terça-feira, 3 de julho de 2012

" LULA NÃO TEM CARÁTER "
Sociólogo fala no Roda Viva sobre política, eleições e mensalão.


Lula, Macunaíma e o ornitorrinco

“Lula não tem caráter.”
A frase matadora é do sociólogo Chico de Oliveira, fundador do PT, no programa Roda Viva, da TV Cultura, que foi ao ar ontem, 02/07/2012. Professor emérito da USP, torturado e perseguido pela ditadura, Chico é daqueles que não fazem praça disso.  
Na entrevista, altamente recomendada para petralhas e oposicinha em geral, ele expõe o oportunismo ‘tout court’ do partido voltado à perpetuação do PT no poder.
E antes que se recorra à patifaria da “perseguição pela mídia” ou se acuse o velho Chico de qualquer ressentimento – o que decerto os ressentidos militontos farão –, cabe lembrar certas "afinidades eletivas": não existe eleito sem eleitor, nem (des)governante sem (des)governado.
(Chico de Oliveira é autor do livro “Crítica à Razão Dualista: O Ornitorrinco”, publicado em 2003. A obra analisa a economia e compara o Brasil ao ornitorrinco – um bicho que não é isso nem aquilo: urbanizado, mas com pouca força de trabalho e instrução insuficiente, saúde e educação precárias. Um país que ‘parece dispor de consciência, pois já se democratizou há três décadas’, mas que padece da falta de conhecimento, ciência e técnica. O ornitorrinco – um animal improvável na escala da evolução – é a forma como Chico qualifica a espécie de capitalismo que se gerou no país e que não dá mostras de mudança com o Partido dos Trabalhadores na Presidência da República.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário