domingo, 18 de dezembro de 2011

A Omissão da Prefeitura de Mairi

Desabafo de um Mairiense
http://orlandomairi.blogspot.com/




Já vem de muito tempo a bagunça na nossa feira livre. Como também vem de muito tempo o maior crime ambiental da nossa história: o Lixão do Genipapo. Alguém pode dizer: "Não é culpa do prefeito Antonio Capeta porque não foi ele quem iniciou o depósito de lixo naquele local!" Está certo. O problema é que quem recebe o "bônus" assume o "ônus"!

Nosso prefeito não começou o lixão mas fechou os olhos até hoje. E olhe que todos os dias ele passa naquela estrada! Há o comentário de que foi aprovado em audiência pública um projeto de tratamento adequado para nosso lixo.Antes tarde do que nunca.

O problema é que todos os riachos, rios e solo até a foz do Rio Jacuípe, em Feira de Santana, estão irremediavelmente contaminados! Justo o Genipapo onde havia a famosa Lagôa de Arnor com suas tilápias enormes quando em época de cheia, o "caldeirão" entre a lagôa e o poço do Genipapo onde, com sua água sempre fria e sua sombra maravilhosa servia de descanso para viajantes ou para a molecada que saia para pescar ou caçar de "badogue" se deleitarem, também, com um refrescante banho no poço. Lamentável que ignorem tudo isso.

Mas, o assunto principal de hoje é a horrível feira livre de Mairi. Com a aproximação dos festejos de fim de ano vem camelô de toda parte oferecer suas "maravilhas" à população. Ontem, sexta-feira, as ruas do entorno do Mercado Municipal estavam parecendo um Mercado Persa: verdadeiro amontoado de barracas atrapalhando principalmente o tráfego de veículos na área.
 
 Vi um cidadão com um colete com a inscrição FISCAL!? Não vi serventia alguma. Parei para observar a atividade do preposto da prefeitura e não entendi absolutamente nada: o que estava bagunçado continuou. Mas, o grande problema é que a atividade de FISCAL poderia ser exercida por pessoas mais preparadas, onde tivessem alguma noção de "avaliação estrutural", por exemplo. A Prefeitura deve ter no seu quadro funcional algum Engenheiro ou mesmo Mestre de Obra. Essas pessoas poderiam, periodicamente, inspecionar dentre outras coisas, as barracas de frutas e verduras, reavaliando inclusive o espaçamento entre elas.
 
É um inferno fazer feira com os carrinhos de mão raspando nas pernas das pessoas e provocando engarrafamentos entre as barracas. Hoje por volta das 8 e 30 da manhã por pouco não acontece uma tragédia: por muito pouco mesmo a esposa do nosso querido radialista Zé de Marotinho não foi esmagada por uma banca de laranja que repentinamente desabou jogando-a de encontro à carroceria de um caminhão e depois ao chão, lesando seus joelhos.
 
 A crítica é por conta da omissão em inspecionar tais barracas de vez em quando. Estrutura mal feitas, com madeira de péssima qualidade e colocam toneladas de laranja, manga, melacia, etc., em cima dessas estruturas. o risco de acidente grave é, sem dúvida, iminente. Fica o alerta portanto: "Antes que o mal cresça corte a cabeça". Ou vamos esperar que as cabeças e pernas das pessoas sejam cortadas antes?

Um comentário:

  1. Orlando Dionisio, retrata com propriedade a bagunça e o perfil da incompetência Administrativa em Mairi ! O espaço já não comporta mais a Feira Livre e nos deparamos com essa bagunça !

    Quanto ao Lixo existe uma tímida iniciativa na reciclagem do lixo, mas o Genipapo é o mais vergonhoso retrato do descaso com o meio ambiente na verdade é uma agressão ao meio ambiente ! Cidades evoluiram e fizeram aterros sanitários em Mairi quem transita pela estrada do Angico depara-se com o descaso ! Lixo, ratos e urubus.

    Urubus que deveriam comer essa coisa pôdre que é a Administração vergonhoosa do descaso em Mairi.

    Comenta-se que estão drenando o riacho cairu por que a fedentina chegou aos narizes da Elite que mora no Corre Nú. Mas o lamaçal todos nós Mairienses sabemos sua localização

    ResponderExcluir