Feira será 1ª cidade do nordeste a ter controle inteligente de trânsito
O sistema vai permitir que, pela internet, os motoristas saibam qual a melhor rota a seguir e que possíveis correções como aumentar o tempo de um sinal, tendo como base a quantidade de veículos que está passando - podem ser feitas remotamente.
O serviço de modernização do sistema semafórico de Feira de Santana vai ser iniciado em meados da próxima semana e deverá ficar pronto em quatro meses. A cidade vai ser a primeira do Norte e Nordeste a implantar um sistema inteligente de controle do trânsito. Todo o processo foi apresentado na manhã desta quarta-feira, 14, por técnicos da Sinales, que venceu a licitação, e da empresa que vai fornecer os controladores, que serão instalados em 35 pontos.
O prefeito José Ronaldo de Carvalho, que atentamente assistiu às explanações, comentou que o sistema inteligente não apenas vai dinamizar o trânsito local, colocando-o entre os mais modernos do país, a partir da adoção desta tecnologia, mas tornas o transporte de massa eficiente. “Teremos em mãos uma ferramenta das mais importantes e acredito que será bem usada e que certamente vai facilitar a vida de todos os feirenses”.
Rápidos, porém didáticos, Marco Antônio Lopes, da Brascontel, e Wagner Bison, da Sinales, explicaram como o sistema vai funcionar e ser gerenciado em um futuro bem próximo. Afirmaram que a prioridade vai ser dada ao transporte público, BRT, mas que esta atenção especial aos ônibus não significa travamento no fluxo para os outros veículos. “São equipamentos de alta tecnologia”, afirmou Marco Antônio. Os ônibus do BRT serão dotados de equipamento eletrônico dará prioridade a ele, deixando sempre o sinal no estágio verde.
O sistema vai permitir que, pela internet, os motoristas saibam qual a melhor rota a seguir e que possíveis correções – como aumentar o tempo de um sinal, tendo como base a quantidade de veículos que está passando - podem ser feitas remotamente, por uma operador que fica na Central de Controle Operacional – a de Feira já está planejada, ou manualmente por um agente de trânsito. De acordo com ele, foram feitos estudos preliminares do trânsito local, bem como todo o pessoal envolvido no processo vai passar por treinamento específico.
Também foi apresentada a sinalização vertical, como os 16 portais, que serão colocados sobre ruas e avenidas, e os 13 semiportais, com informação apenas em um dos lados – orientações sobre origem e destino, e as 14 faixas elevadas, que darão maior segurança aos pedestres e às pessoas com dificuldade de descolamento ou cadeirantes. “Elas ficarão no mesmo nível dos passeios e terão de quatro a oito metros de largura”, disse Wagner Bison.
O superintendente de trânsito, Francisco Junior, destacou a interação pela internet, entre o sistema e os motoristas. Quem se cadastrar no site vai receber informações em tempo real e todos poderão se informar numa conta que será aberta no twitter. “Vai ser uma maneira de se saber qual o melhor caminho para seguir”. Estiveram presentes os secretários de Transporte e Trânsito, Ebenezer Tuy e o de Comunicação Social, Valdomiro Silva.
As informações são da Secom/PMFS.
Rápidos, porém didáticos, Marco Antônio Lopes, da Brascontel, e Wagner Bison, da Sinales, explicaram como o sistema vai funcionar e ser gerenciado em um futuro bem próximo. Afirmaram que a prioridade vai ser dada ao transporte público, BRT, mas que esta atenção especial aos ônibus não significa travamento no fluxo para os outros veículos. “São equipamentos de alta tecnologia”, afirmou Marco Antônio. Os ônibus do BRT serão dotados de equipamento eletrônico dará prioridade a ele, deixando sempre o sinal no estágio verde.
O sistema vai permitir que, pela internet, os motoristas saibam qual a melhor rota a seguir e que possíveis correções – como aumentar o tempo de um sinal, tendo como base a quantidade de veículos que está passando - podem ser feitas remotamente, por uma operador que fica na Central de Controle Operacional – a de Feira já está planejada, ou manualmente por um agente de trânsito. De acordo com ele, foram feitos estudos preliminares do trânsito local, bem como todo o pessoal envolvido no processo vai passar por treinamento específico.
Também foi apresentada a sinalização vertical, como os 16 portais, que serão colocados sobre ruas e avenidas, e os 13 semiportais, com informação apenas em um dos lados – orientações sobre origem e destino, e as 14 faixas elevadas, que darão maior segurança aos pedestres e às pessoas com dificuldade de descolamento ou cadeirantes. “Elas ficarão no mesmo nível dos passeios e terão de quatro a oito metros de largura”, disse Wagner Bison.
O superintendente de trânsito, Francisco Junior, destacou a interação pela internet, entre o sistema e os motoristas. Quem se cadastrar no site vai receber informações em tempo real e todos poderão se informar numa conta que será aberta no twitter. “Vai ser uma maneira de se saber qual o melhor caminho para seguir”. Estiveram presentes os secretários de Transporte e Trânsito, Ebenezer Tuy e o de Comunicação Social, Valdomiro Silva.
As informações são da Secom/PMFS.
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