terça-feira, 8 de outubro de 2013

Quase metade dos secretários de Wagner deverá deixar os cargos até o final de dezembro


jp-bPostsTumbf30399b31f163d09947bfa38664c2c23.jpg
Foto: Agecom
Quase metade dos secretários estaduais do governo da Bahia, além de outros dez políticos ocupantes de cargos no Executivo estadual terão que deixar as suas funções até o próximo dia 31 de dezembro e se concentrar apenas nos preparativos para a disputa de novos cargos nas eleições em 2014.

De acordo com reportagem do jornal A Tarde, apesar de a legislação eleitoral determinar que a desincompatibilização seja feita seis meses antes do pleito, marcada para o dia 5 de outubro do ano que vem, o governador Jaques Wagner (PT) já comunicou que quem pretende pleitear um mandato terá de entregar o cargo até o final deste ano.

O aviso foi dado na última reunião do conselho político. Ao sugerir a antecipação da saída de dez dos 26 chefes de pastas e demais integrantes da administração estadual, o governador justificou que a intenção seria "preservar o equilíbrio da disputa eleitoral". Isso porque, entre os aliados existiriam queixas de que os potenciais postulantes estariam a usar a máquina pública para turbinar as futuras candidaturas.

O líder baiano, segundo revelou um dos presentes à reunião do colegiado, teria dito que a reclamação maior partiu de parlamentares incomodados e revoltados com a "invasão" de secretários em seus intocáveis redutos políticos no interior do estado. Entre os secretários que já confirmaram que vão disputar a Câmara Federal, segundo informou o secretário de Relações Institucionais, Cezar Lisboa, estão os secretários da Saúde, Jorge Solla; e de Comunicação, Robinson Almeida.

Também já confirmaram que vão concorrer a uma das cadeiras da Assembleia Legislativa (AL-BA) os secretários da Agricultura, Eduardo Salles; da Integração Regional, Wilson Brito (PP); e da Ciência e Tecnologia, Paulo Câmara (PDT). Ainda sem definição e na condição de potenciais postulantes está a secretária de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Moema Gramacho (PT), que poderá tentar uma vaga no Legislativo baiano.

Ainda conforme a publicação, o secretário do Turismo, Domingos Leonelli (PSB), também não fechou questão, mas pode disputar a Câmara Federal. Cícero Monteiro, do Desenvolvimento Urbano, é potencial candidato a deputado federal. Almiro Sena (PRB), da Justiça; Ney Campello (PCdoB), da Secopa; e Elias Sampaio (PT), da Promoção da Igualdade, poderão tentar um mandato na AL-BA
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário