sexta-feira, 19 de outubro de 2012


MENINGITE PODE SER A CAUSA DAS MORTES EM MAIRI 
Nesta quinta-feira, 18 de outubro de 2012, morreu uma criança de 4 anos de idade, que residia na Fazenda Viola, região do distrito de Angico, município de Mairi.

O pai da criança disse que mais 3 filhos dele foram encaminhados para o hospital com os mesmos sintomas, mas já receberam alta médica e passam bem.

Nos meses de agosto e setembro, um jovem de 16 anos e uma menina de 11 anos, que residiam na mesma região, morreram com os mesmos sintomas. Segundo informações, as vítimas deram entrada no Hospital Deputado Luiz Eduardo Magalhães com sintomas de febre, dor de garganta e diarréia.

Os médicos ainda não descobriram a causa das mortes. Essa é a terceira na mesma região e os moradores estão assustados.

A Secretaria de Saúde de Mairi juntamente com a SESAB e a 16ª. DIRES já estão tomando providências com o objetivo de obter um diagnóstico mais preciso sobre a causa direta dos óbitos.

Representantes da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia estiveram em Mairi para avaliar os casos. Eles estiveram na Fazenda Viola colhendo materiais, mas ainda não dispõem de um diagnóstico preciso.



A Secretaria de Saúde de Mairi juntamente com a SESAB e a 16ª. DIRES esclarecem a comunidade em relação á ocorrência de dois óbitos na Fazenda Viola, nas proximidades do distrito de Angico.

Os dois óbitos tiveram a apresentação de sintomatologia que podem ser atribuídas a diversas doenças infecciosas, a exemplo de Dengue, H1N1, Meningite, Parasitoses, Hepatite A, entre outras. Diante da ausência de material biológico que comprove a causa direta dos óbitos, algumas medidas estão sendo adotadas:

1. Coleta de água para exame bacteriológico no Laboratório Estadual;
2. Orientação quanto ao tratamento e consumo adequado da água;
3. Investigação para detecção de focos de dengue;
4. Visita ao Hospital e análise dos prontuários dos dois casos;
5. Visita aos familiares dos casos;
6. Reunião com a equipe de Saúde da Família e aos Agentes Comunitários da Área;
7. Reunião com os Professores e Pais da Escola Vereador Bernardino;
8. Estabelecimento de um Fluxo de Encaminhamento de possíveis casos da Atenção Básica, no PSF do Angico para o Hospital Deputado Luiz Eduardo Magalhães.

Comunicamos á população que os casos ocorreram numa única família, de forma localizada e as medidas cabíveis estão sendo tomadas, por tanto, não há motivo para o fechamento da escola e suspensão das aulas, tampouco para preocupação da comunidade com a disseminação de casos na população.

Finalizamos, salientando que seguimos com o processo de investigação e de assistência. Estamos alerta ao aparecimento de novos casos que apresentem os seguintes sintomas: febre alta de início súbito e manchas arroxeadas pelo corpo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário