sexta-feira, 4 de maio de 2018

Enem abrem inscrições na segunda-feira (7)



Inscrições para o Enem 2018 abrem na segunda-feira (7)


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 abrirá inscrições na próxima segunda-feira, dia 7 de maio. Os estudantes interessados em participar da principal avaliação do Brasil deverão se inscrever até o dia 18 do mesmo mês. A taxa será de R$ 82.


Todo o processo de inscrição será feito pela internet, no site oficial do Enem. Os estudantes deverão informar o número do CPF, um endereço de e-mail válido, um número de celular e cadastrar uma senha para ter acesso ao sistema de inscrições.


Os participantes deverão preencher ainda as informações pessoais, endereço, dados de escolaridade e socioeconômicos, local de prova e opção língua estrangeira (inglês ou espanhol). Também é necessário ter um documento de identidade pessoal e com foto.


É importante ter muita atenção na hora de registrar esses dados, pois algumas informações não podem ser alteradas posteriormente, como local de prova.


Ao fim da inscrição, o candidato que não for isento deve gerar o boleto da taxa de inscrição. O pagamento precisa ser feito até o dia 23 de maio em agências bancárias, casas lotéricas, internet banking ou agências dos Correios. Somente serão confirmadas as inscrições dos estudantes isentos ou que pagarem a taxa no prazo previsto.


Para o Enem 2018, o Inep recebeu os pedidos de isenção antes do período de inscrições, entre os dias 2 e 15 de abril. Confira o resultado dos pedidos de isenção no Enem 2018.


As provas do Enem 2018 serão aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro, dois domingos. Em ambos os dias os participantes terão que responder 90 questões objetivos, mas no primeiro domingo também tem prova de redação.


Dia 4/11: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação.

Dia 11/11: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias.


O primeiro dia de provas terá cinco horas e meia de duração, e o segundo cinco horas. As provas começarão às 13h30, horário de Brasília, mas os candidatos deverão chegar até as 13h.


A previsão é de que o gabarito oficial do Enem 2018 seja publicado três dias úteis após o segundo dia de provas. Já o resultado final, com o desempenho dos participantes no exame, é esperado para janeiro de 2019.


Com as notas do Enem 2018, os estudantes podem ingressar em instituições públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O exame também é usado em universidade privadas, oferecendo bolsas de estudos com o Programa Universidade Para Todos (ProUni) e financiando as mensalidades por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Nenhum comentário:

Postar um comentário