segunda-feira, 26 de março de 2012


Segundo Petrobras combustíveis terão de subir



Maria das Graças Foster, presidente da Petrobras, ainda vê “uma certa folga” no caixa da empresa que permite manter os preços da gasolina e do diesel sem reajuste. Admite, contudo, que a folga não é “muito elástica”.

Se o preço do barril de petróleo seguir no atual patamar de US$ 120, o que é previsto por alguns analistas, será “inexorável” fazer um reajuste nos combustíveis. A executiva considera que o barril pode até bater em US$ 130 antes de recuar.

A nova comandante da Petrobras evita, porém, dizer quando exatamente deve ocorrer esse aumento, reivindicado pela área técnica da empresa, mas por enquanto negado pelo principal controlador da estatal, o governo federal, que teme pressões sobre a inflação neste ano.

A presidente da estatal considera normais a influência e a interferência do governo nos negócios da empresa. “Olha, o controlador interfere nas suas empresas sempre. Aquele que tem maior número de ações tem maior poder sobre a empresa”, afirmou. Graça Foster, que assumiu o cargo há cinco semanas, não concorda com analistas que sustentam que a nova ameaça sobre a economia mundial é um choque do petróleo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário