quarta-feira, 21 de maio de 2014

Ministra do TSE suspende vídeo do PT sobre 'fantasmas do passado'

Para ministra, vídeo sinaliza de forma 'dissimulada' continuação de Dilma.
Laurita Vaz já havia determinado suspensão de outra propaganda do PT.

Inserção do PT mostra pessoas se vendo em situações piores no passado (Foto: Reprodução/PT)Imagem do vídeo 'Fantasmas do passado", exibido
na TV pelo PT (Foto: Reprodução)
A ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Laurita Vaz determinou de forma liminar (decisão provisória) a suspensão do vídeo "Fantasmas do passado", veiculado em cadeia nacional de rádio e TV pelo PT na última semana, e que aborda a temática das conquistas sociais dos últimos anos.
A decisão foi tomada na sexta-feira (16) e publicada nesta segunda (19). A determinação foi motivada por representação apresentada pelo PSDB. Em nota, o PT informou ter apresentado a defesa junto ao TSE e que irá aguardar a decisão final do tribunal para se manifestar sobre o assunto.
A propaganda exibida na semana passada diz que o "Brasil não quer voltar atrás" e não pode deixar que "fantasmas do passado voltem".
A peça mostra imagens de pessoas empregadas, que estudam e têm acesso a remédios, mas que se veem em situações piores, que remetem ao passado, quando, sugere o vídeo, estavam à procura de emprego, lavando carros em semáforos e sem acesso a medicamentos.
"Mesmo que o teor da peça não imponha, como pretende o representante [PSDB], a conclusão de tratar-se de 'propaganda eleitoral antecipada' , sinaliza, ainda que de forma dissimulada, para a continuidade do atual Governo, com associação de imagens e ideias negativas ao passado", argumentou a ministra.

Segundo o TSE, a decisão só vale para exibição na cadeia de rádio e TV, e não abrange a veiculação do vídeo na internet.

Laurita Vaz já havia determinado a suspensão de outra propaganda do PT, veiculada em 6 de maio e que tinha como protagonista a presidente Dilma Rousseff, também sob os argumentos de que o vídeo sinalizava para a continuidade da petista.
Assinada pela equipe do marqueteiro João Santana, a propaganda não mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a presidente Dilma Rousseff, o presidente do partido, Rui Falcão, ou qualquer outro político. Somente atores surgem na tela em cenas fictícias e nenhum fala ao telespectador. Também não há pedido de voto nem elogios a políticos ou críticas a adversários.
Quem assiste sabe que se trata de uma propaganda do PT no final, quando a logomarca do partido aparece sob a frase: "Não podemos voltar atrás".

fonte
G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário