quinta-feira, 7 de julho de 2016

H1N1 já matou 1,2 mil pessoas no Brasil

Em uma semana, foram registradas 112 novas mortes pelo vírus. País já tem maior número de mortos por vírus desde pandemia de 2009


H1N1 já matou 1,2 mil pessoas no Brasil
Crédito: Reprodução
Desde o início do ano até o dia 25 de junho, 1.233 pessoas morreram em decorrência do vírus H1N1 no Brasil, segundo novo informe epidemiológico publicado pelo Ministério da Saúde. Em uma semana, desde a divulgação do boletim anterior, foram registradas 112 novas mortes pelo vírus.

Ao todo, foram notificados 6.569 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) por influenza A/H1N1 ao longo de 2016. A SRAG é uma complicação da gripe. Em uma semana, foram registrados 698 novos casos de SRAG por H1N1 no país.

Além das mortes pela influenza A/H1N1, houve ainda 108 mortes por outros tipos de influenza. São Paulo foi o estado com o maior número de mortes por influenza, correspondendo a 41,2% do total no país.

Este já é o maior número de mortes por H1N1 desde a pandemia de 2009, quando 2.060 pessoas morreram em decorrência do vírus no Brasil. No ano passado inteiro, o país registrou 36 mortes por H1N1; em 2014, tinham sido 163 e, em 2013, 768.

Vírus chegou antes do previsto

Este ano, o vírus chegou antes do previsto, atingindo uma população vulnerável por ainda não ter tomado a vacina.

Especialistas discutem várias hipóteses que podem explicar a antecipação da chegada do vírus, que vão desde fatores climáticos até o aumento de viagens internacionais que podem ter trazido o H1N1 que circulava no hemisfério norte. Mas não há uma explicação definitiva para a chegada precoce do vírus.

Número de mortes por H1N1 por estado:

São Paulo: 517
Rio Grande do Sul: 142
Paraná: 136
Mato Grosso do Sul: 64
Goiás: 57
Rio de Janeiro: 47
Espírito Santo: 43
Santa Catarina: 41
Minas Gerais: 44
Bahia: 25
Pará: 23
Pernambuco: 14
Distrito Federal: 13
Paraíba: 11
Ceará: 12
Rio Grande do Norte: 7
Mato Grosso: 8
Alagoas: 5
Amapá: 4
Amazonas: 4
Acre: 2
Maranhão: 1
FONTE: Com informações do G1

Quatro são presos e 60 kg de maconha apreendidos

Suspeitos estavam com a droga em um imóvel quando foram surpreendidos pelos policiais


Quatro são presos e 60 kg de maconha apreendidos
Crédito: Reprodução
Policiais de Vitória da Conquista, no Centro-sul da Bahia, apreenderam 60 quilos de maconha durante uma operação do Núcleo de Tóxicos e Entorpecentes (NTE) da Delegacia de Homicídios (DH) do município. O material estava divido em tabletes e foi encontrado com dois casais.

Gilberto Santos Vilarino, o Teté, de 25 anos, Samuel Andrade Queiroz, 19, Joice Conceição Santos, 20, e Delessandra Lima Matos, 34, estavam com a droga em um imóvel, no bairro Vila Serrana I.

Os policiais apreenderam também material para embalar drogas, uma balança de precisão, uma Parati, que pertence a Samuel, e R$ 900 reais, em espécie.

Segundo a assessoria da Polícia Civil, durante a prisão Gilberto apresentou um RG em nome de Warley Carvalho Santos para tentar enganar os policiais, mas os investigadores perceberam que o documento era falso.

Pressionado, o traficante acabou revelando o verdadeiro nome. Ele tem antecedentes criminais por tráfico e homicídio.

Joice, Delessandra, Samuel e Gilberto foram autuados em flagrante por tráfico de drogas, associação para o tráfico e associação criminosa. Gilberto também vai responder por uso de documento falso. Os quatro foram encaminhados para o presídio de Vitória da Conquista.

REPETECO: Transou sem camisinha? Ainda há o que fazer para evitar a AIDS

Em até 72 horas é possível tomar medidas para que o vírus do HIV não se aloje no organismo


A Profilaxia Pós Exposição, ou simplesmente PEP deve ser adotada por toda pessoa que esteve numa situação de risco de contaminação e deve estar disponível a todo brasileiro na rede pública de saúde.Por desinformação, muita gente não toma nenhuma atitude após ter relações sexuais desprotegidas, sem camisinha. “Quando isso aconteceu, eu apenas rezei, torci para que não tivesse contraído o HIV”, disse um jornalista que preferiu não se identificar.
A PEP deve ser feita por 28 dias pela pessoa que passou pela situação do sexo desprotegido
O jornalista Luciano Olivieri conversou com a infectologista e pesquisadora da Fiocruz, Brenda Hoagland.
Ela explicou como a profilaxia deve ser realizada por uma pessoa que não tomou os cuidados necessários numa relação sexual.
“Quando a gente tem uma relação de risco, a gente tem até três dias depois dessa relação para buscar uma prevenção com medicamentos contra o HIV. Essa prevenção se chama PEP e está disponível nos serviços de saúde. Uma pessoa que teve uma relação desprotegida deve procurar um posto de saúde em busca da PEP. Ela vai ser testada e vai tomar a medicação por 28 dias”, esclareceu a infectologista.
A infectologista esclarece ainda que, se passada as 72 horas, a pessoa que ficou em situação de risco não deve deixar o posto de saúde para fazer o teste Anti-HIV e de outras DSTs. Ela orienta que uma DST não tratada torna-se porta de entrada para o vírus da AIDS.
Mas não se esqueça. Use sempre camisinha!
Nada substitui o preservativo para a prevenção da AIDS.
DROGA QUE TRANSFORMA PESSOAS EM ZUMBIS CANIBAIS CHEGA AO BRASIL E É APREENDIDA NO CEARÁ




Alguns anos atrás eu já havia abordado esse assunto em vídeo, quando ele estava em evidência nos EUA, agora trouxeram para o Brasil, imagine o que trarão mais nestas olimpíadas... (vídeo no final da postagem)---

A operação Ponto de Impacto, da Polícia Civil do Ceará, apreendeu pela primeira vez no Estado um novo tipo de droga sintética. Chamado de “metilona”, o alucinógeno possui o mesmo princípio ativo do ecstasy e tem como um de seus efeitos a indução ao canibalismo. As informações foram divulgadas na noite da segunda-feira (4), na sede da Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas.



De acordo com a delegada Patrícia Bezerra, o ponto de partida da operação foi a divulgação de uma festa rave no município de Caucaia, na Região Metropolitana, prevista para o próximo dia 10. A operação foi deflagrada nosábado e prendeu sete pessoas, dentre elas Omar Martins Azzam, conhecido como Marroquino, e responsável pelo tráfico da metilona.

As investigações apontam que a droga chegou ao Estado pelos Correios, oriunda da China. “A metilona, a exemplo das outras drogas sintéticas, tem uma densidade volumétrica muito baixa, podendo ser transportada facilmente, a exemplo do ecstasy e do LCD. Os traficantes têm facilidade em mandar essas drogas pelos Correios, passando muitas vezes pelo raio-x sem que seja percebida”, pontua a delegada.

Veja matéria do programa Barra Pesada, da TV Jangadeiro/SBT:


Os efeitos da droga ainda são pouco conhecidos e ela não é produzida no Brasil. O impacto, segundo a Polícia, é semelhante ao do MDMA (abreviação de metilenodioxi-metanfetamina), também com princípio ativo do ecstasy. “A metilona tem efeitos ainda mais perigosos, pois causa no usuário o efeito do canibalismo, segundo relatos que levantamos fora no Brasil, mais precisamente nos EUA, em Miami”, ressalta Patrícia.

Chamada de “cloud nine” nos Estados Unidos, a droga foi alvo de debate em 2012, após um rapaz, sob efeito do alucinógeno, ter atacado um morador de rua e comido seu nariz, olhos e boca.

A Polícia Civil desconfia que as pessoas estejam consumindo a metilona achando que é MDMA, devido à semelhança. “Só a perícia ou mesmo um usuário, quando perceber a diferença, poderá dizer”, afirma a delegada. Novas prisões não foram descartadas.

Apreensões

Deflagrada na terça-feira (28), a operação apreendeu também mais de 75 quilos de maconha e skank, 75 pontos de LCD e mais de 400 comprimidos de ecstasy. Sete pessoas foram presas, integrantes de três grupos de tráfico diferentes, um deles com braços no Sul do Brasil e no estado do Rio Grande do Norte. (Tribuna do Ceará)

Confira o vídeo sobre a droga que agora está sendo importada para o Brasil e que deixa as pessoas como zumbis...

terça-feira, 5 de julho de 2016

LOBISOMEM DE SERRINHA vai doar 12 sacas feijão para festa de Sant'Anna
Feijão tá valendo ouro e a safra na roça do Lobi vai dar pra todo mundo, até pro Bacalhau da Barão
Lobi da Serra , Serrinha | 04/07/2016 às 19:57

Penela de feijão valendo ouro em pó
Foto: BJÁ
   ​O preço do feijão atingiu a casa dos R$15,00 o kilo lá em São Paulo; R$13,00 nos mercados de Salvador; R$16,00 no Rio de Janeiro e causa o maior reboliço neste país. Aqui na Serrinha, tanto em Anselmo do Feijão; quanto em Sêo João da Farinha ainda compramos o litro entre R$6,00 e R$9,00 com tendência a baixar porque a chuva de molha tá boa e tem muito feijão plantado nas roças.

   Eu mesmo estou com boa parte do meu sitio plantado de feijão e Ester Loura, minha digníssima esposa, já faz planos de gastar por conta do preço alto do legume. Ainda bem que a Carmen Stefanes já fechou no Shopping da Serra, mas ainda tem a Dondoca, que é uma boutique que ela gosta muito, ela e suas amigas chiques, daí que anda cubando uma bolsa carrísrima no meu entender para comprar com o preço da safra do nosso feijão.

   Digo nosso porque plantamos junto com Casuquinha, um senhor que mora no bairro da Rodagem bom de enxada, até porque tenho outros afazeres e não possuo mais saúde do alto dos meus 282 anos para bater cabo de enxada de sol a sol. Se batesse, diria a vocês, meu litro de feijão custaria era R$50,00.

   Na Serra tem esse detalhe:  o feijão não é vendido por kilo e sim por litro, o que alguns epecialistas dizem que dá no mesmo, embora existam vários tipos de litros - o magro, o parrudo, o falso, o de concha de zinco e assim por diante. Eu confio nos litros de Sêo Anselmo, barraca que fica junto da tenda de conserto de sapatos de Sêo Roni, e não me queixo de pagar R$9,00 no feijão, sendo que o preto tá mais barato, por R$5,00.

   Ester detesta feijão preto e quando falo pra ela fazer uma feijoada com o preto carvoeiro ela diz que não nasceu na Pavuna, não é carioca, nem conhece o Rio de Janeiro, e não vai fazer feijoada com couve e cortes de laranjas.

   O feijão virou assunto do dia nas rodas de conversas com nossos amigos e só não convoquei nosso Conselho Politico para discutir esse assunto porque achei de menor monta e no alto dos meus longos anos já vi o feijão subir feito foguete e descer de preço como a flecha do mesmo foguete, daí que nem me incomodo mais.

   O que não pode subir é nossa cerveja lá no Boteco do Teco, camarada que faz milagres e ainda vende o cervejão gelado a R$4,00 o que significa dizer que quando tomamos eu e meus amigoos 4 litrões pagamos R$16,00 o que corresponde a dois litros de feijão.

   Agora, pra Ester comprar a bolsa lá na Dondoca ela terá que colher uma boa safra em nosso sitio, mesmo com o feijão custando os olhos da cara. Eu, aliás, nunca entendi essa expressão, porque toda cara tem olhos, uns mais feios do que outros, mas, todos têm. 

   Nas minhas contas ela tem que colher no mínimo 20 sacas de feijão, isso se a dona lagarta não aparecer, para adquirir a tal bolsa. Nem sei pra que, uma vez que já possui uma dezena delas, das mais variadas. 

   Encontrei com Pinguinha lá no Teco e nem comentei esse assunto sabendo que ele é linguarudo. 

   - Tá feliz, disse-me, batendo nas minhas costas. Com o preço do feijão na colina da Santa, olhando do alto, vais ficar rico, comentou.

   - Rico já sou. E não é o feijão de uma rocinha besta que vai melhorar minha situação. Rico estão aqueles que furtam o dinheiro do governo e ainda estão soltos tomando vinhos caros - respondi.

   - Sei disso. Falei do feijão porque lá na barbearia de Soté, o que sa fala é que V.Exa. vai colher uma safra de 2 mil sacas de feijão, obtemperou Pinguinha.

   - Quisera eu ter uma safra dessas. O povo aumenta as coisas e conversa de barbearia você sabe que se aumenta tudo. 

   - Há um exagero, mas, também, há fundo de verdade, riu Pinguinha.

  - Não passo de 1500 sacas por minhas contas, frisei.

   Teco entra na conversa e pede pra eu ajudar o novenário de Senhora Sant'Anna como pelos menos 12 sacas. 

   - Duas sacas para a igreja está de bom tamanho, aquiesci.

   - Deus lhe castiga Exa por tão pouca ajuda - distraiu-se Pinguinha em risos.

   - Deus sabe o trabalho que deu pra plantar, os custos, os insumos e compreenderá meu esforço - consenti.

   - Oferte pelo menos 5 sacas pro leilão da igreja que o bispo quer fazer uns consertos na catedral - é louvatório, recomendou Teco.

   - Já ajudei muito a construir essa igreja nobre Teco, desde a época do padre Demócrito. Fui eu quem comprou os primeiros ferros em seu Antonio Nunes e quem pagou ao pedreiro Evangelista, nos primórdios.

   - Então tem que ajudar mais - brincou Pinguinha.

  - E você acha pouco duas sacas de feijão. Também vou ajudar o abrigo dos velhos do Centro Espírita, dá uma mãozinha a um candidato a vereador, ajudar os pobres da rua da Rodagem, a Amas de Sêo João Santos, dividir a meia com Cazuqinha, pagar uma prenda para o povo de santo lá da Caseb, do Terreiro Turizó,  mandar uns litros pra minha comadre Rosa e reservar meia saca pro Bacalhau da Barão. É tanta coisa que daqui a pouco fico sem nada.

   Nisso deu uma chuva daquelas de correr água pela rua da Bela Vista fazendo poças na porta do boteco e fiquei preocupado, pois, tudo demais são sobras. Daqui a pouco entra água no feijão e olhaí, nem a bolsa de dona Ester, nem a ajuda a igreja, nem nada.

   Felizmente a chuva parou e nem atingiu a soleira da mansão de dona Madalena. Pinguinha aquiesceu: - Chove chuva, chove sem parar - cantarolando uns versos.

   - Vá com sua boca pro inferno. Precisamos agora é de um solzinho para temperar o feijão lá da roça, para não aguar.

  - Então, Sêo Teco, como cerveja não água nem deságua, gosta é do pólo sul, traga mais uma gelada.

   Foi chegando gente, dona Madalena, dona Eliúde, Sêo Tolentino Caneco, dona Ó Santa, Belimiro de Sêo Antonho Mercês, Alírio do Cantinho, Luis genro de Sêo Lôro do Fabrico, João de dona Maria Amélia do Ginásio e demos vivas a São Pedro e Senhora Sant'Anna.

   Apareceu o filho de Sêo Chicão com pose de cigano e seu violão, a música correu solta, fazendo dupla com Izaias Moreno, e já tinha gente dançando em frente do boteco, uma sobrinha de Rui de Sêo Nequinha e mais uma prima de Jorge CUC, um cunhado do dono da Padaria Baluarte e uma amiga da professora Eru.
  
   Fiquei tão entusiasmado que aumentei a cota para igreja na festa de Sant'Anna, uma doação de 12 sacas de feijão. Fui aplaudido de pé.

   Quando cheguei em casa contei a façanha a Ester que preparava uma sopa de legumes com perninhas de grilo e assas de borboleta e minha neta Sol, a qual estudava espanhol, ouvindo a conversa arrematou:

   - Bien, desde que sobre diñero para comprar la bolsilla de mi abuela, tudo cierto.
FORA TEMER NO 2 de Julho não sensibiliza: Povo cansou dos politicos.
O Hospital Geral Menandro de Faria (HGMF), em Lauro de Freitas, vai ganhar uma nova unidade de bioimagem que está sendo construída na parte de trás do hospital
Tasso Franco , da redação em Salvador | 03/07/2016 às 18:32

Uma foto para a posteridade diante do Fora Temer. Virou folclore.
Foto: BJÁ
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A popularidade de Michel Temer segundo as pesquisas de opinião é baixissima. Diga-se, que na atualidade, o presidente em exercício está pouco (ou nada) interessado neste fato, uma vez que seu objetivo maior é a conquista do poder definitivo a ser dado (provavelmente) pelo Senado. Era de se esperar que, no 2 de Julho, os grupos que levaram faixas e cartazes com o "Fora Temer" fossem bem recebidos pela população.

   2. Ledo engano: passaram batidos. Não sensibilizaram. Salvo uma ou outra pessoa que se colocou em frente as faixas para fotos, não houve aplausos e sentimentos de apoios mais fortes.

   3. O que teria acontecido, então? 

   4. Ao que tudo, indica uma descrença generalizada na politica e em boa parte dos políticos, daí essa insensibilidade. 

   5. Já participei de dezenas de 2 de Julhos e houve época em que havia, por exemplo, amor e ódio a ACM. Muita gente aplaudia o 'velho'; e muita gente vaiava. Hoje, com os atuais políticos, nem isso mais acontece. 

   6. Há de se dizer que os politicos, especialmente o governador e o prefeito, vão desfilar cercados de seguranças e bandas para abafar possíveis apupos. Mas na época de ACM também era assim. Havia entusiasmo do povo, para o bem e para o mal. Hoje, há uma indiferença impressionante.

   7. Quem colocou as filarmônicas no 2 de Julho foi Paulo Gaudenzi, então 'manda-chuva' no turismo na época de ACM, postas em locais estratégicos assim que a comitiva do 'home' passava. Ficava uma delas estacionada na Soledade, outra no Jogo do Carneiro, outra na Cruz do Pascoal, e iam sendo introduzidos no cortejo para dar um clima mais festivo e abafar possíveis vaias.

   8. Quem mudou a data do Te Deum de 2 de Julho para 1 de Julho foi a política. Isso aconteceu no governo de Imbassahy. O PT estava no auge e cortejo vinha com esse partido e seus integrantes mantidos à distância das autoridades. Acontece que havia um Te Deus na catedral e o PT mais cedo ou mais tarde chegava no Terreiro.

   9. Na saída da Cantina da Lua com o Terreiro era o maior rolo, confusão, empurra-empurra, briga com a política, isso porque as autoridades estavam na catedral. 

   10. Solução prática: mudou o Te Deus para um dia antes. Ora, na história, o Te Deum aconteceu quando as tropas de Lima e Silva desceram da Estrada das Boaiadas, passaram pela Lapinha, Boqueirão, Pelourinho e chegaram ao Terreiro. Houve então essa missa laudatória.

   11. O Te Deum deveria voltar para o 2 de Julho, pois, hoje, com essa descrença nos políticos não teria mais problemas. 
                                                                                  ******
   12. Causa estranheza que uma professora universitária como Ivette Amaral (colunista de A Tarde) escreva que Joana Angélica participou das lutas da independência. Não houve nada disso. Joana Angélica era uma monja do convento da Lapa que impediu que soldados portugueses embriagados e que participaram de um conflito no Forte de São Pedro, entrassem no convento.

   13. Daí foi assassinada e o capelão Luis Anselmo recebeu uma coronhada. Foi um ato isolado e a soror não estava ligada na politica e muito menos nas lutas pela independência, que foram poucas, e só acoteceram muito tempo depois.

   14. Empresas são pessoas, marcas são o retrato humanizado da empresa e o Branding é a ALMA da marca. Vivemos em uma sociedade de micro-momentos, uma sociedade dinâmica e em movimento quem tem o diferencial se destaca. 

   15. O público quer coisas diferentes, marcas mais humanas, mais atraentes e mais responsáveis. Venha quebrar os conceitos ultrapassados do mercado e expandir seu conhecimento. Você aprenderá sobre identidade de marca, posicionamento, pessoas e estratégia, comportamento do consumidor e muito mais.

   16. O curso será ministrado por Francine Grado: Executiva da Live Mídia, agência especializada em marketing para PME e Economia Criativa. Bacharel em Filosofia, Especialista em Análise de Usuários e Pós Graduada em Marketing Digital. Ganhou notoriedade internacional a partir do case de estudo em redes sociais chamado “O que queremos?”, mesma nomenclatura utilizada em sua página no Facebook que já foi visualizada e compartilhada por mais de 90 milhões de internautas.

  17.  Ficou na lista dos palestrantes mais requisitados do Brasil em 2013/2014. Já trabalhou na criação de identidade de comportamento de usuários de marcas como:Ministério da Saúde, Canais Globo Sat, Nextel, Claro,Cia Zafarri, Red Bull, entre outras.

   18. O vereador José Trindade (PSL) considera que “as ciclovias entregues pelo prefeito ACM Neto mostram as diferenças entre suas ações voltadas para pobres e ricos”. Conforme observa, as faixas que ele entregou nas orlas da Barra, Rio Vermelho e Costa Azul seguem os padrões delimitados pelo Plano de Mobilidade por Bicicletas, do Ministério das Cidades e pelo Manual do Contran, “já a entregue na Suburbana indica exatamente a falta de preocupação do prefeito com as populações mais pobres”. 

   19. Para o parlamentar, “isso se repete na educação, saúde, encostas, serviços de manutenção e coleta de lixo”. Trindade reitera que recorrerá à justiça para que sejam tomadas providências que evitem ocorrências no local.  

   20. A lei determina que a largura mínima para uma ciclovia seja de 1,20 metros, para casos de circulação unidirecional de tráfego de bicicletas, mas a projetada na Suburbana tem 90 centímetros. Moradores da região consideram que a pista representa vários perigos e pedem uma intervenção da justiça. 

   21. “A justiça tem que tomar uma providência, e mandar o prefeito refazer isso; do jeito que está não serve para nada, vai apenas aumentar o número de acidentes aqui na região, que já é bem grande”, observa Carlos Ferreira, morador há 12 anos do Subúrbio Ferroviário.  

  22. A Parceria Público Privada (PPP) em Diagnóstico por Imagem avança nas obras das unidades de bioimagem dos hospitais Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, Geral de Camaçari (HGC) e Menandro de Faria (HGMF), em Lauro de Freitas. 

   23. No HGRS, estão sendo realizadas reformas nas áreas dos serviços de tomografia e ressonância magnética, salas de preparo e recuperação, recepção e espera, copa, conforto médico, sala de informações aos pacientes e banheiros. Mesmo com as obras, os exames continuam sendo realizados. Em maio, a concessionária Rede Brasileira de Diagnóstico (RBD) fez 1.542 exames de raios-x, ressonância e tomografia.

   24. De acordo com o diretor geral do hospital Roberto Santos, Antonio Raimundo Almeida, os serviços estão sendo implantados aos poucos e está existindo uma troca de experiência muito boa. “Nessa fase de obras os engenheiros e técnicos têm trabalhado com nosso setor de manutenção. 

   25. Imagine o que é fazer uma obra, desta magnitude, no maior hospital público do Norte e Nordeste, com a unidade funcionando. É um desafio, mas a chave é a comunicação, informar aos funcionários e pacientes que é algo provisório e que, quando forem finalizadas, a população terá mais benefícios”, destacou.

   26. O Hospital Geral Menandro de Faria (HGMF), em Lauro de Freitas, vai ganhar uma nova unidade de bioimagem que está sendo construída na parte de trás do hospital. Atualmente, a unidade em funcionamento, dentro do hospital, passou por reforma na área do serviço de raios-x e as obras não interferem na realização dos exames que, em maio, chegaram a 3.366.

   27. O deputado estadual Ângelo Coronel (PSD) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia, indicação endereçada ao governador Rui Costa para que, através da secretaria competente, autorize a recuperação da rodovia BA-130, que interliga os municípios de Itapetinga aos municípios de Macarani, Maiquinique e Itarantim e também a BA-122 no contorno do município de Morro do Chapéu ao povoado de Segredo passando por Cafarnaum e Mulungu do Morro. “A necessidade de recuperação das estradas é emergencial”, afirmou o deputado.

   28. Segundo Ângelo Coronel, a qualidade da infraestrutura de estradas e rodovias se configura como um serviço prioritário para as atividades diárias da população e para o desenvolvimento da economia regional. “As estradas estão cheias de buracos com trechos praticamente intransitáveis o que tem causado grandes transtornos para a população que utiliza o equipamento, como atrasos, veículos danificados e até acidentes”, afirmou o deputado. 

   29. Os candidatos indígenas que sonham em se tornar advogados poderão concorrer a uma bolsa de estudos integral na Faculdade Baiana de Direito. A instituição estendeu o prazo de inscrição até 15 de julho. Para concorrer à bolsa no curso de Direito, o candidato deve preencher formulário disponível no site inscricao.faculdadebaianadedireito.com.br/indigena/. 
   30. Serão disponibilizadas duas bolsas integrais no curso de Direito. As bolsas são para o turno noturno. Os alunos selecionados começarão a estudar no segundo semestre deste ano. Os interessados precisam ter feito a prova do ENEM em 2015, além de ter cursado todo o ensino médio na rede pública ou na rede particular, na condição de bolsista integral, e não podem ter outra graduação. 

  31. Professores e coordenadores do magistério da rede estadual de ensino terão suas carreiras reestruturadas pelo Governo do Estado para garantir o cumprimento do piso nacional da educação. O projeto de lei (PL) que promove as mudanças necessárias à esta equiparação foi encaminhado pelo governador Rui Costa à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) nesta quinta-feira (30) e vai atingir mais de 30 mil servidores (ativos, inativos e Reda).

  32. Pelo Projeto de Lei, o ajuste concedido na remuneração inicial da carreira do magistério, agora passa a ser de R$ 2.145,36, valor pouco acima do piso nacional da categoria (2.135,00). O mesmo índice foi estendido a todos os graus e padrões subsequentes da carreira de magistério, beneficiando os servidores ativos, inativos e Reda.

   32. “Mesmo em um contexto de crise econômica em todo país, é nossa prioridade garantir a valorização dos professores, que são peças fundamentais para desenvolvimento do nosso estado”, afirmou o governador, que confia na aprovação do projeto de lei originado na Secretaria da Educação (SEC).

Marido mata suposto estuprador da esposa e manda corpo para delegacia em Rondônia


Corpo foi levado até a Delegacia da Polícia Civil pela mulher do suspeito de ter assassinado estuprador (Foto: Thainá  Mariani/Rondônia Vip)

Um homem matou o suposto estuprador da sua esposa e o casal mandou o corpo para a delegacia da cidade de Buritis, em Rondônia. Segundo informações do G1, no último sábado (2) uma mulher de 24 anos foi abordada em uma estrada por um homem armado que a estuprou. No dia seguinte, o marido foi com o cunhado até a localidade onde aconteceu o estupro para procurar o autor do crime. 


Ao encontrar o suposto estuprador, o marido e o cunhado o amarraram e atiraram quatro vezes contra ele. O corpo foi deixado na carroceria de uma caminhonete e a mulher o levou até a Delegacia de Polícia Civil de Buritis. Ela e o irmão foram detidos, mas depois de prestar depoimento foram liberados. O marido ainda não havia sido encontrado até a tarde desta segunda-feira (4).