quinta-feira, 2 de setembro de 2010

QUADRILHA SURPREENDIDA NA MADRUGADA


Homens mortos em confonto com a polícia na BR 324 iriam assaltar banco no sul do estado
A operação teve participação de agentes da Polícia Federal e a quadrilha já vinha sendo investigada há três meses, pois já havia realizado assaltos a outros bancos no estado. Os policiais informaram que escolheram a BR 324 para fazer a abordagem, pois seria o local com menos movimento de pessoas, consequentemente com menor risco de que inocentes fossem feridos.

A quadrilha que foi surpreendida na madrugada desta quinta-feira (02) por agentes do Grupo de Operações Especiais da Polícia Civil iria realizar um assalto nesta sexta-feira (03) em um banco da cidade de Itacaré, no sul do estado, segundo informações da polícia.
O grupo vinha sendo investigado há três meses pelos policiais e, nesta madrugada, foi seguido quando saía do Bairro da Paz com destino à cidade de Itacaré. Eles estavam distribuídos em dois carros e equipados com muitas armas, como metralhadoras, fuzis e pistolas, além de muita munição, coletes à prova de balas, celulares e máscaras do tipo "brucutu".
A operação teve participação de agentes da Polícia Federal e a quadrilha já vinha sendo investigada há três meses, pois já havia realizado assaltos a outros bancos no estado. Os policiais informaram que escolheram a BR 324 para fazer a abordagem, pois seria o local com menos movimento de pessoas, consequentemente com menor risco de que inocentes fossem feridos.
A quadrilha foi surpreendida no início da madrugada na altura do município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. Segundo a polícia, houve resistência e, durante uma troca de tiros, cinco homens morreram. Um sexto acusado foi baleado e socorrido ao Hospital Geral do Estado. Uma policial também foi baleada, mas sem gravidade.
Foto: Adenilson Nunes /AGECOM Secretaria de Segurança apresenta armas apreendidas com quadrilha detida
( As informações são do Correio)

Prefeito de Dourados Ari Artuzi do PDT é preso




A Polícia Federal cumprindo determinação do TJ-MS e da 1ª Vara Criminal desencadeou na manhã desta quarta-feira (1) em Dourados a “Operação Uragano” (Furacão em Italiano), que resultou na prisão de várias pessoas entre elas o prefeito da cidade Ari Valdecir Artuzi – PDT. Segundo as primeiras informações repassadas através de boletim informativo da Polícia Federal, estão sendo cumpridos 29 mandados de prisão, 38 mandados de conduções (pessoas chamadas para depoimentos e investigações) e 30 mandados de busca e apreensão. Contra as pessoas presas existe a acusação de fraudes em licitações, corrupção, enriquecimento ilícito e outros crimes contra a ordem pública. A lista com os nomes de todas as pessoas envolvidas ainda não foi divulgada pela Polícia Federal, e dentro de instantes você terá aqui mais informações sobre o caso, inclusive com o áudio das participações dos repórteres da Rádio Grande FM que estão acompanhando a operação direto da sede da PF.
PF fala em organização criminosa

Em nota repassada á imprensa na manhã desta quarta-feira, durante a “Operação Uragano”, a PF (Polícia Federal), faz referência ao desbaratamento de uma “organização criminosa”, que seria chefiada pelo prefeito Ari Artuzi. Segundo a PF, esta organização fraudou diversas licitações na cidade, onde empresas “amigas” do prefeito seriam beneficiadas, em posteriormente repassavam 10% dos valores arrecadas ao prefeito, que teria montado um “caixa 2”, e deste caixa, seriam retirados valores para serem aplicados em campanha política e também para pagamento de alguns vereadores do município. Advogados que trabalham no caso e estavam na sede da PF em Dourados chegaram a falar em “Mensalinho”, em alusão ao caso do “Mensalão” tão propagado no país envolvendo o ex-presidente do PT José Dirceu.
Pelo menos oito vereadores teriam sido encaminhados à Polícia Federal, mas ainda não há a informação de que eles já estejam presos ou se teriam sido encaminhados para depoimento e averiguações. Diretores do Hospital Evangélico, que tem convênio com a prefeitura, também teriam sido detidos, assim como alguns empresários de outros segmentos que possuem ligação com a prefeitura. Segundo informações obtidas na sede da Polícia Federal, foram detidos (ainda não está confirmada a prisão ou se eles apenas estão sendo investigados), oito dos 12 vereadores, de Dourados, entre eles, o presidente da Câmara e candidato a deputado estadual, Sidlei Alves (DEM), Humberto Teixeira Júnior (PDT), Gino José Ferreira (DEM), segundo suplente de senador de Waldemir Moka (PMDB), Aurélio Bonatto (PDT), Zezinho da Farmácia (PSDB), Marcelo Barros (DEM) e José Carlos Cimatti (PSB). A primeira-dama Maria Artuzi teria sido detida em Brasília, onde participava de evento sobre políticas públicas para a mulher.Segundo informações, também teriam sido detidos, os secretários municipais Ignes Boschetti (Finanças), Dirson Sá (Obras), Marcelo Hall (Serviços Urbanos), Alziro Moreno (advogado-geral do município) e Tatiane Moreno (Administração). Também foi preso o servidor responsável pelas licitações, cujo nome não foi confirmado.Hoje as 16hs, a PF (Polícia federal) realizará uma entrevista coletiva onde serão repassados mais detalhes sobre a operação.Hoje as 16hs, a PF (Polícia federal) realizará uma entrevista coletiva onde serão repassados mais detalhes sobre a operação.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Hospital da Criança é inaugurado sem a presença do presidente Lula



O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e o Ministro da Saúde José Gomes Temporão ficaram impossibilitados de chegar à Feira de Santana, nesta quinta-feira (26) para inauguração do Hospital Estadual da Criança (HEC). A chegada do presidente estava prevista para as 15 horas, mas devido as chuvas que caem em Salvador, a visita foi cancelada. O brigadeiro Joseni determinou o retorno do helicóptero, que já estava acaminho da cidade, para a base aérea de Salvador por questões de segurança. Segundo Adson França assessor especial do Ministro da Saúde, ele virá em 15 dias para conheçer o hospital.


Centenas de pessoas ocupavam um auditório montado no Hospital, com a noticia de que o Presidente Lula, não iria comparecer o Auditório esvaziou, varias caravanas viera do interior e voltaram decepcionadas enquanto que poucas pessoas ficaram para assistirem o pronunciamento das autoridades presentes, como Jorge Solla (que representa o governador Jaques Wagner) e a secretária da Casa Civil do Governo do Estado Eva Chiavon. O HEC terá serviços nas áreas de traumato-ortopedia, pneumologia, nefrologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, cirurgia geral, clínica pediátrica, além de atendimento de urgência e emergência.

Confesso foi decepcionante depois de conseguirmos as credenciais ficamos horas sentados aguardando a vinda do presidente, somente nos restou na saída o consolo de conversar com o Senador João Durval, alguns Deputados e o petista e Vice Prefeito José Bonifácil(Jobope) da minha querida cidade de Mairi.

domingo, 22 de agosto de 2010

PERFIL DA POLITICA EM MAIRI

Mairi sempre foi uma cidade que se destacou, pela sua resistência na Ditadura e ao Carlismo, cidade regida a vária décadas pelo PMDB, hoje sem rumo, pois a muralhas do PMDB começam a ruir, diante da nova estrutura política instalada no Brasil. Políticos radicais, da UDN(Arena), MDB, não existem mais, com a morte de Ulisses Guimarães e do Cacique do PFL Antonio Carlos Magalhães, o que se vê é uma verdadeira debandada.

Em Mairi cidade tipicamente do PMDB o candidato a Governo pelo PMDB Gedeu Vieira, sofrerá a mais vergonhosa derrota política, prevalecendo o também em Mairi a vontade do povo de eleger Wagner ou seja a debandada de políticos mudando-se para outros partidos ou apoiando outros partidos. O que demonstra que a história de fidelidade partidária é uma tremenda balela.

Mairi hoje é a terra do PT 15, PT 25, PT 43, PT 14, PT 22. O que se pode traduzir em poucas palavras ? “Políticos Oportunistas”. Basta vê a cena patética na Carreata de Wagner em Mairi, as velhas raposas de ocasião estiveram todas presentes e manifestando apoio a Wagner.
O único fato que digno de menção, foi quando Railda Libório, ao abraçar o Governador Wagner quando se despedia de todos em Mairi, disse: " Sai gente deixa eu dá um abraço neste Governador gostoso dos olhos azuis ". O Governador se assustou diante da declaração e Raílda deu uma abraço levantou o Governador do chão diante do olhares incredulos de todos.

domingo, 15 de agosto de 2010

FARRA COM DINHEIRO PÚBLICO IDENIZAÇÕES AOS PERSEGUIDOS POLÍTICOS


Autor(es): Lúcio Vaz
Correio Braziliense - 13/08/2010

Pensões pagas a Jaguar e à viúva de Lamarca também serão analisadas por procurador, que pretende rever os valores, considerados altos.
Imovision/Divulgação

Além da pensão, Ziraldo tem direito a R$ 1 milhão retroativo: “Essa indenização nem eu nem o Jaguar requeremos”

O Ministério Público do Tribunal de Contas da União (TCU) apresentou ontem casos concretos que pretende analisar dentro do processo de investigação que a Corte deverá fazer sobre a legalidade das indenizações e pensões pagas a políticos cassados durante o regime militar.

O procurador Marinus Marsico já solicitou à Comissão de Anistia cópias dos processos que envolvem o capitão e guerrilheiro Carlos Lamarca e os jornalistas Ziraldo e Jaguar, integrantes da equipe do jornal O Pasquim. Em abril de 2008, a Comissão de Anistia aprovou o pagamento de prestações mensais e permanentes no valor de R$ 4,3 mil aos dois cartunistas, utilizando como referência o dobro do piso salarial da categoria de jornalista em São Paulo acrescido de 25%. A cada um deles também foi concedido o pagamento retroativo de R$ 1 milhão.

O procurador entende que está devidamente comprovada a perseguição política sofrida pela dupla, mas acrescenta que “não se encontram elementos suficientes que indiquem estar correta a indenização”.

A Comissão de Anistia declarou a condição de “anistiado político post mortem” para Lamarca. Ele foi promovido ao posto de coronel, e foi concedida a sua viúva, Maria Pavan Lamarca, pensão igual à remuneração de general de Brigada. Segundo o procurador Marsico, a decisão baseou-se em erro administrativo do Ministério do Exército, que estava pagando à beneficiária remuneração equivalente à de coronel, quando o correto seria à de capitão. “Além disso, a prestação concedida na prática não corresponde à de general de Brigada, pois é isenta de descontos. Sendo assim, em valores líquidos, é superior à de general de Exército”, argumenta Marsico.

A remuneração mensal é de R$ 11,4 mil, enquanto o pagamento retroativo ficou em R$ 902 mil. Justiça Ziraldo afirmou ontem ao Correio que considera justo que haja uma indenização pelas perseguições ocorridas, mas fez uma ponderação: “Os critérios para determinar quanto cada um vai receber é que são discutíveis.

 Esses R$ 4 mil foram arbitrários, porque nunca tivemos salário. Éramos donos do nosso jornal. Eu nunca fui despedido de redação nenhuma na minha vida”. Ele relata como teriam sido definidos os valores: “O que você era na época? Chefe de redação. Quanto ganhava um chefe de redação? Ganhava R$ 18 mil. Então, você vai ganhar R$ 18 mil. Mas quem garante que o cara permaneceria na chefia de redação?”.

O cartunista também ressalta que não pediu nada disso. “Foi uma determinação arbitrária da Comissão de Anistia, porque a gente não tinha salário. Mas há várias coisas que a gente precisa esclarecer. Primeiro: essa indenização nem eu nem o Jaguar requeremos

Quem listou o nosso nome para receber a indenização foi o Departamento Jurídico do Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro, com a aprovação do Barbosa Lima Sobrinho, da ABI (Associação Brasileira de Imprensa). O presidente do sindicato era filho do Nelson Rodrigues. Na lista, ele incluiu ele e as irmãs dele e desmoralizou completamente a entrada desse requerimento.” Ziraldo acrescentou que até hoje não recebeu o valor retroativo, mas já ganha a pensão de R$ 4,3 mil.

O cartunista argumenta, porém, que sofreu prejuízos financeiros em função da perseguição política. “Fecharam as nossas publicações, O Pasquim, Cartum JS e O Centavo. Então, eles inventaram esses R$ 4 mil. Agora, o prejuízo da turma do Pasquim é indiscutível. Foram apreensões, prisões e 18 processos. Sobrevivemos porque éramos bom de serviço. Mas é muito difícil determinar quanto vale a nossa indenização.” O númeroR$ 11,4 milValor da pensão recebida mensalmente pela viúva do capitão e guerrilheiro Carlos Lamarca.


Três perguntas para Ziraldo


O procurador do TCU coloca em dúvida o valor de algumas indenizações, entre elas a sua

São 12.550 indenizações. A minha e a do Jaguar são menores do que média, que é de R$ 6,2 mil. Quem listou o nosso nome para receber a indenização foi o Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro. Aí, 19 anos depois, a gente é informado: “O seu processo vai ser julgado”. Eu pensei que fosse ser preso. Agora, por que esse promotor cismou comigo? Tem vários anistiados da minha geração que recebem mais de R$ 20 mil por mês.

Você tem recebido esse valor?

Sim, mas pago a Previdência Social pelo máximo há 60 anos. Sabe quanto é a minha aposentadoria? R$ 1,3 mil. Então, eu estou ganhando R$ 5,3 mil, o que me parece justo. Um funcionário do Senado aposentado ganha R$ 18 mil de INPS. Quando saiu essa indenização, só faltaram me xingar. Eu vivo do meu trabalho, não preciso desse dinheiro, não. Todo o dia eu tenho que ganhar o meu dinheiro.

Analisando do ponto de vista político, o senhor acha justo esse pagamento? Para quem foi prejudicado pelo golpe de Estado, acho, sim. Muita gente perdeu o emprego e foi perseguida. Agora, os critérios para determinar quanto cada um recebe é que são discutíveis. Eu não estou indignado, mas é chato. A internet expõe muito você. Muitas pessoas não sabem o que está acontecendo. Nós, que trabalhamos a vida inteira, temos que ouvir: ‘Devolve o dinheiro, seu ladrão!’ Pô, devolver que dinheiro?

domingo, 8 de agosto de 2010

Aniversário de Tony e Romário III

DIA 01 DE AGOSTO ANIVERSÁRIO DE TONY E ROMÁRIO

Ambos naturais de Ibotirama - Bahia, residiram 17 anos na vizinha cidade de Baixa Grande, indo residir posteriormente em Feira de Santana e por fim em Mairi.

A festa iniciou, com um Futebol no Estádio Deraldão(Recreio) em Mairi, depois Churrásco, muita cana, ice, cerveja muito pagode amigos da cidade de Feira de Santana, Baixa Grande, Juazeiro e Varzea da Roça.

domingo, 18 de julho de 2010

OPERAÇÃO EM "MAIRI " E VÁRIOS CARROS ROUBADOS E CLONADOS SÃO APREENDIDOS"

Uma operação da polícia do Semi-Árido - CAESA em conjunto com a delegada Lúcia Jansen, da cidade de Morro do Chapéu, apreendeu 17 veículos roubados e clonados . Dois homens foram presos, Ramon Oliveira da Cruz que morava em Salvador e que atualmente reside em Morro do Chapéu, é apontado por várias pessoas de ser o vendedor dos carros apreendidos.

Segundo a delegada Rogéria Araujo, da delegacia de repressão a furtos e roubos de veículos de Salvador, Ramon vem sendo investigado por possível envolvimento de roubos e veículos em várias cidades da Bahia.

O delegado Hélio Pitangueira da cidade de América Dourada, apontou Ramon como responsável por vender carros roubados que foram apreendidos no mês passado na cidade. Preso em flagrante por porte ilegal de armas, Ramon tem mandado de prisão na delegacia da cidade de Mairi, por homicídio.

Adailton Barbosa da Silva (vulgo Galego) que mora no povoado de Angico município de Mairi, foi preso por receptação qualificada de veículos, e com ele a polícia apreendeu um carro roubado e uma possível experiência do cultivo de maconha , material que será encaminhado para perícia policial.

No patio da Delegacia de Mairi, até o dia de ontem 17 de julho tinha 13 veículos apreendidos e vária motos, sendo aprendido na parte da manhã deste domingo mais 2 veiculos e uma moto. Dentre os veículos muitos carros novos. A Operação continua e mais uma vez a Companhia de Caatinga faz um excelente trabalho em Mairi