quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Prefeito de Dourados Ari Artuzi do PDT é preso




A Polícia Federal cumprindo determinação do TJ-MS e da 1ª Vara Criminal desencadeou na manhã desta quarta-feira (1) em Dourados a “Operação Uragano” (Furacão em Italiano), que resultou na prisão de várias pessoas entre elas o prefeito da cidade Ari Valdecir Artuzi – PDT. Segundo as primeiras informações repassadas através de boletim informativo da Polícia Federal, estão sendo cumpridos 29 mandados de prisão, 38 mandados de conduções (pessoas chamadas para depoimentos e investigações) e 30 mandados de busca e apreensão. Contra as pessoas presas existe a acusação de fraudes em licitações, corrupção, enriquecimento ilícito e outros crimes contra a ordem pública. A lista com os nomes de todas as pessoas envolvidas ainda não foi divulgada pela Polícia Federal, e dentro de instantes você terá aqui mais informações sobre o caso, inclusive com o áudio das participações dos repórteres da Rádio Grande FM que estão acompanhando a operação direto da sede da PF.
PF fala em organização criminosa

Em nota repassada á imprensa na manhã desta quarta-feira, durante a “Operação Uragano”, a PF (Polícia Federal), faz referência ao desbaratamento de uma “organização criminosa”, que seria chefiada pelo prefeito Ari Artuzi. Segundo a PF, esta organização fraudou diversas licitações na cidade, onde empresas “amigas” do prefeito seriam beneficiadas, em posteriormente repassavam 10% dos valores arrecadas ao prefeito, que teria montado um “caixa 2”, e deste caixa, seriam retirados valores para serem aplicados em campanha política e também para pagamento de alguns vereadores do município. Advogados que trabalham no caso e estavam na sede da PF em Dourados chegaram a falar em “Mensalinho”, em alusão ao caso do “Mensalão” tão propagado no país envolvendo o ex-presidente do PT José Dirceu.
Pelo menos oito vereadores teriam sido encaminhados à Polícia Federal, mas ainda não há a informação de que eles já estejam presos ou se teriam sido encaminhados para depoimento e averiguações. Diretores do Hospital Evangélico, que tem convênio com a prefeitura, também teriam sido detidos, assim como alguns empresários de outros segmentos que possuem ligação com a prefeitura. Segundo informações obtidas na sede da Polícia Federal, foram detidos (ainda não está confirmada a prisão ou se eles apenas estão sendo investigados), oito dos 12 vereadores, de Dourados, entre eles, o presidente da Câmara e candidato a deputado estadual, Sidlei Alves (DEM), Humberto Teixeira Júnior (PDT), Gino José Ferreira (DEM), segundo suplente de senador de Waldemir Moka (PMDB), Aurélio Bonatto (PDT), Zezinho da Farmácia (PSDB), Marcelo Barros (DEM) e José Carlos Cimatti (PSB). A primeira-dama Maria Artuzi teria sido detida em Brasília, onde participava de evento sobre políticas públicas para a mulher.Segundo informações, também teriam sido detidos, os secretários municipais Ignes Boschetti (Finanças), Dirson Sá (Obras), Marcelo Hall (Serviços Urbanos), Alziro Moreno (advogado-geral do município) e Tatiane Moreno (Administração). Também foi preso o servidor responsável pelas licitações, cujo nome não foi confirmado.Hoje as 16hs, a PF (Polícia federal) realizará uma entrevista coletiva onde serão repassados mais detalhes sobre a operação.Hoje as 16hs, a PF (Polícia federal) realizará uma entrevista coletiva onde serão repassados mais detalhes sobre a operação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário