segunda-feira, 12 de novembro de 2012


O CASO DE MENINGITE EM MAIRI É GRAVÍSSIMO







O prefeito em exercício  de Mairi  tentou abafar o caso mais a meningite somente não preoculpa a fam,ilia do prefeito por que toda família esta devidamente vacinada.

Os Mairienses deveriam ter ouvido o desabafo  e desespero do pai de família que perdeu duas filhas e teve outra transferida para o Hospital Couto Maia em Salvador, hospital especializado.

A jovem de 22 anosda codade de Mairi  transferida para o Hospital Couto Maia em Salvador, retornou a Mairi depois de receber alta do referido Hospital em Salvador no Sabado dia 10 de novembro novamente voltou a sentir os sintomas e foi levada as pressas para o Hospital Luiz Eduardo Magalhães em Mairi, contatos foram realizados com o Couto Maia para a transferência urgente novamente para o Hospital  Conto Maia, mas o referido Hospital se recusou a receber a paciente que foi novamente transferida mesmo sem autorização de volta do Hospital Couto Maia.

Será que a revolta do prefeito por ter perdido a Política chega ao ponto de colocar as vidas de toda uma população em risco ? Por que abafar o caso ?

O caso é grave e a Meningite é uma dura realidade em Mairi estamos todos correndo um sério perigo m e o prefeito ainda foi para um Blog declarar a epedemia estava controlada e que não existe motivos para preocupação ! pra ele realmente não pois a familia dele está devidamente Vacinada.

No dia 23 de outubro, um jovem que residia na Fazenda Viola deu entrada no hospital de Mairi sentindo dor de cabeça leve, febre em torno de 39 graus e veio a óbito em menos de 24 horas.

Quarenta e três dias depois, a irmã do jovem deu entrada no hospital com os mesmos sintomas, evoluiu para um quadro de melhora e recebeu alta. Depois a garota voltou a sentir o mesmo problema e apresentou hematomas no corpo, sendo encaminhada para Feira de Santana e faleceu.

A Secretaria Municipal de Saúde de Mairi informou o fato a DIVEP – Vigilância Epidemiológica da SESAB, a DIVEP comunicou a DIRES - Diretoria Regional de Saúde. No dia 10 de outubro a DIRES começou a investigar o caso no município. A equipe foi várias vezes nas localidades de Viola e Capim Branco.

O desespero veui por parte do pai das vitimas que alega não tr havido o devido cuidado por parte do poder publico  e lamentando a possivel morte da filha de 22 anos critica o despreparo de profiossionais  e o descaso do Governo Municipal e Estadual 

pode matar em 24 horas


Foto: GettyAmpliar
Vacina: pesquisas apostam em imunizantes para combater a meningite
A meningite transmitida por bactérias é antiga e desde os anos 1800 há registros de epidemias mundiais. Fez parte do mesmo grupo da varíola, da peste e da gripe espanhola, doenças que, por onde estiveram, levaram a morte rápida e devastação.
Os anos passaram, a tecnologia evoluiu, alguns problemas de saúde foram erradicados (como a varíola) outros controlados (como a gripe) mas a doença meningocócica permanece no cenário contemporâneo com uma triste características do passado: em 15% dos casos mata os infectados poucas horas após o aparecimento do primeiro sintoma.
“Infelizmente, ainda não conseguimos responder porque uma parcela tão significativa morre de maneira tão fulminante – entre 24 e 48 horas após os sinais como febre, dores no corpo, manchas vermelhas e rigidez na nuca”, afirmou o professor de pediatria da Universidade de Paris Jean-Christopher Mercier, durante a reunião convocada pela farmacêutica Novartis para discutir os avanços do tratamento da meningite – que acontece desde a última terça-feira em Florença, na Itália.
Se por um lado letalidade fugaz da doença ainda não é compreendia, por outro, a ciência já entende os motivos que a tornam tão complexa, o primeiro passo para traçar estratégias eficazes para controlar o problema.

A doença

A meningite pode ser transmitida por vírus – esses casos são menos perigosos e muito menos letais – ou por, principalmente, cinco tipos de bactérias: A, C, W, Y ou B. A enfermidade consiste na inflamação da membrana do cérebro, a meninge, que pode resultar não só em mortes, como em infecções generalizadas, sendo necessária a amputação de alguns membros em casos mais graves.
Segundo explicou no encontro Jamie Findlow, chefe do departamento de vacinas da Agência de Proteção à Saúde do Reino Unido, os cinco sorotipos bacterianos estão espalhados por todo o planeta, mas cada região apresenta uma incidência diferente de cada um deles. Enquanto na Europa, por exemplo, a forma mais comum de meningite bacteriana é a B, no Brasil predomina a C. Nos países Árabes, a W e a Y são as mais recorrentes.
Esta maneira peculiar e diversa de infestação de meningite bacteriana torna o controle da doença ainda mais difícil, já que a transmissão, por sua vez, é fácil – por meio das vias respiratórias. A estimativa é que uma entre 10 pessoas que carregam as bactérias manifesta a doença.
Dados levantados pela reportagem no banco virtual de notificações de doenças do governo federal do Brasil (o DataSUS) mostram que, durante 2010, 3.173 pessoas foram internadas no País por infecção meningocócica. Em 2009, a Bahia viveu um surto da doença, com 1.511 casos e 152 mortes, sendo o tipo C o mais incidente. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 500 mil registros de meningites acontecem todo ano, com 50 mil óbitos. Crianças e adolescentes são as principais vítimas.
A prevenção mais efetiva e segura é vacina – já que o tratamento com antibióticos pode não ser precoce o suficiente para salvar os 15% que vão evoluir rapidamente para a morte. No entanto, até bem pouco tempo, cada tipo de bactéria causadora da meningite exigia uma imunização diferente. A intensa circulação de pessoas por entre as fronteiras torna o bloqueio de casos tarefa ainda mais árdua.
Este contexto começou a mudar quando, no segundo semestre do ano passado, os pesquisadores encontram uma fórmula única para prevenir as principais bactérias causadoras da meningite bacteriana, disse na reunião Maurizio de Martino, professor do Departamento de Pediatria da Universidade de Florença.
Avanços
Foram os pesquisadores da Novartis que conseguiram colocar no mercado de toda a União Europeia a vacina que protege, em uma só dose, contra as meningites do tipo A, C, Y e W. Para ser aplicada, a imunização “4 em 1” precisa de recomendação médica e o público que pode ser vacinado é de crianças a partir dos 11 anos de idade.
De lá para cá, já aprovaram a utilização da vacina países como Argentina, Austrália, Canadá, Chile, Indonésia, Irã, Malásia, Paquistão e Peru. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda analisa o pedido de introdução e a expectativa do laboratório fabricante é que isto ocorra no próximo semestre.
Caso aprovada, a nova dose “4 em 1” deve chegar primeiro às clínicas particulares, sem previsão de ser distribuída em postos gratuitos. No calendário público de vacinação brasileiro, apenas no ano passado foi incluída a vacinação simples contra a meningite tipo C. Ao longo de 2011, de acordo com comunicado do Ministério da Saúde, serão fornecidas doses contra o meningococo C em campanhas de imunização para crianças menores de 1 ano.

Foto: DivulgaçãoAmpliar
O jovem alemão Mario Preikschat entrou em coma por conta da meningite e precisou enfrentar meses de fisioterapia para voltar a andar
Desafios permanentes
Tanto a inclusão no cronograma público de vacinas isoladas contra um tipo de meningite incidente como a C quanto a elaboração da “supervacina” que combate quatro sorotipos meningocócicos são comemoradas pelos especialistas, pois permitem que só agora “os médicos sintam que podem controlar esta doença, que existe há tantas décadas”, declarou o expert italiano Maurizio de Martino. Mesmo com estes avanços dos últimos meses, a meningite bacteriana desafia a medicina permanentemente.
“Apesar dos nossos esforços, ainda não conseguimos encontrar uma dose segura e eficaz contra a meningite do tipo B, a mais incidente entre os europeus ( e que representa 30% do total de casos brasileiros)”, lamentou Martino.
A busca por uma vacina contra o tipo B motiva cientistas e também o jovem estudante de 19 anos , nascido na Alemanha. Em 2009, ele contraiu este tipo de bactéria, acreditou ser uma gripe forte, dormiu e poucas horas depois estava em coma. Mario teve infecção generalizada e, por 10 meses, precisou fazer fisioterapia intensa para recuperar os movimentos das pernas. Agora, recuperado, ele diz que “a vacina pode salvar vidas e também trazer esperança”.
Criar doses que protegem contra todos os tipos de meningite é o objetivo principal, mas os cientistas também querem entender a letalidade tão rápida entre parte dos contaminados. Para isso, sequenciam o DNA das bactérias e dos pacientes. Se encontrarem a resposta para a morte tão fulminante, vão esclarecer as dúvidas e angústias da italiana Amelia Vitello. Ela, em 2007, perdeu a filha Alessia de 1 ano e 3 meses, seis horas após os médicos identificarem que a febre e as manchas vermelhas no corpo da garota eram meningite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário