terça-feira, 4 de dezembro de 2012


Barreiras: Após discussão torcedor do Vitória atira em torcedor do Bahia



Da redação Nova Fronteira, 


Atailde Martins de Souza, torcedor do Vitória é acusado de ser o autor do disparo de um revólver 38 contra Marcelo da Cruz dos Santos, torcedor do Bahia.

Segundo informações da polícia militar, o motivo da briga e tentativa de homicídio se deu após provocações e uma discussão por causa de futebol.

Após uma discussão ocorrida num bar da Vila Brasil, município de Barreiras, Oeste da Bahia, Atailde foi até sua residência buscar a arma, quando voltou, encontrou ainda Marcelo no bar e acabou disparando um tiro contra a vítima, mas não o acertou.

O torcedor do Bahia correu e conseguiu ligar para a PM, que rapidamente chegou ao local e conseguiu apreender a arma do autor do disparo com um cartucho ainda intacto.

O torcedor do Vitória acabou fugindo e os policiais militares chegaram ir até a residência de Atailde, mas não o encontraram.

A Polícia Civil investiga o caso.


ACM Neto avisa que não será populista: ‘Não estou preocupado em dizer cheguei’


ACM Neto avisa que não será populista: ‘Não estou preocupado em dizer cheguei’
Foto: David Mendes / Bahia Notícias
O futuro administrador da terceira maior cidade do país, ACM Neto (DEM), esboçou nesta terça-feira (4) as suas ideias iniciais que deverão ser postas em prática assim que assumir o comando da prefeitura de Salvador, para colocar a máquina soteropolitana em pleno funcionamento e obter os resultados satisfatórios. 

Apesar de especialistas em administração pública afirmarem que o fracasso de uma gestão pode ser resultado de erros cruciais realizados nos seus 100 primeiros dias, o prefeito eleito discorda do estabelecimento de prazos, ao assegurar que a sua gestão será tratada diariamente. “Eu quero é que falem de todos os dias da minha administração. Não são cem ou 300 dias. Nada disso. É claro que todo o bom senso vai ter que prevalecer neste começo. Nós vamos fazer um esforço para que, logo no começo, a presença da prefeitura seja sentida, mas sem factoides. Eu não estou preocupado em gerar factoides. Não estou preocupado em dizer: ‘cheguei’. Eu quero que a cidade perceba que nós chegamos pelas ações do dia-a-dia”, argumentou. 

O democrata ainda afirmou que não está preocupado com possíveis cobranças para a resolução de problemas enfrentados atualmente pela população. “Até porque eu estou disposto, e já havia dito isso quando fui eleito, a tomar decisões que serão duras, difíceis, que poderão gerar, inclusive, grandes debates públicos, mas, ao meu ver, serão necessárias para colocar a prefeitura no padrão que ela precisa. A minha preocupação não é tomar medidas populistas. A minha preocupação é ajustar a cidade da maneira que ela necessita”, sentenciou.

Entre os grandes desafios iniciais do seu governo, ACM Neto citou a realização do carnaval. Para tanto, setores da admistração indireta, como a Saltur – empresa de turismo da capital baiana – não sofrerá alteração em suas gestões. “Esse carnaval (2013) não é meu. Esse carnaval é da atual administração, como sempre acontece. E a minha ideia, exatamente, é não mexer da Saltur nesse momento. A Saltur está e estará com a sua estrutura mantida, exatamente para que ela possa dar continuidade ao que está sendo feito agora”, atestou. Atualmente, o órgão é presidido por Jonga Cunha, indicado ao cargo pelo PTB, um dos partidos que compuseram com o adversário de Neto, Nelson Pelegrino (PT), na campanha municipal.


Supersalário de servidores do TCM de São Paulo é derrubado por Joaquim Barbosa
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, derrubou nessa segunda-feira (3) a decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), que determinava o pagamento de salários acima do teto constitucional para 168 servidores do Tribunal de Contas do Município (TCM) de São Paulo. A decisão do TJ-SP, do último mês de novembro, determinava o pagamento, em somente uma parcela, a diferença acumulada de fevereiro até novembro entre o teto constitucional e o contracheque original dos servidores. O montante é estimado em R$ 13 milhões. 

Em fevereiro deste ano, o presidente do TCM, Edson Simões, decidiu reduzir os supersalários dos servidores, que chegava a mais de R$ 50 mil, o dobro do teto constitucional, que corresponde ao salário do prefeito Gilberto Kassab (PSD), de R$ 24.117 62. Na época, o presidente do TCM amparou a decisão na Emenda Constitucional 41/03 que define o teto do funcionalismo em todo o país, e na Lei Municipal 15.401/11, que estabeleceu o valor do subsídio do prefeito da capital paulista.

Os servidores, diante da decisão de Simões, recorreram à Justiça para voltar a receber os supersalários por entender que o corte lhes causava “danos gravíssimos, abalando toda a estrutura familiar”, que tinham “compromissos e obrigações para honrar” e que os valores recebidos eram “direito adquiridos”, e por isso, não poderiam ser reduzidos. 

O Órgão Especial do TJ-SP acolheu os argumentos dos servidores, e, por 12 votos a 7, os desembargadores entenderam que a redução dos vencimentos era inconstitucional. O presidente do Supremo suspendeu a decisão até o que o Plenário do STF discuta o mérito da ação. Em nota, o TCM afirmou que recorreu a Suprema Corte por “questões econômicas” e a concessão da liminar era “o esperado e o correto”. O advogado dos servidores afirmou que vai recorrer da decisão. 

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012


Governo vai implantar 12 mil cisternas em novo município do semiárido baiano


O Governo da Bahia, através do Programa Água para Todos (PAT), vai implantar 12 mil cisternas de polietileno em nove municípios do semiárido baiano, a fim de fortalecer as ações de convivência com a seca. A iniciativa é resultado de convênio assinado entre o Ministério da Integração Nacional e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), no valor de R$ 23 milhões.

O primeiro município contemplado com a ação é Euclides da Cunha, localizado a 311 quilômetros de Salvador. O transporte das mais de duas mil cisternas, que têm capacidade de armazenar 16 mil litros de água, já foi iniciado e as famílias contempladas estão sendo capacitadas quanto ao uso do reservatório. Para que seja garantida a boa qualidade da água, a capacitação oferece aos beneficiários informações sobre instalação, funcionamento e limpeza das cisternas.

radora da comunidade Araçás Nívia dos Santos, de 28 anos, foi uma das primeiras a receber a cisterna de polietileno. Ela conta que, antes, buscava água em outras localidades. “Tenho três filhos pequenos e, às vezes, eles ficavam com os vizinhos para que eu pudesse ir atrás de um balde de água. Agora, eu vou ter descanso e mais tempo com as crianças”.

Os municípios de Canudos, Nordestina, Cícero Dantas, Fátima, Maracás, Crisópolis, Jequié e Santa Terezinha serão os próximos contemplados com a ação, que conta com a parceria do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS).

Cisternas de polietileno  
A cisterna é um reservatório que armazena água da chuva, recolhida no telhado. O polietileno é um material atóxico de alta resistência e durabilidade. As cisternas de polietileno tem a vantagem de ter uma instalação rápida, fácil e segura. A limpeza é simples e o material é feito sem emenda e sem risco de vazamento e contaminação.


Com a chegada das cisternas e a capacitação dos usuários, a água da chuva armazenada poderá ser usada durante a seca, o índice de doenças terá uma queda e as famílias terão mais tempo disponível para o trabalho, as tarefas domésticas e para cuidar dos filhos.

Água para Todos - Criado no âmbito do Plano Brasil sem Miséria e tem como  objetivo  promover a universalização do acesso à água em áreas rurais, visando o pleno desenvolvimento humano e à segurança alimentar e nutricional de famílias em situação de vulnerabilidade social.

Têm direito ao benefício pessoas inscritas no CadÚnico (cadastro do governo federal para programas sociais) e que possuam renda mensal per capita de até R$140 reais. Mais informações podem ser obtidas com a prefeitura local. (Fonte: CAR)
Governo da Bahia divulga ações para convivência com a seca no semiárido


chefe de gabinete da secretaria, Carlos Mello, apresentou as ações do governo da Bahia para a convivência com a seca. A apresentação fez parte do seminário “Os Problemas e as Alternativas de Convivência com a Seca no Semiárido Nordestino”.

O eixo principal da apresentação foram as ações emergenciais e estruturantes realizadas pelo governo em 2012. Segundo o chefe de gabinete, uma das intervenções do Estado junto às populações afetadas é o abastecimento de água via carros-pipa. O investimento nessa ação durante o ano atingiu a marca de R$ 11,8 milhões, cerca de 10 vezes mais do que no ano anterior, quando foi investido R$ 1,3 milhão. Ao longo do ano, 212 dos 
259 municípios que declararam estado de emergênciarecebem o benefício.

A distribuição de vales-cesta também é uma das ações emergencial realizada nas regiões mais atingidas pela estiagem destacadas no evento. Com valor unitário de R$ 65, Mello afirmou que foram distribuídos cerca de 130 mil vales em 194 municípios baianos.

Também foram apresentadas ações como a venda de milho a preço subsidiado por meio dos polos de distribuição da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em todo o Estado, e as linhas de crédito emergencial, que somaram mais de 35 mil operações rurais contratadas – representando um montante de R$ 194 milhões – e 992 operações não rurais, equivalentes a R$ 58 milhões.

Com relação às obras estruturantes, Mello explanou sobre algumas obras em andamento, concluídas e a licitar. Destaque, dentre elas, para a grande obra da Adutora de Irecê - também conhecida como Adutora do São Francisco, que tem previsão de conclusão ainda para este ano.

– O Estado tem consciência que há muito a fazer, mas trabalhamos pela população do semiárido como prioridade. A meta é entregar mais 223 poços perfurados e 138 sistemas simplificados de abastecimento de água – acrescentou.

domingo, 2 de dezembro de 2012

O filme "A Fábrica" do diretor Aly Muritiba natural de Mairi, é um dos pré-indicado ao Oscar na categoria curta-metragem.


O curta-metragem paranaense “A Fábrica”, dirigido por Aly Muritiba, natural de Mairi, foi pré-indicado ao Oscar 2013. A indicação foi feita na quinta-feira (29), pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que é responsável pelo prêmio. “Foi bacana. O Oscar é um festival com uma baita visibilidade. Acho que para a minha carreira será importante”, avalia o diretor.


A lista divulgada é uma pré-seleção com onze títulos que podem concorrer à estatueta. Uma nova votação, que será realizada em dezembro, irá definir os finalistas. O anúncio dos escolhidos será feito no dia 10 de janeiro.


Aly Muritiba estava em uma penitenciária gravando cenas de um novo trabalho, o filme “A Gente”, quando soube da pré-indicação. “Em um dos intervalos, fui olhar meus e-mails e vi que a notícia estava lá. Compartilhei com os caras que estavam ali filmando comigo. Foi bem legal. Fiquei super feliz”, conta.

O diretor Aly Muritiba
Para o diretor, a indicação demonstra o quanto o filme se comunica com o público. Ele avalia que a indicação pode garantir mais tranquilidade nos próximos filmes, fazendo com que as pessoas o procurem mais, ao invés de somente ele ir atrás delas.


“Eu não fiz o filme pensando no Oscar, em festival ou em prêmio. Fiz pensando em dizer aquilo que eu queria dizer”, relata. Ele explica que a intenção era provocar reflexões sobre a vida. De acordo com a visão do diretor, o filme aborda “o quanto o amor pode vingar e acontecer em qualquer ambiente”.


Ele afirma que, mesmo em uma cadeia, não se consegue prender os sentimentos de um ser humano. “Você não consegue impedir que uma pessoa ame ou odeie”. Para Muritiba, o filme consegue transmitir essa ideia de uma maneira direta. Ele ainda ressalta que é possível entender o curta-metragem apenas o vendo, sem, necessariamente, escutá-lo.


O prédio histórico do antigo Presídio do Ahu, na capital, é um dos principais cenários do filme. O diretor conta que gravar no presídio fez toda a diferença no filme. Ele acredita que se tivesse filmado em um estúdio, não teria conseguido obter nem metade do resultado final produzido. “Foi ótimo. Acho que, de alguma maneira, parte da energia daquele lugar e das pessoas que estiveram lá se impregnou à equipe e, por consequência, ao filme”, relata.


“A Fábrica” conta a história de um presidiário que convence a mãe a arriscar a própria segurança e levar um aparelho celular para ele dentro da penitenciária. O curta foi gravado em três dias no mês de março de 2011. O diretor conta que foram dois meses de pré-produção.


Entre os prêmios conquistados pelo filme, estão as categorias de curta-metragem de melhor filme segundo júri popular, melhor roteiro e melhor atriz para Eloina Duvoisin no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro de 2011. No total, a produção já recebeu 60 prêmios em festivais.



As informações são do G1 Paraná


HOMEM MORRE A GOLPES DE FOICE

Por volta das 23he30 minutos deste sábado (01) a policia esteve registrando um homicídio na Rua – E no bairro Mutirão Novo em Jacobina, a vitima Waldecy José dos Santos 31 anos recebeu dois golpes de foice, um no pescoço e outro na altura dos olhos vindo a falecer no local segundo Perito Técnico Gideão R.S.




O Delegado de Policia Dr. Damião Lacerda juntamente com investigador Claudio Carvalho estão investigando o caso, a Policia Técnica esteve buscando pistas sobre o caso, um morador informou para a polícia que a vitima estava com um homem identificado com Tito Gama, a policia esta investigando e poderá chegar ao autor do crime a qualquer momento

FONTE
http://abahiaacontece.blogspot.com.br/2012/12/jacobina-homem-e-morto-golpes-de-foice.html.