domingo, 21 de agosto de 2016

GAROTO DE 14 ANOS É EXECUTADO 

Um garoto de 14 anos foi morto com tiros na Rua Estrela Cadente, no conjunto Liberdade, próximo ao Colégio Georgina Erismman. Segundo as primeiras informações, o crime foi praticado por homens que estavam em um veículo Fiat Siena e fugiram. O DPT não tem detalhes sobre o motivo do crime.
Chacina: cinco pessoas são executadas a tiros em Feira de Santana









Cinco pessoas foram assassinadas a tiros na localidade conhecida como Portelinha, rua D, no bairro Pedra do Descanso, em Feira de Santana, por volta das 4h deste domingo (21).

Os crimes aconteceram em via pública, em frente a uma residência. Todas as vítimas ainda não identificadas eram homens; a maioria com idade entre 18 e 30 anos.

Agentes do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) estiveram no local da chacina, sob o comando do delegado José Geraldo Villaboim. Ainda não há informações sobre o motivo e a autoria dos assassinatos. O coordenador regional da Polícia Civil, delegado João Rodrigo Uzzum também esteve na Portelinha para acompanhar as investigações. “Tudo indica que foi mais uma guerra pelo tráfico de drogas”, declarou Uzzum.

A polícia apurou com moradores que um grupo com cerca de 10 homens chegaram fortemente armados, inclusive com fuzil AK-47, e também utilizaram uma bomba para ter acesso à residência onde as vítimas estavam. Após invadirem duas casas, os criminosos levaram as vítimas até a rua e executaram todos.

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Mais de 22 veículos são apreendidos em operação Intensificação da 65ª CIPM



A Operação Intensificação foi realizada nos bairros Expansão do Feira IX, Conjunto Residencial Solar da Princesa, Bairro Gabriela e no Bairro Baraúna, em Feira de Santana.

A 65ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) deflagrou na quarta-feira (10) a Operação Intensificação. Através de blitz, mais de 400 pessoas foram abordadas, em 29 automóveis, 192 motocicletas. Onze motos foram notificadas, 11 motocicletas apreendidas, além da recuperação de uma moto, com restrição de furto/roubo.



A Operação Intensificação foi realizada nos bairros Expansão do Feira IX, Conjunto Residencial Solar da Princesa, Bairro Gabriela e no Bairro Baraúna, em Feira de Santana.

A ação contou com o apoio do grupamento de motociclistas da 65ª CIPM, guarnição da Base Móvel do Comando de Policiamento Regional Leste, Esquadrão Asa Branca e da Rondep Leste.

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Gêmeos de 11 meses são mortos pelo ex-namorado da mãe deles

Gêmeos de 11 meses são mortos pelo ex-namorado da mãe deles
Dois irmãos gêmeos, de 11 meses, foram mortos após serem agredidos pelo ex-companheiro da mãe deles, na madrugada desta segunda-feira, no município de São Miguel do Araguaia, em Goiás. De acordo com informações da Polícia Militar, a mãe dos pequenos, identificada como Thaís Araújo de Oliveira Paula, de 23 anos, foi esfaqueada e encaminhada para um hospital da região.
Segundo a PM, era por volta da meia-noite quando o suspeito, identificado como Antônio Ribeiro Matos, de 26 anos, invadiu a casa da ex-companheira, com quem tinha terminado recentemente. Ele esperou que o atual namorado dela deixasse o local para agir. O suspeito usou uma faca para atacar a mulher e, em seguida, matou as crianças, que foram arremessadas várias vezes contra o chão e uma parede.
Thaís levou duas facadas – uma no pescoço e outra nas costas. Ela foi encaminhada para o Hospital Municipal de São Miguel do Araguaia. Segundo informações do hospital, ela não corre risco de morte e deve ser liberada ainda nesta tarde.
Os pequenos, que se chamavam David Luiz e Lucas Felipe, foram levados inconscientes para a mesma unidade de saúde, ambos com sinais de traumatismo craniano, mas, por volta das 4h, morreram. Os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Porangatu.
mortos-2.jpeg
Após o ataque, o suspeito fugiu. Desde o crime, agentes da PM fazem rondas da região para encontrá-lo. O caso será investigado pela Delegacia de São Miguel do Araguaia. Segundo o delegado da unidade, Thais deve ser ouvida ainda hoje.

Babá é presa juntamente com o marido por permitir que ele abusasse de criança que ela cuidava

Babá é presa juntamente com o marido por permitir que ele abusasse de criança que ela cuidava
Uma babá e o marido dela foram presos nesta terça-feira (9) suspeitos de terem abusado sexualmente de uma criança de 3 anos na cidade de Campo Novo do Parecis, a 397 km de Cuiabá. As investigações começaram há quatro meses, depois que a mãe da vítima procurou a polícia dizendo que a menina apresentava um comportamento ‘sexualizado’. O marido, de 40 anos, e a babá, de 50, negaram o crime.
A Polícia Civil descobriu que a criança foi abusada na casa da babá, no Bairro Nossa Senhora de Fátima. O homem, que trabalhava como operário em uma usina de cana, abusava da menina e a mulher era conivente da situação. A menina passava o dia na casa da babá, enquanto a mãe trabalhava. A babá cuidou da criança por cinco meses: no período de agosto de 2015 até final do mês de janeiro de 2016.
A menina passou por atendimento psicológico na cidade depois que a família percebeu o comportamento estranho. Durante a conversa ela relatou aos psicólogos que o ‘tio’ – marido da babá – tocava nas partes íntimas dela e sentava no colo do suspeito sem as roupas. Além disso a criança reclamou de ardência nas partes genitais.
A menina passou por exames, porém, o laudo que indicaria uma violência sexual foi inconclusivo. O delegado responsável pelo caso, Adil Pinheiro de Paula, explicou que mesmo assim isso não afasta a possibilidade de um ato libidinoso contra a criança.
O casal teve a prisão preventiva por estupro de vulnerável decretada pela Justiça de Mato Grosso. Durante depoimento na delegacia, o casal afirmou que cuidava da criança ‘como se fosse uma filha’ e negou qualquer tipo de abuso sexual. Contudo, para o delegado, há contradição nos depoimentos da babá e do marido. Os dois não souberam explicar se o suspeito ficava sozinho com a menina na casa.
A mulher será levada para uma unidade prisional feminina em Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá. Já o marido dela foi levado para a Cadeia Pública de Campo Novo dos Parecis.
Garoto de 17 anos suspeito de estuprar bebê é apreendido


Um adolescente de 17 anos foi apreendido suspeito de estuprar um bebê de um ano e três meses na cidade de Pedro II, cidade no Norte do Estado. A criança foi encontrada num matagal, no último domingo (07/08), com sinais de violência sexual, que foi comprovada por exames.

O delegado Jorge Terceiro, que coordena a operação que apreendeu o menor, disse que o adolescente confessou ter “tentado” violentar o bebê. “Ele contou que chegou a tentar realizar a conjunção carnal. Segundo ele, não conseguiu, mas o fato de tentar e todo ato libidinoso o crime já está caracterizado”, disse.

O crime chocou a população de Pedro II, tanto que os policiais não chegaram nem a levar o menor para a delegacia da cidade. Contudo, centenas de populares se aglomeraram em frente ao prédio da polícia, no município, e chegaram a botar fogo no lugar, tudo na tentativa de fazer justiça com próprias mãos.

O menor apreendido está recolhido no Complexo de Delegacias de Piripiri.


O delegado contou ainda, à impressa local, que o menor relatou ter consumido bebida alcoólica antes de cometer o crime e que é portador de transtorno mental, informação ainda não confirmada. “Ele disse que, pela manhã, sentiu remorso, tentou ainda dar banho na criança e também, posteriormente, deixado a criança no local em que a mesma foi encontrada”, conta o delegado.

Várias pessoas chegaram a ser ouvidas na delegacia. O que chamou atenção dos policiais foi a contradição dos depoimentos da mãe e do suspeito.

O adolescente já teria feito três tentativas de estupro anteriores. Nenhuma havia sido denunciada.

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

119 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLITICA

História

Em 1591 a bandeira de Gabriel Soares de Sousa, partiu do rio Jaguaripe para Jacobina, em busca de minas de ouro e de prata. Em 10 de abril de 1655 grande sesmaria concedida a João Peixoto Vieiras pelo Governador D. Jerônimo de Ataíde (6º ), Conde. de Atouguia (1654-1657), entre os rios Paraguaçu e Jacuípe até suas nascentes. Em 1795, Foi construída a capela da Santa Cruz, por monges liderados por Frei Apolônio de Todi e os moradores. Em 1808 Saturnino Gomes de Oliveira registra a fazenda Santa Rosa de onde se originou a cidade de Mairi. Em 1822, o segundo proprietário da fazenda Santa Rosa, mudado o nome para Monte Alegre, faz doação de cem braças quadradas para edificação da capela sob a invocação de Nossa Senhora das Dores.
Anos mais tarde, em 1838 a Freguesia de Nossa Senhora das Dores de Monte Alegre, criada pela Lei Provincial nº 67, de 1º de junho. Em 1857 a Vila de Nossa Senhora das Dores de Monte Alegre, erecta em 31 de dezembro pela Lei Provincial nº 669. Em 1889, a Câmara de Vereadores adere ao regimento republicano em sessão de 30 de novembro, dois anos mais tarde, em 1893 a Instalação da Intendência e Conselho Municipais, em sessão de 7 de janeiro. Em 1897 a vila de Nossa Senhora das Dores de Monte Alegre é elevada à categoria de cidade, em 5 de agosto, pela Lei Estadual nº 196.
Em 1924, a Fundação da Sociedade Lítero-recreativa 7 de setembro, por iniciativa do juiz Álvaro Olympio Pinto de Azevedo, em julho. Dois anos mais tarde, em 26 de junho de 1926 os revoltosos da coluna Prestes invadem a cidade. Em 1937, é lançado a primeira pedra, em 12 de novembro, da torre da Igreja Matriz.O Primeiro serviço de luz elétrica instalado foi instalado em 2 de outubro de 1949.
Em 1956, o Ginásio de Monte Alegre é fundado pelo Dr. José Vieira da Silva. Em 14 de novembro de 18959, é criada aDiocese de Ruy Barbosa, pela bula Mater Eclesiae, pelo Papa João XXIII. Em 30 de dezembro de 1960, é fundada a Rodovia ligando Mairi a Baixa Grande. Em 1970, é Inauguração do Hospital Municipal Nossa senhora das Dores. Em 1971, é criada a Energia hidrelétrica de Paulo Afonso, pela Companhia de Energia hidroelétrica de São Francisco (CHESF). Instalação do serviço telefônico em convênio com a telecomunicação da Bahia S/A: Telebahia. Hoje Telemar. Em 1982 foi inaugurado o serviço de abastecimento de água canalizada à cidade a encargo da Empresa Baiana de Água e Saneamento S/A: Embasa.



São lembrados os imigrantes e sua famílias dos séculos XVIII e XIX que permaneceram em Mairi e influenciaram o seu desenvolvimento.
Os portugueses, Antônio João Belas e sua mulher Mariana, que aqui se fixaram no final do século XVIII, e com eles vindo o irmão de Mariana, José Carlos da Mota. Este, tempos depois, continuou viagem, adentrando-se pelas matas do oeste, onde dizem ter exclamado: Aqui é um mundo novo!
Este casal teve muitos filhos, entre os quais, Manuel e Joaquim Alves Belas, que se tornaram líderes políticos e governaram o município muitos anos. Morreram pobres, sendo que o primeiro pós termo à vida, ingerindo tóxico, vindo a falecer em 1905, e deixaram muitos descendentes. Outro português, Jerônimo Ferreira Moreira, casou-se em Jacobina com a compatrícia Marcolina e teve prole numerosa. Um de seus filhos, Alexandre Ferreira Moreira, foi intendente municipal, e exerceu marcante liderança política, falecendo em 1919. Dois filhos de Alexandre foram prefeitos em Mairi: Hermes e Abelardo Cohim Moreira. Hermes Cohim Moreira nasceu em 1900 e morreu em 1946 deixou 9 fazendas em Mairí,Hermes casou-se com Raquel Rios Moreira e teve tres filhos, Neydson, Frederico e Jane Rios Moreira, Neydson Rios Moreira casou-se com Ana Maria Pinto Moreira e teve 3 Filhos Homens, o mais velho teve o nome do avô, Hermes José Pinto Moreira, continuaram com fazendas em Mairí até 1998. Um filho de Aberlardo, Carlos Raimundo de Almeida Moreira, também foi prefeito. São muitos os de sua descendência, tanto em Mairi como em cidades da vizinhança.
Nicolau Farani, italiano, foi um dos maiores comerciantes, grande proprietário e líder político e social. Opositor dos Moreira. De alguns filhos deve lembrada Marianina, que casou-se com Graciliano Pedreira de Freitas, e tornou-se mãe de Lauro Farani Pedreira de Freitas, que, candidato ao governo da Bahia, faleceu em campanha política, num desastre de avião, em 1950. Nicolau deslocou-se com a família, já velho e pobre, para Alagoinhas, e em Mairi são raros os seus descendentes.
Outros italianos que aqui entraram ao mesmo tempo, são lembrados os Finamore e os Assuit, que tem descendência rara.
A família mais numerosa de Mairi é a Rios. Os seus ascendentes eram portugueses, e, de início, fixaram-se em Riachão do Jacuípe, donde se ramificaram para Mairí, Miguei Calmon, Jacobina e outros lugares.
São estas as famílias mais antigas, numerosas e tradicionais de Mairi.


Política administrativa

O arraial e distrito de paz da freguesia de Nossa Senhora das Dores de Monte Alegre foram elevados à categoria de vila e termo da comarca de Feira de Sant'Ana e constituídos pelas freguesias da vila da Conceição do Gavião, desmembrada da vila de Sant'Ana de Camisão (hoje, Ipirá), e a de Nossa Senhora da Conceição de Mundo Novo, desmembrada da vila de Santo Antônio de Jacobina, por sanção do ato oficial do exmo. Sr. Presidente da Província da Bahia, João Lins Vieira Cansanção de Sinimbu, por intermédio da Lei Provincial nº 669 de 31 de dezembro do ano de 1857.

Intendentes e Prefeitos

Intendentes
Prefeitos
  • Major Nilo da Rocha Rios - (1930)
  • Hermes Cohim Moreira - (1930)
  • Médico Benedito Antônio Pereira - (1938)
  • Patrício Francelino da Silva - (1940)
  • Oldaque de Lima Mascarenhas - (1945)
  • Reinério de Souza Rocha - (1945/1947)
  • Abelardo Cohim Moreira - (17 de Janeiro de 1948/abril-1951)
  • Médico Manuel Soares Neto - (1951/abril-1955)
  • Alfredo dos Reis Navarro - (7 de Abril de 1955/abril-1959)
  • Carlos de Oliveira Nunes - (7 de Abril de 1959/abril-1963)
  • Carlos Raimundo de Almeida Moreira - (7 de Abril de 1963/abril-1967)
  • Carlos de Oliveira Nunes - (7 de Abril de 1967/janeiro-1971)
  • Raimundo Augusto dos Santos - 1972 e 1973
  • Carlos de Oliveira Nunes - 1974 - 1976
  • Raimundo Augusto dos Santos - (1977/1982)
  • Deraldo Cedraz Carneiro - (1983/1988)
  • Raimundo Augusto dos Santos - (1989/1992)
  • Deraldo Cedraz Carneiro - (1993/1996)
  • Ramon Gonzalez Miranda - (1 de Janeiro de 1997/2000)
  • Raimundo de Almeida Carvalho - (1 de Janeiro de 2001/2008)
  • Antônio Cedraz Carneiro - (2009/2012)
  • Raimundo de Almeida Carvalho - (1 de Janeiro de 2013/2016)

Cultura