Manifestantes sem-teto entram em confronto com PMs em protesto contra CopaSete ônibus trouxeram o grupo para a manifestação. Houve tensão na tentativa de invasão ao prédio da Terracap
Polícia Militar acompanha manifestação de integrantes do MTST |
Cerca de 300 manifestantes protestam contra a Copa do Mundo nesta quinta-feira (15/5) em Brasília. O grupo, do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), também reivindica moradia.
Durante a ocupação do edifício sede da Terracap, o grupo reclamou da ação da PM, pois entre os manifestantes há diversas mulheres com crianças de colo. Os militares utilizaram cassetetes e spray de pimenta, que também atingiram as crianças.
A Polícia Militar informou que a Vara da Infância e Juventude foi acionada para retirar as crianças do protesto. A corporação informou ainda que só fez o uso necessário da força por meios não letais para conter os manifestantes que queriam invadir a Terracap.
"Assim que o grupo chegou ao prédio, a presidência da Terracap se dispôs a dialogar, mas os manifestantes não quiseram. Antes da dispersão, pedimos que as crianças fossem retiradas, mas não houve negociação. Portanto, a responsabilidade sobre as crianças é da mãe ou dos responsáveis que as expõem a situações de risco", afirma o tenente coronel Koboldt.
De acordo com a Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade) da Secretaria de Segurança Pública, os manifestantes se dividiram: outro grupo protesta diante do Palácio do Buriti, sede do governo local.
A Ciade informou que os manifestantes foram até o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha em sete ônibus e duas vans. Da arena, os integrantes do MTST ocuparam uma faixa do Eixo Monumental para marchar até os locais onde realizam os protestos.
Segundo a Ciade, todas as forças de segurança do Distrito Federal foram mobilizadas para acompanhar a a manifestação: polícias civil e militar, Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) e Departamento de Estradas e Rodagem (DER).
Segundo o diretor nacional do MTST, Edson Silva, o grupo é contra "os gastos excessivos da Copa do Mundo" e pede auditoria nas contas da Terracap.
Por volta das 13h seis manifestantes se reuniram com o presidente da Terracap, Abdon Henrique, e com um juiz da Vara da Infância e da Juventude do DF. Eles tentam negociar o fim da ocupação das pessoas concentradas em frente à sede da Terracap.
(Com informações de Arthur Paganini)
Nenhum comentário:
Postar um comentário