quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Médico acusado de degolar bebê diz que recebeu autorização do pai da criança

Médico acusado de degolar bebê diz que recebeu autorização do pai da criança
O médico Rubem Moreira, investigado por ter decepado a cabeça de um bebê durante um parto realizado no Hospital Cristo Redentor, em Itapetinga, sudoeste da Bahia, se pronunciou por meio das redes sociais. Ele lamentou a morte do bebê e disse que realizou, junto com toda a equipe médica, os procedimentos e esforços necessários, mas não pôde evitar que a criança viesse a óbito.
— Tenho consciência que para aqueles que desconhecem as razões e circunstância que indicaram um procedimento tão extremo sobressai o choque e a dor da família enlutada. Apesar de extremo, este procedimento é existente, é previsto na literatura médica e indicado quando é absolutamente necessário para salvar vida da gestante.
A Fundação José Silveira, mantenedora da instituição, afastou o médico das funções para apuração do caso. No dia 8 de setembro, Paulo César Moreira da Silva, o pai da criança, prestou queixa contra o médico.
O médico explicou que não acompanhou a gravidez da jovem e que era apenas o obstetra de sobreaviso no hospital. Além disso, relatou que a mãe do bebê não foi avaliada por nenhum obstetra durante os nove meses de gestação e que chegou à unidade de saúde sem ultrassom e que, portanto, ele não tinha conhecimento que a criança tinha quase seis quilos.
mb
O médico disse, ainda, que ao tentar puxar a criança, sem sucesso, conversou com o pai sobre a situação e recebeu a autorização para fazer o procedimento de degola para, assim, salvar a mãe do bebê. O Conselho Regional de Medicina investiga o caso.

Planserv apura cobrança irregular de serviços

87165-3
Como parte das ações do planejamento estratégico, implantado na nova gestão, a Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais (Planserv) passa atualmente pelo processo de intensificação das medidas de controle da prestação de serviços. Auditorias realizadas, neste semestre, pela Coordenação de Controle apuraram cobrança irregular de serviços por prestadores, acarretando estorno de R$ 300 mil para a assistência.
“As ações para identificar as irregularidades serão cada vez mais ampliadas, o que resulta na qualificação da nossa rede de credenciados e na prestação de bons serviços aos nossos beneficiários”, afirma a coordenadora geral do Planserv, Cristina Cardoso. O plano de saúde tem atualmente cerca de 1,5 mil prestadores e 500 mil beneficiários.
Por meio dos canais de comunicação do Planserv (ouvidoria.planserv1@planserv.ba.gov.br), os beneficiários podem denunciar qualquer suspeita de cobrança irregular. “A partir daí, apuramos através de auditorias bastante criteriosas e, confirmada a informação, adotamos as medidas cabíveis, que finalizam com o descredenciamento do prestador e no estorno dos valores cobrados irregularmente”, explica o coordenador de Controle, Marco Aurélio Borges.
Análise de prontuários
As denúncias recentes foram feitas por duas beneficiárias à Ouvidoria do Planserv. Elas relataram que, ao verificar o extrato de utilização dos seus dependentes, perceberam a cobrança de consultas em datas onde não houve atendimento. Os estudos feitos pela Coordenação de Controle ocorreram, a partir de amostragens com outros beneficiários e visitas ‘in loco’, por meio de análise de prontuários selecionados para a amostra.
Os registros nos prontuários foram confrontados com as datas de cobranças feitas ao Planserv, sendo verificado que em todos houve cobrança de um ou mais atendimento sem documentação em prontuário. A finalização do processo ocorreu com o descredenciamento dos prestadores e no estorno dos valores cobrados de forma indevida.

Adolescente foi assassinado com requinte de violência

Adolescente foi assassinado com requinte de violênciaMenor assassinado com 11 tiros
Foi encontrado no sábado, na localidade de Três Riacho, em Feira de Santana, o corpo do adolescente, Jonas Vinicius Nascimento Cintra de 15 anos de idade.
O corpo estava com 11 perfurações de arma de fogo, estava com uma fita adesiva na boca, a cabeça dentro de um saco plástico ee as mãos amarradas com fios.
A informação partiu de populares que ligaram para 190 comunicando aos policiais militares a descoberta do corpo.
Com a chegada dos policiais a área foi isolada e a policia civil acionada juntamente com o Departamento de Polícia técnica.
Nenhuma informação foi colhida no local sobre o assassinato. Ninguém presenciou ou teve qualquer informação que ajudasse no início das investigações sobre a autoria e motivação.
O levantamento cadavérico foi feito pela delegada Herundina Nunes, plantonista da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
O corpo foi removido para o DPT para ser necropsiado.

Assalto a carro forte deixa vigilante e criminoso feridos a bala

Assalto a carro forte deixa vigilante e criminoso feridos a bala
Criminosos e vigilantes de um carro-forte entraram em confronto em uma tentativa de assalto no bairro de Stella Mares, em Salvador, na tarde desta quarta-feira (30). Na troca de tiros, um suspeito e um dos seguranças foram atingidos por tiros. O veículo estava com dinheiro para abastecer caixas eletrônicos de um supermercado da região e um malote foi roubado.
Segundo a Polícia Militar, o crime ocorreu por volta das 14h15, na Rua Capitão Melo, quando dois homens armados chegaram ao local em um carro de cor branca. Eles conseguiram roubar o malote e fugir, mas uma guarnição da 15ª Companhia Independente da PM  (CIPM/Itapuã) perseguiu os criminosos e houve uma nova troca de tiros.
Um dos suspeitos fugiu com o malote de dinheiro e o outro foi baleado. A quantia roubada não foi informada. O suspeito atingido foi socorrido pelos policiais e encaminhado para o Hospital Menandro de Farias, onde se encontra internado.
Com o suspeito, a polícia diz ter apreendido uma pistola ponto 40 e uma arma longa, além do veículo utilizad na ação que possui restrição de roubo. O material apreendido foi apresentado ao Grupo de Repressão a Roubos a Estabelecimentos Financeiros (GRREF), da Polícia Civil.
Segundo informações da 15ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Itapuã), o vigilante baleado, que não teve identidade divulgada, foi encaminhado para o Hospital Roberto Santos. Ainda de acordo com a Companhia, ele e o assaltante foram para o centro cirúrgico das unidades de saúde. Não há informações sobre o estado de saúde dos dois.
Metade das brasileiras inicia a vida sexual aos 16 anos, diz estudo
sexo-bebida-2011-12-12-original
Metade (53%) das mulheres inicia a vida sexual entre 16 e os 18 anos no Brasil. A pesquisa, realizada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) revelou ainda que para 62% das entrevistadas, o tema “virgindade” não é mais um tabu. Segundo o estudo, porém, 60% delas ainda têm vergonha de falar sobre sexo e contracepção e o principal motivo apontado para isso é por ser um assunto “muito íntimo” (44%). Mesmo assim, três em cada dez jovens afirmaram já ter tido uma conversa positiva sobre sexualidade com os pais ou responsáveis.
Cuidados – Entre os métodos contraceptivos mais utilizados pelas mulheres, estão praticamente empatadas a camisinha (35%) e a pílula anticoncepcional (34%). Já 13% das entrevistadas declararam optar pelos contraceptivos de longa duração, como o dispositivo intrauterino (DIU) e o implante. Os números indicam ainda que 77% das mulheres têm o hábito de ir ao ginecologista.
Gravidez – De acordo com a pesquisa, 81% das mulheres conhecem alguém que engravidou antes dos 16 anos. Para 45% das entrevistadas, o principal motivo para a gravidez não planejada é “irresponsabilidade”. Outras 26% dizem que a principal causa é o esquecimento ou uso incorreto do método contraceptivo escolhido.
Afonso Nazário, professor do Departamento de Ginecologia da EPM-Unifesp, explica que, para não engravidar, é preciso, claro, combinar camisinha e pílula ou DIU. “Há um pouco de confusão entre as adolescentes. Elas enfatizam a camisinha, mas se não querem engravidar devem usar outro método contraceptivo em conjunto. Isso precisa precisa ser reforçado sempre entre os jovens. Há tantas adolescentes engravidando de forma não planejada no Brasil”, explicou o ginecologista.

Stênio Garcia minimiza fotos íntimas: "Não tenho motivo para ter vergonha"

O ator e a mulher Marilene Saade tiveram fotos pelados divulgadas na internet


Reprodução/Internet
Stênio Garcia e a mulher Marilene Saade tiveram que lidar, na madrugada desta quarta-feira (29/9), com sua intimidade exposta na internet. Fotos do casal posando pelados vazaram na web. No entanto, o artista revelou em entrevista à revista Quemque não está preocupado. "Que problema tem isso? Não tenho motivo para ter vergonha", disse à publicação.

A esposa deve ir até a justiça para pedir uma investigação. No entanto, Stênio contou à Quem que não fazia questão de levar o caso à polícia. "Por mim, eu nem iria. O único problema nisso tudo é que eu poderia ter ganho dinheiro com isso, mas não ganhei", afirmou em tom de brincadeira.

Juntos desde 1998, Stênio e Marilene reagiram de maneiras diferentes à publicação do registro pessoal. "É uma violência, um crime bárbaro, invadir a privacidade de alguém dessa forma", disse a esposa ao site Ego, afirmando ainda que sente vontade de deixar o Brasil depois do incidente.

Essa não é a primeira vez que um artista tem fotos íntimas vazadas. No agosto do ano passado, a atriz Jennifer Lawrence, estrela da franquia Jogos vorazes, teve imagens suas divulgadas na internet. "Eu estava com tanto medo, não sabia como isso ia afetar minha carreira. Comecei a escrever um pedido de desculpas, mas eu não tinha do que me desculpar", contou a atriz na época.

Stenio e Marilene aparecem posando nus em frente a um espelho - Foto: Reprodução

Em maio de 2012, um caso parecido ocorreu com a atriz brasileira Carolina Dieckmann. A artista inclusive dá nome a Lei 12.737/2012, que tipifica os crimes cibernéticos.

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Acusados de matar policial são presos em flagrante

Segundo a polícia, o autor do disparo contra o policial, Antônio de Jesus Oliveira, 37, comparsa de Tawan, está custodiado no Hospital Roberto Santos. Ele foi preso após ser ferido no peito pela vítima e localizado na casa onde mora, na Rua 7 de Setembro, em Mata Escura.
Acusados de matar policial são presos em flagrante
O criminoso Tawan da Silva Barbosa Tosta, de 19 anos, acusado de envolvimento no latrocínio que vitimou o Cabo PM Arisvaldo das Neves Santana, 47 anos e também feriu o estudante Marlon Figueiredo, na noite de segunda-feira (21), na Paralela em Salvador foi preso, momentos depois do crime, em Mata Escura, pela Rondesp/Central, e conduzido ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Segundo a polícia, o autor do disparo contra o policial, Antônio de Jesus Oliveira, 37, comparsa de Tawan, está custodiado no Hospital Roberto Santos. Ele foi preso após ser ferido no peito pela vítima e localizado na casa onde mora, na Rua 7 de Setembro, em Mata Escura.
O veículo VW Gol, de cor prata, placa NTQ- 4941, utilizado pelos acusados, segundo a polícia, e as roupas que Antônio usava na hora do assalto foram apreendidas. Ainda de acordo com a polícia, Tawan conduziu o carro durante a fuga.

O delegado Odair Carneiro, titular da Delegacia de Homicídios Múltiplos (DHM), o policial militar teria reagido à abordagem dos ladrões, quando saía da faculdade acompanhado da mulher e de um sobrinho. O trio foi atacado pelos assaltantes, em uma passarela, em frente à instituição de ensino. Houve troca de tiros e o PM foi baleado no tórax e na axila, morrendo no local.

Mesmo ferido, o policial, que era lotado no Departamento de Modernização e Tecnologia (DMT), da Polícia Militar, chegou a balear Antônio.
O estudante atingido na ação foi socorrido para o Hospital São Rafael. A arma utilizada pelos ladrões ainda não foi localizada pela polícia. Tawan e Antônio foram autuados por latrocínio.
Depois de apresentado à imprensa, na manhã desta terça-feira (22), no DHPP, durante coletiva conduzida pelo delegado Odair Carneiro, titular da DHM, e pelo major PM Agnaldo Ceita, comandante da Rondesp/Central, Tawan foi encaminhado ao sistema prisional.
Em 2015, já foram registrados, com o episódio de ontem, nove casos de policiais militares mortos em Salvador ou Região Metropolitana, em atividade ou em horário de folga. Todos são investigados pela Força-Tarefa instituída pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), reunindo integrantes das polícias Civil e Militar. Do total, oito foram solucionados. Apenas o homicídio do sargento Wellington Cavalcante, em 11 de agosto, ainda está sendo investigado.

Morte do Policial

O policial militar Arivaldo das Neves Santana, 47 anos, morreu na noite de segunda-feira (21), após ser baleado durante uma tentativa de assalto, em uma passarela em frente a uma faculdade, na Avenida Paralela, em Salvador.
Segundo o site G1, o policial reagiu e foi reconhecido como policial pelo suspeito. Um estudante identificado como Marlon Figueiredo também foi atingido com uma bala na perna e socorrido pelo Samu para o hospital São Rafael.

O crime ocorreu por volta das 22h20, segundo a Central de Polícia. O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) vai investigar o caso. Não foi informado onde o policial era lotado.

TJBA quer cortar vantagens e gratificações de servidores


650x375_eserval-rocha-presidente-do-tribunal-de-justica-da-bahia_1563526

O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Eserval Rocha, anunciou que vai encaminhar para a Assembléia Legislativa um projeto de lei que elimina uma série de vantagens e gratificações nos salários dos servidores do Judiciário.

Ele falou, durante o Pacto pela Vida nessa manhã, que “não é possível que exista na Bahia mais de vinte penduricalhos (agregados a alguns salários)”, calculando que a mudança deve propiciar uma economia de R$ 70 milhões em três anos na folha do TJ-BA.

Rocha pediu apoio ao governador Rui Costa para aprovação do projeto, sendo prontamente atendido. Rui elogiou a iniciativa e lembrou que os três poderes devem se esforçar para economizar nesse momento de crise.

JOVEM É RESGATADA DE CÁRCERE NAS PEDRINHAS, APÓS 2 ANOS DE ESTUPRO, ESPANCAMENTO E TORTURA




Policiais Militares da Base Comunitária de Segurança – BCS de Vitória da Conquista resgataram na noite deste domingo, 20, uma jovem de 22 anos que há anos era mantida em cárcere privado no interior de uma residência no bairro Pedrinhas, parte alta da cidade. O cárcere foi descoberto pelos moradores da 2ª Travessa dos Torres que desconfiaram de um movimento estranho na residência onde morava um casal com seus filhos.


Os populares foram observar o que estava ocorrendo no imóvel e se depararam com a cena deplorável. A polícia foi chamada e resgatou a vítima. Ela não sabia dizer a quanto tempo estava ali. A única lembrança da jovem foi o número do telefone celular da sua mãe, a qual a procurava desde o seu desaparecimento, cerca de dois anos, segundo a mãe. Os militares acionaram o SAMU 192 que atendeu a vítima e a encaminhou ao Hospital São Vicente. De acordo com relatório médico apresentado a delegacia, a vítima apresentava úlceras nos membros em decorrência do acorrentamento, desnutrição, desidratação e palidez.


Ela ficou internada para realização de exames e não há previsão de alta médica. Mesmo debilitada, a vítima relatou que era constantemente violentada pelo seu patrão, espancada pela sua patroa e rotineiramente torturada. O casal fugiu ao perceber a reação dos populares e não foi encontrado pela polícia. A guarnição que atendeu a diligência registrou o fato no Disep. O caso será investigado pela Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher.

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Aeroporto de Feira deixará de ter voos diários

A informação também foi confirmada oficialmente pela empresa que administra o Aeroporto, a companhia aérea Azul
Aeroporto de Feira deixará de ter voos diários
Crédito: Márcio Filho/FE
O aeroporto João Durval Carneiro, de Feira de Santana, novamente irá passar por reestruturação em horários de voos. Com quase um ano de funcionamento o aeroporto mostra dificuldades para se estabelecer com uma programação regular de rotas e agenda.

Neste período, o Aeroporto disponibilizou voos diários para Salvador e São Paulo, cancelados, e recentemente para Minas Gerais, que irá continuar, porém com mudanças: a cidade passará a ter apenas um voo semanal, aos domingos.

O anúncio se tornou oficial na quarta-feira (16), nas redes sociais através da página do Aeroporto, que informou a solicitação da Azul Linhas Aéreas junto a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para o cancelamento de cinco voos semanais e pedindo a inclusão de um voo semanal aos domingos.

A informação também foi confirmada oficialmente pela empresa que administra o Aeroporto, a companhia aérea Azul, também responsável pela única rota de voo. “A Azul Linhas Aéreas Brasileiras informa que, a partir de 5 de novembro, realizará ajustes de malha na rota entre Belo Horizonte e Feira de Santana. Com isso, a empresa passará a operar um voo semanal aos domingos entre os destinos.”

Amante amanhece pendurado em prédio se escondendo de marido

Reprodução/CEN
Amante foi resgatado por bombeiros após passar noite pendurado

Um homem se pendurou na janela de um edifício pra se esconder de um marido que chegou mais cedo do trabalho. O amante de uma mulher casada, que não teve o nome revelado, passou a noite pendurado na borda do sétimo andar de um prédio após o marido traído chegar em casa de surpresa. O fato inusitado ocorreu em Fujian, na China. 
 
Conforme o “DailyStar”, no dia seguinte, quando o marido da mulher saiu para trabalhar, o homem que passou a noite “escondido” para fora do apartamento foi socorrido por bombeiros. Após o ocorrido, a infiel acabou revelando aos bombeiros que o homem era seu amante e precisou se esconder. Não há informações se ela contou ao marido traído.

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Prefeito de Bom Jesus da Lapa também reduz o próprio salário para combater crise


Prefeito de Bom Jesus da Lapa também reduz o próprio salário para combater crise
Foto: Divulgação
O prefeito Eures Ribeiro (PV), gestor da cidade de Bom Jesus da Lapa, na região do Velho Chico, seguiu a trilha dos administradores municipais baianos que cortaram na própria carne e reduziram os salários do executivo para atravessar o momento de redução na arrecadação. 

A proposta é economizar o montante de R$ 500 mil, até o fim do ano, com o desconto de 33% no contracheque do alcaide, vice, secretários e demais cargos de confiança, além de outras iniciativas que o gestor chamou de “medidas de austeridade” para enfrentar o aperto. Na opinião dele, “o país vive um momento delicado e os governantes precisam encontrar alternativas para superar essa crise. 

Acredito que isso vai nos dar fôlego para equilibrar nossas contas e continuar nossa agenda de grandes investimentos na cidade”. Eures Ribeiro se uniu aos prefeitos de Camaçari, Candeias, Lauro de Freitas, na região Metropolitana de Salvador, e Coaraci, no Litoral Sul do estado, que optaram por reduzir seus próprios vencimentos para reduzir custos com a máquina pública e utilizar o valor economizado para manter as ações previstas como os serviços essenciais como limpeza, educação e saúde.

Absurdo: meninas de 11 anos são sorteadas para pedófilos em cidade baiana



Foto: Reprodução/Matt Roper/Daily Mail



A equipe de reportagem do jornal britânico Daily Mail publicou na última terça-feira (15) uma reportagem revelando um absurdo que ocorre na cidade de Encruzilhada, município no Centro-Sul baiano com pouco mais de 23 mil habitantes. De acordo com a publicação, centenas de homens adultos compram ingressos de pouco mais de R$ 30, cada, para ter a chance de abusar sexualmente de meninas adolescentes. Em um sorteio, os bilhetes são distribuídos como um bingo ou uma rifa. Ainda segundo a publicação, os prêmios mais disputado são as jovens virgens.


Tudo acontece a qualquer hora do dia e é de conhecimento da população da cidade e da polícia local. Em contato com o jornal, o advogado local, Michael Farias, afirmou que investiga os sorteios e apura que as menores são aliciadas para participar dos eventos que também reúnem homens de cidades próximas. "Uma quadrilha cuida da produção dos tickets com as jovens que vão ser sorteadas. Várias já foram sorteadas, com idades entre 11 e 17 anos", afirmou. Ainda segundo Farias, a gangue já faturou muito dinheiro com os sorteios. O Daily Mail cita um dado estarrecedor: o Brasil é um dos países com maior taxa de prostituição infantil no mundo, de acordo com relatórios da Organizações das Nações Unidas.







Segundo a ONG Meninadança, organização que trabalha com meninas em situação de risco em comunidades ao longo da BR-116, considerada como a ‘rodovia da exploração’ do Brasil, muitas pessoas não se surpreendem com os sorteios. "Em muitas dessas áreas pobres da zona rural brasileira, mais precisamente ao longo dessas rodovias onde a prostituição está enraizada na cultura, a exploração sexual de crianças se tornou uma norma e não uma exceção", afirma o membro da organização ouvido pelo Daily Mail, Warlei Torezani.


"De acordo com nossa experiência, pais e mães forçam as filhas a se prostituírem e os homens procuram serviços de crianças de 10 e 11 anos sem se inibir, porque eles não enxergam isso como crime", revela.

Em contato com o jornal, Arilando Botelho, chefe da Polícia Civil da cidade, confirmou que uma investigação policial sobre os sorteios havia acontecido e estava sendo estudada pelo escritório da promotoria público local.