quinta-feira, 3 de maio de 2012

Professores da rede estadual decidem manter greve


Os professores da rede estadual de ensino, em greve desde 11 de abril, decidiram em assembleia realizada nesta quarta-feira (2), na Assembleia Legislativa, pela permanência do movimento paredista liderado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação (APLB).
De acordo com a APLB, será realizada amanhã, na Praça da Piedade, em Salvador, uma feira, que segundo o sindicato, servirá para arrecadar fundos para a manutenção do movimento. A próxima assembleia será realizada na segunda-feira (7), também na ALBA.
 
Os docentes reivindicam o cumprimento do piso salarial, instituído pela Lei nº 11.738/2008. O líder do governo e deputado estadual, Zé Neto (PT), explicou que no momento da instituição do piso único para os professores da rede pública, foi estabelecido como critério de reajuste o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que previa ganhos acima da inflação, mas que um recurso impetrado pela deputada federal Fátima Bezerra (PT-RN), modificou o critério para o valor aluno, que estipulou o reajuste para 22,22% para o ano de 2012. “Estamos vivendo esta dificuldade, a reclamação dos professores é legitima, mas amargamos uma greve de um assunto que vem de fora, não é do estado a criação deste índice. Não há descumprimento de acordo”, disse.
 
O deputado lembrou que o acordo cobrado pelos professores foi costurado no dia 11 de novembro de 2011, sem nenhuma reclamação da categoria, e o projeto de Lei para o piso dos professores do estado foi aprovado no dia 24/11. No dia 15/12, a deputada federal potiguar deu entrada no recurso, alterando a Lei nº 11.738/08. “Foi um acordo comemorado, discutido em uma mesa, dando 7% de ganho real (acima da inflação)”, declarou Zé neto.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário