quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Cidade do PI com 11 mil habitantes licita construção de 38 cemitérios

piaui
Fonte G1.com
Um fato curioso despertou a atenção e indignação da população da cidade de Pimenteiras, a 252 km de Teresina, Sul do Piauí. Ao descobrir que a prefeitura abriu uma licitação para construir 38 cemitérios, os moradores avaliaram ser desnecessário o gasto de quase R$ 1 milhão, valor previsto no edital. Levando em consideração os 11,7 mil habitantes, a cidade teria em média um cemitério para cada grupo de 300 pessoas. Enquanto isso, a capital Teresina que possui quase 830 mil habitantes dispõe de apenas 20 cemitérios. A licitação chamou a atenção do Ministério Público que solicitou a suspensão do processo.
Pimenteiras registra por ano uma média de 124 mortes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com pouco mais de 3,1 mil domicílios, a cidade tem baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), renda per capita de R$ 3,3 mil e um dos menores Fundos de Participação dos Municípios (FPM), R$ 529 mil por mês.
De acordo com Sinobilino Pinheiro, promotor de justiça da 2ª promotoria de Valença, responsável por Pimenteiras, a medida é desproporcional e fere o princípio da razoabilidade na administração pública.
“A postura deste órgão fere a moralidade, legalidade e razoabilidade dos atos administrativos. Não dá para aceitar que a prefeitura de uma cidade pequena gaste quase R$ 1 milhão com a construção de cemitérios, por isso uma ação cautelar foi ajuizada, assim o município não poderá repassar qualquer recurso para a empresa vencedora da licitação.Também queremos saber qual o envolvimento dos servidores neste ato, tanto que será instaurado um inquérito civil público para apurar a participação deles”, disse o promotor.
O secretário de governo e presidente da comissão de Licitação, Alex Lacerda, explicou que os recursos serão utilizados não na construção de cemitérios, mas para elevar muros nos que já existem na cidade. Entretanto, conforme um levantamento feito pelo G1 no Diário dos Municípios em nenhum momento a prefeitura menciona a palavra ‘muros’ no processo licitatório.
“Não vamos fazer novos cemitérios, mas construir muros nos que já existem e estão localizados na zona rural. Vamos fazer isso porque temos de nos adequar a uma norma do Ministério da Saúde ao determinar que todos os cemitérios sejam murados. Além disso, a medida servirá para impedir que animais entrem no local e danifiquem os túmulos. Erramos em não mencionar no edital que o dinheiro será gasto para levantar muros nos cemitérios, e não para a construção de novos. Vamos retificar em breve”, justificou.
A prefeitura prevê no edital que, além do dinheiro do FPM, também serão usados na construção recursos do Fundo Municipal de Saúde, Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte (ICMS) e do Imposto Sobre Serviços (ISS).
Cidade do PI com pouco mais de 11 mil habitantes licita construção de 38 cemitérios (Foto: Reprodução G1)
Cidade do PI com pouco mais de 11 mil habitantes licita construção de 38 cemitérios (Foto: Reprodução G1)
A licitação de quase R$ 1 milhão teve como base a tomada de preço publicada no Diário Oficial dos Municípios no dia 27 de agosto, com abertura dos envelopes no dia 12 de setembro. Segundo consta no Diário do dia 18 de setembro, a empresa George Maciel Engenharia LTDA, de Valença, foi a única participante do processo e receberá R$ 930.238,90 mil para fazer a obra que iniciará ainda este mês e deverá ser concluída no final de 2014.
A construção de 38 cemitérios chamou atenção dos funcionários da única funerária do município. Eles afirmaram que em Pimenteiras são realizados, em média, apenas quatro velórios por mês.
“Não sei qual é a intenção do prefeito em construir tantos cemitérios, mas se ele está prevendo tantas mortes, nós temos que nos preparar para atender a todos porque somos a única funerária no município. Além disso, não vejo necessidade destas obras porque nenhum dos cemitérios está com sua capacidade acima do permitido. Não temos cemitérios lotados, em todos há vagas”, disse a gerente da funerária Antônia da Costa.
O valor da obra tem revoltado os moradores que alegam ser desnecessário um investimento deste tamanho.
Para o vendedor Francisco de Assis, os R$ 930.238,90 mil deveriam ser usados na compra de medicamentos. Ele alerta que a farmácia do posto de saúde do município está com o estoque de remédios reduzidos. “Quando vamos pegar algum medicamento na farmácia do posto não encontramos. Há dois meses eu sofri um acidente e precisei usar uma pomada‎, mas tive que comprar porque não tinha no posto de saúde”, lembrou.
A comerciante Maria de Fátima, 38 anos, também reclama da decisão da prefeitura e diz que a cidade possui outras necessidades. Ela cita, por exemplo, a falta de pavimentação em algumas ruas e a ausência de saneamento básico em Pimenteiras. “Não dá para entender a postura do prefeito em mandar construir essa quantidade de cemitérios. Acho que ele deveria usar este dinheiro em outros setores como saúde e educação. Esse valor deveria ser gasto com vivos e não com os mortos”, disse.
Ainda conforme o secretário Alex Lacerda, as construções dos muros nos cemitérios são necessárias e há dinheiro em caixa para custear as obras. “Fizemos um levantamento do número de cemitérios que existem na cidade e vimos que é viável, mas não usaremos apenas o dinheiro do FPM porque também há verba de outros setores”, argumentou.
Secretário de Pimenteiras diz que vai murar cemitérios e não construir (Foto: Gilcilene Araújo/ G1)
Secretário de Pimenteiras diz que vai murar cemitérios e não construir (Foto: Gilcilene Araújo/ G1)
Em contrapartida, o Ministério Público diz que mesmo a prefeitura de Pimenteiras pretendendo apenas construir muros, como justificou o secretário, a licitação continua ferindo os princípios da administração pública. “Mesmo que sejam construídos apenas muros é muito dinheiro para uma obra que não é tão necessária para o município. Em Pimenteiras, há investimentos que deveriam ser feitos em outros setores e por isso não vamos aceitar que este dinheiro seja gasto com muros ou na construção de cemitérios”, finalizou.

Jovem é agredido e queimado vivo em ritual de purificação de gays em BH

betim

Um jovem gay de 19 anos foi brutalmente torturado em Betim, região metropolitana de Belo Horizonte, durante um “ritual de purificação”, segundo informações do jornal O Tempo. Homossexual assumido, ele já havia sido agredido por dois homens na semana passada e acredita ser alvo de homofobia. O caso foi registrado na 4ª Delegacia de Polícia de Betim, e é investigado como tentativa de homicídio e crime religioso.
Em depoimento à polícia, a vítima relatou que na última quarta-feira, 17, e em plena luz do dia, foi abordado na rua por dois homens que estavam dentro de uma Kombi branca – os mesmos que o agrediram dias antes. Ele teve a barba e os cabelos queimados, os braços machucados e chegou a perder a consciência.
“Eles estavam com facas e me obrigaram a entrar no veículo”, afirma o rapaz, que recebia agressões no abdômen e ao mesmo tempo escutava orações. “Eles pediam perdão pelos meus pecados, pediam que eu fosse salvo”. Após as agressões, os meliantes enrolaram um objeto feito de lã no braço da vítima e atearam fogo. “Desmaiei. Não sei se pelo cheiro da fumaça, pela dor ou pelo estresse do momento”, afirmou o jovem ao jornal.
A vítima foi abandonada em uma rua próxima do local onde foi abordado [foto] e foi socorrido pelo namorado e um amigo. Ao seu lado foi encontrada uma carta, que dizia fazer uma “limpeza em Betim e trazer o fogo da purificação a cada um que andar nas ruas declarando seu ‘amor’ bestial”.

Luís Eduardo Magalhães: Vereador Ondumar Marabá morre em acidente na BR 349

ondumar

O vereador de Luís Eduardo Magalhães, Oeste da Bahia, e candidato a deputado estadual pelo PSC, Ondumar Ferreira Borges, mais conhecido por Ondumar Marabá, sofreu grave acidente na manhã de hoje, 25, em acidente na BR 349, rodovia que liga Correntina a BR 020, divisa com Goiás.
Segundo informações extraoficiais, além de Ondumar, teriam morrido no acidente outras quatro pessoas, entre elas sua esposa e o pastor de sua Igreja, Adail Martins, que dirigia o carro na hora do acidente.
O Pastor Adail Martins era membro da Associação dos Pastores de Luís Eduardo Magalhães
O Pastor Adail Martins era membro da Associação dos Pastores de Luís Eduardo Magalhães 
O acidente ocorreu distante 40 KM de Correntina, e envolveu a caminhonete onde estava o candidato e um veículo de passeio.
Não foi informado se além das cinco vítimas fatais, se existem outros feridos.
PF deflagra operação e cumpre quatro mandados judiciais em Salvador


Fotos: Juliana Almirante/ Bahia Notícias

A Polícia Federal (PF) está, neste momento, cumprindo quatro mandados judiciais em Salvador depois de deflagrada a Operação Frota nesta quinta-feira (25), cuja finalidade é apurar uma suposta fraude à licitação cometida em 2013 na Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). 

Os agentes estão explorando o terceiro e sexto andar do edifício Tancredo Neves Trade Center, além da garagem de uma locadora de veículos, em imóvel localizado à frente, ambos situados em uma rua próxima à Avenida Tancredo Neves. Os agentes no local não deram mais informações à imprensa. Entre os crimes investigados da secretaria vinculada ao Ministério da Saúde, estão a frustração ao caráter competitivo do procedimento licitatório e a fraude em licitação, além de formação de quadrilha. 

As investigações obtiveram destaque em março deste ano na mídia. A Controladoria Geral da União (CGU) e a PF suspeitam de fraude na licitação, com participação de servidores, de um contrato de R$ 34 milhões para o fornecimento de carros com motorista à pasta federal. O certame em que figuraram poucas empresas, todas sediadas em Brasília e de um mesmo núcleo familiar, teve declarada a vencedora mesmo apresentando preços muito superiores aos de mercado. De acordo com informações da PF, além do valor pago à empresa contratada de de R$ 13.078.497,09 nos primeiros nove meses do contrato, foi praticado elevado sobrepreço global estimado em R$ 6,5 milhões neste mesmo período. 

Delatora de irregularidade em ONG, Dalva afirma que tem documentos para comprovar relato

Diante de acusações dos petistas de que não haveria provas documentais para atestar irregularidades no Instituto Brasil, a principal delatora do suposto esquema de desvio público, Dalva Sele Paiva, afirmou ao jornal Correio que tem elementos o suficiente para comprovar o relatado na revista Veja.

A presidente da ONG disse que sofre com perseguições por militantes petistas e negou que tenha sido ‘comprada’ pela oposição. Segundo a própria, ela estaria em Barcelona, Espanha, e só voltaria ao Brasil assim que tiverem asseguradas a sua segurança e integridade física. 

Ela voltou a afirmar a presença do candidato ao governo do estado Rui Costa (PT) no esquema de desvio de dinheiro. “Rui Costa nunca constou na folha de pagamento, mas recebeu algumas vezes”, escreveu, em email trocado com os jornalistas do Correio. Ela disse que o motivo pelo qual demorou de dizer tudo que sabia foi por ter passado por problemas muito graves de saúde, entre 2011 e meados de 2014.
MP-BA cobra explicações sobre fechamento de maternidade em Lauro de Freitas

Foto: Reprodução

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) afirmou que cobrará explicações sobre o fechamento da Casa de Parto Normal (CPN) de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), à Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) e à prefeitura do município. De acordo com o MP, a promotora Nazira Quixadá irá enviará ofício ao governo do estado, que empregou R$ 340 mil na estrutura da maternidade, e à prefeitura de Lauro de Freitas, que é parceira do projeto junto com o governo federal. O prazo para que ambos se pronunciem é de sete dias. 

A unidade de saúde foi inaugurada em outubro de 2012 e foi fechada um ano depois, em novembro de 2013. Segundo o jornal Correio, até hoje o aluguel mensal de R$ 25 mil é pago pelo espaço. Segundo a superintendente de Atenção Integral à Saúde da Sesab, Gisélia Santana, a unidade fechou porque os contratos dos funcionários venceram e não houve renovação porque o Conselho de Políticas de Recursos Humanos (Cope) não aprovou novas contratações por falta de recursos.

sábado, 20 de setembro de 2014

Câmera flagra suposta cena de estupro no Entorno do DF. Assista ao vídeo


Polícia Civil investiga caso para saber se houve crime
As câmeras de segurança de um comércio no Pedregal, bairro do Novo Gama, região do Entorno do DF, flagraram um suposto estupro. O vídeo está circulando nas redes sociais e mostra um homem agarrando uma mulher à força. A mulher tenta fugir, mas é agarrada pelo homem que aparenta estar alcoolizado. Em seguida, ele joga a mulher no chão e deita sobre ela. O homem abaixa as calças e parece fazer sexo com a suposta vítima.
As câmeras de um comércio flagrou toda a ação. Um carro passa pelo local, para e o motorista segue viagem. Pelo vídeo não é possível saber a data e a hora em que tudo aconteceu. Mas se passa durante a noite.  As imagens estão circulando nas redes sociais. Segundo quem compartilha, as cenas mostram um suposto estupro.
De acordo com os comerciantes, a Polícia Militar passou nas lojas para pegar as imagens do circuito de segurança e encaminhar para a investigação. A Polícia Civil informou que ainda não é possível afirmar que houve crime e que vai tentar identificar os personagens do vídeo.
Assista ao vídeo: