quarta-feira, 6 de janeiro de 2016
NOVAS REGRAS PARA ELEIÇÕES DE 2016 JÁ ESTÃO EM VIGOR
O primeiro turno das eleições municipais de 2016, que elegerão em todo o país prefeitos e vereadores, será realizado em 2 de outubro, primeiro domingo do mês. O segundo turno, somente em cidades com mais de 200 mil eleitores, está marcado para 30 de outubro, último domingo do mês. As principais mudanças nas eleições de 2016 com relação às de 2014 foram determinadas pelo projeto de reforma política aprovado no Congresso em 2015 e sancionado pela presidente Dilma Rousseff em outubro do ano passado. Na reforma aprovada pelos parlamentares, foram alterados, por exemplo, o prazo para início da campanha e a data-limite para candidatos se filiarem às legendas pelas quais pretendem concorrer. De acordo com as novas regras, as campanhas terão início mais tarde.
Prazo de filiação (até março): Uma das alterações aprovadas na reforma política foi a data para os candidatos se filiarem a partidos pelos quais pretendem concorrer. Nas eleições de 2014, eles tinham que se filiar com pelo menos um ano de antecedência. Agora, poderão ingressar na legenda seis meses antes, até o fim de março.
Convenções partidárias (julho-agosto): As convenções partidárias para escolha dos candidatos, deverão ocorrer entre 20 de julho e 5 de agosto. Antes, ocorriam entre 10 e 30 de junho.
Início da campanha (agosto): Neste ano, a campanha começará oficialmente em 16 de agosto, ao contrário das eleições de 2014, quando os candidatos podiam pedir votos somente a partir de 6 de julho. Assim, a duração da campanha eleitoral fica reduzida de 90 para 45 dias.
Propaganda no rádio e na TV (a partir de agosto): A propaganda no rádio e na TV, por sua vez, começa a ser transmitida em 26 de agosto. Em 2014, os programas começaram a ser exibidos em 19 de agosto, o que reduz as inserções de 45 para 35 dias. Prazo para registro de candidatos (até agosto): O prazo para registro de candidatos pelos partidos políticos e coligações nos cartórios deve ser feito até as 19h do dia 15 de agosto de 2016.
Tamanho da propaganda na TV: Nas eleições municipais, no primeiro turno, serão dois blocos de 10 minutos cada, para candidatos a prefeito. Além disso, haverá 80 minutos de inserções por dia, sendo 60% para prefeitos e 40% para vereadores, com duração de 30 segundos a um minuto.
Propaganda “cinematográfica”: Nas propagandas eleitorais, não poderão ser usados efeitos especiais, montagens, trucagens, computação gráfica, edições e desenhos animados.
Veículo com jingles: Fica proibido o uso de qualquer tipo de veículo, inclusive carroça e bicicleta, no dia das eleições.
Pré-candidatura: Nas eleições deste ano, os políticos poderão se apresentar como pré-candidatos sem que isso configure propaganda eleitoral antecipada. Ficam vedados, porém, pedidos explícitos de votos antes do início oficial da campanha. Também fica permitido que os pré-candidatos divulguem posições pessoais sobre questões políticas e possam ter suas qualidades exaltadas, inclusive em redes sociais ou em eventos com cobertura da imprensa.
Bandidos invadem ponto de ônibus com carro atropela 3 e mata duas pessoas
Duas pessoas morreram e uma terceira ficou gravemente ferida após terem sido atropeladas no interior de um ponto de ônibus do bairro do Jardim da Alah, na orla de em Salvador, com sentido à região da Pituba, na tarde desta quarta-feira (6).
Segundo a Superintendência Municipal de Trânsito (Transalvador), o carro que atingiu as três pessoas, um Corsa de cor branca, era roubado e estava ocupado por suspeitos de assalto. A polícia busca quatro suspeitos.
O ponto de ônibus ficou totalmente destruído. O acidente aconteceu perto da antiga sede de praia do Esporte Clube Vitória, por volta das 13h. Equipes do Samu, da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa), do Grupamento Aéreo (Graer) e da 39ª Companhia Independente da PM (CIPM) foram ao local.
Segundo informações da Polícia Militar, o criminoso que conduzia o carro perdeu o controle da direção após perceber que havia uma viatura do Coppa nas proximidades, quando invadiu o ponto de ônibus.
A pedestre que ficou gravemente ferida, Maria Emília do Nascimento Campos, foi socorrida para um hospital e o estado de saúde não foi informado. Jairo Alves Fernandes, 39 anos, e Antônio de Carvalho Salomão, de 50 anos, morreram no local.
Do G1 BA
Pai é preso acusado de estuprar filhas gêmeas de 14 anos desde que tinham 6
Duas irmãs gêmeas de 14 anos denunciaram o próprio pai, após oito anos de violência sexual na Bahia. O caso aconteceu no município de Teixeira de Freitas, situado no sul do Estado. De acordo com informações da DT (Delegacia Territorial), as adolescentes eram constantemente ameaçadas pelo pai e após contarem o que estava acontecendo para uma prima, foram recomendadas a gravarem um vídeo para que ocorresse a prisão do agressor.
— A prima orientou uma das irmãs a fazer a filmagem. Depois disso, o suspeito foi preso em flagrante pela PM (Polícia Militar) e conduzido à delegacia.
Conforme a DT, as adolescentes revelaram que os estupros começaram quando tinham apenas seis anos e, aos doze, a situação piorou. Ainda segundo a polícia, as jovens já foram submetidas ao exame pericial, onde foi constatado o abuso.
— Elas fizeram o exame e foi comprovado que a virgindade foi perdida há muito tempo. Nós já solicitamos exames médicos para ver se elas contraíram alguma doença sexualmente transmissível e também o acompanhamento psicológico.
O suspeito está custodiado na unidade policial e deve ser encaminhado para o Presídio de Teixeira de Freitas.
As irmãs vão ficar sob a guarda da mãe que, segundo a polícia, não sabia do caso, pois as vítimas eram ameaçadas caso relatassem a violência sexual.
Corpos de dois jovens são encontrados no Jardim Acácia
As vítimas eram primos.
Os corpos dos primos Wiliam Santos de Jesus, 19 anos e Edemilson de Jesus, 20, foram localizados por populares na manhã desta terça-feira (5), na localidade conhecida como ‘Pela Porco’, bairro Jardim Acácia. Ambos foram mortos com vários tiros de calibre 380 na cabeça.
Willian residia na rua Alexandria, bairro Sítio Matias, enquanto Edemilson na rua Pesqueira, Jardim Acácia.
Os corpos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT).
Veja o vídeo:
Cljornal Fotos e vídeo Marcos Valentim
Filhote de tubarão é encontrado na Praia de Cabuçu
Na manhã desta terça-feira (05/01), um garoto de 11 anos encontrou um filhote de tubarão, provavelmente da espécie de Tubarão Cabeça Chata, boiando nas margens da Praia de Cabuçu, precisamente, no Recreio de Cabuçu, local onde concentra dezenas de barcos de pescadores.
Era um filhote de aproximadamente 35 centímetros, e segundo pesquisadores, essa espécie é uma das mais violentas dos mares do Brasil.
Encantado com o peixe, Marcelo Lima Portugal pousou para uma foto e saiu mostrando o tubarãozinho a todos que estavam na “Barraca do Paíco”.
De acordo com Alexandre dos santos, pescador há mais de 30 anos, tem sido comum vir um desses filhotes preso nas redes de pesca, “De vez enquanto vem um desse preso na rede, mas nunca vimos ou pegamos maiores. Eles são violentos se facilitar eles mordem mesmo” ressalto o pescador.
Já Correa da Ancora relatou que no inicio da semana, outros dois da mesma espécie veio preso em uma rede de pesca. “Estava ajudando um colega a puxar a rede e veio dois desse no meio das sardinhas e ultimamente tem sido comum aparecer um desses por aqui, mas sempre que a pesca vem do alto mar”, observa Correa.
TUBARÃO CABEÇA CHATA- O tubarão cabeça-chata (Carcharhinus leucas), da ordem Carcharhiniformesum, é um dos tubarões de grande porte mais comuns. Embora seja uma espécie marinha, ele é conhecido por sua predileção pela água doce, sendo muitas vezes encontrado em rios e estuários, chegando a aparecer até em alguns lagos na América Central. Eles já foram encontrados a mais de 3.000 km do delta de alguns rios, incluindo o Amazonas e o Mississippi.
Distribuição: Águas costeiras tropicais e subtropicais em todo o mundo, do lado ocidental da Austrália ao Brasil.
Dieta: Principalmente peixes, incluindo outros tubarões. Foram notificados casos de tubarões cabeça-chata que se alimentam de tartarugas, golfinhos, pássaros marinhos e até cães.
Os tubarões cabeça-chata consomem principalmente peixe, incluindo outros tubarões, mas podem atacar os humanos – suspeita-se de que eles já estiveram envolvidos em muitos casos fatais. Devido às suas incursões em rios e portos, eles são mais propensos a ter contato com os humanos do que muitas outras espécies perigosas de tubarões, sendo considerados um grande perigo em muitas partes do mundo.
Correio Feirense
Assinar:
Postagens (Atom)