quinta-feira, 25 de junho de 2020

Brasil assume primeiro lugar em número de recuperados de covid-19

Primeira posição era ocupada pelos Estados Unidos



Agência Brasil - O Brasil ultrapassou os Estados Unidos e se tornou o país com maior número de pessoas recuperadas de covid-19 no mundo, informa a Universidade Johns Hopkins, que tem monitorado a pandemia do novo coronavírus em parceria com órgãos equivalentes ao Ministério da Saúde em todos os países.



O painel da Johns Hopkins mostra, no momento da reportagem, que o Brasil contabiliza 660.469 pacientes recuperados, enquanto os Estados Unidos somam 656.161. A Rússia está em terceiro lugar e registra 374.557 pessoas que foram contaminadas, mas não apresentam mais sintomas da doença.

Lançado em 22 de janeiro de 2020, o painel dinâmico mantido pela universidade recebe dados médicos de todos os 188 países signatários da Organização Mundial da Saúde (OMS) e de vários centros secundários de atendimento médico.

Os números são atualizados constantemente. “A disponibilidade de dados epidemiológicos precisos e robustos em uma epidemia é um guia importante para decisões sobre saúde pública. O arquivamento consistente de informações é importante para entender a transmissibilidade, o risco de alastramento geográfico, as rotas de transmissão e os fatores de risco”, afirma o artigo científico que explica o funcionamento da ferramenta, publicado na revista médico-científica britânica The Lancet.

Contaminações
O mapa mostra também que São Paulo é o segundo estado mais afetado do mundo, com 238.822 casos confirmados de covid-19. Em primeiro lugar, aparece é Nova York, que tem 390.415 pessoas contaminadas com a doença.

De acordo com o levantamento da Johns Hopkins e a evolução do novo coronavírus, o mundo deve ultrapassar a marca de 10 milhões de casos confirmados nos próximos dias. O número de mortes também cresce no mesmo ritmo, com 484.155 registradas até o momento em decorrência de complicações geradas por covid-19.

Testagem
Os Estados Unidos lideram em número de testagens. Segundo o painel de dados da universidade norte-americana, mais de 28,5 milhões de testes já foram realizados. O estado da Califórnia é o primeiro, com 3,6 milhões de pessoas já testadas. Nova York, o estado com maior número de casos de covid-19 no mundo, fica em segundo lugar, com 3,5 milhões de testes realizados.





Contrariando decreto, mulheres comemoram aniversário em lancha em Angra dos Reis

[Contrariando decreto, mulheres comemoram aniversário em lancha em Angra dos Reis]

Cerca de 20 pessoas, todas sem máscaras, como mostram imagens, realizaram uma festa de aniversário em uma lancha na praia do Dentista, em Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro, no último fim de semana.
O evento contraria decreto do município que restringe a aglomeração em barcos e dificulta a circulação no balneário como medidas de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus. 
Vídeos e fotos da festa mostram dezenas de mulheres aglomeradas na lancha sem máscaras. A reportagem do UOL procurou a Secretaria de Turismo de Angra dos Reis para saber se o evento tinha autorização para ocorrer, mas não obteve retorno.
Segundo as fotos postadas, o encontro comemorava o aniversário de uma cirurgiã dentista. Após a repercussão, stories sobre o evento foram apagados das redes sociais.

Moradores tentam impedir sepultamento de idosa vítima da Covid-19; entenda


Segundo familiares, antes de falecer a idosa externava seu desejo de ser sepultada no cemitério do Junco, onde seu esposo foi enterrado

Foto: Reprodução
Alguns moradores do Junco, distrito localizado em Jacobina, reagiram de forma negativa quando tomaram conhecimento que estava acontecendo o sepultamento do corpo de uma idosa moradora da cidade de Capim Grosso. O sepultamento aconteceu no final da tarde da última terça-feira (23).
A vítima faleceu em consequência da Covid-19 no Hospital Regional de Jacobina. Segundo familiares, antes de falecer a idosa externava seu desejo de ser sepultada no cemitério do Junco, onde seu esposo foi enterrado. Para cumprir seu desejo, familiares fizeram o translado do corpo de Jacobina para o Junco e apenas dois carros com familiares e o da funerária acompanharam.
Quando os moradores ficaram sabendo que o corpo da idosa havia chegado à comunidade, muitas pessoas seguiram para o cemitério com a tentativa de impedir o sepultamento. Mesmo com o corpo já enterrado, alguns mais exaltados queriam que fosse reaberta a cova e o caixão levado para Capim Grosso, onde ela morava.
O corpo de Guiomar Pereira não foi o primeiro a ser sepultado no cemitério do Junco, cuja morte ocorreu em consequência da Covid-19. A primeira vítima fatal de Covid-19 também residia em Capim Grosso, ocorrido em dia 21 de abril, e também foi sepultado no cemitério do Junco.

Com 19 desembargadores suspeitos, TJ-BA afasta juiz por suspender penhora milionária





O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) retomou as sessões plenárias nesta quarta-feira (24) e já entrou para história por ser a primeira por videoconferência. A última sessão foi realizada no dia 11 de março, pouco antes da adoção das medidas para conter a pandemia do novo coronavírus. A sessão, além de ser marcada por dúvidas técnicas com o sistema do Lifesize, teve um grande debate sobre a remessa ou não de uma sindicância contra o juiz Ronald de Souza Tavares para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

O magistrado, durante um plantão, suspendeu uma penhora de matrículas imobiliárias de quase R$ 95 milhões, sem qualquer pedido das partes. O motivo para o debate foi a declaração de impedimento ou suspeição de 19 desembargadores para participarem do julgamento. A questão era saber se o caso concreto que motivou a penhora estava relacionado às terras que são objeto da compra e venda de sentenças investigadas na Operação Faroeste. E, conforme dito pela desembargadora Telma Britto, uma das magistradas que pediram para se abster de votar, uma das partes pertence a um dos grupos que disputam as terras da fazenda de José Valter Dias. A questão está relacionada à Fazenda Rainha da Serra e Sagarana 1 e 2. 

Segundo o relatório feito pelo desembargador José Alfredo, corregedor Geral de Justiça, havia uma decisão do desembargador Lidivaldo Reaiche, em um agravo de instrumento, para que o juízo de origem averbasse constrição judicial junto à matrícula do imóvel oferecido como complementação à garantia de uma execução, devidamente cumprida pelo juízo da 2ª Vara Cível de Barreiras, no oeste baiano. Ocorre que, no dia 20 de dezembro de 2017, o juiz Ronald de Souza Tavares, como plantonista do recesso judiciário de fim de ano, “sem nenhuma provocação das partes”, determinou a suspensão da penhora, de forma a figurar os imóveis apenas como caução judicial, sem publicização aos servidores do Cartório de Registro de Imóveis. Por força de uma resolução, o juiz não poderia suspender a penhora, por não ser um caso de urgência para ser analisado em um plantão. 

Dos 51 desembargadores presentes na sessão desta quarta, apenas 32 puderam votar. Os aptos concordaram com o voto do relator de afastar o juiz sindicado e instaurar o processo administrativo disciplinar. A partir de uma questão de ordem feita pelo desembargador Júlio Travessa, 12 desembargadores pediram a remessa da sindicância para o CNJ por ter melhores condições de julgar o magistrado, por falta de quórum qualificado no TJ-BA, com um terço da composição suspeita de votar. Para abertura de um processo administrativo disciplinar contra juiz não é preciso de um quórum qualificado, tendo maioria simples. Entretanto, para afastar um juiz é preciso que se tenha maioria absoluta dos votos. 

Entre os desembargadores que não puderam votar estavam Lourival Trindade; Eserval Rocha, por ter sido instado pelo CNJ por diversas vezes antes da Operação Faroeste a se manifestar sobre os magistrados investigados da região de Barreiras; Telma Britto, por ter sido uma das desembargadores que anulou a portaria envolvida na disputa das terras do oeste; e Lidivaldo Reiche, por ter sido o relator do agravo que determinava a penhora no caso concreto. Também se declararam suspeitos de votar desembargadores Ilona Reis, Lígia Ramos e Dinalva Laranjeira. 

Os desembargadores que defendiam a remessa dos autos para o CNJ lembraram que o próprio TJ-BA, ao analisar a sindicância do desembargador Ruben Dário, constatou que não havia condições de julgar o feito na Bahia. Em maio de 2012, o CNJ aposentou o desembargador compulsoriamente por venda de sentenças. Mário Alberto Hirs, Travessa e o desembargador José Aras salientaram que há risco do julgamento ser anulado por falta de quórum qualificado. A legislação exige a presença de 2 terços de votos favoráveis ppara instaurar o procedimento, afastar e punir magistrados. Mesmo assim, prevaleceu o voto do corregedor pela abertura do processo administrativo com afastamento no próprio TJ-BA.
Fonte:Bahia Notícias

Juiz federal manda prender ex-ministro de Lula por corrupção na Eletronuclear




Foram expedidos 12 mandados de prisão e 17 de buscas pelo juiz Marcelo Brêtas




O então presidente Lula ao lado de Silas Rondeau, ex-ministro de Minas e Energia do seu governo

A Polícia Federal saiu às ruas, nesta quinta-feira (25), para cumprir ordens judiciais no âmbito da Operação Fiat Lux, mais uma etapa da Lava Jato, que investiga fraudes na estatal Eletronuclear.

Ministro das Minas e Energia no segundo governo Lula, entre 2005 e 2007, Silas Rondeau é um dos alvos, além do ex-deputado federal Anibal Ferreira Gomes (DEM-CE).

Procurado em vão nos seus endereços no Rio e em Brasília, Rondeau está sendo procurado pela PF, que também tem mandado de prisão expedido contra Anibal Gomes, condenado recentemente pela Segunda Turma do STF, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

A investigação teve como base a colaboração premiada dos lobistas Jorge Luz e o filho, Bruno, ligados ao PMDB. Os Luz foram presos em Miami em 2017, por ordem da 13ª Vara Federal de Curitiba/PR.

Foram expedidos 12 mandados de prisão e 17 de busca e apreensão pelo juiz federal Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal do RJ, nos estados do Rio de Janeiro (capital, Niterói e Petrópolis), São Paulo e no Distrito Federal.

Os envolvidos tiveram sequestrados os seus bens e de suas empresas pelos danos materiais e morais causados no valor de R$ 207 milhões.

São investigados contratos fraudulentos e pagamento de propina na Eletronuclear, objeto também operações Radioatividade, Irmandade, Prypiat e Descontaminação.

Os delatores Jorge e Bruno apontaram pagamento de vantagens indevidas em pelo menos seis contratos firmados pela Eletronuclear.

Os recursos eram desviados por meio de subcontratação fictícia de empresas de serviços e offshores, que por sua vez distribuíam os valores entre os investigados.
Fonte:DIÁRIO DO PODER

quarta-feira, 24 de junho de 2020

13 mil cestas básicas já foram distribuídas em Feira de Santana 



O secretário afirmou que ainda restam 3.679 cestas para serem entregues na sede do município, sedes distritais e povoados

A Prefeitura de Feira de Santana já distribuiu 13.779 cestas básicas às famílias em situação de vulnerabilidade social, que residem na sede e na zona rural, neste período de pandemia. A informação é do secretário de Prevenção à Violência, Moacir Lima, que está coordenando as entregas dos produtos – alimentos e material de limpeza.

Destas, dez mil cestas compradas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social – deste total, 7.749 já foram entregues às famílias. Outras 1.749 foram adquiridas pela Secretaria de Educação e também entregues. O secretário afirmou que ainda restam 3.679 cestas para serem entregues na sede do município, sedes distritais e povoados.

“Além das compradas pela Prefeitura, aconteceram doações por instituições”. Na ação desenvolvida em parceria com a TV Subaé e o Boulevard Shopping, no Drive Thru Solidário, foram arrecadas 547 cestas básicas, que foram distribuídas entre moradores do bairro São João do Cazumbá – 400, e no povoado de Morrinhos – 150, em Jaguara.

Citou que foram beneficiadas famílias que moram nos povoados de Socorro, Banderia I e II, localizados no distrito de Tiquaruçu, e da Barra, Falhado, Curuca, no distrito de Jaguara.
FONTE: Secom/PMFS

Nota de Pesar
É com o coração apertado, que todos nós da Câmara de Vereadores de Piritiba, em especial, o Presidente, Silvio Romero Alves Silva, recebemos a notícia do falecimento do Senhor Duarte Sampaio da Silva, ocorrido no dia de hoje, 24 de junho.
Dr. Duarte, nascido em 13/12/1962 em Piritiba, formou-se em medicina e retornou para sua cidade natal, onde exercera com humanidade a sua profissão, atendendo centenas e milhares de Piritibanos, e atualmente atendia na UBS da Lavanderia. Ainda fora vice-prefeito deste Município, no mandato de 2005 a 2008, concorreu novamente como vice-prefeito no pleito de 2008, onde não se elegera.
Duarte que sempre fora um Piritibano exemplar, integrante de umas das famílias mais tradicionais desta Cidade, quer seja a família Sampaio, era muito querido por todos, em especial pelos seus filhos que hoje sentem a sua falta.
Com muito respeito, queremos oferecer não só a família Sampaio, e aos seus amigos, mas a todo povo de Piritiba, nossa solidariedade, nossa amizade, pois que, testemunhas da finitude humana, cabe-nos agora rogar Deus para que traga conforto aos corações enlutados com perda deste Piritibano tão querido.
Desejamos que a paz, o consolo e a força da fé reinem no meio de todos, primando o amor a Deus sobre todas as coisas para que Duarte Sampaio da Silva descanse em paz.
Piritiba, 24 de junho de 2020.
Câmara de Vereadores de Piritiba

Moradores de Cachoeira e Senhor do Bonfim fazem 'guerra de espadas'


Ação ocorreu na noite da véspera de São João. Prefeitura de Cachoeira, no recôncavo baiano, já havia publicado decreto cancelando os festejos juninos.
Foto: Reprodução

Moradores de cidade dos interior da Bahia, aproveitaram a véspera de São João, na terça-feira (23), para promover "guerras de espadas" em plena pandemia do novo coronavírus. Pessoas nas ruas, aglomeradas e soltando fogos foram registradas nas cidades de Cachoeira, no recôncavo baiano, e em Senhor do Bonfim, no norte do estado.

Na ação, as pessoas utilizam fogos de artifício, artefatos que são variações mais potentes dos tradicionais buscapés, feitos de bambu, pólvora e limalha de ferro.

Através das imagens, foi possível ver as pessoas pelas ruas de Cachoeira soltando as espadas. Também houve aglomeração na cidade que possui mais de 30 casos confirmados de Covid-19, conforme último boletim da Sesab.

A guerra de espadas é tradicional nas cidades do interior da Bahia durante o São João. No entanto, por causa da pandemia, as prefeituras solicitaram que os moradores não soltassem fogos.

A prefeitura de Cachoeira, inclusive, publicou um decreto cancelando os festejos juninos e recomendando às pessoas que ficassem em casa.

Em Senhor do Bonfim, a aglomeração de pessoas nas ruas foi semelhante pelas ruas. No município são mais de 90 casos de pessoas infectadas pela Covid-19, com uma morte.

oradores de Cruz das Almas, outra cidade baiana que tem a guerra de espadas como tradição, também se aglomeram para soltar espadas durante pandemia. Entretanto o caso ocorreu na noite de domingo (21).


Jequié: Carga com 17 mil itens falsificados é apreendida na BR-116


Jequié: Carga com 17 mil itens falsificados é apreendida na BR-116
Foto: Divulgação / PRF-BA
Uma carga com 17 mil itens falsificados e sem nota fiscal foi apreendida na noite desta segunda-feira (22) em um trecho da BR-116 de Jequié, no sudoeste. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA), o material estava em um caminhão baú que foi parado na altura do km 677. A equipe pediu os documentos ao motorista, tanto do veículo como do mesmo.

Ao ser perguntado sobre o material transportado, o motorista, de 55 anos, disse que era carga de calçados. Ao desconfiar das respostas, os PRFs resolveram aprofundar a fiscalização quando se depararam com quase 400 caixas com mercadorias diversas. Havia sandálias, tênis, bolsas e vestuários. Todo o material estava estampado com marcas famosas, porém, com sinais claros de falsificação.

Aos policiais, o motorista declarou que não tinha documento fiscal comprobatório da compra. Informou ainda que levaria a carga para Natal (RN) e outras cidades do Nordeste. Ao final da ação, que faz parte da Operação II, o condutor e a carga foram encaminhados à Secretaria da Fazenda Estadual (Sefaz/BA), que constatou a irregularidade. 
FONTE: Bahia Notícias

MPT entra com ação e pede fechamento de agências de banco em Feira de Santana por 14 dias; entenda




MPT entra com ação e pede fechamento de agências de banco em Feira de Santana por 14 dias; entenda
Foto: Reprodução
O Ministério Público do Trabalho (MPT) entrou, na segunda-feira (22), com ação na 6ª Vara do Trabalho de Feira de Santana, pedindo a imediata paralisação das atividades em todas as agências do banco Bradesco do município, por 14 dias.
De acordo com o MPT, no período do fechamento, devem ser realizadas inspeções nos locais, adequações à norma de saúde, além da testagem e afastamento de todos os empregados e terceirizados contaminados pelo novo coronavírus.
O órgão informou que o contágio nos ambientes de trabalho do banco está sendo acompanhado com preocupação pelos procuradores desde abril, após a ocorrência do primeiro caso. A falta de cumprimento de um plano de contingência do novo coronavírus fez com que o número de casos nas agências chegasse a pelo menos cinco neste mês.
Na ocasião, ficou constatado que uma funcionária permaneceu dois dias trabalhando mesmo apresentando sintomas da doença. Depois de ser afastada, a agência continuou funcionando sem testagem dos demais trabalhadores, aponta o MPT.
O órgão detalha ainda que outros casos ocorreram sem que fossem adotadas as recomendações mínimas exigidas pelo MPT. Como o banco se nega a cumprir as recomendações e a permitir a fiscalização de suas instalações, a judicialização do caso foi necessária para evitar um surto.
O MPT informou ainda que, no inquérito aberto pelo órgão para apurar a conduta do banco, a empresa alega que afastou todos os funcionários que testaram positivo.
Para comprovar as alegações, o MPT solicitou uma fiscalização in loco do Cerest nas unidades afetadas, mas a empresa negou o acesso aos fiscais por diversas vezes.
Os cinco casos de funcionários infectados foram identificados no inquérito, com informações do Sindicato dos Bancários e com confirmação do boletim epidemiológico. O inquérito apurou a existência de casos suspeitos em todas as unidades do banco em Feira de Santana.

Procurador acusado de assédio sexual é exonerado de prefeitura
Feira de Santana: Procurador acusado de assédio sexual é exonerado de prefeitura
Foto: Reprodução / Blog do Velame

Procurador-geral de Feira de Santana, Ícaro Ivvin, foi exonerado nesta quarta-feira (24). A informação foi publicada em uma edição extra do Diário Oficial do Município. Ivvin é acusado de assédio sexual contra uma servidora quando era também secretário de Desenvolvimento Social do município [Sedeso]. O caso ocorreu em abril passado dentro da secretaria (ver aqui).

Já neste mês, o procurador admitiu ter feito sexo com a servidora, mas consensual, versão refutada pela funcionária (clique aqui). Segundo a mulher, ela não o denunciou por temer represálias. Na última sexta-feira (19), o inquérito do caso tinha sido enviado para o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) (veja aqui).