terça-feira, 26 de julho de 2011

ONDE FOI PARAR A SAMU DE MAIRI ? PRA QUE SERVE ?


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência

SAMU 192

Prestar socorro à população em casos de urgência é a finalidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência, do Ministério da Saúde. O SAMU realiza atendimento em qualquer lugar: residências, locais de trabalho ou vias públicas. O socorro é feito após chamada para o telefone 192. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer lugar do país.

1. O que o Samu atende?


Situações onde houver risco de vida iminente: urgências clínicas agudas (parada cardio - respiratória, dificuldade respiratória severa, convulsões, etc); urgências traumáticas (atropelamentos, acidentes de trânsito, quedas, queimaduras graves, afogamentos, agressões por armas de fogo ou brancas, choques elétricos, etc) e outras.



Deveria ser assim mas a SAMU de Mairi serve apenas como fantasia, e não tem sido utilizada para prestar o devido socorro aos Mairienses.


Comenta-se que a burocracia é tão grande  demoraria dias para que a Ambulância da SAMU fosse liberada para socorrer alguem, dizem que teriam que solicitar uma autorização de Jacobina, não atendendo ao socorro imediato que seria sua finalidade.

Se os Mairienses forem esperar por socorro prestados pela SAMU, terão que esperar sentados por que de pé certamente irão cansar ! Por outro lado a prefeitura a contratação de Paramédicos. 

E assim certamente ficará encostada até que apareça futuramente um filho de vereador ou parente consaguineo que adquira via Leilão(Direcionado)  para uso em futuro transporte de Passageiros, como já ocorreu no passado com uma ambulância que servia este municipio. 


Um comentário:

  1. Caro Dedé, esse SAMU do Wagner é uma piada de mau gosto. A população fica iludida com a falsa expectativa de que, se precisar é só ligar. Mentira! A ambulância do SAMU é prá sair de uma UPA - Unidade de Pronto Atendimento, coisa que Mairi não tem nem terá. Era prá ser centralizado o atendimento em Jacobina, com uma UTI móvel. Por picuínhas políticas a prefeita rejeitou o projeto. O carro é prá rodar com um Técnico de Enfermagem, um Médico e o Motorista no mínimo e esse treinado e preparado através de um curso. Tudo balela prá engabelar o povo idiota. Portanto,as ambulâncias do SAMU NÃO PODEM rodar como simples ambulâncias. Têm de ter uma equipe. A estrutura hospitalar de Mairi é a melhor da região. Mas, por incompetência e ignorância a nossa administração sequer cogitou a instalação de uma UPA ou da Base Operacional. Isso é Mairi!!

    ResponderExcluir