domingo, 12 de fevereiro de 2012

Aumento de violência na Bahia é destaque no New York Times





O aumento de violência em Salvador, na Bahia, foi destaque no jornal norte-americano The New York Times nesta terça-feira (30). Com a chamada "Assim como cresce a prosperidade no nordeste brasileiro, também aumenta a violência por drogas", a matéria do diário evidencia o grande número de mortes e de tráfico na capital, além de relacionar estes fatos com um possível despreparo da região para a Copa do Mundo de 2014.

Segundo a reportagem, o nível de violência nas grandes cidades brasileiras, como São Paulo e Rio de Janeiro, diminuiu em 47% entre 1999 e 2009. No mesmo período, os casos de morte e sequestros na Bahia teriam dobrado de quantidade, tornando a região extremamente perigosa. Dada esta constatação, a matéria questiona se a cidade estaria realmente preparada para ser sede do evento esportivo daqui a três anos.

"Nós estamos há quatro anos sem homicídios em nosso Carnaval. Para mim, o preparo da polícia para a Copa do Mundo não será, de maneira alguma, um problema", se defendeu Jaques Wagner, governador da Bahia. Na oportunidade, ele ressaltou que mais de um milhão de foliões se divertem em Salvador todos os anos, com a segurança de cerca de 22 mil agentes policiais.

Embora o Governador esteja otimista quanto a segurança no carnaval da Bahia, os proprios baianos estão temerosos, pois diante do estado de insatisfação dos grevistas da Policia Militar, é natural o temor de que se tenha um dos Carnavais mais violento dos ultimos tempos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário