domingo, 18 de setembro de 2011

178 ANOS DE FEIRA DE SANTANA


Feira de Santana é um município brasileiro do estado da Bahia, situado a 107 km de sua capital, Salvador, à qual se liga através da BR-324. Feira é a segunda cidade mais populosa do estado e maior cidade do interior nordestino em população, ou seja, é a maior cidade de toda a região Nordeste do Brasil que não seja capital de um estado. É também sede da região metropolitana de mesmo nome, a Região Metropolitana de Feira de Santana.


Ganhou de Ruy Barbosa, o Águia de Haia, a alcunha de "Princesa do Sertão", apesar de localizada no agreste baiano, e possui alguns dos melhores índices do estado: o segundo maior acesso à rede de esgoto da região; o maior centro de abastecimento do Norte-Nordeste; além de internet gratuita à população, fornecida nas praças no centro da cidade e no conjunto Feira V (ao lado da Capela São Francisco de Assis), servindo cerca de 35 mil usuários diários em média no município.


A cidade encontra-se num dos principais entroncamentos de rodovias do Nordeste brasileiro, é onde ocorre o encontro das BRs 101, 116 e 324, funcionando como ponto de passagem para o tráfego que vem do Sul e do Centro Oeste e se dirige para Salvador e outras importantes cidades nordestinas. Graças a esta posição privilegiada e à distância relativamente pequena de Salvador, possui um importante e diversificado setor de comércio e serviços, além de indústrias de transformação e a Universidade Estadual de Feira de Santana


Feira de Santana é a segunda maior cidade da Bahia e sede da mais nova região metropolitana. Conhecida também como a “Princesa do Sertão”, Feira comemora hoje 178 anos com grandes avanços sociais, econômicos e culturais. A cidade originou-se de uma fazenda da as, onde passava-se com o gado que deveria ser vendido em Salvador, Cachoeira e Santo Amaro.




Em março de 1833, Feira de Santana foi transformada em vila. A lei provincial nº 1.320, de 16 de junho de 1873, elevou a vila à categoria de cidade, como o nome de Comercial Cidade de Feira de Sant’Anna. Em 1957 Feira de Santana já havia sido batizada com esse nome

PREFEITURA
IGREJA DA MATRIZ
CAPUCHINHOS
CASARÃO DA FAZENDA OLHOS D'AGUA ORIGEM DE FEIRA

Originou-se no começo do século XVIII, da fazenda Santana dos Olhos D’água, de propriedade do português Domingos Barbosa de Araújo e Ana Brandão, que construíram uma capela, sob as invocações de São Domingos e Santana, em torno do qual surgiu a povoação. Ali se instituiu uma feira, que se tornou um centro de permuta comercial e, por isto, pouso obrigatório de tropas e viajantes que, pela estrada real de Capoeiruçu, provinham do alto sertão da Bahia, de Minas, do Piauí e de Goiás, em demanda do porto de Nossa Senhora do Rosário de Cachoeira, à margem do rio Paraguaçu, onde se localizavam grandes estabelecimentos de tecidos e mercadorias diversas, pertencentes a comerciantes portugueses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário