sábado, 14 de maio de 2011

Semana de combate a exploração sexual de crianças


O Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual Infanto Juvenil (18 de maio) será marcado na Bahia com uma série de atividades programada pela Polícia Civil para a próxima semana, voltada a coibir essa prática delituosa, bem como a mobilizar a sociedade para o enfrentamento de qualquer tipo de violência contra crianças e adolescentes. Palestras, distribuição de panfletos informativos e ações de fiscalização estão entre as atividades definidas pela instituição para o período entre 16 e 20 de maio.

“Exploração sexual infanto-juvenil é crime e dá cadeia”, advertem os folders e cartazes que serão distribuídos na segunda-feira (16), na Praça da Piedade, por servidores da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Criança e o Adolescente (DERCCA). A titular daquela unidade especializada, delegada Diana Marise de Carvalho Teixeira Lima, fará, no mesmo dia, uma palestra sobre as “Possibilidades e Limites da Rede de Proteção na Violência Sexual”, às 14h30min, no Auditório do Distrito de Segurança Pública de Periperi (DISEP), no subúrbio ferroviário.


No mesmo auditório a diretora do Projeto Viver, Débora Cohim, vai proferir, também na tarde de segunda-feira, a palestra “Violência Sexual contra Criança e Adolescente Como podemos ajudar?”. Serviço oferecido pela Secretaria da Segurança Pública para atendimento a pessoas em situação de violência sexual, o Viver - instalado no andar térreo do Instituto Medico Legal Nina Rodrigues, na Avenida Centenário – tem como parte de sua clientela crianças e adolescentes. As duas palestras têm a coordenação da Academia da Polícia Civil (Acadepol).

Na terça feira (17), servidores do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom) vão distribuir panfletos alusivos ao Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual Infanto Juvenil no Aeroporto Internacional de Salvador, na Estação Rodoviária, no Terminal do Ferry Boat e em guichês de pontos de pedágio na Linha Verde. No dia 18 (quarta-feira), a diretora do Projeto Viver e a delegada titular da DERCCA vão proferir novamente suas palestras, desta vez na primeira Base Comunitária de Segurança de Salvador, no bairro do Calabar. Encerrando a programação, a Polícia Civil fará ações de fiscalização em todo o estado no dia 20.

Estatística

Localizada em Pitangueiras de Brotas, a Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Criança e o Adolescente recebe denúncias através do telefone 3116-2151 ou do Serviço Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública (3235-0000). Entre 1º de janeiro deste ano e a data de hoje (13 de maio), foram registradas na DERCCA 1.522 ocorrências e 23 autuações em flagrante. Em 2010, a unidade especializada registrou 3.570 ocorrências e 85 autuações em flagrante.


O Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual Infanto-Juvenil foi criado no ano 2000 por Lei Federal. Em 18de maio de 1973, um crime bárbaro contra uma criança comoveu o país. Araceli Cabrera Sanches, uma menina de oito anos, foi seqüestrada, drogada, espancada, estuprada e assassinada por filhos da alta sociedade de Vitória, capital do Espírito Santo.

Um comentário:

  1. As pesquisas demonstram que a garota até poderia tolerar por mais tempo a pobreza e a miséria, mas o que ela encontra em casa é a violência, o abandono e a degradação familiar. Para elas, talvez, seja mais fácil encontrar as dificuldades da prostituição nas ruas do que enfrentar os distúrbios de homens, que ao invés de dar-lhes proteção, abusam delas sexualmente.

    ResponderExcluir