quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Acusados de matar policial são presos em flagrante

Segundo a polícia, o autor do disparo contra o policial, Antônio de Jesus Oliveira, 37, comparsa de Tawan, está custodiado no Hospital Roberto Santos. Ele foi preso após ser ferido no peito pela vítima e localizado na casa onde mora, na Rua 7 de Setembro, em Mata Escura.
Acusados de matar policial são presos em flagrante
O criminoso Tawan da Silva Barbosa Tosta, de 19 anos, acusado de envolvimento no latrocínio que vitimou o Cabo PM Arisvaldo das Neves Santana, 47 anos e também feriu o estudante Marlon Figueiredo, na noite de segunda-feira (21), na Paralela em Salvador foi preso, momentos depois do crime, em Mata Escura, pela Rondesp/Central, e conduzido ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Segundo a polícia, o autor do disparo contra o policial, Antônio de Jesus Oliveira, 37, comparsa de Tawan, está custodiado no Hospital Roberto Santos. Ele foi preso após ser ferido no peito pela vítima e localizado na casa onde mora, na Rua 7 de Setembro, em Mata Escura.
O veículo VW Gol, de cor prata, placa NTQ- 4941, utilizado pelos acusados, segundo a polícia, e as roupas que Antônio usava na hora do assalto foram apreendidas. Ainda de acordo com a polícia, Tawan conduziu o carro durante a fuga.

O delegado Odair Carneiro, titular da Delegacia de Homicídios Múltiplos (DHM), o policial militar teria reagido à abordagem dos ladrões, quando saía da faculdade acompanhado da mulher e de um sobrinho. O trio foi atacado pelos assaltantes, em uma passarela, em frente à instituição de ensino. Houve troca de tiros e o PM foi baleado no tórax e na axila, morrendo no local.

Mesmo ferido, o policial, que era lotado no Departamento de Modernização e Tecnologia (DMT), da Polícia Militar, chegou a balear Antônio.
O estudante atingido na ação foi socorrido para o Hospital São Rafael. A arma utilizada pelos ladrões ainda não foi localizada pela polícia. Tawan e Antônio foram autuados por latrocínio.
Depois de apresentado à imprensa, na manhã desta terça-feira (22), no DHPP, durante coletiva conduzida pelo delegado Odair Carneiro, titular da DHM, e pelo major PM Agnaldo Ceita, comandante da Rondesp/Central, Tawan foi encaminhado ao sistema prisional.
Em 2015, já foram registrados, com o episódio de ontem, nove casos de policiais militares mortos em Salvador ou Região Metropolitana, em atividade ou em horário de folga. Todos são investigados pela Força-Tarefa instituída pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), reunindo integrantes das polícias Civil e Militar. Do total, oito foram solucionados. Apenas o homicídio do sargento Wellington Cavalcante, em 11 de agosto, ainda está sendo investigado.

Morte do Policial

O policial militar Arivaldo das Neves Santana, 47 anos, morreu na noite de segunda-feira (21), após ser baleado durante uma tentativa de assalto, em uma passarela em frente a uma faculdade, na Avenida Paralela, em Salvador.
Segundo o site G1, o policial reagiu e foi reconhecido como policial pelo suspeito. Um estudante identificado como Marlon Figueiredo também foi atingido com uma bala na perna e socorrido pelo Samu para o hospital São Rafael.

O crime ocorreu por volta das 22h20, segundo a Central de Polícia. O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) vai investigar o caso. Não foi informado onde o policial era lotado.

TJBA quer cortar vantagens e gratificações de servidores


650x375_eserval-rocha-presidente-do-tribunal-de-justica-da-bahia_1563526

O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Eserval Rocha, anunciou que vai encaminhar para a Assembléia Legislativa um projeto de lei que elimina uma série de vantagens e gratificações nos salários dos servidores do Judiciário.

Ele falou, durante o Pacto pela Vida nessa manhã, que “não é possível que exista na Bahia mais de vinte penduricalhos (agregados a alguns salários)”, calculando que a mudança deve propiciar uma economia de R$ 70 milhões em três anos na folha do TJ-BA.

Rocha pediu apoio ao governador Rui Costa para aprovação do projeto, sendo prontamente atendido. Rui elogiou a iniciativa e lembrou que os três poderes devem se esforçar para economizar nesse momento de crise.

JOVEM É RESGATADA DE CÁRCERE NAS PEDRINHAS, APÓS 2 ANOS DE ESTUPRO, ESPANCAMENTO E TORTURA




Policiais Militares da Base Comunitária de Segurança – BCS de Vitória da Conquista resgataram na noite deste domingo, 20, uma jovem de 22 anos que há anos era mantida em cárcere privado no interior de uma residência no bairro Pedrinhas, parte alta da cidade. O cárcere foi descoberto pelos moradores da 2ª Travessa dos Torres que desconfiaram de um movimento estranho na residência onde morava um casal com seus filhos.


Os populares foram observar o que estava ocorrendo no imóvel e se depararam com a cena deplorável. A polícia foi chamada e resgatou a vítima. Ela não sabia dizer a quanto tempo estava ali. A única lembrança da jovem foi o número do telefone celular da sua mãe, a qual a procurava desde o seu desaparecimento, cerca de dois anos, segundo a mãe. Os militares acionaram o SAMU 192 que atendeu a vítima e a encaminhou ao Hospital São Vicente. De acordo com relatório médico apresentado a delegacia, a vítima apresentava úlceras nos membros em decorrência do acorrentamento, desnutrição, desidratação e palidez.


Ela ficou internada para realização de exames e não há previsão de alta médica. Mesmo debilitada, a vítima relatou que era constantemente violentada pelo seu patrão, espancada pela sua patroa e rotineiramente torturada. O casal fugiu ao perceber a reação dos populares e não foi encontrado pela polícia. A guarnição que atendeu a diligência registrou o fato no Disep. O caso será investigado pela Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher.

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Aeroporto de Feira deixará de ter voos diários

A informação também foi confirmada oficialmente pela empresa que administra o Aeroporto, a companhia aérea Azul
Aeroporto de Feira deixará de ter voos diários
Crédito: Márcio Filho/FE
O aeroporto João Durval Carneiro, de Feira de Santana, novamente irá passar por reestruturação em horários de voos. Com quase um ano de funcionamento o aeroporto mostra dificuldades para se estabelecer com uma programação regular de rotas e agenda.

Neste período, o Aeroporto disponibilizou voos diários para Salvador e São Paulo, cancelados, e recentemente para Minas Gerais, que irá continuar, porém com mudanças: a cidade passará a ter apenas um voo semanal, aos domingos.

O anúncio se tornou oficial na quarta-feira (16), nas redes sociais através da página do Aeroporto, que informou a solicitação da Azul Linhas Aéreas junto a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para o cancelamento de cinco voos semanais e pedindo a inclusão de um voo semanal aos domingos.

A informação também foi confirmada oficialmente pela empresa que administra o Aeroporto, a companhia aérea Azul, também responsável pela única rota de voo. “A Azul Linhas Aéreas Brasileiras informa que, a partir de 5 de novembro, realizará ajustes de malha na rota entre Belo Horizonte e Feira de Santana. Com isso, a empresa passará a operar um voo semanal aos domingos entre os destinos.”

Amante amanhece pendurado em prédio se escondendo de marido

Reprodução/CEN
Amante foi resgatado por bombeiros após passar noite pendurado

Um homem se pendurou na janela de um edifício pra se esconder de um marido que chegou mais cedo do trabalho. O amante de uma mulher casada, que não teve o nome revelado, passou a noite pendurado na borda do sétimo andar de um prédio após o marido traído chegar em casa de surpresa. O fato inusitado ocorreu em Fujian, na China. 
 
Conforme o “DailyStar”, no dia seguinte, quando o marido da mulher saiu para trabalhar, o homem que passou a noite “escondido” para fora do apartamento foi socorrido por bombeiros. Após o ocorrido, a infiel acabou revelando aos bombeiros que o homem era seu amante e precisou se esconder. Não há informações se ela contou ao marido traído.

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Prefeito de Bom Jesus da Lapa também reduz o próprio salário para combater crise


Prefeito de Bom Jesus da Lapa também reduz o próprio salário para combater crise
Foto: Divulgação
O prefeito Eures Ribeiro (PV), gestor da cidade de Bom Jesus da Lapa, na região do Velho Chico, seguiu a trilha dos administradores municipais baianos que cortaram na própria carne e reduziram os salários do executivo para atravessar o momento de redução na arrecadação. 

A proposta é economizar o montante de R$ 500 mil, até o fim do ano, com o desconto de 33% no contracheque do alcaide, vice, secretários e demais cargos de confiança, além de outras iniciativas que o gestor chamou de “medidas de austeridade” para enfrentar o aperto. Na opinião dele, “o país vive um momento delicado e os governantes precisam encontrar alternativas para superar essa crise. 

Acredito que isso vai nos dar fôlego para equilibrar nossas contas e continuar nossa agenda de grandes investimentos na cidade”. Eures Ribeiro se uniu aos prefeitos de Camaçari, Candeias, Lauro de Freitas, na região Metropolitana de Salvador, e Coaraci, no Litoral Sul do estado, que optaram por reduzir seus próprios vencimentos para reduzir custos com a máquina pública e utilizar o valor economizado para manter as ações previstas como os serviços essenciais como limpeza, educação e saúde.

Absurdo: meninas de 11 anos são sorteadas para pedófilos em cidade baiana



Foto: Reprodução/Matt Roper/Daily Mail



A equipe de reportagem do jornal britânico Daily Mail publicou na última terça-feira (15) uma reportagem revelando um absurdo que ocorre na cidade de Encruzilhada, município no Centro-Sul baiano com pouco mais de 23 mil habitantes. De acordo com a publicação, centenas de homens adultos compram ingressos de pouco mais de R$ 30, cada, para ter a chance de abusar sexualmente de meninas adolescentes. Em um sorteio, os bilhetes são distribuídos como um bingo ou uma rifa. Ainda segundo a publicação, os prêmios mais disputado são as jovens virgens.


Tudo acontece a qualquer hora do dia e é de conhecimento da população da cidade e da polícia local. Em contato com o jornal, o advogado local, Michael Farias, afirmou que investiga os sorteios e apura que as menores são aliciadas para participar dos eventos que também reúnem homens de cidades próximas. "Uma quadrilha cuida da produção dos tickets com as jovens que vão ser sorteadas. Várias já foram sorteadas, com idades entre 11 e 17 anos", afirmou. Ainda segundo Farias, a gangue já faturou muito dinheiro com os sorteios. O Daily Mail cita um dado estarrecedor: o Brasil é um dos países com maior taxa de prostituição infantil no mundo, de acordo com relatórios da Organizações das Nações Unidas.







Segundo a ONG Meninadança, organização que trabalha com meninas em situação de risco em comunidades ao longo da BR-116, considerada como a ‘rodovia da exploração’ do Brasil, muitas pessoas não se surpreendem com os sorteios. "Em muitas dessas áreas pobres da zona rural brasileira, mais precisamente ao longo dessas rodovias onde a prostituição está enraizada na cultura, a exploração sexual de crianças se tornou uma norma e não uma exceção", afirma o membro da organização ouvido pelo Daily Mail, Warlei Torezani.


"De acordo com nossa experiência, pais e mães forçam as filhas a se prostituírem e os homens procuram serviços de crianças de 10 e 11 anos sem se inibir, porque eles não enxergam isso como crime", revela.

Em contato com o jornal, Arilando Botelho, chefe da Polícia Civil da cidade, confirmou que uma investigação policial sobre os sorteios havia acontecido e estava sendo estudada pelo escritório da promotoria público local.