domingo, 13 de maio de 2012

13 DE MAIO E AINDA CONTINUAMOS ESCRAVOS E AINDA CONTINUAMOS VITIMAS DA DISCRIMINAÇÃO E DO PRECONCEITO


Já se passou muito tempo desde a abolição da escravatura em 1888. Nossa amada eidolatrada pátria foi o ultimo pais a fazer a abolição da escravatura. Depois de uma mudança brusca sempre demora um pouco para que sejam feitas todas as mudançasnecessárias, mas no Brasil nos enfrentamos um problema: ate hoje não acabou


Desde o dia 22 de abril de 1500, nunca mais o Brasil se viu livre da discriminação, a qual nasceu com ele. Tudo começou com os índios, passando pelos negros escravos e alcançando os nossos dias, com a discriminação dos pobres, deficientes físicos, homossexuais, mulheres, crianças e adolescentes entre outros. Mas de todos os excluídos, os negros, com toda a certeza, foram os que mais sofreram com o preconceito. Junto com os indígenas, foram as grandes vítimas no Novo Mundo, sofrendo terríveis agonias e sofrimentos, participando de lutas, morte e martírio, em busca da libertação da horrível escravidão que lhes foi imposta. Durante os três primeiros séculos de história de nosso país, foram trazidos para cá, como escravos, mais de três milhões de africanos, os quais, através da força do seu trabalho, acumularam riquezas que hoje formam o patrimônio das atuais elites econômicas brasileiras. Com a abolição da escravatura, em 1888, o Estado Brasileiro deixou os negros à mercê da concorrência do mercado capitalista. Só depois de 100 anos do fim da escravidão, e mais de 400 anos de luta do povo negro, é que este Estado se propõe a pensar  e elaborar políticas públicas para valorização dos descendentes de africanos escravizados no Brasil.


É preciso acabar com a noção de que os negros são sinônimos de criminalidade, samba, pagode, moda, religião (candomblé), faxineiras, serventes etc., contribuindo, no máximo, como incentivadores da preservação de sua cultura. São necessárias iniciativas para frear e acabar com o racismo no Brasil, principalmente do auxílio da escola, dos meios de comunicação e da educação em geral. O papel da escola é de fundamental importância no combate ao racismo. O racismo que se infiltrou pode, da mesma forma, ser retirado do nosso convívio se houver uma participação clara e ativa da população. Não se trata de utopia, mas de um objetivo a ser alcançado, o qual deve, acima de tudo, eliminar os seguintes dados de uma vez por todas do cenário brasileiro:
  • Cerca de 60% dos negros brasileiros estão na faixa de analfabetismo;
  • Apenas 18% dos negros tem possibilidade de ingressar na universidade;
  • A expectativa de vida dos negros é de apenas 59 anos (brancos 64 anos);
  • A qualidade de vida do Brasil o leva a ocupar a 63ª posição mundial, separando só a população negra o Brasil passa a ocupar a 120ª posição;
  • 15,5% dos réus negros respondem em liberdade (brancos 27%);
  • O negro é o primeiro a entrar no mercado de trabalho e o último a sair;
  • A participação do negro em áreas "elitizadas" é ínfima;
  • As mulheres negras ocupadas em atividades manuais representam 79,4% do total;
  • Apenas 60% das mulheres negras que trabalham são assalariadas;
  • As condições de moradia dos negros são quatro vezes pior que a dos brancos;
  • Dentre a população negra economicamente ativa apenas 6% está ocupada em atividades técnicas, científicas, artísticas, administrativas;
  • Muitas mulheres negras saem do país como artistas e são recebidas como prostitutas;
  • As mulheres negras estão nas piores condições de vida do país.

Sem dúvida, a melhor arma para acabar, a longo prazo, com o fantasma do racismo e da discriminação racial é a educação, seguida do respeito à igualdade de oportunidades no mercado de trabalho, conscientizando o novo cidadão de que a cor da pele ou determinadas características humanas não fazem do indivíduo uma pessoa melhor ou pior, muito menos indigna dos mesmo direitos que lhe assiste. A cidadania deve ser plena para todos: negros, brancos, favelados, ricos e pobres.

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