terça-feira, 5 de julho de 2016

LOBISOMEM DE SERRINHA vai doar 12 sacas feijão para festa de Sant'Anna
Feijão tá valendo ouro e a safra na roça do Lobi vai dar pra todo mundo, até pro Bacalhau da Barão
Lobi da Serra , Serrinha | 04/07/2016 às 19:57

Penela de feijão valendo ouro em pó
Foto: BJÁ
   ​O preço do feijão atingiu a casa dos R$15,00 o kilo lá em São Paulo; R$13,00 nos mercados de Salvador; R$16,00 no Rio de Janeiro e causa o maior reboliço neste país. Aqui na Serrinha, tanto em Anselmo do Feijão; quanto em Sêo João da Farinha ainda compramos o litro entre R$6,00 e R$9,00 com tendência a baixar porque a chuva de molha tá boa e tem muito feijão plantado nas roças.

   Eu mesmo estou com boa parte do meu sitio plantado de feijão e Ester Loura, minha digníssima esposa, já faz planos de gastar por conta do preço alto do legume. Ainda bem que a Carmen Stefanes já fechou no Shopping da Serra, mas ainda tem a Dondoca, que é uma boutique que ela gosta muito, ela e suas amigas chiques, daí que anda cubando uma bolsa carrísrima no meu entender para comprar com o preço da safra do nosso feijão.

   Digo nosso porque plantamos junto com Casuquinha, um senhor que mora no bairro da Rodagem bom de enxada, até porque tenho outros afazeres e não possuo mais saúde do alto dos meus 282 anos para bater cabo de enxada de sol a sol. Se batesse, diria a vocês, meu litro de feijão custaria era R$50,00.

   Na Serra tem esse detalhe:  o feijão não é vendido por kilo e sim por litro, o que alguns epecialistas dizem que dá no mesmo, embora existam vários tipos de litros - o magro, o parrudo, o falso, o de concha de zinco e assim por diante. Eu confio nos litros de Sêo Anselmo, barraca que fica junto da tenda de conserto de sapatos de Sêo Roni, e não me queixo de pagar R$9,00 no feijão, sendo que o preto tá mais barato, por R$5,00.

   Ester detesta feijão preto e quando falo pra ela fazer uma feijoada com o preto carvoeiro ela diz que não nasceu na Pavuna, não é carioca, nem conhece o Rio de Janeiro, e não vai fazer feijoada com couve e cortes de laranjas.

   O feijão virou assunto do dia nas rodas de conversas com nossos amigos e só não convoquei nosso Conselho Politico para discutir esse assunto porque achei de menor monta e no alto dos meus longos anos já vi o feijão subir feito foguete e descer de preço como a flecha do mesmo foguete, daí que nem me incomodo mais.

   O que não pode subir é nossa cerveja lá no Boteco do Teco, camarada que faz milagres e ainda vende o cervejão gelado a R$4,00 o que significa dizer que quando tomamos eu e meus amigoos 4 litrões pagamos R$16,00 o que corresponde a dois litros de feijão.

   Agora, pra Ester comprar a bolsa lá na Dondoca ela terá que colher uma boa safra em nosso sitio, mesmo com o feijão custando os olhos da cara. Eu, aliás, nunca entendi essa expressão, porque toda cara tem olhos, uns mais feios do que outros, mas, todos têm. 

   Nas minhas contas ela tem que colher no mínimo 20 sacas de feijão, isso se a dona lagarta não aparecer, para adquirir a tal bolsa. Nem sei pra que, uma vez que já possui uma dezena delas, das mais variadas. 

   Encontrei com Pinguinha lá no Teco e nem comentei esse assunto sabendo que ele é linguarudo. 

   - Tá feliz, disse-me, batendo nas minhas costas. Com o preço do feijão na colina da Santa, olhando do alto, vais ficar rico, comentou.

   - Rico já sou. E não é o feijão de uma rocinha besta que vai melhorar minha situação. Rico estão aqueles que furtam o dinheiro do governo e ainda estão soltos tomando vinhos caros - respondi.

   - Sei disso. Falei do feijão porque lá na barbearia de Soté, o que sa fala é que V.Exa. vai colher uma safra de 2 mil sacas de feijão, obtemperou Pinguinha.

   - Quisera eu ter uma safra dessas. O povo aumenta as coisas e conversa de barbearia você sabe que se aumenta tudo. 

   - Há um exagero, mas, também, há fundo de verdade, riu Pinguinha.

  - Não passo de 1500 sacas por minhas contas, frisei.

   Teco entra na conversa e pede pra eu ajudar o novenário de Senhora Sant'Anna como pelos menos 12 sacas. 

   - Duas sacas para a igreja está de bom tamanho, aquiesci.

   - Deus lhe castiga Exa por tão pouca ajuda - distraiu-se Pinguinha em risos.

   - Deus sabe o trabalho que deu pra plantar, os custos, os insumos e compreenderá meu esforço - consenti.

   - Oferte pelo menos 5 sacas pro leilão da igreja que o bispo quer fazer uns consertos na catedral - é louvatório, recomendou Teco.

   - Já ajudei muito a construir essa igreja nobre Teco, desde a época do padre Demócrito. Fui eu quem comprou os primeiros ferros em seu Antonio Nunes e quem pagou ao pedreiro Evangelista, nos primórdios.

   - Então tem que ajudar mais - brincou Pinguinha.

  - E você acha pouco duas sacas de feijão. Também vou ajudar o abrigo dos velhos do Centro Espírita, dá uma mãozinha a um candidato a vereador, ajudar os pobres da rua da Rodagem, a Amas de Sêo João Santos, dividir a meia com Cazuqinha, pagar uma prenda para o povo de santo lá da Caseb, do Terreiro Turizó,  mandar uns litros pra minha comadre Rosa e reservar meia saca pro Bacalhau da Barão. É tanta coisa que daqui a pouco fico sem nada.

   Nisso deu uma chuva daquelas de correr água pela rua da Bela Vista fazendo poças na porta do boteco e fiquei preocupado, pois, tudo demais são sobras. Daqui a pouco entra água no feijão e olhaí, nem a bolsa de dona Ester, nem a ajuda a igreja, nem nada.

   Felizmente a chuva parou e nem atingiu a soleira da mansão de dona Madalena. Pinguinha aquiesceu: - Chove chuva, chove sem parar - cantarolando uns versos.

   - Vá com sua boca pro inferno. Precisamos agora é de um solzinho para temperar o feijão lá da roça, para não aguar.

  - Então, Sêo Teco, como cerveja não água nem deságua, gosta é do pólo sul, traga mais uma gelada.

   Foi chegando gente, dona Madalena, dona Eliúde, Sêo Tolentino Caneco, dona Ó Santa, Belimiro de Sêo Antonho Mercês, Alírio do Cantinho, Luis genro de Sêo Lôro do Fabrico, João de dona Maria Amélia do Ginásio e demos vivas a São Pedro e Senhora Sant'Anna.

   Apareceu o filho de Sêo Chicão com pose de cigano e seu violão, a música correu solta, fazendo dupla com Izaias Moreno, e já tinha gente dançando em frente do boteco, uma sobrinha de Rui de Sêo Nequinha e mais uma prima de Jorge CUC, um cunhado do dono da Padaria Baluarte e uma amiga da professora Eru.
  
   Fiquei tão entusiasmado que aumentei a cota para igreja na festa de Sant'Anna, uma doação de 12 sacas de feijão. Fui aplaudido de pé.

   Quando cheguei em casa contei a façanha a Ester que preparava uma sopa de legumes com perninhas de grilo e assas de borboleta e minha neta Sol, a qual estudava espanhol, ouvindo a conversa arrematou:

   - Bien, desde que sobre diñero para comprar la bolsilla de mi abuela, tudo cierto.
FORA TEMER NO 2 de Julho não sensibiliza: Povo cansou dos politicos.
O Hospital Geral Menandro de Faria (HGMF), em Lauro de Freitas, vai ganhar uma nova unidade de bioimagem que está sendo construída na parte de trás do hospital
Tasso Franco , da redação em Salvador | 03/07/2016 às 18:32

Uma foto para a posteridade diante do Fora Temer. Virou folclore.
Foto: BJÁ
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A popularidade de Michel Temer segundo as pesquisas de opinião é baixissima. Diga-se, que na atualidade, o presidente em exercício está pouco (ou nada) interessado neste fato, uma vez que seu objetivo maior é a conquista do poder definitivo a ser dado (provavelmente) pelo Senado. Era de se esperar que, no 2 de Julho, os grupos que levaram faixas e cartazes com o "Fora Temer" fossem bem recebidos pela população.

   2. Ledo engano: passaram batidos. Não sensibilizaram. Salvo uma ou outra pessoa que se colocou em frente as faixas para fotos, não houve aplausos e sentimentos de apoios mais fortes.

   3. O que teria acontecido, então? 

   4. Ao que tudo, indica uma descrença generalizada na politica e em boa parte dos políticos, daí essa insensibilidade. 

   5. Já participei de dezenas de 2 de Julhos e houve época em que havia, por exemplo, amor e ódio a ACM. Muita gente aplaudia o 'velho'; e muita gente vaiava. Hoje, com os atuais políticos, nem isso mais acontece. 

   6. Há de se dizer que os politicos, especialmente o governador e o prefeito, vão desfilar cercados de seguranças e bandas para abafar possíveis apupos. Mas na época de ACM também era assim. Havia entusiasmo do povo, para o bem e para o mal. Hoje, há uma indiferença impressionante.

   7. Quem colocou as filarmônicas no 2 de Julho foi Paulo Gaudenzi, então 'manda-chuva' no turismo na época de ACM, postas em locais estratégicos assim que a comitiva do 'home' passava. Ficava uma delas estacionada na Soledade, outra no Jogo do Carneiro, outra na Cruz do Pascoal, e iam sendo introduzidos no cortejo para dar um clima mais festivo e abafar possíveis vaias.

   8. Quem mudou a data do Te Deum de 2 de Julho para 1 de Julho foi a política. Isso aconteceu no governo de Imbassahy. O PT estava no auge e cortejo vinha com esse partido e seus integrantes mantidos à distância das autoridades. Acontece que havia um Te Deus na catedral e o PT mais cedo ou mais tarde chegava no Terreiro.

   9. Na saída da Cantina da Lua com o Terreiro era o maior rolo, confusão, empurra-empurra, briga com a política, isso porque as autoridades estavam na catedral. 

   10. Solução prática: mudou o Te Deus para um dia antes. Ora, na história, o Te Deum aconteceu quando as tropas de Lima e Silva desceram da Estrada das Boaiadas, passaram pela Lapinha, Boqueirão, Pelourinho e chegaram ao Terreiro. Houve então essa missa laudatória.

   11. O Te Deum deveria voltar para o 2 de Julho, pois, hoje, com essa descrença nos políticos não teria mais problemas. 
                                                                                  ******
   12. Causa estranheza que uma professora universitária como Ivette Amaral (colunista de A Tarde) escreva que Joana Angélica participou das lutas da independência. Não houve nada disso. Joana Angélica era uma monja do convento da Lapa que impediu que soldados portugueses embriagados e que participaram de um conflito no Forte de São Pedro, entrassem no convento.

   13. Daí foi assassinada e o capelão Luis Anselmo recebeu uma coronhada. Foi um ato isolado e a soror não estava ligada na politica e muito menos nas lutas pela independência, que foram poucas, e só acoteceram muito tempo depois.

   14. Empresas são pessoas, marcas são o retrato humanizado da empresa e o Branding é a ALMA da marca. Vivemos em uma sociedade de micro-momentos, uma sociedade dinâmica e em movimento quem tem o diferencial se destaca. 

   15. O público quer coisas diferentes, marcas mais humanas, mais atraentes e mais responsáveis. Venha quebrar os conceitos ultrapassados do mercado e expandir seu conhecimento. Você aprenderá sobre identidade de marca, posicionamento, pessoas e estratégia, comportamento do consumidor e muito mais.

   16. O curso será ministrado por Francine Grado: Executiva da Live Mídia, agência especializada em marketing para PME e Economia Criativa. Bacharel em Filosofia, Especialista em Análise de Usuários e Pós Graduada em Marketing Digital. Ganhou notoriedade internacional a partir do case de estudo em redes sociais chamado “O que queremos?”, mesma nomenclatura utilizada em sua página no Facebook que já foi visualizada e compartilhada por mais de 90 milhões de internautas.

  17.  Ficou na lista dos palestrantes mais requisitados do Brasil em 2013/2014. Já trabalhou na criação de identidade de comportamento de usuários de marcas como:Ministério da Saúde, Canais Globo Sat, Nextel, Claro,Cia Zafarri, Red Bull, entre outras.

   18. O vereador José Trindade (PSL) considera que “as ciclovias entregues pelo prefeito ACM Neto mostram as diferenças entre suas ações voltadas para pobres e ricos”. Conforme observa, as faixas que ele entregou nas orlas da Barra, Rio Vermelho e Costa Azul seguem os padrões delimitados pelo Plano de Mobilidade por Bicicletas, do Ministério das Cidades e pelo Manual do Contran, “já a entregue na Suburbana indica exatamente a falta de preocupação do prefeito com as populações mais pobres”. 

   19. Para o parlamentar, “isso se repete na educação, saúde, encostas, serviços de manutenção e coleta de lixo”. Trindade reitera que recorrerá à justiça para que sejam tomadas providências que evitem ocorrências no local.  

   20. A lei determina que a largura mínima para uma ciclovia seja de 1,20 metros, para casos de circulação unidirecional de tráfego de bicicletas, mas a projetada na Suburbana tem 90 centímetros. Moradores da região consideram que a pista representa vários perigos e pedem uma intervenção da justiça. 

   21. “A justiça tem que tomar uma providência, e mandar o prefeito refazer isso; do jeito que está não serve para nada, vai apenas aumentar o número de acidentes aqui na região, que já é bem grande”, observa Carlos Ferreira, morador há 12 anos do Subúrbio Ferroviário.  

  22. A Parceria Público Privada (PPP) em Diagnóstico por Imagem avança nas obras das unidades de bioimagem dos hospitais Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, Geral de Camaçari (HGC) e Menandro de Faria (HGMF), em Lauro de Freitas. 

   23. No HGRS, estão sendo realizadas reformas nas áreas dos serviços de tomografia e ressonância magnética, salas de preparo e recuperação, recepção e espera, copa, conforto médico, sala de informações aos pacientes e banheiros. Mesmo com as obras, os exames continuam sendo realizados. Em maio, a concessionária Rede Brasileira de Diagnóstico (RBD) fez 1.542 exames de raios-x, ressonância e tomografia.

   24. De acordo com o diretor geral do hospital Roberto Santos, Antonio Raimundo Almeida, os serviços estão sendo implantados aos poucos e está existindo uma troca de experiência muito boa. “Nessa fase de obras os engenheiros e técnicos têm trabalhado com nosso setor de manutenção. 

   25. Imagine o que é fazer uma obra, desta magnitude, no maior hospital público do Norte e Nordeste, com a unidade funcionando. É um desafio, mas a chave é a comunicação, informar aos funcionários e pacientes que é algo provisório e que, quando forem finalizadas, a população terá mais benefícios”, destacou.

   26. O Hospital Geral Menandro de Faria (HGMF), em Lauro de Freitas, vai ganhar uma nova unidade de bioimagem que está sendo construída na parte de trás do hospital. Atualmente, a unidade em funcionamento, dentro do hospital, passou por reforma na área do serviço de raios-x e as obras não interferem na realização dos exames que, em maio, chegaram a 3.366.

   27. O deputado estadual Ângelo Coronel (PSD) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia, indicação endereçada ao governador Rui Costa para que, através da secretaria competente, autorize a recuperação da rodovia BA-130, que interliga os municípios de Itapetinga aos municípios de Macarani, Maiquinique e Itarantim e também a BA-122 no contorno do município de Morro do Chapéu ao povoado de Segredo passando por Cafarnaum e Mulungu do Morro. “A necessidade de recuperação das estradas é emergencial”, afirmou o deputado.

   28. Segundo Ângelo Coronel, a qualidade da infraestrutura de estradas e rodovias se configura como um serviço prioritário para as atividades diárias da população e para o desenvolvimento da economia regional. “As estradas estão cheias de buracos com trechos praticamente intransitáveis o que tem causado grandes transtornos para a população que utiliza o equipamento, como atrasos, veículos danificados e até acidentes”, afirmou o deputado. 

   29. Os candidatos indígenas que sonham em se tornar advogados poderão concorrer a uma bolsa de estudos integral na Faculdade Baiana de Direito. A instituição estendeu o prazo de inscrição até 15 de julho. Para concorrer à bolsa no curso de Direito, o candidato deve preencher formulário disponível no site inscricao.faculdadebaianadedireito.com.br/indigena/. 
   30. Serão disponibilizadas duas bolsas integrais no curso de Direito. As bolsas são para o turno noturno. Os alunos selecionados começarão a estudar no segundo semestre deste ano. Os interessados precisam ter feito a prova do ENEM em 2015, além de ter cursado todo o ensino médio na rede pública ou na rede particular, na condição de bolsista integral, e não podem ter outra graduação. 

  31. Professores e coordenadores do magistério da rede estadual de ensino terão suas carreiras reestruturadas pelo Governo do Estado para garantir o cumprimento do piso nacional da educação. O projeto de lei (PL) que promove as mudanças necessárias à esta equiparação foi encaminhado pelo governador Rui Costa à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) nesta quinta-feira (30) e vai atingir mais de 30 mil servidores (ativos, inativos e Reda).

  32. Pelo Projeto de Lei, o ajuste concedido na remuneração inicial da carreira do magistério, agora passa a ser de R$ 2.145,36, valor pouco acima do piso nacional da categoria (2.135,00). O mesmo índice foi estendido a todos os graus e padrões subsequentes da carreira de magistério, beneficiando os servidores ativos, inativos e Reda.

   32. “Mesmo em um contexto de crise econômica em todo país, é nossa prioridade garantir a valorização dos professores, que são peças fundamentais para desenvolvimento do nosso estado”, afirmou o governador, que confia na aprovação do projeto de lei originado na Secretaria da Educação (SEC).

Marido mata suposto estuprador da esposa e manda corpo para delegacia em Rondônia


Corpo foi levado até a Delegacia da Polícia Civil pela mulher do suspeito de ter assassinado estuprador (Foto: Thainá  Mariani/Rondônia Vip)

Um homem matou o suposto estuprador da sua esposa e o casal mandou o corpo para a delegacia da cidade de Buritis, em Rondônia. Segundo informações do G1, no último sábado (2) uma mulher de 24 anos foi abordada em uma estrada por um homem armado que a estuprou. No dia seguinte, o marido foi com o cunhado até a localidade onde aconteceu o estupro para procurar o autor do crime. 


Ao encontrar o suposto estuprador, o marido e o cunhado o amarraram e atiraram quatro vezes contra ele. O corpo foi deixado na carroceria de uma caminhonete e a mulher o levou até a Delegacia de Polícia Civil de Buritis. Ela e o irmão foram detidos, mas depois de prestar depoimento foram liberados. O marido ainda não havia sido encontrado até a tarde desta segunda-feira (4).

terça-feira, 28 de junho de 2016

 PM é morto durante saidinha bancária


Um policial militar aposentado foi morto durante um assalto na manhã desta terça-feira (28) em Cachoeira, no Recôncavo baiano. De acordo a PM, Jorge Barbosa Souza foi atingido por tiros nas proximidades da agência do Bradesco e morreu no local. Ele trabalhava como segurança do Supermercado Pereira. Segundo o Correio, o policial foi atacado por três suspeitos armados enquanto escoltava entrega de malote no banco. Jorge estava acompanhado de outros dois funcionários do supermercado. Ainda segundo a polícia, os criminosos abordaram as vítimas quando elas desciam de um Corsa prata. Os outros funcionários que acompanham o PM da reserva não ficaram feridos. Os criminosos fugiram com o dinheiro e o carro que estavam com as vítimas.

quarta-feira, 22 de junho de 2016





POR QUE O BOTIJÃO DE GAZ DE COZINHA  É TÃO CARO EM MAIRI ?





















Gasolina baixa de preço, Álcool, diesel periodicamente baixam de preços em outras cidades acompanhamos o sobe e desce do Gaz de cozinha, mais em Mairi, o Cartel instalado não permite e até ameaçam outras empresas que pretenda colocar Distribuidora de gaz e que pratique preços mais baixo do que o imposto pela Máfia do Gaz Mairiense.

Infelizmente essa é a dura realidade dos Mairienses que tem sido extorquidos diariamente, pagando o preço não dos desvios da Petrobrás mais sim da ganancia dos empresários neste ramos de atividade na cidade de Mairi.

Mairi dos desmandos em todas as áreas  Mairi onde não se respeita mais sua história e que deveria se chamada de " Terra de ninguém "

Click no link abaixo e confira:
O PODER DA MÁFIA DO GAZ EM MAIRI


terça-feira, 7 de junho de 2016

"O Brasil é medalha de ouro em corrupção”.


Com grande repercussão na mídia dessas bandas, o jornal New York Times, em editorial de capa, escreveu que “o Brasil é medalha de ouro em corrupção”. 

 Janot pede prisão de Renan, Sarney e Jucá por tentarem barrar a Operação Lava Jato

Não levou 24 horas e o país  demonstra que é mesmo campeão nesta modalidade, ao dar a resposta na manhã desta terça feira, num abalo quase sísmico. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, encaminhou de uma só vez, pedidos ao Supremo Tribunal Federal para levar à prisão o presidente do Senado, Renan Calheiro, o ex-presidente da República, José Sarney, o senador Romero Jucá e, para completar o quarteto, o presidente afastado da Câmara pelo próprio STF, Eduardo Cunha, que continua dando ordens aos seus comandados. O pedido de prisão feito por Janot de certo modo chocou, mas positivamente, a opinião pública. Não se esperava tamanho impacto. 

Janot pede também prisão de Eduardo Cunha ao STF, diz jornal

É exatamente o que o New York Times escreveu em relação à medalha de ouro da corrupção que o país tem demonstrado.  O impacto que o procurador-geral da República agora impõe, está moldado na sua coragem para corrigir a terrível fase que o país atravessava (ou ainda atravessa) e dela terá que sair. O procurador toca nos grandes da República, principalmente em Sarney que deve ter tomado um susto que jamais imaginaria, seja na condição de ex-presidente, de ex-comandante em chefe do Maranhão, e de político que esteve sempre no auge. Precisava-se que algo assim acontecesse para se estabelecer uma mudança que nunca houve. Trata-se, portanto, de uma nova fase da democracia, que dá um giro de, no mínimo, 180 graus. 

O mesmo o abalo sísmico que esta no início deste comentário. Os corruptos que nunca dantes tinham se encolhido, agora terão medo, exatamente porque o país está em processo de mudança. Os corruptos, portanto, temerão. Se cai Sarney (Renan Calheiro, Eduardo Cunha e Jucá já eram esperado) como não apostar nesta mudança?  Não só parte do procurador-geral, Rodrigo Janot, mas também da força da Operação Lava-Jato que o quarteto corrompido procurou caminhos para derrubar. Não deu certo. Agora se espera que o Brasil siga em frente. O caminho chega através da Lava-Jato.

sábado, 4 de junho de 2016

Aos 74 anos, morre Muhammad Ali, lenda eternizada na história do boxe

Três vezes campeão mundial dos pesos-pesados e considerado o maior nome do esporte, ex-boxeador lutava bravamente há três décadas contra o Mal de Parkinson


Morre o homem, e fica a lenda. Faleceu no fim da noite desta sexta-feira nos Estados Unidos (já madrugada de sábado no Brasil) Muhammad Ali, considerado por muitos o maior boxeador de todos os tempos. Aos 74 anos, o ex-campeão mundial dos pesos-pesados perdeu para o Mal de Parkinson a luta mais difícil de sua vida, deixando para sempre um vazio no esporte mundial. O falecimento do genial Ali foi confirmado por Bob Gunnell, porta-voz da família

- Depois de uma batalha de 32 anos contra a doença de Parkinson, Muhammad Ali faleceu com a idade de 74 anos. O tricampeão mundial dos pesos-pesados morreu esta noite. A família gostaria de agradecer a todos por seus pensamentos, orações e apoio, e pede privacidade neste momento - informou Gunnell.
Muhammad Ali (Foto: Reuters)A história se Ali fica perpetuada no Boxe e no esporte mundial (Foto: Reuters)



Tão firme como aguentou as pancadas que levou dentro dos ringues sem nunca ter sofrido um nocaute na carreira, Muhammad Ali também suportou por décadas uma doença degenerativa que afeta os neurônios, o Mal de Parkinson. Derrotado pela paralisia apenas aos 74 anos após muitas lutas e vitórias na vida profissional e pessoal, essa lenda do boxe mundial tem seu nome eternamente gravado na história do esporte, seja por suas atitudes exemplares ou pelo seu cartel de campeão, com 57 vitórias, sendo 37 delas por nocaute, e 5 derrotas.
Nascido na cidade de Louisville, em Kentucky, nos Estados Unidos, com o nome de Cassius Marcellus Clay Jr, ele deu seus primeiros socos no boxe quando tinha 12 anos de idade, em 1954. Na época, teve sua bicicleta nova vermelha e branca, presente do pai, roubada. Ao com encontrar o policial Joe Martin, que também era treinador de boxe, disse que daria uma surra no ladrão e ouvi: “Antes disso, é melhor você aprender a boxear”. O garoto Cassius não perdeu tempo, e depois de seis meses treinando com Martin, venceu sua primeira luta de boxe. 
Muhammad Ali (Foto: Reuters)Um boxeador incomparável, à frente de seu tempo (Foto: Reuters)
Ainda como amador, Cassius Clay conseguiu seu primeiro grande feito aos 18 anos, quando conquistou a medalha de ouro na Olimpíada, na categoria meio-pesado, ao ganhar na final do experiente polonês Zbigniew Pietrzykowski. Na volta aos EUA, apesar de ter sido recebido com festa por uma multidão em sua cidade-natal, um episódio marcante impulsionou sua batalha pelos direitos dos negros e igualdade racial. Em sua biografia, ele conta que entrou em um restaurante cheio de brancos e pediu um hambúrguer, mas a funcionário se negou a servi-lo. “Sou Cassius Clay, campeão olímpico”, explicou, mas de nada adiantou. A alegria deu lugar à decepção, e o boxeador acabou jogando a sua medalha olímpica no Rio Ohio.
Já como profissional, na ocasião com 19 vitórias em 19 lutas, Cassius chega para enfrentar o favorito Sonny Liston em 1964, vence no sétimo assalto em Miami, se torna campeão mundial dos pesos-pesados e grita: “Eu sou o maior”. Pouco depois disso, chegou a se aliar a Malcom X, defensor do nacionalismo negro, e também anunciou ter se convertido à religião islâmica, mudando o seu nome para Muhammad Ali. Em 1967, uma polêmica fez Ali perder o título mundial e ficar afastado do boxe por três anos. Ele se recusou a servir o exército americano na Guerra do Vietnã e ainda fez críticas ao envio de militares para o conflito com os vietcongues.
Muhammad Ali (Foto: Reuters)Cada luta de Ali era uma verdadeira exibição de boxe (Foto: Reuters)

Ali voltou a lutar em 1970 e recuperou o cinturão, mas um ano depois perdeu para Joe Frazier, em um duelo épico de 15 rounds decidido pelos juízes em Nova York. Na sequência, venceu Ken Norton, George Chuvalo Floyd e a revanche contra Joe Frazier, antes de ter a chance de desafiar George Foreman para recuperar o posto de número 1 do mundo. No dia 30 de outubro de 1974, em Kinshasa, capital do antigo Zaire (hoje República Democrática do Congo), Muhammad Ali apanhou quase a luta toda do então jovem Foreman, que demonstrava força diante da velocidade e técnica do adversário. Mas Ali não se abalou. Com personalidade forte e contando com o apoio da torcida africana, provocava Foreman, aguentou os socos e surpreendeu no oitavo round, ao derrubar o oponente com um potente golpe e ganhar por nocaute a "Luta do Século". 
Muhammad Ali (Foto: Reuters)O incontestável talento era acompanhado da irreverência, uma marca registrada (Foto: Reuters)
Outra luta histórica foi a chamada Thrilla in Manilla, nas Filipinas, quando derrotou novamente Joe Frazier em 1975. Na sequência, perdeu o título de campeão do mundo em 1978 para Leon Spinks, mas recuperou sete meses depois ao bater o mesmo lutador, antes de anunciar a aposentadoria em 1979. Muhammali Ali acabou ainda voltando aos ringues em mais duas oportunidades, mas perdeu para Larry Holmes em 1980 e para Trevor Berbick em 1981, antes de pendurar as luvas de vez.
Já fora do boxe, Ali revelou que sofria do Mal de Parkinson em 1984, e usou sua fama para ajudar nas pesquisas para buscar uma cura para a doença, inclusive fazendo tratamento com células tronco. Mesmo doente, rodou o mundo, teve encontros com líderes políticos, fez ações beneficentes e levou sua mensagem de paz e igualdade.  Em 1996, foi homenageado e acendeu a pira dos Jogos Olímpicos de Atlanta, além de ter sido presenteado com uma réplica da medalha olímpica que jogou fora em 1960. Em 2005, desembolsou milhões para construir o Muhammad Ali Center, em Louisville, um centro cultural com atividades para inspirar crianças e adultos e perpetuar os seus princípios.
George Foreman x Muhammad Ali (Foto: Agência AP)Ali nocauteia George Foreman e vence a Luta do Século (Foto: Agência AP)

Ali ganhou diversos prêmios e condecorações pelos seus feitos e foi eternizado em livros e filmes. Já com a saúde debilitada nos últimos anos, não resistiu e acabou morrendo agora em 2016. O enorme legado que deixou, pode ser representado por algumas de suas frases inspiradoras. 
- Eu odiava cada minuto dos treinos, mas dizia para mim mesmo: Não desista! Sofra agora e viva o resto de sua vida como um campeão. 
- Aquele que não tem coragem suficiente para aceitar riscos, não irá conquistar nada na vida. 
Muhammad Ali ficou o tempo inteiro sentado em uma cadeira (Foto: Divulgação/Universidade de Louisville)Depois de 32 anos, Ali enfim perdeu a luta para o Mal de Parkinson (Foto: Divulgação/Universidade de Louisville)

- Impossível é apenas uma grande palavra usada por gente fraca que prefere viver no mundo como está em vez de usar o poder que tem para mudá-lo. Impossível não é um fato, é uma opinião. Impossível não é uma declaração, é um desafio. Impossível é hipotético. Impossível é temporário. 
- Quanto mais nós ajudamos os outros, mas nós ajudamos a nós mesmos. 
- Se minha mente pode conceber isso e meu coração pode acreditar, então eu posso alcançar isso.
Muhammad Ali (Foto: Reuters)O esporte perde um dos maiores de todos os tempos, mas a lenda Muhammad Ali seguirá viva para sempre (Foto: Reuters)Fonte: http://globoesporte.globo.com/boxe/noticia/2016/06/morre-aos-74-anos-muhammad-ali-uma-lenda-na-historia-do-boxe.html