terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Dilma diz que Enem terá duas edições em 2013


                                           Presidenta Dilma Rousseff durante cerimônia
                                           alusiva à concessão de 1 milhão de bolsas do
                                           ProUni, Programa Universidade para Todos

A presidente da República, Dilma Rousseff, disse nesta segunda (23) que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá duas edições em 2013. O Ministério da Educação iria fazer duas edições do Enem em 2012, mas cancelou, na última sexta-feira (20), a edição que seria realizada em abril.

Dilma e Haddad participaram de evento na tarde de hoje, no Palácio do Planalto, que comemorou a marca de 1 milhão de bolsas concedidas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). “Não estamos apenas distribuindo renda com o ProUni. Com a educação você constrói um modelo de desenvolvimento sustentável para o país. A gente mede uma sociedade pelo grau de oportunidades que ele oferece aos seus jovens”, disse a presidente.

Dilma também destacou o Programa Ciência sem Fronteiras, que concede bolsas de pós-graduação a estudantes e pesquisadores brasileiros nas áreas de tecnologia, engenharia e médica para estudar nas melhores universidades do exterior. “Tenho certeza de que (o programa) significará um salto para milhares de jovens. Já são 28 mil inscritos”.

O próximo desafio na área da educação, segundo a presidenta, é a implementação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). “Colocar em operação esse programa é um grande desafio. Talvez seja um dos mais complexos que estão pela frente”.

Dilma aproveitou a solenidade para defender o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o ministro da Educação, que deixa o cargo amanhã (24) para disputar a eleição para prefeito de São Paulo. “O Enem é um exemplo de determinação do ministro Fernando Haddad no sentido de assegurar uma transformação e a 'deselitização' do ensino universitário do nosso país”.

O evento marcou a despedida de Fernando Haddad, que será substituído pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Aloísio Mercadante. Para a vaga de Mercadante, o governo confirmou o nome do atual presidente da Agência Espacial Brasileira, Marco Antônio Raupp.


Com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário