sexta-feira, 6 de junho de 2014

Conta de água, tem reajuste de 8%, a partir de hoje


Conta de água, tem reajuste de 8%, a partir de amanhã.


A população baiana vai acordar  com a conta de água mais cara. Passa a vigorar a partir desta sexta-feira (6/6), o aumento anual de 7,8% na conta de água, autorizado pela Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa).  Por meio da Resolução nº 002 de 2014, publicada no Diário Oficial do Estado no dia 17 de abril, a agência autorizou que a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) aplique o reajuste nos municípios em que atua já a partir deste mês. 
 Divulgação

A Embasa encaminhou ao órgão, um pedido de reajuste ainda maior, que alcançaria a margem 12,12% (4,67% correspondem ao IRT – Índice de Reajuste Tarifário Anual + 7,45% da universalização dos serviços de água e esgoto). No entanto, após análise dos dez indicadores de desempenho acordados com a concessionária, a Agersa deliberou pela homologação dos 7,8%, mais do que a metade do que foi pleiteado. 

A Agência Reguladora levou em consideração na redução do percentual de reajuste, a estiagem prolongada – a pior dos últimos 60 anos -, que assolou o estado da Bahia e que mantém municípios cumprindo planos de racionamento de água.


Orçamento afogado

A presidente da Associação das Donas de Casa da Bahia, Marinelma Macedo, considerou o aumento abusivo. “Com certeza vamos ter que fazer mais malabarismos para dar conta desse aumento nas despesas”. Para a ela, a qualidade dos serviços prestados pela a empresa não estão adequadas ao percentual do novo aumento. “A rua fica toda esburacada e a gente só pagando caro por um serviço que não melhor”, opinou. 

A Reportagem do CORREIO foi em busca de alguns produtos que podem ajudar o consumidor na hora de economizar. O bom senso ao utilizar a água continua sendo a premissa fundamental. Para todas as outras coisas, o mercado disponibiliza hoje vários tipos de reguladores de fluxo para torneiras e chuveiros, como explica o diretor Comercial da Aquasave, Júlio César Pinto: “os reguladores de fluxo eliminam o excedente involuntário do desperdício, ou seja, todo o consumo excessivo, fora do normal”. 

Se uma casa, por exemplo, dispõe de uma descarga acoplada, a instalação de um kit de duplo fluxo, reduz a vasão em 8 litros por fluxo. Água que daria para lavar os 10 copos que estão na pia. O mecanismo interno para a substituição custa em média R$ 90,00. O sistema só não funciona em descargas de sobrepor, aquelas que são instaladas no tubo, acima do vaso. Estas podem gastar até 20 litros em apenas um acionamento, o que dá para lavar um carro com flanela e balde. Nesse caso, a melhor opção é trocá-la por outra de caixa acoplada e dupla vasão. 

Já os reguladores de fluxo para torneiras e chuveiros, o consumidor pode encontrar por R$ 21,00 cada. “A instalação desses equipamentos chegam a reduzir o gasto de água em até 60% com relação ao que se gastava anteriormente”, avalia Júlio Cesar. O gerente reforça, ainda, a importância de se acompanhar o consumo. “As ações se complementam. É preciso combater o desperdício, mas também monitorar a quantidade de água que estamos utilizando. Tome conta do seu consumo", recomenda.
Fonte: Correio 24 horas/ foto: web

Nenhum comentário:

Postar um comentário