terça-feira, 24 de novembro de 2015

LAMA TÓXICA DE MARIANA AMEAÇA RECIFE DE ABROLHOS NA BAHIA

                                      

Localizada na costa sul da Bahia e no norte do Espírito Santo, a região dos Abrolhos é um paraíso natural: a área inclui um mosaico de ambientes marinhos com diferentes tipos de habitats, como manguezais, praias e restingas. O local é também o mais abundante em peixes do Nordeste do Brasil e funciona como um berçário das baleias-jubarte, que entre julho e novembro procuram esse destino para reprodução e amamentação de filhotes.


“Serão milhares de anos de recuperação”, diz especialista sobre possíveis danos dos rejeitos aos recifes de corais de Abrolhos

Milhares de anos de recuperação para a mais antiga reserva natural dos mares brasileiros, o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, no sul do litoral da Bahia.

Essa é a previsão de desastre caso os rejeitos de minério que se espalharam com o rompimento de barragens da Samarco em Mariana (MG) atinja os recifes de corais de Abrolhos.

A região é uma das mais importantes para o ecossistema do Brasil e trabalha com ações de proteção a golfinhos e tartarugas ameaçadas que vivem e se reproduzem apenas naqueles corais.

Com o avanço da lama uma força-tarefa foi montada para reduzir possíveis impactos nas mais de 500 espécies da área. “Se a lama chegar a eles e impedi-los de respirar, serão milhares de anos de recuperação”, disse ao O Globo o professor da Universidade Federal do Espírito Santo Agnaldo Martins. Em Governador Valadares (MG), um monitoramento realizado na água indicou turbidez (um dos controles de qualidade da água) 80 mil vezes acima do tolerável.

A quantidade de ferro encontrada em amostras foi 13,6 mil vezes acima desse limite, e a de alumínio, 6.500 vezes.

“Não sabemos a magnitude do impacto, já que não temos certeza sobre o que chegará. Se o padrão de impacto nas cabeceiras se mantiver, será um arraso na fauna e na flora” prevê João Carlos Thomé, coordenador nacional do Tamar/ICMBio, também em conversa com O Globo.

A mineradora Samarco, pertencente às empresas Vale e a anglo-australiana BHP, foi multada em R$ 250 milhões pelo Ibama.

A empresa diz estar executando sistema emergencial de monitoramento ambiental. Uma outra empresa foi contratada pela Samarco para diagnosticar a área atingida e elaborar um plano de recuperação

PRF do Paraná faz maior apreensão de maconha do Brasil: 24,5 toneladas



A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 24.572 quilos de maconha na tarde desta segunda-feira (23) em Alto Paraíso, na região noroeste do Paraná.


Trata-se da maior apreensão da droga já realizada pela PRF em toda a sua história no país --três toneladas superior ao antigo recorde.

Até então, a maior apreensão havia sido registrada pela instituição no ano de 2010, em Santa Terezinha de Itaipu (PR), quando 21,5 toneladas de maconha foram apreendidas.


A droga apreendida hoje era transportada em dois semirreboques de uma carreta bitrem, abordada pelos policiais rodoviários federais na BR 487, em frente à Unidade Operacional Porto Camargo.

Ao examinar a nota fiscal, a equipe da PRF constatou que o documento apontava o transporte de soja. Durante a fiscalização, porém, os policiais rodoviários federais perceberam a existência de milho nas laterais da carreta.

Cães farejadores da PRF, que estavam no local por conta da quarta fase da Operação Sentinela Sintonia Fina do Ministério da Justiça, foram acionados e de imediato deram sinais de que o veículo transportava drogas.

O objetivo da operação é enfrentar os crimes de fronteira, entre eles o tráfico de drogas. Iniciada em outubro, a ação vai até dezembro e reúne PRF, Polícia Federal e Secretaria Nacional de Segurança Pública.


Após a retirada da lona, os policiais rodoviários federais descobriram que a camada de milho tinha apenas poucos centímetros. O objetivo dela era encobrir o entorpecente.

Preso em flagrante, o motorista admitiu saber que havia drogas em sua carga. Disse que passava pelo posto da PRF durante a chuva, na esperança de não ser fiscalizado.

Ele informou ainda que buscou a carga em Amambaí (MS), cidade próxima da fronteira com o Paraguai, e que pretendia levá-la até Paranavaí (PR).


Um comboio de viaturas da PRF, com o apoio de um helicóptero da instituição, fez a escolta da carreta bitrem até a Delegacia da Polícia Federal em Guaíra (PR), onde a pesagem oficial foi realizada.

Em 2015, a maior apreensão da PRF havia sido registrada em fevereiro, no município de Itapecerica da Serra (SP), com 4,5 toneladas. No Paraná, a maior havia ocorrido em Tijucas do Sul, no último mês de agosto (3,5 toneladas). (Com foto e infos de PRFPR)

Morre o ex-Governador Lomanto Junior





Rui Costa e ACM Neto lamentam morte de ex-governador Lomanto Júnior
Foto: Reprodução / Alo Alo Bahia

O ex-governador Antônio Lomanto Júnior foi um marco no desenvolvimento da Bahia. Morreu na noite desta segunda-feira (23), no Hospital Português, aos 90 anos, prestes a completar 91. Foi o primeiro municipalista a marcar época no estado e, seguramente, o primeiro político que realizou a marcha do interior para a capital, oriundo que era do município de Jequié. 

Tornou-se vereador aos 22 anos, assumindo, em seguida, a liderança da Câmara municipal da cidade. Era uma figura notável, afável e comunicativo, governou a Bahia de 1963 a 1967, mas era, sobretudo, um municipalista e tinha orgulho de sê-lo, presidindo a Associação Brasileira Municipalista de 1959 a 1963. Em 1962 era prefeito de Jequié, saltando da prefeitura do seu município em segundo mandato para o governo baiano, após a sua marcha do interior para a capital. Fez uma trajetória política extraordinária até chegar ao auge.

Mesmo assim, depois de se tornar deputado federal e participar intensamente da política estadual, retornou, muito depois, à sua cidade para, novamente, se eleger prefeito. Lomanto fez uma campanha ao governo marcada pela marcha “Lomanto, a esperança do povo” e como símbolo “feijão na panela, feijão na lapela”, quando então se usava um broche lembrando o feijão na lapela nos paletós usados maciçamente pelos lomantistas. 

Foi um grande gestor. De tal maneira que foi dele a construção da Av. Contorno. Construiu, entre muitas outras obras, o Teatro Castro Alves e o Centro Industrial de Aratu além rodovias entre as quais a Feira-Juazeiro porque a sua visão estava muito à frente como empreendedor. 

 Lomanto Júnior ao findar o seu mandato no governo baiano deixou o Palácio Rio Branco nos braços do povo, numa festa comemorada nas ruas de Salvador e só terminando na Av. Contorno.
 
O governador da Bahia, Rui Costa, e o prefeito de Salvador, ACM Neto, lamentaram nesta terça-feira (24) a morte do ex-governador Antônio Lomanto Júnior. Lomanto faleceu aos 90 anos na noite desta segunda (23), no Hospital Português, em Salvador. “Expresso o meu respeito e meu pesar.

Filho de Jequié, foi um homem público que atuou nos mais variados cargos políticos pela escolha do povo da Bahia, atuando sempre como defensor do municipalismo. Que os familiares e amigos sejam confortados nesse momento de despedida e de dor”, diz Rui Costa na nota de pesar.

Já o prefeito ACM Neto destacou a “ética, dignidade e transparência” de Lomanto Júnior durante a sua atuação em cargos públicos. Quero destacar que sua administração à frente do governo deixou marcas profundas no desenvolvimento da Bahia, além de lutar pelos interesses dos municípios. Aos amigos e familiares do ex-governador, os meus sentimentos. A Bahia e o Brasil perderam um político exemplar”, lamentou.

O presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, Paulo Câmara, também se pronunciou sobre o falecimento. “O ex-governador Lomanto Júnior deixou a sua marca na cena pública baiana e brasileira, atuando como vereador e prefeito de Jequié, deputado estadual, deputado federal, governador e senador, honrando todos os mandatos. A cena política perde um grande homem e a Câmara de Salvador está de luto”, afirmou.
Jovens têm poucas informações sobre sexo e métodos contraceptivos, diz pesquisa
Jovens têm poucas informações sobre sexo e métodos contraceptivos, diz pesquisa
Foto: Iconogenic / Getty Images


Uma pesquisa divulgada recentemente pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp), feita em parceria com os laboratórios Bayer, revela que os jovens possuem poucas informações sobre sexo. Grande parte deles inicia a vida sexual entre 16 e 18 anos de idade, mas possuem vergonha de falar sobre sexo e métodos contraceptivos. De acordo com a pesquisa da EFM-Unifesp, 53% das mulheres têm a primeira relação sexual neste período, mas 60% delas não se sentem confortáveis em tocar nestes assuntos. Apenas 31% das entrevistas relataram já ter tido uma conversa positiva sobre sexualidade com os pais ou responsáveis. Um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra que este desconhecimento entre os jovens é uma situação mundial. Cerca de 16 milhões de meninas entre 15 e 19 anos dão à luz todo ano, a maioria em países de baixa ou média renda, segundo dados de 2014. De acordo com O Globo, Ana Salles tinha um relacionamento de oito meses quando engravidou de forma não planejada de Ana Christina, hoje com 8 anos. Na época, ela tinha 15 anos, e havia perdido a virgindade pouco antes. “Minha mãe achava um absurdo uma menina da minha idade tomar anticoncepcional. Agora sei que isso era uma ignorância da parte dela”, lembra Ana. Segundo a publicação, as principais causas da gravidez não planejada são falta do uso de métodos contraceptivos seguros, mau uso dos métodos escolhidos, além de acomodação do casal com a prevenção. O estudo ouviu duas mil mulheres com 14 anos ou mais, em quatro capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador. Quase 70% das participantes tinham entre 14 e 25 anos. De acordo com o médico Afonso Nazário, chefe do Departamento de Ginecologia da Unifesp e responsável pelo estudo, a gravidez prematura os gravidez pode trazer efeitos arrasadores sobre as adolescentes. “Na pesquisa, a maioria das adolescentes revelou que a maior preocupação é com futuro e com o risco de a gravidez atrapalhar o desenvolvimento profissional. Mas há uma série de intercorrências clínicas também: a pré-eclâmpsia (hipertensão arterial específica da gravidez) é mais comum em mães muito jovens ou tardias, e pode ser fatal. Ainda há risco de trabalho de parto prematuro, ruptura de membranas e maior incidência de cesarianas”, explica.

Carnaval de Salvador bate recordes e terá 645 atrações, 150 delas sem cordas


                                         Foto: Marcos Costa/ Ag. Haack/ Bahia Notícias

O Carnaval de Salvador baterá recordes em 2016, anunciou o prefeito ACM Neto (DEM) nesta terça-feira (24). Durante evento para a divulgação das novidades da festa, o gestor informou que 246 entidades participarão da festa, somando 645 atrações – das quais 150 não terão cordas. “A gente veio a cada ano ampliando a presença da atração sem corda e este ano também a gente bate todos os recordes. Claro, sem nenhum tipo de prejuízo para os blocos, que têm o seu espaço, a sua importância, o seu peso. E há uma convivência muito estruturada entre a atração sem corda e o bloco de trio”, garantiu Neto. Segundo o prefeito, a decisão visa “prestigiar o folião pipoca”. Em 2016, haverá também outras novidades. Além do pré-carnaval, que acontece nos dias 30 e 31 de janeiro, também haverá exclusividade na venda de bebidas durante a folia. Neste ano, a Schin – produzida pela Brasil Kirin – estará nos dois circuitos, além das festas nos bairros. De acordo com Douglas Costa, vice-presidente de marketing da Brasil Kirin, esta será a maior operação da empresa no carnaval. “Será uma megaoperação, para realizar o melhor carnaval, do jeito que o povo gosta”, afirmou, prometendo surpresas durante a festa. Além da Schin, o Carnaval 2016 também terá como patrocinadores o banco Itaú-Unibanco e a Air Europa.

Fonte Bahia Noticias
PF deflagra 21ª fase da Lava Jato e prende empresário amigo de Lula

PF deflagra 21ª fase da Lava Jato e prende empresário amigo de Lula
Foto: Eurides Aok/Correio do Estado
A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (24), a 21ª fase da Lava Jato. Batizada de “Operação Passe Livre”, a ação cumpriu 25 mandados judiciais de busca e apreensão, seis de condução coercitiva e um de prisão preventiva em São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. O detido é o pecuarista José Carlos Bumlai, amigo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Bumlai deporia nesta terça à CPI do BNDES, que investiga operações com o banco, e foi preso em um hotel em Brasília. Segundo a PF, a nova fase parte da investigação de contratação de navio sonda pela Petrobras com “concretos indícios de fraude no procedimento licitatório”. “Segundo apurações, complexas medidas de engenharia financeira foram utilizadas pelos investigados com o objetivo de ocultar a real destinação dos valores indevidos pagos a agentes públicos e diretores da estatal”, informou a PF em nota. Ao todo, 140 policiais federais e 23 auditores fiscais participam da ação.

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

zMacaquinhos é uma peça inspirada nos impostos que pagamos

O coletivo teatral Macaquinhos deu uma declaração na imprensa explicado o sentido de sua peça teatral Macaquinhos que foi apresentado na Mostra Sesc Cariri de Teatro.
Na mostra os atores mexem no ânus um do outro, a peça provocou polêmica e chocou muita gente.
A assessoria de imprensa do grupo emitiu a  seguinte explicação:
A peça não tem nada de imoral, ela é muito reflexiva e é inspirada no excesso de impostos que todos nós brasileiros pagamos e completa, ” que brasileiro não se sente assim com um dedo do governo naquele lugar de tantos impostos que pagamos?”