terça-feira, 10 de julho de 2012

Bando Anunciador: Cultura popular em efervescência com animação e protestos


Esse evento anuncia com 15 dias de antecedência a festa em louvor a Senhora Santana, padroeira da cidade de Feira de Santana.

                                         Dico Sena, o homen da mala preta e Alex Carvalho no MP-Laffer

A efervescência da cultura popular foi marcante naedição do Bando Anunciador que aconteceu na manhã deste domingo (8). Esse evento anuncia com 15 dias de antecedência a festa em louvor a Senhora Santana, padroeira da cidade de Feira de Santana.

Ney Silva/Acorda Cidade
                                     
Não faltou criatividade entre as cerca de 4 mil pessoas que foram ao Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) onde se iniciou a manifestação. Teve café da manhã e logo em seguida as pessoas seguiram pelas ruas Conselheiro Franco e Tertuliano Carneiro.
As charangas e baterias de grupos de samba animavam a multidão com músicas de carnavais. Carros antigos enfeitados também foram para o desfile.
Um cachorro da raça Labrador foi levado para a festa. Algumas pessoas se mostravam preocupadas porque o animal estava sem focinheira. Mas não teve problema. O cão se mostrava dócil e não atacou ninguém.
Muitas pessoas foram acompanhar o Bando Anunciador para fazer protestos. Estudantes que ocupam o Restaurante Universitário da Uefs e que esta semana tiveram a luz e a água cortadas pelo reitor José Carlos Barreto, não se afastaram dele um momento durante o trajeto do bando. Com cartazes diziam que querem negociar e denunciavam, segundo eles, a ação repressiva da reitoria.
Estudante de pós-graduação em produção literária da Uefs, Lívia Evelin Silva Neves, estava muito animada. Ela se integrou a festa desde o ano de 2009 quando trabalhava como estagiária do Cuca. Este ano decidiu sair como a Princesa Jasmim e disse que estava a procura de um Aladin. “Estou achando tudo lindo este ano. Esse evento vem a contribuir para o nosso Folclore”, afirmou.
A professora Marilene Brito que é artesã e trabalha com a confecção de bonecas de material reciclável no distrito Governador João Durval estava muito feliz. Ela informou que com o apoio da Uefs e do programa Acorda Cidade conseguiu vender 7 mil e 261 bonecas.“ É muito importante a gente celebrar junto a cultura. Isso aqui é muito bonito”, disse.
Além das bonecas, Marilene trouxe o grupo de samba de roda da Vila São José. Ao todo eram 24 pessoas que animavam a festa se apresentando com as demais atrações do Bando Anunciador.
Os idosos da UATI-Universidade Aberta á Terceira Idade ambém estavam muito animados. Eliana Ferreira, integrante do grupo, informou que quando começou não sabia dançar e agora aprendeu dança de salão, salsa, tango entre outras. Segundo ela tem idoso até com 92 anos aprendendo a dançar.
O sociólogo Ildes Ferreira, que todos os anos prestigia o Bando Anunciador disse que essa manifestação é a verdadeira Micareta. “Aqui existe cultura, alegria, diversidade. Quero parabenizar a Uefs pela iniciativa. Esse evento vai crescer mais", afirmou. Ele salientou ainda que atualmente nós vivemos em um mundo da cultura enlatada, descartável e defendeu que possa haver uma segunda edição do Bando Anunciador.
A diretora do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), Celismara Gomes Fez uma avaliação positiva daedição do Bando Anunciador. “A comunidade feirense demonstrou a vontade que esse evento continue fazendo parte da nossa tradição e da nossa cultura popular”, afirmou.
Ela destacou também a tranquilidade das pessoas em participar dessa manifestação cultural. O próximo evento relacionado a cultura popular é a Caminhada do Folclore que será realizada em agosto também organizada pela Uefs através do Cuca.

fonte:
http://www.acordacidade.com.br/noticias/92698/bando-anunciador-cultura.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário