terça-feira, 5 de agosto de 2014

CPI da Petrobras: vídeo revela farsa esquematizada pelo governo

Vídeo mostra que CPI da Petrobras não passou de um 'teatro de picaretas'


A CPI da Petrobras foi criada com o objetivo de não pegar os corruptos. Ainda assim, o governo e a liderança do PT no Senado decidiram não correr riscos e montaram uma fraude que consistia em passar antes aos investigadores as perguntas que lhes seriam feitas pelos senadores. A trama foi gravada em vídeo.
Os partidos de oposição ao governo cobraram neste sábado a anulação dos depoimentos prestados à CPI da Petrobras no Senado e anunciaram que vão protocolar pedido de investigação à Procuradoria-Geral da República sobre as fraudes reveladas pelarevista VEJA desta semana. PSDB, PPS e DEM também analisam acionar o Conselho de Ética contra parlamentares da base governista que protagonizaram a farsa.
A reportagem revela que o governo e lideranças do PT no Senado montaram uma estratégia para treinar os principais depoentes da comissão de inquérito, repassando a eles previamente as perguntas que seriam feita na CPI e combinando as respostas que seriam dadas pelas autoridades.
Segundo lideranças dos partidos ouvidas pelo site da VEJA, os parlamentares envolvidos podem responder por quebra de decoro – como os senadores José Pimentel (PT-CE) e Delcídio Amaral (PT-MS). No caso de Pimentel, a oposição exige que ele seja destituído imediatamente da relatoria da CPI.
Para a oposição, os responsáveis pelo teatro governista podem ser responsabilizados pelos crimes de obstrução da justiça, estelionato, fraude, improbidade por uso de servidores para fins privados, falso testemunho de depoentes, advocacia administrativa e possível violação do sigilo funcional – se servidores tiverem repassado documentos sigilosos da CPI para o Poder Executivo. Parlamentares de oposição vão investigar se a fraude também ocorreu na CPI mista da Petrobras, que reúne deputados e senadores.
“A CPI tem prerrogativa de um órgão de investigação para localizar culpados de crimes. Essa operação do Palácio do Planalto é equivalente a obstruir a ação da justiça”, disse o líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy (BA).
Em gravações obtidas pela VEJA, o chefe do escritório da Petrobras em Brasília, José Eduardo Sobral Barrocas, revela que um gabarito foi distribuído aos depoentes mais ilustres para que não houvesse contradições em nenhuma das oitivas. Paulo Argenta, assessor especial da Secretaria de Relações Institucionais; Marcos Rogério de Souza, assessor da liderança do governo no Senado; e Carlos Hetzel, secretário parlamentar do PT na Casa, formularam as perguntas que acabariam sendo apresentadas ao ex-diretor Nestor Cerveró, apontado como o autor do “parecer falho” que levou a estatal do petróleo a aprovar a compra da refinaria de Pasadena, no Texas, um negócio que impôs prejuízo de quase 1 bilhão milhões de dólares à empresa.
O ex-presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra, também fez chegar às mãos de Graça Foster, sua sucessora no comando da empresa, e de José Sergio Gabrielli, ex-dirigente da estatal, todas as perguntas que seriam feitas pela CPI – e as respostas que deveriam ser dadas.
“É revoltante constatar que a presidente Dilma permitiu toda essa operação. E se não permitiu, porque a prática do PT é sempre dizer que nada sabia, ela foi estupidamente incapaz de impedir essa ação criminosa, que teve a participação de auxiliares dela na Secretaria de Relações Institucionais e da própria direção da Petrobras”, afirmou Imbassahy.
“O vídeo [veja acima] revelado pela VEJA mostra a farsa montada pelo governo na CPI e merece uma investigação profunda. Toda a suposta moralidade do PT havia sido desmascarada no episódio do mensalão, e agora no governo Dilma se faz uso de uma dos mais importantes instrumentos do Congresso, que é a CPI”, disse o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP). “Essa CPI chapa branca do Senado já havia sido denunciada como instrumento do governo. Agora vieram à luz as provas.”
Para o deputado Marcos Pestana (PSDB-MG), a fraude nos depoimentos da CPI mostra que o governo, ao contrário do que propagandeia, tem “tolerância com malfeitos” e não quer investigar a denúncias sobre a Petrobras. “A máquina do governo Dilma opera para evitar investigação pela CPI da corrupção na Petrobras”, criticou.
Advogados do PPS pretendem acionar a Procuradoria-Geral da República. A avaliação do partido é que a fraude é equivalente à recusa de um delegado ou um promotor em investigar um suspeito por interesse pessoal. “Vamos exigir que a presidência da CPI da Petrobras determine a abertura imediata de investigação e adote providências para punir os responsáveis por mais essa farsa armada pelo PT e pelo governo da presidente Dilma Rousseff. Isso é clara obstrução da investigação, que em processos judiciais costuma render decretação de prisão preventiva”, afirmou o líder do PPS na Câmara, deputado Rubens Bueno (PR), que defende ainda a anulação dos depoimentos. “Não é possível que alguém escolhido para investigar atue descaradamente para beneficiar os suspeitos. Isso é inadmissível e não resta outro caminho que não seja a substituição deles em face da suspeição de conluio.”
“Todos os depoimentos no Senado que foram comprovadamente manipulados por obra e graça do Palácio do Planalto deve ser anulados porque não têm valor legal. A CPI do Senado já era um teatro desde o início porque o governo tentou bloquear os trabalhos”, afirmou o líder do Democratas na Câmara, Mendonça Filho (DEM-PE). “Temos que buscar a apuração de todos os fatos e podemos ir à Procuradoria-Geral da República e ao Conselho de Ética”, disse ao site da VEJA.
“A denúncia de manipulação da CPI coloca o Congresso muito mal e mostra que a independência e autonomia do parlamento estão sendo subtraídas pela interferência nefasta do Executivo”, afirmou.

quarta-feira, 30 de julho de 2014

'Mãe' mata o próprio filho e o esconde dentro do sofá




Após ter confessado matar seu filho Keven Gomes Sobral, 2 anos, encontrado morto dentro de um sofá em Ibirité, Minas Gerais, a dona de casa Marília Cristiane Gomes, de 19 anos, mostrou-se fria durante seu depoimento à polícia, de acordo com o delegado Davi Batista.

"A todo momento ela chorava, mas era pelo que ela irá pagar e não pela morte do filho", afirmou o delegado, que também contou que Marília chegou a gravar, um dia antes de matar o filho, vídeo em que pedia repetivamente para a criança repetir a frase "Mamãe, te amo".

Ainda de acordo com o delegado, o crime foi cometido por motivo fútil. A criança mexia em um celular quando ele caiu no chão. A mãe foi pegá-lo e levou um tapa do garoto. Nervosa, ela o agarrou pelas mãos e jogou contra a parede.

Com medo de ser presa após ver que o garoto espumava no chão, ela aproveitou a ausência dos cunhados e deixou Keven dentro do sofá da casa, onde ele foi encontrado pela polícia. Os oficiais passaram a investigar Marília a partir do momento em que ela não demonstrou nenhum sentimento na hora de retirar o corpo da criança do IML.
POLICIA CIVIL AUTUA HOMEM QUE VIVIA COM MENINA DE 13 ANOS EM BONFIM


Na madrugada desta quinta-feira (24), foi autuado por estupro de vulnerável MARCELO VITOR DA SILVA, 34 anos, residente em Senhor do Bonfim, que mantinha um relacionamento marital com uma criança de apenas 13 anos tirada do seio de sua família em Uauá.

Por volta de 02h15min de hoje (24) quando pretendia embarcar a menina em um ônibus para o distrito de Pilar, interior de Jaguarari, populares desconfiaram de uma discussão entre um casal, e resolveu acionar a PM, que de imediato fez a condução de Marcelo até a DT/Bonfim, onde foi ouvido pela Delegada Drª. Magda Roberta, que o-autuou no Art. 217-A. [Ter conjunção carnal ou praticar outro ato libidinoso com menor de 14 (quatorze) anos: Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940, pena – reclusão, de 8 (oito) a 15 (quinze) anos.

Marcelo confessou que quando realizava alguns trabalhos na região de Caldeirão do Almeida, zona rural de Uauá, conheceu a menina e a trouxe consigo para Bonfim, ainda informou que ela já não era mais virgem, quando a conheceu, disse ainda que havia trazido para o São João deste ano, o que segundo a Delegada não batem com as declarações da garota, que disse, ter fugido da família, mas que alguns dias já em Bonfim ligou e relatou à sua mãe sobre seu paradeiro, a menina informou que seu primeiro homem, com quem aprendeu a beijar e perdeu a virgindade foi Marcelo, e que o conheceu em março deste ano e desde lá vinha morando com ele, aqui na cidade de Senhor do Bonfim.

Marcelo quis argumentar que a menor iria visitar seus familiares, e que era primo dela, mas a menina relatou à Delegada que iria embora para a casa de seus pais, pois haviam discutido. Drª. Magda ainda ligou para a mãe da adolescente, que confirmou que Marcelo havia tirado a menina do seio de sua família, e que ele vivia com a menor de forma marital desde o dia do fato, desta forma a Delegada autuou o acusado por estupro de vulnerável, que encontra-se recolhido na Delegacia Territorial de Bonfim, a disposição da Justiça.

Fonte: http://lidernoticias.com/wp/?p=54

Ibotirama: Três pessoas morrem em colisão entre carro e carreta na BR 242



Ibotirama: Três pessoas morrem em colisão entre carro e carreta na BR 242
 Um grave acidente ocorrido na madrugada de ontem, 29, vitimou três pessoas que estavam num carro de passeio que bateu contra uma carreta. O acidente aconteceu na Serra da Piragiba, BR 242, proximidades do povoado de Javi, zona rural de Muquém do São Francisco, Oeste da Bahia.




Segundo informações, um Pálio com cinco pessoas no interior, descia a serra quando colidiu na lateral de uma carreta. Duas pessoas morreram na local e ficaram presas nas ferragens, entre elas o condutor do veículo e um passageiro. Outro ocupante que ficou ferido em estado grave foi socorrido para o Hospital do Oeste, em Barreiras, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.
Os outros dois passageiros foram foram socorridos para o Hospital Municipal de Ibotirama, não há informações do estado de saúde deles.



Bernardino Sena e Geraldo Sena são os nomes das vítimas fatais. a terceira vítima ainda não sabemos de quem se trata. Triste.

Cratera abre em rua de Juazeiro do Norte e vira piscina para crianças




Crianças da cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará, aproveitaram a abertura de uma cratera no meio de uma rua para tomar banho de piscina e se divertir nela.

Segundo informações do G1 Ceará, o buraco foi aberto por um cano que estourou no último sábado (26). “Na minha casa não tem água então eu vim tomar banho de piscina", disse o estudante Caio Ferreira, de nove anos, em entrevista ao portal. Os moradores da região reclamam da falta de água nas casas da vizinhança.

A previsão da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) é que a tubulação seja reparada ainda nesta segunda-feira (28) e o abastecimento de água seja restabelecido ao longo do dia. O órgão alega que o rompimento aconteceu pela forte pressão sofrida pelos canos na região. (Correio)

Presidiário suspeito de participar em diversos é crimes é ouvido na DHPP

Durante o depoimento o presidiário confessou o envolvimento em roubos, mas negou a participação em oito homicídios cometidos na cidade. A autoridade policial

Presidiário suspeito de participar em diversos é crimes é ouvido na DHPP
Fotos Central de Polícia
Policiais do Serviço de Investigação da Delegacia de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP), sob o comando do delegado João Rodrigues Uzzum ouviram o depoimento do presidiário, Georgton Santos Silva, conhecido como “Maquila”, 27 anos, na tarde da última sexta-feira (25), na sede da DHPP.
O delegado João Uzzum afirmou que Maquila é um elemento de alta periculosidade. “Ele é um elemento de alta periculosidade e integra uma quadrilha que comanda na localidade do “Pela Porco”, no Jardim Acácia. No local, existe uma disputa do tráfico entre os conjuntos Feira X, Muchila e bairros próximos'', contou o delegado.
Durante o depoimento o presidiário confessou o envolvimento em roubos, mas negou a participação em oito homicídios cometidos na cidade. A autoridade policial explicou que existem provas contundentes, que comprovam a participação do acusado em diversos assassinatos.
"A prisão preventiva dele será solicitada e o fato dele negar o envolvimento em diversos crimes não impedirá o seu indiciamento",’ disse Uzzum.
O jovem foi flagrado há duas semanas com um revólver calibre 38. O fato ocorreu durante uma abordagem realizada pela Polícia Militar, e estava custodiado no Conjunto Penal. Maguila foi levado para delegacia, sob uma forte escolta policial, onde prestou depoimento durante duas horas.

94 cidades baianas não cumprem lei que proíbe lixões

O estudo levou em conta as regiões com até 300 mil habitantes

94 cidades baianas não cumprem lei que proíbe lixões
Crédito: Reprodução
Pelo menos 22% dos municípios baianos ouvidos pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) ainda descartam resíduos em lixões.De acordo com levantamento divulgado ontem pela entidade, 94 cidades do estado ainda utilizam o lixão, e outras 36 descartam em aterros sanitários.

O estudo levou em conta as regiões com até 300 mil habitantes. O número de municípios que descartam em lixões pode ser ainda maior na Bahia, pois das 412 prefeituras questionadas pela CNM mais da metade (282) não respondeu à pesquisa.

Dentre as 26 capitais, mais o Distrito Federal, 16 ainda descartam o lixo em ambientes a céu aberto. Salvador está entre as dez capitais que dispõem de aterro sanitário.

Diariamente, cerca de 2,8 mil toneladas de resíduos são levadas, em viagens ininterruptas, ao km 6 da rodovia CIA-Aeroporto (BA-526). O lixão de Canabrava foi desativado há 14 anos.

Os dados preocupam a CNM porque a legislação determina que todos os lixões do país sejam extintos até o próximo sábado.

A meta está prevista pela Lei 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Conforme a norma, as prefeituras devem elaborar o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS), fechar os lixões e destinar os rejeitos apenas para os aterros.

O texto ainda prevê a implantação de coleta seletiva em cada cidade.

Nacional

Segundo o levantamento, no país 807 municípios (32,5%) descartam em lixões e 1.525 (61,4%), em aterros. Das 5.469 prefeituras entrevistadas, mais da metade (2.998) não respondeu e outras 193 não souberam responder.

O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, criticou a forma como a lei foi aprovada. "Para fazer esta execução é preciso planejamento, recursos e pessoal, e os municípios não dispõem desses itens. Quem votou esta lei deveria ter dito onde está o recurso para executar o previsto", disse.

Para Ziulkoski, o Governo Federal "investiu pouco" na implantação de aterros nos municípios. Nos últimos anos, os municípios contaram com um investimento de R$ 206,4 milhões - R$ 68,7 milhões do Ministério das Cidades, R$ 131,6 milhões da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e R$ 6,1 milhões do Ministério do Meio Ambiente.

Com esse levantamento, a CNM pretende pedir a prorrogação do prazo ao Governo Federal. Se a determinação não for alterada, os responsáveis que a descumprirem estarão sujeitos a sanções da Lei de Crimes Ambientais.

As penalidades vão de reclusão de um a quatro anos a multa de até R$ 50 milhões.
FONTE: A Tarde