quinta-feira, 11 de abril de 2013

Senado aprova projeto que permite renúncia à aposentadoria


jp-bPostsTumb7c92fc620d54ed1453f70f3f7138d619.jpg 
 Autor da nova versão aprovada, o senador Paulo Davim (PV-RN) mudou o texto original para impedir a perda 
 
Foi aprovado pelo Senado nesta quarta-feira (10), projeto que permite ao aposentado que ainda trabalha trocar de benefício para conseguir receber um valor mais alto do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

O projeto foi aprovado em caráter terminativo pela CAS (Comissão de Assuntos Sociais) do Senado. Se não houver recurso para ser votado no plenário da Casa, segue diretamente para análise da Câmara dos Deputados. O texto determina que a "desaposentadoria" entre em vigor no ano seguinte à sua aprovação no Congresso.

Pelo texto, o aposentado que continua trabalhando pode renunciar o benefício a qualquer tempo e solicitar uma nova aposentadoria --o que pode lhe garantir um pagamento maior, devido ao fator previdenciário (índice que reduz a aposentadoria de quem se aposenta cedo).

A regra vale para trabalhadores que se aposentarem por tempo de contribuição, por idade ou nos casos de aposentadoria especial --válido para quem trabalhou em condições prejudiciais à saúde ou à integridade física.

O projeto determina o recálculo da aposentadoria considerando todo o tempo de trabalho do segurado - ou seja, somando tanto o tempo usado na primeira aposentadoria quanto aquele após a concessão do primeiro benefício - , assim como direito ao cálculo de nova renda mensal.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Governo e Prefeitura adiam assinatura de programa do Metrô


jp-bPostsTumb2fec985955bb9bec2cf7f0dd00248065.jpg 
Governador e prefeito em conversa
 
O governador Jaques Wagner e o prefeito de Salvador, ACM Neto, decidiram pelo adiamento da assinatura do programa de viabilização do Metrô, que aconteceria nesta terça-feira (9), devido à complexidade e extensão do documento.

O programa requer um conjunto de questões técnicas e jurídicas que as Procuradorias Gerais do Estado (PGE) e do Município de Salvador (PGM) ainda estão detalhando. Tão logo as questões sejam equacionadas, assegurando segurança jurídica e institucional aos termos do acordo, será marcada uma nova data para a assinatura do programa.

Homem leva coice de cavalo, cai em tanque e morre afogado

O trágico acidente ocorreu na zona rural de Serrinha


jp-bPostsTumbbc49891e1a09d34c0437be26ddb81796.jpg 
Segundo informações, o homem havia ingerido bebida alcóolica

O corpo de um homem foi encontrado na tarde desta segunda-feira (08), dentro de um tanque de água, no povoado de Lagoa do Curralinho, zona rural do município de Serrinha.

Segundo informações do repórter Renny Maia, a vítima, Manoel da Cruz, de 48 anos, que morava no Saco do Moura II, foi localizado por moradores da área por volta das 13h10m e estava em um ponto raso do tanque.

Ainda de acordo com informações, ele estava dando banho em um cavalo quando se desequilibrou e caiu recebendo um coice do animal no rosto. Depois do golpe, Manoel teria entrado na água para limpar o sangue e morreu.

O laudo médico do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana vai apontar se ele morreu em conseqüência do hematoma provocado pelo coice ou se foi afogado. Ainda segundo moradores, minutos antes do acidente, o homem havia consumido bebida alcóolica.

PF investiga contratos de LevaNóiz, Black Style e Torres da Lapa

Medida pretende fundamentar a apuração de superfaturamento de shows contratados por prefeituras do RN


jp-bPostsTumb1a08f51678e43f3bef2a8ff116cad328.jpg 
 Promotor Ariomar Figueiredo / Foto: MP-BA
 
A Operação Máscara Negra, deflagrada pela Polícia Federal com o apoio do Ministério Público Estadual, devassou nesta terça-feira (9) os escritórios de quatro agências musicais baianas - três em Salvador e uma em Serrinha - em busca de documentos, contratos e computadores.

A medida pretende fundamentar a apuração de superfaturamento de shows contratados por prefeituras do Rio Grande do Norte. O nome de duas empresas foram confirmados ao Bahia Notícias pelo coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e de Investigações Criminais (Gaeco), Ariomar Figueiredo: LevaNóiz Produções e Rafa Produções Musicais, que alegam ter firmado convênio com o Município de Guamaré (RN), no carnaval de 2012, por meio de uma empresa terceirizada.

Wagner investe R$ 4 bilhões para aumentar a oferta de água


jp-nTumbc159b2513cd5adff32677358d1ffcacd.jpg 
Governador Jaques Wagner
 
A seca no Nordeste brasileiro e em especial a Bahia, que tem a maior extensão territorial do país localizada no semiárido, foi o tema do programa Conversa com o Governador desta terça-feira (9).

O governador afirmou que está investindo, entre 2007 até o final de 2014, R$ 4 bilhões em água, sendo praticamente 50% no semiárido.

Entre os investimentos destaque para o Projeto Águas do Sertão, no lençol freático de Tucano; a adutora do São Francisco para Irecê; a de Pedras Altas; a do Algodão para Guanambi.

O governador disse que existem várias ações do Estado para atender a demanda dos baianos.

No programa o governador Jaques Wagner também destaca a contratação de R$ 30 milhões para o abastecimento de água e distribuição de alimentos e R$ 4 milhões em carros-pipa com recursos estaduais, beneficiando aproximadamente 500 mil pessoas.

De acordo com o governador, o Exército também faz atendimento a mais 147 municípios e foi autorizado agora a ampliar em 30% este atendimento.

Só não entendemos o porque de carros pipas estarem para dos no 35 BI.

O governador disse que foram investidos R$ 6 milhões em limpeza de aguadas e distribuídas três mil toneladas de arroz e feijão e nove mil cestas básicas para diversos municípios, garantindo que ainda haverá entrega de mais 60 mil cestas básicas.

Também foi confirmado no programa que 130 mil vale-cestas foram entregues em 194 municípios e mais 57 mil serão distribuídos ainda este mês.

Jaques Wagner tem certeza de que a Bahia vai superar essas dificuldades. O governo está voltado para superar todos os obstáculos criados pela estiagem prolongada.

Sem contar que o governo proporciona todo apoio aos produtores para o acesso ao crédito, à bolsa-estiagem, com 159 mil atendidos, pelo Garantia Safra, que beneficia 170 mil famílias.

Para o governador, o ideal é que a chuva volte, mas enquanto isso não acontece são realizadas várias obras estruturantes.

Ele finalizou dizendo que:"Essa preocupação me tira o sono porque a seca se estende, se agrava, e o nosso povo está sofrendo muito, não só aqui na Bahia, mas no Nordeste inteiro".

Banda desiste de show porque público era feio

Banda Filhos de Jorge não se apresenta na Lavagem da Cidade Nova porque público era feio e camarim não tinha rosas


jp-bPostsTumb52bb24039e890049884e2fb4d316d1a7.jpg 
Banda Filhos de Seu Jorge / Imagem: Reprodução
 
Contratado para se apresentar na tradicional Lavagem da Cidade Nova, realizada neste domingo (7), o grupo Filhos de  Jorge simplesmente deixou o local alegando que achou o público feio e não havia rosas no camarim, conforme relato de um dos produtores da festa. Os donos do evento prometeram prestar queixa. O público presente ficou bastante chateado por essa demonstração de desrespeito por parte do grupo para com os seus fãs.

Leiam abaixo trechos do depoimento feito pelo vocalista do Revolusamba e estudante de publicidade Marcos Carvalho (Seu Markinhos) em rede social:

SOBRE A - IX LAVAGEM DA CIDADE NOVA!!!
Conversando com um dos promotores do evento agora a pouco, ele me disse o seguinte sobre o acontecido: "um produtor da banda Filhos de Jorge chegou ao local e desceu do ônibus da banda que ficou estacionado próximo à passarela da Cidade Nova, dirigindo-se a pé até o camarim onde questionou pelo camarim, o sofá branco, as rosas vermelhas e os 8 (oito) litros de Red Label ou Black Label exigidos dentre inúmeros outros ítens...

Como não encontrou o camarim prontinho e sem as 'rosas vermelhas', o mesmo retornou ao ônibus e partiu sem dar qualquer satisfação! O produtor do evento rebateu a acusação de muitas pessoas de que havia faltado dinheiro para pagar o restante do contrato, afirmando que a importância estava em mãos porém, eles preferiram ir embora num total gesto de irresponsabilidade, profissionalismo, desrespeito e humildade, como provou um dos produtores da banda ao chegar ao housemix e dizer que ali não era lugar para a banda Filhos de Jorge se apresentar e que o público era muito feio. A direção da festa assegurou que prestará queixa policial para rever o dinheiro que foi adiantado conforme contrato e por demais danos causados ao evento e seu público.

sexta-feira, 5 de abril de 2013


PONTO NOVO-BA: Moradores bloqueiam rodovia em protesto por falta de água


Agricultores familiares do município de Ponto Novo, no norte da Bahia, realizam uma manifestação Km 174, na BR-407, desde as 8h desta sexta-feira (5). De acordo com Adilson Cardoso, gerente executivo de irrigação, a ação tem como um dos objetivos chamar a atenção dos órgãos públicos para o problema de falta de água na região devido à seca.


"O protesto é em relação ao pedido de garantia do fornecimento de água ou manutenção da vazão de água para irrigação. Nós também queremos a anistia de dívidas de financiamento agrícola, além de apoio aos agricultores familiares, que hoje o pessoal não tem o que como sobreviver", relata Adilson.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA), os manifestantes bloquearam o tráfico de veículos nos dois sentidos da BR-407. Um congestionamento de cerca de 10 Km foi formado na região. Até as 12h30 desta sexta-feira, a pista ainda não tinha sido liberada para o tráfego. Manifestantes deixaram bananas na rodovia