘pensão especial’ em benefício de ex-governadores.”
Tratamento privilegiado – Para Janot, ao instituir “pensão especial” em benefício de agentes políticos e à custa do erário estadual, o artigo da Constituição da Bahia ofende ainda redação dada à Constituição Federal a partir da Emenda Constitucional 20, de 1998, segundo a qual todos os ocupantes de cargos temporários, inclusive agentes políticos, se tornaram contribuintes obrigatórios do Regime Geral de Previdência Social (RGPS).
A ação alerta que a concessão do benefício distingue indevidamente determinados agentes políticos dos demais cidadãos e cria espécie de casta por estabelecer a pensão aos ex-governadores que hajam contribuído para a previdência social por, no mínimo, 30 anos. “Um cidadão comum trabalha e contribui por 35 anos, se homem, e 30 anos, se mulher, além de outros requisitos etários, para aposentar-se pelo RGPS, enquanto a ex-governadores da Bahia bastariam 30 anos, independentemente de idade, para obter vultosa benesse, de caráter vitalício, paga pelos cofres estaduais.”
Segundo o procurador-geral, o princípio republicano e o da igualdade exigem que, ao final do exercício de cargo eletivo, seus ex-ocupantes sejam tratados como todos os demais cidadãos, sem que haja razão para benefícios decorrentes de situação pretérita, ainda mais de forma vitalícia.
Valor – O artigo 104-A da Constituição baiana estabelece ainda que o valor da pensão concedida aos ex-governadores deve ser equivalente ao subsídio do ocupante atual do cargo de governador. A ADI informa que tal previsão afronta o art. 37, XIII, da Constituição da República, que veda vinculação e equiparação de quaisquer espécies remuneratórias. “Tem a regra proibitiva por escopo impedir reajustes remuneratórios automáticos, o que sucederia na hipótese de um cargo estar vinculado a outro, de tal sorte que, havendo acréscimo pecuniário ao cargo-paradigma, o outro seria automaticamente beneficiado na mesma proporção, não importando se a vinculação se dá entre cargo atual e outro extinto.”
Lapa: População ribeirinha ganha barco ambulância do SAMU



O atendimento de emergência à população ribeirinha de Bom Jesus da Lapa ganha um reforço nesta semana. Uma ambulâncha passa a integrar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência da cidade, o Samu 192. A embarcação foi adaptada e vai servir a uma população de cerca de 70 mil habitantes. 

Além de dar atendimento no local, faz-se o suporte assistido e é regulado pelo Samu."

Para acionar o Samu, basta ligar 192. A ligação é gratuita e deve ser feita apenas em casos de emergência.

“Se antes o Samu não atendia diretamente à população ribeirinha, essa realidade muda com a entrega da ambulâncha”. É o que afirma o prefeito Eures Ribeiro.

“A ambulâncha do Samu esta equipada para prestar atendimento no local. Dessa forma, o cidadão que mora em uma comunidade isolada pelo rio poderá contar com atendimento pré-hospitalar em casos de urgências”, afirma o secretário de saúde, Marcélio Magno.

Fonte: TV Web Barreiras
Trio invade residência no Rosário, espanca idoso e estupra idosa. Eles foram presos pela PM


O trio preso pela PM do Rosário

Na noite de sábado, 27, por volta das 20h, três homens invadiram uma casa no Loteamento Primavera do Oeste, no distrito do Rosário, no município de Correntina, onde reside o casal M.G.Ade 51 anos, e D.C.S de 60 anos.
Ao entrar na casa, os elementos agrediram fisicamente o senhor D, inclusive com pancadas na cabeça, que chegou a desmaiar. Em seguida, os três marginais estupraram a senhora e depois também a agrediram fisicamente.
Após o ato de selvageria, os três bandidos saíram do local e dirigiram-se todos para as suas residências, que também ficam no Primavera o Oeste. Mais tarde o casal foi encontrado por vizinhos, ainda dentro da residência, os dois foram levados para o hospital da cidade de Posse-GO.
Segundo informação dos policiais do Rosário, o quadro de saúde do senhor D é grave, pois o mesmo sofreu várias pancadas na cabeça, ate o fechamento desta matéria ele seguia internado.

A policia militar do Rosário só foi informada do ocorrido na manhã de ontem, domingo, 28. Os policiais foram atrás dos bandidos e os encontraram em suas casas, todos foram presos.
A senhora M.G.A seguiu junto com a PM para Santa Maria da Vitória-BA, onde será registrada a ocorrência na policia civil. Para lá também foram encaminhados os autores do crime, para que a policia possa tomar as providências legais.
Os três estupradores são moradores do Rosário, todos do Primavera do Oeste, são eles: Francisco Ferreira Lima de 21 anos, Lázaro Figueiredo da Cruz, de 29 anos e Maicon Douglas Silva, de 19.
Fonte: Do correspondente do Blog do Sigi Vilares no Rosário, repórter Magnum Favretto
04 CARROS SE ENVOLVEM EM ACIDENTE NA 242








Na noite de ontem, terça-feira, 30, por volta das 21h20, ocorreu um acidente envolvendo quatro veículos na BR 242, nas proximidades do aterro sanitário de Barreiras.
De acordo com informações, o condutor de um veículo Chevrolet Veraneio, com um reboque, seguia pela rodovia, quando foi atingido na traseira por uma carreta, que consequentemente foi atingido por um outro veículo Fiat Strada, cor branca, que fazia ultrapassagem na carreta e atingiu também o reboque, que acabou perdendo o controle, logo em seguida, vindo a sair da pista e capotando.
Um quarto veículo, um ônibus, foi atingido de raspão na lateral.
No Veraneio haviam cinco pessoas a bordo, onde apenas um teve escoriações. Já no veículo Strada tinha dois ocupantes que ficaram feridos e foram socorridos no local por uma equipe do SAMU.
O condutor da carreta e do ônibus, fugiram do local. A PRF registrou o acidente.
Fonte: Repórter Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares

Criança de 4 anos é espancada até a morte

assassinato
Uma criança de apenas quatro anos de idade foi espancada até a morte no final da tarde desta quarta-feira, 17, na comunidade de Vila de Samambaia, zona rural de Tobias Barreto/SE. A criança, identificada pela Polícia Militar como Cristiano de Carvalho, residia com a família na comunidade, onde ocorreu o crime e ainda foi socorrida, mas faleceu ao chegar no Hospital de Tobias Barreto.
De acordo com os primeiros levantamentos realizados pela Polícia Militar, há suspeita que o crime tenha sido praticado por um dependente químico que teria ficado incomodado com a reação da criança que o observava enquanto ele consumia drogas. O sargento Reginaldo Campos, da 2ª Companhia do 7º Batalhão, acompanhou a ocorrência e revelou que a vítima brincava na companhia de uma outra criança, da mesma faixa etária, em um local conhecido como Estrada Velha, que dá acesso à lixeira daquele povoado.
O sargento informou que a criança sobrevivente chegou a presenciar o acusado, que usava camisa de cor branca e tinha o cabelo “amarelado”, aplicando um golpe na vítima, utilizando um “pedaço de pau”, objeto localizado nas proximidades do corpo da vítima. “Quando o amiguinho viu a cena saiu correndo, pedindo socorro”, conta o policial.
O próprio pai saiu desesperado ao local indicado pela criança, onde encontrou o filho agonizando, ensanguentado. O pai encaminhou o filho ao hospital, mas a vítima faleceu logo depois. O corpo foi removido pelo Instituto Médico Legal, onde chegou às 23h10. A família da vítima está sendo assistida pelo Conselho Tutelar. Há um suspeito identificado, que será investigado pela polícia civil.
PRF apreende mais um bitrem com 450 mil maços de cigarro do Paraguai

PRF apreende bitrem com 450 mil maços de cigarro; contrabandista quase provocou colisão ao saltar da carreta em movimento
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma carreta bitrem carregada com 450 mil maços de cigarro contrabandeado na manhã da segunda-feira (29) em Nova Laranjeiras, região centro-sul do Paraná.
Após desobedecer a ordem de parada, o motorista da carreta acelerou. Ao ser ultrapassado pela viatura da PRF, ele saltou do veículo ainda em movimento e fugiu a pé, por uma área de mata. O homem ainda não foi localizado.
Abandonada, a carreta parou totalmente atravessada sobre a via, no quilômetro 470 da BR 277. Ela quase atingiu outro caminhão e três automóveis que transitavam pelo local naquele momento.
Ao retirar as lonas dos semirreboques, os policiais rodoviários federais constataram que a combinação de veículos estava carregada com cerca de 900 caixas de cigarros, o equivalente a 450 mil maços.
O valor de mercado da carga ilícita trazida do Paraguai ultrapassa R$ 2 milhões. A carreta apreendida tem placas de Chapadão do Sul (MS).
A PRF encaminhou a carreta e o cigarro para a Receita Federal em Cascavel.
As informações, vídeo e foto são da PRF/PR>>>