terça-feira, 8 de julho de 2014

Passar horas em frente a computador pode causar miopia

De acordo com o especialista não existe um estudo que mostre o tempo adequado para as crianças ficarem no computador

Passar horas em frente a computador pode causar miopia


Crianças devem intercalar entre as horas que ficam em frente ao computador com atividades ao ar livre, em pátios, playgrounds ou parquinhos para que não tenham problemas de miopia acomodativa. É o que aconselha o oftalmologista Alexandre Príncipe, vice-diretor do Hospital Santa Luzia.

A miopia é o distúrbio visual que acarreta uma focalização da imagem antes desta chegar à retina. Uma pessoa míope consegue ver objetos próximos com nitidez, mas os distantes são visualizados como se estivessem embaçados (desfocados).

De acordo com o especialista não existe um estudo que mostre o tempo adequado para as crianças ficarem no computador. Mas orienta os pais para não deixarem a criança ou adolescente ultrapassar mais de duas horas, têm que intercalar com brincadeiras ao ar livre ou passeios. Ele explica o porquê desta necessidade. “Se ficar muito tempo, a criança só desenvolve a visão para perto e terá dificuldade de enxergar longe”, adverte.

O oftalmologista afirma que há alguns estudos que compravam mais miopia em crianças que passam muito tempo diante do computador. “É porque a criança e o adolescente ainda está na fase de desenvolvimento, o que não acontece com o adulto que se tiver este comportamento não vai ter miopia, mas desconforto ou os olhos ressecados”.

Príncipe citou o exemplo de países populosos como Japão em que as crianças não têm muito espaço ao ar livre para atividades, passando a maior parte do tempo em computadores, muitas adquiriram a miopia. Mas o especialista destaca que também há os fatores genéticos que influenciam, se na família já existirem casos de miopia, a criança pode ter a predisposição, não significa que terá a doença.

Segundo o oftalmologista, o ideal sempre é a prevenção, mas no caso da criança que tiver miopia pode ser tratada com o uso de óculos “e só vai estabilizar após os 18 anos, fase adulta, quando alguns podem ser operados, mas lembrando que corrige o grau e nem sempre a doença. E também a cirurgia não é para todo mundo, tem que passar pela avaliação do especialista”, sinalizou.

Um estudo realizado pelo oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, em Campinas, com 360 crianças de 9 a 12 anos. Entre os participantes que ficavam usando alguma tecnologia por até 6 horas, 21% foram diagnosticados com miopia. Nessa faixa etária a prevalência apontada pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) é de 12%.

Queiroz Neto também chama a atenção dos pais para o monitoramento do uso de equipamentos eletrônicos. Isso porque, a criança que a cada hora de uso do computador ou outro dispositivo descansa os olhos por 15 a 30 minutos evita o desenvolvimento da miopia acomodativa que atrapalha o rendimento escolar.

Se a criança não tiver monitoramento, adverte, vai ter dificuldade permanente de enxergar de longe. Para ele, o vício em jogos eletrônicos, navegar pela internet e redes sociais em telas cada vez menores explica o aumento de míopes em todas as faixas etárias. É bem verdade, comenta, que os diagnósticos de alterações na visão estão cada vez mais precisos, mas a mudança de hábitos, a maior exigência da visão de perto contribui com este crescimento.  
FONTE: Tribuna da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário