quarta-feira, 12 de outubro de 2011

I FEIRA DO ARTESANATO EM MAIRI


Foi realizada nesta quarta-feira 12 de outubro de 2011, a I Feira de Artesanato de Mairi no Centro Cultural Lítero Recreativo Sete de Setembro, com exposições de artigos decorativos em madeira e cerâmica.


O interessante é que a exemplo do que acontece na cidade sergipana de Tobias Barreto,  pode-se observar uma  grande variedade de artigos de cama mesa e banho, em croché, fuxico, colchas de retalhos  e pinturas em tecidos, com apresentação de belissimos lençóis.


Destaque tambem para trabalhos em madeira(entalhes), pinturas em telas, compativeis com obras realizadas por grandes mestres.



O lado delicioso da Feira foi a apresentação de doces diversos, destacando-se os pudins, doces de leite, biscoitinhos de goma etc. 

A criação da Cooperartes  mudou a vida de vários cooperados que ficaram feliz em fazer parte deste momento tão especial da cultura no município de Mairi como destacou o Artezão Von/Malagá.


No último dia 16 de setembro de 2011, foi fundada a Cooperativa de Artesãos (COOPERARTES) do Distrito de Angico/Mairi, por iniciativa dos artesãos da comunidade.

O Sr. Gilton Almeida Presidente da Cooperartes do Distrito de Angico/Mairi relatou que o objetivo da cooperativa é instituir uma política de valorização do artesanato na perspectiva cultural e de geração de trabalho e renda.








Prorrogado até dezembro prazo para atualizar o cadastro no Bolsa Família


O prazo para atualizar o cadastro dos benefícios do Programa Bolsa Família foi prorrogado até o dia 31 de dezembro. A ampliação do prazo em dois meses para gestores e beneficiários, determinada pelo Ministério do Desenvolvimento Social, ocorreu devido à mudança de sistemas do Cadastro Único.

Quem permanecer com informações cadastrais desatualizadas há mais de dois anos terá o benefício bloqueado em janeiro de 2012. Em março, começam os cancelamentos de benefícios.

A revisão cadastral é feita pelo ministério e pelos municípios desde 2009. No início de cada ano, o ministério identifica as famílias com cadastros sem renovação nos últimos dois anos. Essa relação é colocada à disposição dos gestores, e as famílias identificadas também recebem avisos nos extratos bancários de pagamento.

Entre janeiro e setembro de 2011, os gestores municipais atualizaram o cadastro de 48% dos 1,3 milhão de beneficiários que precisavam renovar seus dados este ano. Restam 52% que devem passar pelo mesmo processo.
Manifestantes chegam ao Congresso aos gritos de "vergonha do Brasil"




Teve início por volta das 10h55 a 2ª Edição da Marcha contra Corrupção na Esplanada dos Ministérios. Milhares de manifestantes seguem em direção ao Congresso Nacional, onde irão cantar o Hino Nacional. O grupo estava concentrado em frente ao Museu da República e começou o movimento cantanto em voz alta "o povo apareceu".

São famílias, crianças, muitos jovens e grupos sociais lutando contra a corrupção. A organização está recolhendo abaixo-assinados para pedir a manutenção da ficha limpa. Eles também pedem o fim do voto secreto. Outra bandeira levantada é a da Ordem dos Advogados do Brasil. A OAB de vários estados brasileiros luta para garantir o poder do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Segundo Daniela Kalil, uma das organizadoras da Marcha, foi realizado um movimento muito grande nas cidades próximas a Brasília para convidar os jovens do Entorno. "A gente espera que todos compareçam, porque também fazem parte de Brasília e do Brasil. Não há motivo para ficar em casa hoje".
 
Os milhares de manifestantes que participam da 2ª Marcha Contra a Corrupção acabam de chegar ao Congresso Nacional. Os participantes do movimento gritam "Congresso, vergonha do Brasil". O próximo passo agora é cantar o Hino Nacional.

Segundo informações da Polícia Militar do DF o protesto está pacífico e até o momento nenhuma ocorrência foi registrada. A polícia pediu aos manifestantes que evitem pisar no gramado do Congresso e a solicitação está sendo atendida.

O grupo carrega uma enorma bandeira do Brasil e uma pizza gigante feita de lona. Algumas pessoas se acorrentaram em uma corda. Todos pedem pelo fim do voto secreto.
 
Fonte: Correio Braziliense








terça-feira, 4 de outubro de 2011

Homem é roubado, faz apelo na rádio e tem objetos devolvidos na Bahia

Locutor 'sensibilizou' criminoso falando dos problemas financeiros da vítima.

Morador de Serrinha conta que casa foi invadida por buraco na parede.

Manoel Damasceno comemora a devolução dos

objetos roubados (Foto: Arquivo Pessoal)Um homem teve a casa assaltada no interior da Bahia e em vez de procurar a polícia para prestar uma queixa formal, resolveu apelar para a "sensibilidade" do criminoso. Manoel Damaceno, que é radialista, conta que procurou a rádio onde trabalha um amigo e, junto com ele, fez um apelo e chegou a chorar ao vivo para ter seus eletrodomésticos devolvidos pelo assaltante.



A história aconteceu em Serrinha, a 173 quilômetros de Salvador, e vem tomando conta das rodas de conversa ente os moradores.



O roubo aconteceu em 29 de setembro, em uma localidade conhecida como povoado do Cajuzeiro, zona rural do município. Manoel Damaceno conta que chegava em casa quando encontrou um buraco na parede e alguns tijolos no chão. Foi assim que o criminoso conseguiu entrar na residência e levar uma televisão, um rádio de pilha, um liquidificador, uma serra elétrica e até chaves de fenda.



"Foi um susto entrar em casa e ver que tinham levado a maioria dos meus objetos. Eu ainda estava pagando muitas coisas que ele levou", diz o radialista. Passado o susto, Damaceno ri lembrando da chamada usada para anunciar o roubo na rádio: "Casa de radialista é roubada. Levaram até o que não tem", falava o locutor.


Dono da casa conta que criminoso usou uma marreta

para destruir parede de tijolos (Foto: Arquivo Pessoal)A ideia de fazer um apelo na rádio foi do amigo José Ferraz, que apresenta um programa diário na emissora.

"Nós começamos falando que Damaceno é um cara bom, pobre, que precisava das suas coisas, que as prestações ainda estavam sendo pagas. Contamos que o horário dele na rádio é comprado e que ele não recebe pelo trabalho, na tentativa de sensibilizar o ladrão," conta.

Damaceno explica que não quis prestar uma queixa na delegacia e deu o caso como encerrado, apesar do apelo feito no programa de rádio. No entanto, para sua surpresa, na manhã do dia seguinte, todos os pertences levados estavam em frente ao buraco feito na casa. "Deixaram tudo, até as chaves de fenda", conta Damaceno.

Como o caso não foi apresentado à delegacia, a polícia não poderá buscar os responsáveis pelo crime. Segundo a vítima, ele prefere assim. "Quem foi já devolveu as coisas, agora é hora de comemorar o fato inédito e torcer para que não aconteça de novo", diz.



Policial civil mata namorada por ciúmes e é preso


Ele foi preso em flagrante dentro da Delegacia Territorial da cidade, onde trabalha e ocupava uma vaga no alojamento do servidores, logo após cometer o crime

Está custodiado na Corregedoria da Polícia Civil, no Rio Vermelho, em Salvador, o policial Paulo César Torres Sena, 38 anos, acusado de matar com seis tiros de pistola calibre 40, sua namorada Ana Verina dos Santos Santiago, 28, que trabalhava como frentista em um posto de combustíveis da cidade, na noite de domingo (2), em uma praça no centro da cidade de Marcionilio Souza, a 325 de Salvador. O casal namorava há um ano e Paulo cometeu o crime motivado por ciúmes da namorada e por causa de boatos que circulavam na cidade de que ela o traia.

Preso em flagrante dentro da delegacia Delegacia Territorial de Marcionilio Souza, onde trabalha e ocupava uma vaga no alojamento do servidores, Paulo irá responder a um processo administrativo disciplinar que será analisado por uma comissão de delegados, com punição que varia entre 30 dias de suspensão até a expulsão da corporação. Ele também responderá criminalmente à Justiça pelo homicídio da namorada na cidade onde cometeu o crime.
 
Ele foi preso logo após praticar o crime, por volta das 23h de domingo. O policial admitiu ao delegado titular Renato Fernandes Ribeiro que matou a namorada por ciúme. Ao atirar contra a moça, Paulo atingiu de raspão um transeunte na perna, que não corre risco de morrer, e já reconheceu o policial como autor do crime.







domingo, 2 de outubro de 2011

Músico da banda de pagode No Styllo é morto a tiros

O caso está sendo investigado pelo Departamento de Homicídiso e Proteção à Pessoa (DHPP)
Reprodução/TV Bahia 
Um músico da banda de pagode No Styllo foi morto a tiros no final da noite desta sexta-feira (30) no bairro de Cajazeiras VI. Segundo informações de Jorge Luis, produtor da banda, Sandro de Souza Santana, 28 anos, morava em Águas Claras e tocava cavaquinho.
Ainda segundo o produtor, tudo aconteceu quando Sandro saiu de sua casa, de moto, e foi ao encontro dos amigos em Cajazeiras para irem, de carro, tocar em um espaço no bairro de Pirajá.
Ao chegar na rua do Campo e encontrar os colegas, dois homens armados, ainda não identificados, chegaram em um Gol preto e pediram aos amigos de Sandro para virar de costas, disparando em seguida contra o músico. O crime aconteceu por volta das 21h50 e os atiradores fugiram depois, aparentemente sem levar nada. A vítima morreu no local.
“Estou surpreso até agora, porque estávamos esperando ele em Pirajá, onde fazemos nossos ensaios toda sexta-feira” disse o produtor, que completou “Ele era uma pessoa tranquila, não era de briga, não era de farra, acima de qualquer suspeita". Os amigos não sabem o que pode ter motivado o crime.
O corpo de Sandro, que também trabalhava em uma vidraçaria, foi enterrado nesta tarde no Cemitério Campo Santo.
A banda se apresenta neste sábado em Feira de Santana e Santo Estévão. “Vamos fazer o show porque é contrato, temos que cumprir. Mas vamos fazer um minuto de silêncio e dedicar o show a ele” afirmou Jorge.
O caso está sendo investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

sábado, 1 de outubro de 2011

Servidor público poderá receber salário em qualquer banco em 2012


Os servidores públicos estaduais e municipais poderão transferir seus salários para qualquer banco, de acordo com suas preferências, a partir de janeiro



Os servidores públicos estaduais e municipais poderão transferir seus salários para qualquer banco, de acordo com suas preferências, a partir de janeiro de 2012, sem qualquer custo. O direito está previsto na Resolução 3.424/2006, do Conselho Monetário Nacional (CMN) e entra em vigor no próximo ano. .

A resolução do CMN já garante o direito da conta-salário – na qual o trabalhador tem acesso a serviços básicos e pode transferir o salário para uma conta em outro banco - sem custos ao correntista,