terça-feira, 31 de maio de 2016

Coelba inscreve para troca gratuita de geladeira


Coelba inscreve para troca gratuita de geladeira

A Coelba, empresa do Grupo Neoenergia, leva o projeto ‘Nova Geladeira – Doação’ para Feira de Santana e municípios vizinhos. Os moradores que atenderem aos pré-requisitos do projeto terão a oportunidade de trocar gratuitamente a geladeira antiga por uma nova, com Selo Procel A de economia de energia.

As inscrições serão realizadas no Centro Social Urbano, na Rua Tostão s/n, Cidade Nova, nesta terça-feira (31) das 10h às 12h e das 13h30 às 17h30 e de 01 a 03/06, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A entrega dos refrigeradores acontecerá no mesmo local, no sábado (4) das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, durante o mutirão social da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social.

O objetivo da ação é promover o consumo eficiente de energia, adequando a conta à capacidade de pagamento do cliente, já que uma geladeira em mau estado de conservação pode ser responsável por até 70% do valor da fatura de energia de um consumidor de baixo poder aquisitivo. Além disso, a substituição da geladeira promove maior qualidade de vida, já que o novo equipamento permite armazenar os alimentos em boas condições. Com o projeto, a Coelba já conseguiu substituir mais de 148 mil geladeiras de famílias baianas.

Graças à sua eficiência, os refrigeradores do projeto proporcionam uma economia média de 53 kWh/mês. Os eletrodomésticos utilizam o R600a (isobutano), gás considerado ecológico, e são fabricados especialmente para o Grupo Neoenergia, do qual a Coelba faz parte. Além de receber o novo equipamento, o cliente entrega o refrigerador usado e ganha, também, cinco lâmpadas, quatro fluorescentes compactas e uma de LED, mais econômicas. A Coelba é responsável pela manufatura reversa dos equipamentos antigos, descartando-os conforme normas vigentes e a lei de resíduos sólidos.

Para participar do projeto Nova Geladeira Doação, o consumidor precisa:

• Ser Cliente residencial morador de comunidade popular;
• Ter média mensal dos três maiores consumos dos últimos 12 meses igual ou maior que 80 kWh/mês;
• Estar adimplente com a COELBA (podendo quitar os débitos para participar do projeto);
• Ter fornecimento regular de energia;
• Possuir geladeira velha e funcionando para entregar à Coelba no momento do recebimento da nova;

Serviço:

Nova Geladeira – Doação em Feira de Santana

Local: Rua Tostão, s/n, Cidade Nova

Inscrições:

3ª feira, 31/05, das 10h às 12h e das 13h30 as 17h30;
4ª feira, 01/06, 8h às 12h e das 13h30 às 17h30;
5º feira, 02/06, 8h às 12h e das 13h30 às 17h30;
6º feira, 03/06, 8h às 12h e das 13h30 às 17h30;

Entrega da Geladeira:

Sábado, 04/06, 8h às 12h e das 13h30 às 17h30; 

Justiça derruba aumento da conta de água na Bahia

Justiça derruba aumento da conta de água na Bahia
Foto: Reprodução / Pixabay

O juiz titular da 6ª Vara da Fazenda Pública, Ruy Brito, acatou ação popular movida pelo deputado Pablo Barrozo, líder do Democratas na Assembleia Legislativa e determinou que a Agência Reguladora de Saneamento Básico da Bahia (Agersa)  suspenda o reajuste do valor da conta de água. A Agersa autorizou à Embasa um reajuste de 9,95% em 29 de abril de 2016, o que foi considerado abusivo pelo parlamentar.

A decisão prevê pena de multa diária no valor de R$50 mil e começa a vigorar a partir desta quarta-feira (01). O magistrado acolheu os argumentos do parlamentar, incluindo o fato de que este é o quinto aumento consecutivo concedido pela Embasa com percentuais acima da inflação “afetando diversos consumidores, que não conseguirão adimplir suas faturas mensais”.

Para o juiz, os sucessivos reajustes abusivos “atentam diretamente ao princípio da modicidade da tarifa, porque impôs à sociedade aumento desproporcional e, do outro lado, exorbita os lucros da concessionária”. A inflação do período de abril de 2015 ao mês de abril de 2016, pelo IPCA, foi de 9,28%, pelo INPC o percentual chega a 9,83%. Além disso, o juiz reconheceu que a Agersa não apresentou as justificativas para o aumento decretado, não deu a devida publicidade, além de não levar em consideração o momento econômico e político delicado e que o reajuste vai impactar na inflação e nos preços em geral ao consumidor, uma vez que será repassado pelo comércio e pela indústria. “Haverá um efeito cascata, prejudicando em demasia os consumidores num momento de crise na economia”, afirmou Pablo Barrozo.

fonte: http://www.bahianoticias.com.br/justica/noticia/54305-justica-derruba-aumento-da-conta-de-agua-na-bahia.html
Umburanas: Pré-candidato a prefeito é condenado por fraudes no INSS
Foto: Reprodução / Augusto Urgente

Uma decisão da Justiça Federal condenou o ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Umburanas, e pré-candidato a prefeito da cidade Roberto Bruno Silva.A decisão do juiz federal Rafael Ianner Silva condenou Roberto Bruno a 5 anos e 4 meses por envolvimento em um esquema de fraude de benefícios do Instituto Nacional  do Seguro Social (INSS). 

O réu foi apontado com “gerente” do grupo na Operação Ouro 80 da Polícia Federal. Além de Umburanas, a ação constatou irregularidades no saque do benefício nas cidades de Ourolândia e Jacobina, nos anos de 2000 e 2002. “

Os benefícios indevidos geralmente eram deferidos com base em documentos irregulares da mesma espécie: declaração de exercício de atividade rural falsas, recibos de compra e venda de propriedades rurais inautênticos e documentos de origem cartorial falsificados ou adulterados”, diz um trecho da sentença do Tribunal Regional da Primeira Região em Campo Formoso.  Roberto Bruno também tentou se eleger como prefeito em 2012, mas ficou em segundo lugar no pleito daquele ano.

Complementando a mateira do Bahia Noticias: Verifica-se que a fraude cometida pelo Sindicato Rural de Umburanas tornou-se modus operandi em varias cidades, pois não tão diference do que aconteceu em Umburana é práxis em Mairi com concessão de benefícios a não  trabalhadores Rurais. Espera-se que a Policia Federal estenda as investigações por outros municípios e se constate essa vergonhosa fraude.   

Ministério Público aponta fraudes de R$ 2,5 bilhões no Bolsa Família


Ministério Público aponta fraudes de R$ 2,5 bilhões no Bolsa Família
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Um levantamento feito pelo Ministério Público Federal apontou suspeitas de fraudes no pagamento do programa Bolsa Família que podem chegar a R$ 2,5 bilhões e atingir 1,4 milhão de beneficiários. Entre as possíveis irregularidades encontradas pelo órgão há saques realizados por pessoas que já morreram, indivíduos sem CPF ou com CPFs múltiplos, além de pessoas que estariam recebendo o benefício sem ter direito, como servidores públicos e doadores de campanhas políticas. 

Os dados foram levantados a partir do cruzamento de informações do cadastro de beneficiários com dados da Receita Federal, Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Tribunais de Contas.

Essas irregularidades foram identificadas em pagamentos feitos entre 2013 e 2014. O Ministério Público deu prazo de 30 dias para que o Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário informe quais providências serão tomadas diante de inconsistências identificadas. 

O levantamento fez parte de um projeto lançado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, em junho do ano passado, e tem como objetivo de combater as fraudes do programa. Em nota, o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário afirmou que "não ignora a possibilidade de irregularidades ocorridas na gestão anterior", isto é, da presidente afastada Dilma Rousseff. 

O texto também diz que a "pasta está empenhada em aperfeiçoar o controle e os mecanismos de fiscalização dos beneficiários do Bolsa Família" e que integrantes do ministério entraram em contato com o Ministério Público Federal para tratar do assunto e criar um comitê de controle "para depurar e garantir que o Bolsa Família seja destinado para quem mais precisa".

fonte:  Isadora Peron e Gustavo Aguiar | Estadão Conteúdo

quarta-feira, 25 de maio de 2016

PASSAGEM DA TOCHA OLÍMPICA EM FEIRA DE SANTANA

 Passagem da Tocha emociona e contagia Feira de Santana com clima olímpico







Roteiros na Bahia 
25/05/2016 – BA – Feira de Santana, Riachão do Jacuípe, Capim Grosso, Senhor do Bonfim
26/05/2016 – BA – Jaguarari, Juazeiro, Sobradinho
27/05/2016 – BA – Paulo Afonso

terça-feira, 24 de maio de 2016


DOR DA CHIKUNGUNYA TEM TRATAMENTO








Combater a dor. Esse é o principal desejo dos pacientes com suspeita de chikungunya que chegam diariamente aos serviços de urgência ou aos consultórios. Os analgésicos mais receitados pelos médicos, como dipirona ou paracetamol, na maioria dos casos, passam longe de aliviar o desconforto. Como a doença tornou-se um grave problema na saúde pública – até o início de maio havia quase 17 mil casos suspeitos e 371 confirmados – e alcança parcela significativa da população, surge neste momento uma série de indicações populares do que fazer para amenizar os sintomas. Cada um dá umpitaco. Entre os médicos, no entanto, foi desenvolvido um protocolo para orientar esse tratamento.

Apesar do sofrimento que os pacientes passam nos primeiros dias da chikungunya, na sua fase inicial, há algumas restrições para o uso de medicamentos. “Não são recomendados os anti-inflamatórios nessa primeira etapa, pois caso esse paciente tenha dengue, e não a febre chikungunya, o uso desses medicamentos poderá desencadear uma reação hemorrágica. Os sintomas dessas duas doenças são bem semelhantes”, alerta o infectologista do Hospital Esperança, Moacir Jucá. Essa fase aguda dura de dois dias até duas semana.


Enquanto as dores da dengue são consideradas leves e os sintomas da zika são classificados como de leves a moderados, a gravidade das sensações provenientes da febre chikungunya estariam entre moderadas e intensas, segundo os especialistas. Uma característica que acomete os pacientes desse quadro mais agravado é que a maioria segue para a fase subaguda da doença.


“Cerca de 80% dos pacientes entram nessa fase, em que há uma piora das dores articulares, em geral nas mesmas regiões já acometidas no primeiro momento, apesar de não haver mais febre. Os pacientes que continuam por mais de três meses entram numa fase classificada como crônica da doença”, diz Moacir Jucá. De acordo com informações do Ministério da Saúde, os sintomas dessa última fase podem durar até três anos.

A partir da fase subaguda e da fase crônica – já com um diagnóstico e um quadro clínico mais preciso da doença – são iniciados tratamentos com o uso de anti-inflamatórios esteroides ou não esteroides (estes últimos são conhecidos como corticoides). Aos pacientes que chegam à última fase é necessário acompanhamento de um reumatologista. Recentemente foi desenvolvido pela Secretaria de Saúde do Recife o protocolo “Manejo de Dor na Chikungunya”, que designa qual o tipo de tratamento a partir da escala de dor do paciente, que é medida de 0 a 10.

De acordo com a especialista em reumatologia e tutora de medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), Zelina Barbosa, que integrou a equipe de elaboração do protocolo, o nível da sensação dolorosa é medido durante as consultas médicas a partir de entrevistas com o paciente. “Identificamos algumas pessoas com graus 9 ou até 10. São casos mais intensos, que precisam de um acompanhamento de um especialista, pois pode haver a necessidade inclusive de usar derivados de morfina no tratamento”, afirma.
Para as crianças, que também são vítimas frequentes da doença, o protocolo de tratamento é semelhante ao dos adultos, apenas considerando a ressalva das medicações que não são recomendadas para a fase infantil. “O quadro clínico dos pequenos é bem semelhante ao do adulto. Muitas manifestações cutâneas, além das dores nas articulares são muito presentes nas crianças. O tratamento também é muito parecido, respeitando drogas que têm restrições na infância. Buscamos os analgésicos, anti-inflamatórios e corticoides que são indicados para a idade”, ressalva Zelina.
Com o desenvolver da doença alguns pacientes correm o risco de perder massa muscular ou até chegar a quadros de incapacidade funcional, de acordo com a médica. Nesses casos é possível fazer indicações de tratamentos alternativos com fisioterapia e até acupuntura. As indicações alimentares que têm sido propagadas pelas redes sociais, como o uso de sucos com inhame, não têm comprovação científica na literatura médica.


RISCOS

De acordo com a reumatologista do Real Instituto de Oncologia do Hospital Português e do Imip, Renata Menezes, os pacientes com maior risco de entrar na fase crônica, com comprometimento das articulações são as pessoas acima de 45 anos, portadoras de doenças articulares preexistentes. “O sintoma mais comum nessa fase é o acometimento articular persistente e semelhante à artrite reumatóide. Nessa fase podem ainda estar presentes a fadiga, rigidez matinal, artrite, tenossinovite e sintomas neurológicos”, declara.
Ela alerta que muitos pacientes estão se automedicando com corticóides, o que nem sempre é aconselhado, devido os riscos e contraindicações, além da volta dos sintomas após a suspensão da medicação (efeito rebote), que deve acontecer de forma moderada. Na fase crônica da artrite por chikungunya deve-se considerar, além dos corticóides, a possibilidade de uso de drogas usadas no tratamento da artrite reumatóide.


(Rafael Dantas/revista algo mais)

PREFEITO DO P C do B DA CIDADE  DE JUAZEIRO É CONDENADO A PRISÃO POR ILEGALIDADES COM RECURSOS PÚBLICOS




O prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho (PCdoB), foi condenado pela Justiça a um ano, 11 meses e 10 dias de prisão, por cometer ilegalidades com recursos públicos. Ao longo de 2010, o gestor remanejou ilegalmente recursos orçamentários, mediante emissão de decretos de abertura ilícita de créditos adicionais suplementares, cujo montante chega a aproximadamente R$ 112 milhões. Porém, os desembargadores substituíram a prisão pela perda do cargo e inelegibilidade e inabilitação para o exercício de função pública durante cinco anos, além do pagamento de multa e prestação de serviços à comunidade.

Nesta eleição, o comunista não será prejudicado, já que não tentará a reeleição. Em março deste ano, o mesmo prefeito foi multado Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) pela prática de nepotismo com sua companheira, Zane Ellen Barbosa Nunes, para o cargo de assessora executiva e de Angelita Carvalho, sua irmã, para o cargo de chefe de gabinete. Ainda forma nomeados primos, esposas de primos e cunhada