quinta-feira, 25 de junho de 2020


Juiz federal manda prender ex-ministro de Lula por corrupção na Eletronuclear




Foram expedidos 12 mandados de prisão e 17 de buscas pelo juiz Marcelo Brêtas




O então presidente Lula ao lado de Silas Rondeau, ex-ministro de Minas e Energia do seu governo

A Polícia Federal saiu às ruas, nesta quinta-feira (25), para cumprir ordens judiciais no âmbito da Operação Fiat Lux, mais uma etapa da Lava Jato, que investiga fraudes na estatal Eletronuclear.

Ministro das Minas e Energia no segundo governo Lula, entre 2005 e 2007, Silas Rondeau é um dos alvos, além do ex-deputado federal Anibal Ferreira Gomes (DEM-CE).

Procurado em vão nos seus endereços no Rio e em Brasília, Rondeau está sendo procurado pela PF, que também tem mandado de prisão expedido contra Anibal Gomes, condenado recentemente pela Segunda Turma do STF, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

A investigação teve como base a colaboração premiada dos lobistas Jorge Luz e o filho, Bruno, ligados ao PMDB. Os Luz foram presos em Miami em 2017, por ordem da 13ª Vara Federal de Curitiba/PR.

Foram expedidos 12 mandados de prisão e 17 de busca e apreensão pelo juiz federal Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal do RJ, nos estados do Rio de Janeiro (capital, Niterói e Petrópolis), São Paulo e no Distrito Federal.

Os envolvidos tiveram sequestrados os seus bens e de suas empresas pelos danos materiais e morais causados no valor de R$ 207 milhões.

São investigados contratos fraudulentos e pagamento de propina na Eletronuclear, objeto também operações Radioatividade, Irmandade, Prypiat e Descontaminação.

Os delatores Jorge e Bruno apontaram pagamento de vantagens indevidas em pelo menos seis contratos firmados pela Eletronuclear.

Os recursos eram desviados por meio de subcontratação fictícia de empresas de serviços e offshores, que por sua vez distribuíam os valores entre os investigados.
Fonte:DIÁRIO DO PODER

quarta-feira, 24 de junho de 2020

13 mil cestas básicas já foram distribuídas em Feira de Santana 



O secretário afirmou que ainda restam 3.679 cestas para serem entregues na sede do município, sedes distritais e povoados

A Prefeitura de Feira de Santana já distribuiu 13.779 cestas básicas às famílias em situação de vulnerabilidade social, que residem na sede e na zona rural, neste período de pandemia. A informação é do secretário de Prevenção à Violência, Moacir Lima, que está coordenando as entregas dos produtos – alimentos e material de limpeza.

Destas, dez mil cestas compradas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social – deste total, 7.749 já foram entregues às famílias. Outras 1.749 foram adquiridas pela Secretaria de Educação e também entregues. O secretário afirmou que ainda restam 3.679 cestas para serem entregues na sede do município, sedes distritais e povoados.

“Além das compradas pela Prefeitura, aconteceram doações por instituições”. Na ação desenvolvida em parceria com a TV Subaé e o Boulevard Shopping, no Drive Thru Solidário, foram arrecadas 547 cestas básicas, que foram distribuídas entre moradores do bairro São João do Cazumbá – 400, e no povoado de Morrinhos – 150, em Jaguara.

Citou que foram beneficiadas famílias que moram nos povoados de Socorro, Banderia I e II, localizados no distrito de Tiquaruçu, e da Barra, Falhado, Curuca, no distrito de Jaguara.
FONTE: Secom/PMFS

Nota de Pesar
É com o coração apertado, que todos nós da Câmara de Vereadores de Piritiba, em especial, o Presidente, Silvio Romero Alves Silva, recebemos a notícia do falecimento do Senhor Duarte Sampaio da Silva, ocorrido no dia de hoje, 24 de junho.
Dr. Duarte, nascido em 13/12/1962 em Piritiba, formou-se em medicina e retornou para sua cidade natal, onde exercera com humanidade a sua profissão, atendendo centenas e milhares de Piritibanos, e atualmente atendia na UBS da Lavanderia. Ainda fora vice-prefeito deste Município, no mandato de 2005 a 2008, concorreu novamente como vice-prefeito no pleito de 2008, onde não se elegera.
Duarte que sempre fora um Piritibano exemplar, integrante de umas das famílias mais tradicionais desta Cidade, quer seja a família Sampaio, era muito querido por todos, em especial pelos seus filhos que hoje sentem a sua falta.
Com muito respeito, queremos oferecer não só a família Sampaio, e aos seus amigos, mas a todo povo de Piritiba, nossa solidariedade, nossa amizade, pois que, testemunhas da finitude humana, cabe-nos agora rogar Deus para que traga conforto aos corações enlutados com perda deste Piritibano tão querido.
Desejamos que a paz, o consolo e a força da fé reinem no meio de todos, primando o amor a Deus sobre todas as coisas para que Duarte Sampaio da Silva descanse em paz.
Piritiba, 24 de junho de 2020.
Câmara de Vereadores de Piritiba

Moradores de Cachoeira e Senhor do Bonfim fazem 'guerra de espadas'


Ação ocorreu na noite da véspera de São João. Prefeitura de Cachoeira, no recôncavo baiano, já havia publicado decreto cancelando os festejos juninos.
Foto: Reprodução

Moradores de cidade dos interior da Bahia, aproveitaram a véspera de São João, na terça-feira (23), para promover "guerras de espadas" em plena pandemia do novo coronavírus. Pessoas nas ruas, aglomeradas e soltando fogos foram registradas nas cidades de Cachoeira, no recôncavo baiano, e em Senhor do Bonfim, no norte do estado.

Na ação, as pessoas utilizam fogos de artifício, artefatos que são variações mais potentes dos tradicionais buscapés, feitos de bambu, pólvora e limalha de ferro.

Através das imagens, foi possível ver as pessoas pelas ruas de Cachoeira soltando as espadas. Também houve aglomeração na cidade que possui mais de 30 casos confirmados de Covid-19, conforme último boletim da Sesab.

A guerra de espadas é tradicional nas cidades do interior da Bahia durante o São João. No entanto, por causa da pandemia, as prefeituras solicitaram que os moradores não soltassem fogos.

A prefeitura de Cachoeira, inclusive, publicou um decreto cancelando os festejos juninos e recomendando às pessoas que ficassem em casa.

Em Senhor do Bonfim, a aglomeração de pessoas nas ruas foi semelhante pelas ruas. No município são mais de 90 casos de pessoas infectadas pela Covid-19, com uma morte.

oradores de Cruz das Almas, outra cidade baiana que tem a guerra de espadas como tradição, também se aglomeram para soltar espadas durante pandemia. Entretanto o caso ocorreu na noite de domingo (21).


Jequié: Carga com 17 mil itens falsificados é apreendida na BR-116


Jequié: Carga com 17 mil itens falsificados é apreendida na BR-116
Foto: Divulgação / PRF-BA
Uma carga com 17 mil itens falsificados e sem nota fiscal foi apreendida na noite desta segunda-feira (22) em um trecho da BR-116 de Jequié, no sudoeste. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA), o material estava em um caminhão baú que foi parado na altura do km 677. A equipe pediu os documentos ao motorista, tanto do veículo como do mesmo.

Ao ser perguntado sobre o material transportado, o motorista, de 55 anos, disse que era carga de calçados. Ao desconfiar das respostas, os PRFs resolveram aprofundar a fiscalização quando se depararam com quase 400 caixas com mercadorias diversas. Havia sandálias, tênis, bolsas e vestuários. Todo o material estava estampado com marcas famosas, porém, com sinais claros de falsificação.

Aos policiais, o motorista declarou que não tinha documento fiscal comprobatório da compra. Informou ainda que levaria a carga para Natal (RN) e outras cidades do Nordeste. Ao final da ação, que faz parte da Operação II, o condutor e a carga foram encaminhados à Secretaria da Fazenda Estadual (Sefaz/BA), que constatou a irregularidade. 
FONTE: Bahia Notícias

MPT entra com ação e pede fechamento de agências de banco em Feira de Santana por 14 dias; entenda




MPT entra com ação e pede fechamento de agências de banco em Feira de Santana por 14 dias; entenda
Foto: Reprodução
O Ministério Público do Trabalho (MPT) entrou, na segunda-feira (22), com ação na 6ª Vara do Trabalho de Feira de Santana, pedindo a imediata paralisação das atividades em todas as agências do banco Bradesco do município, por 14 dias.
De acordo com o MPT, no período do fechamento, devem ser realizadas inspeções nos locais, adequações à norma de saúde, além da testagem e afastamento de todos os empregados e terceirizados contaminados pelo novo coronavírus.
O órgão informou que o contágio nos ambientes de trabalho do banco está sendo acompanhado com preocupação pelos procuradores desde abril, após a ocorrência do primeiro caso. A falta de cumprimento de um plano de contingência do novo coronavírus fez com que o número de casos nas agências chegasse a pelo menos cinco neste mês.
Na ocasião, ficou constatado que uma funcionária permaneceu dois dias trabalhando mesmo apresentando sintomas da doença. Depois de ser afastada, a agência continuou funcionando sem testagem dos demais trabalhadores, aponta o MPT.
O órgão detalha ainda que outros casos ocorreram sem que fossem adotadas as recomendações mínimas exigidas pelo MPT. Como o banco se nega a cumprir as recomendações e a permitir a fiscalização de suas instalações, a judicialização do caso foi necessária para evitar um surto.
O MPT informou ainda que, no inquérito aberto pelo órgão para apurar a conduta do banco, a empresa alega que afastou todos os funcionários que testaram positivo.
Para comprovar as alegações, o MPT solicitou uma fiscalização in loco do Cerest nas unidades afetadas, mas a empresa negou o acesso aos fiscais por diversas vezes.
Os cinco casos de funcionários infectados foram identificados no inquérito, com informações do Sindicato dos Bancários e com confirmação do boletim epidemiológico. O inquérito apurou a existência de casos suspeitos em todas as unidades do banco em Feira de Santana.

Procurador acusado de assédio sexual é exonerado de prefeitura
Feira de Santana: Procurador acusado de assédio sexual é exonerado de prefeitura
Foto: Reprodução / Blog do Velame

Procurador-geral de Feira de Santana, Ícaro Ivvin, foi exonerado nesta quarta-feira (24). A informação foi publicada em uma edição extra do Diário Oficial do Município. Ivvin é acusado de assédio sexual contra uma servidora quando era também secretário de Desenvolvimento Social do município [Sedeso]. O caso ocorreu em abril passado dentro da secretaria (ver aqui).

Já neste mês, o procurador admitiu ter feito sexo com a servidora, mas consensual, versão refutada pela funcionária (clique aqui). Segundo a mulher, ela não o denunciou por temer represálias. Na última sexta-feira (19), o inquérito do caso tinha sido enviado para o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) (veja aqui).