segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Índio permanece em árvore após protesto na região do Maracanã

DO RIO

Um índio protesta sobre uma árvore desde a manhã desta segunda-feira contra a desocupação do prédio do antigo Museu do Índio, que fica ao lado do Maracanã, zona norte do Rio. Ele estava na manifestação que terminou com 26 pessoas detidas. 
Para escapar dos policiais, o índio Urutal, da tribo Guajajara, subiu em uma árvore por volta das 10h e ficou a uma altura de 5 metros do chão. Bombeiros tentaram retirá-lo com a ajuda de uma escada Magirus, mas ele se recusou a sair. Por volta das 22h, policiais e bombeiros permaneciam cercando a árvore. 
O protesto de hoje ocorreu quase nove meses depois do confronto que terminou com a desocupação do prédio do antigo Museu do Índio. No domingo (15), cerca de 40 pessoas, entre índios e manifestantes, tinham entrado no prédio sob alegação de que sua demolição estava sendo preparada. 
Os manifestantes argumentam que a desocupação foi feita sem ordem judicial, mas o governo estadual afirma que a decisão judicial de março, que permitiu a retirada dos índios, ainda vigora.

Tomáz Silva/Agência Brasil
Índio permanece em árvore há mais de 12 horas após protesto na região do Maracanã, no Rio
Índio permanece em árvore há mais de 12 horas após protesto na região do Maracanã, no Rio

Os policiais chegaram por volta das 6h. A avenida Radial Oeste, que liga a zona norte ao centro, foi interditada para que fosse feita a desocupação e só foi liberada quatro horas depois, causando grande engarrafamento naquela região da cidade. 

Os ocupantes afirmaram ainda que houve violência no ato policial e que muitos foram atingidos por sprays de pimenta. A PM não se pronunciou. 

O prédio do antigo Museu do Índio e outros quatro imóveis ao redor seriam derrubados para ampliar a área de circulação de torcedores no entorno do Maracanã, mas no início do ano o governador Sérgio Cabral (PMDB) desistiu de demolir o antigo prédio do museu.
O imóvel, então, voltou a ser ocupado por índios. No final de semana, de acordo com a PM, índios e simpatizantes da causa decidiram ocupar um dos quatro prédios vizinhos. 

Em nota, o governo do Estado informou que os quatro prédios ao lado do Museu do Índio serão demolidos para a construção das estruturas temporárias do Maracanã para a Copa do Mundo.
Depois, a área será usada para a construção do Museu do Futebol que, de acordo com o governo estadual, estará pronto para as Olimpíadas.

Tomáz Silva/Agência Brasil
Polícia Militar desocupa prédio do antigo Museu do Índio, ao lado do Estádio Jornalista Mário Filho, no Maracanã
Polícia Militar desocupa prédio do antigo Museu do Índio, ao lado do Estádio Jornalista Mário Filho, no Maracanã

Nenhum comentário:

Postar um comentário