sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Samba de Roda, Samba de Todos terá R$ 200 mil



foto
O samba é afro-brasileiro. Disso ninguém tem dúvida. E como não poderia deixar de ser, o estilo musical originado da mistura de ritmos nasceu na Bahia, no século XIX. Aos poucos foi ganhando outros espaços, em especial no Rio de Janeiro, até se tornar símbolo da cultura nacional. O resgate dessa história e a valorização de uma manifestação popular que resiste ao tempo são os objetivos do projeto “Samba de Roda, Samba de Todos”, que será desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.
 
A execução do projeto será viabilizada com recursos da Funarte (Fundação Nacional de Artes), que acaba de liberar R$ 200 mil, segundo informa o secretário Jailton Batista. A idéia é mostrar as inúmeras variações do samba em Feira de Santana e nos municípios que integram o Portal do Sertão. Isso será feito por meio de uma vasta programação que inclui seminários, palestras e atividades interativas, mostras de vídeo e apresentações em uma grande roda de samba, com a participação de grupos locais e regionais, num total de 16.
 
O período previsto para realização do projeto é a segunda quinzena de maio de 2014. Serão seis dias em que o samba de roda estará em evidência. Para as palestras, por exemplo, serão convidados renomados estudiosos conhecedores do samba de roda, além de mestres artistas, tocadores e, claro, sambadores. Afinal, o samba de roda é referência do patrimônio histórico e artístico da Bahia e do Brasil. “É, sobretudo, uma expressão popular, e como tal deve ser preservada”, defende o secretário de Cultura.
 
O ponto alto do projeto “Samba de Roda, Samba de Todos” será a grande roda, evento  programado para dois dias, no Espaço Marcos Moraes, no centro da cidade, encerrando a programação, com a participação dos 16 grupos selecionados.
 
No último dia do evento haverá a participação de uma atração musical de projeção estadual, com perfil artístico associado ao samba de roda. Caberá à Prefeitura de Feira de Santana garantir a infraestrutura para realização de todas as atividades.
 
A iniciativa é da Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa. Vale destacar ainda que o samba de roda é reconhecido pelo Governo Federal como patrimônio do povo brasileiro e pela  Unesco como patrimônio da humanidade, integrando a lista de obras primas inscritas  no Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade. Na Bahia, a relevância do samba de roda é indiscutível. Os participantes serão selecionados através de parcerias com instituições como universidades, governos e representantes do samba de roda da Bahia.
 
Com esse projeto, Feira de Santana se prepara para tornar-se cidade referência em crescimento econômico e social, consolidando sua posição de importante centro metropolitano nos próximos 30 anos. E as manifestações culturais, de acordo com Jailton Batista, contribuem de forma significativa para o crescimento dos demais segmentos da sociedade. Mostrar como isso pode ser feito é uma das propostas do “Samba de Roda, Samba de Todos”. (Madalena de Jesus)  SECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário